segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O Sonho das Rosas

D. Bosco conta-nos:

Certo dia, em 1847, após meditar muito sobre o modo de fazer o bem à juventude, apareceu-me a Rainha do Céu que me levou a um jardim encantador. Nele havia um longo pórtico, com plantas trepadeiras carregadas de folhas e flores. O pórtico dava para um caramanchão encantador, flanqueado e coberto de maravilhosos rosais em plena florescência. Também o terreno estava todo coberto de rosas.

Nossa Senhora disse-me:

– Tira os sapatos e avança por este caramanchão. É o caminho que deves fazer.


Gostei de tirar os sapatos: teria tido pena de estragar aquelas rosas. Comecei a andar. Mas logo percebi que aquelas rosas escondiam espinhos muito aguçados. E tive que parar.

Aqui preciso de usar sapatos – disse eu à guia.
Sem dúvida. E dos bons.

Calcei os sapatos e retomei o caminho com alguns companheiros que haviam aparecido naquele momento e me pediram para caminhar comigo.

Pendiam do alto muitos ramos como festões. Rosas! Só se viam rosas: em cima, dos lados, no chão, a meus pés. As minhas pernas, porém, enredando-se nos ramos estendidos por terra, acabavam feridas. Espinhava-me ao afastar os ramos transversais. Sangrava nas mãos, por todo o corpo. Todas as rosas escondiam muitíssimos espinhos.

Todos os que me viam caminhar diziam: “Dom Bosco só caminha sobre rosas! Tudo lhe vai bem!”. Não viam que os espinhos me rasgavam os membros.

Muitos clérigos, padres e leigos por mim convidados haviam-se posto a seguir-me, alegres, atraídos pela beleza daquelas flores. Mas, ao perceberem que deviam caminhar sobre espinhos, começaram a gritar: “Fomos enganados!”. Muitos retrocederam. Fiquei praticamente só. E comecei a chorar. “Será possível – dizia eu – que tenha de percorrer este caminho só?”.

Mas fui logo consolado: vi avançar para mim um grupo de padres, clérigos, leigos, os quais me disseram: “Somos todos seus e estamos prontos para segui-lo”. Precedendo-os, reiniciei o caminho. Só alguns desanimaram e pararam. Grande parte foi comigo até o fim.

Percorrido todo o caramanchão, vi-me num belíssimo jardim. Os meus poucos seguidores estavam pálidos, desgrenhados, ensanguentados. Levantou-se, então, uma brisa suave. A seu sopro, curaram-se. Soprou outro vento e, como por encanto, vi-me circundado de um número imenso de jovens e de clérigos, de cooperadores leigos e também de padres, que se puseram a trabalhar comigo guiando aquela juventude. Reconheci alguns, mas muitos outros não os conhecia.

Então a Santa Virgem, que fora a minha guia, perguntou-me:

– Sabes o que significa o que estás a ver e viste antes?
– Não.
– O caminho por entre as rosas e os espinhos significa o cuidado que deverás tomar com a juventude. Deverás andar com o calçado da mortificação. Os espinhos significam os obstáculos, os padecimentos, os desgostos que te caberão. Mas não desanimem. Com a caridade e com a mortificação, irão superar tudo e chegar às rosas sem espinhos.

Logo que a Mãe de Deus acabou de falar, acordei. Estava no meu quarto.

Contei-lhes isto para que cada um de nós tenha a certeza de que é Nossa Senhora que quer a nossa Congregação. E para que nos animemos sempre a trabalhar para a maior glória de Deus.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Um Grande Amigo

Lembrar D. Bosco!

No dia 31 deste mês de Janeiro, que apesar de ser o último não deixa de ser o mais importante, é o dia de S. João Bosco, aquele a quem todos louvamos e damos graças por esta via juvenil que nos conduz aos caminhos de Deus.

Assim, festejamos a sua vida e obra, desde o menino de 9 anos que sonhava; ao jovem que assumiu um projecto de vida em ser sacerdote para salvação dos jovens como ele; e aquele que se tornou Pai e Mestre da Juventude, partindo dos seus braços de trabalho e temperança, a missão nova e renovadora de um mundo com horizontes de esperança, para a sociedade e para a igreja… O jovem com D.Bosco encontra o seu lugar, um rumo de felicidade como “ Bom cristão e honesto cidadão”… É uma realização pessoal, uma Alegria e vontade de viver no Amor de Jesus Cristo, para si mesmo e para os que lhe estão próximos, em ser participante na construção de um mundo melhor pelo Reino de Deus anunciado por Jesus, no qual nós jovens somos muito valiosos e queridos por Deus, como dizia D.Bosco.

Lembrar D.Bosco… Como o jardim florido o deve ao carinho do jardineiro… O campo cultivado à perseverança do agricultor… Como o rebanho o deve aos cuidados e acompanhar do pastor… Assim, também nós, Família Salesiana (SDB, FMA, Salesianos Cooperadores, etc.), e como grupo Promotores da Paz, sendo MJS, o recordamos pela vida, carinho, perseverança e cuidados do nosso companheiro que tudo iniciou nesta obra.

Para quem o chega a conhecer, não esquece um GRANDE AMIGO, o JOÃO BOSCO!

(P.S. A vida e obra de S.João Bosco e o imenso panorama do mundo salesiano, espera por vós navegantes da internet, para conhecer mais e divulgar melhor este grande amigo aos teus amigos)

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Os Promotores da Paz cantam as Janeiras

“-Andam por aí a dizer que o grupo de jovens do CJS vão pelas ruas a cantar as janeiras, isso é verdade?”
“- É, sim Senhor!”

Este ano a malta está em acção levando Alegria e boa disposição por onde quer que passa, porque quer estar mais perto de chegar a Madrid, para participar nas Jornadas Mundiais da Juventude, em Agosto do presente ano. No entanto, o mais relevante em tudo isto é a estreia desta actividade inédita protagonizada pelos jovens deste CJS, que enaltece o seu espírito de grupo, a sua união, amizade, força de vontade e de Alegria a ser levada pelas ruas fora, criando Empatia e um ambiente de boa relação com as gentes desta terra…Aí vão os Promotores da Paz a cantar as Janeiras: “ Somos desta terra, vimos a cantar e as boas festas queremos dar.”, e demais desejos de Bom Ano, paz, vida, saúde e o agradecimento a quem nos recebe e gratifica com a sua generosidade e palavras de estímulo que nos motiva e anima.

Desde o dia 20 de Janeiro que percorremos as ruas da nossa terra, e assim continuaremos até ao último dia deste mês, dia 31, festa de S. João Bosco, o santo do jovem alegre e com um olhar de esperança, através destas palavras:”A nossa santidade consiste em estar sempre alegres”.

Em tempo difíceis que a nossa sociedade atravessa, neste ano que agora começa, é esta ALEGRIA de João Bosco, que ao cantar as janeiras nos aproxima das pessoas, cria laços fortes e enaltece os dons de cada um, para um caminho comum que queremos percorrer, em direcção às JMJ.

O CJS Promotores da Paz agradece a todos os que nos recebem e contribuem de Boa Fé caridosa e solidária, o nosso muito obrigado!


SOMOS DESTA TERRA

Somos aqui de Arcozelo,
Boas-Festas vimos dar,
Um bom ano para todos,
Nós queremos desejar.

Somos desta terra
Vimos a cantar
E as Boas-Festas vimos dar.

Aos senhores desta casa
Nós queremos desejar
Que tenham paz e saúde
E muito amor para dar.


JANEIRAS

Vamos cantar as janeiras
Vamos cantar as janeiras
Desejar a todos um bom ano
Vamos cantar as janeiras.

Seguimos esta jornada
Seguimos esta jornada
Vamos pelas ruas a dar
Alegria a cada casa.

Somos um grupo de amigos
Somos um grupo de amigos
Desta terra nós somos
A cantar aqui vimos.

A cantar aqui estamos
A cantar aqui estamos
Muito amor, vida e saúde
Para todos um bom ano.


RASGADINHO

Muito obrigado
Senhoras e Senhores
Muito obrigado
Boa noite.

Paz e saúde
Felicidades
Um bom ano
Obrigado!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Flash Bosco 2011 - Mirandela

Foi no passado fim-de-semana, dias 22 e 23 de Janeiro, que se realizou em Mirandela o Flash Bosco, encontro destinado aos adolescentes do 7º, 8º e 9º anos.

A animação começou logo as 7h da manhã, hora a que partiu o autocarro de Arcozelo rumo a Mirandela, com 19 adolescentes do nosso centro. Embora fosse uma viagem longa a boa disposição marcou o nosso autocarro.

Chegamos a Mirandela por volta das 9h e reunimo-nos no salão do colégio com todos os outros centros que participaram no encontro: Arouca, Areosa, COP, Mirandela e Poiares. Para que todos os participantes se sentissem o mais à vontade possível, realizaram-se alguns jogos que tornaram o ambiente mais descontraído e divertido. Quando as dinâmicas acabaram, chegou a altura dos participantes se distribuírem por 8 grupos de trabalho, onde puderam responder a um questionário que apurava se cada um vivia ou não, ao estilo de D. Bosco, seguindo os valores que ele nos ensinou.

Entretanto chegou a hora do almoço onde todos puderam descontrair mais um pouco e reunir energias para o resto do dia.

Ao início da tarde, foi apresentado um filme que retratava a infância e juventude de D. Bosco, todos os esforços e obstáculos que teve de enfrentar para se tornar padre. De seguida deu-se início a um Peddy Paper realizado pela cidade de Mirandela, onde todos ficaram a conhecer melhor a cidade e puderam responder a algumas perguntas acerca da vida e obra de D. Bosco.
Apesar do cansaço, o entusiasmo ainda se fazia sentir ao fim da tarde, altura em que os participantes puderam conhecer as famílias que os iriam acolher durante a noite. A curiosidade era grande, e a recepção em cada família foi feita com muita alegria.

Após o jantar, chegou a altura do grande momento festivo do dia: a “Gala das Estrelas”. Cada grupo do Flash Bosco apresentou o seu número: canções, danças, números de magia, questionários, jogos, teatros… A animação era grande, e as gargalhadas e sorrisos encheram todo o auditório. A noite terminou com um momento de oração e a boa-noite dada pelo Padre Aníbal, responsável pela Pastoral Juvenil. No final, todos os participantes se distribuíram pelas famílias de acolhimento onde passaram a noite.

O Domingo iniciou-se cedo. Às 9h os participantes começaram a chegar ao Colégio, e muitas eram as novidades e as experiências vividas nas famílias de acolhimento que os jovens queriam partilhar. Após a oração da manhã, foi apresentado o tema “Olhar D. Bosco”, no qual se estabeleceu uma relação entre as funções dos nossos olhos e as nossas próprias acções e de D. Bosco. Logo de seguida, os jovens reuniram-se mais uma vez nos pequenos grupos, onde puderam reflectir mais acerca das suas acções enquanto jovens pertencentes ao movimento juvenil salesiano, e estabelecer um compromisso pessoal. Às 12h realizou-se a Eucaristia na capela do colégio, com vários momentos preparados pelos participantes do encontro.

Após o almoço e feitas todas as despedidas, os jovens voltaram alegres e bem-dispostos aos seus centros, decididos a tentar mudar as suas atitudes, e a viver ainda mais ao estilo de D. Bosco.

Fiquem bem e com D. Bosco!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

S. Francisco de Sales

Ontem, dia 24 de Janeiro celebrámos S. Francisco de Sales, uma figura importante para a Família Salesiana:

Francisco de Sales nasceu numa família abastada, a 21 de Agosto de 1567, sendo o primeiro de treze irmãos. Ao longo da sua vida, teve a oportunidade de estudar em Paris e Itália, chegando a receber o doutoramento em Direito Canónico, com 24 anos, pela Universidade de Pádua. No entanto, contra a vontade da sua família, preferiu deixar de lado uma brilhante carreira e estudar para ser sacerdote. Foi ordenado em 1593, e foi nomeado bispo coadjutor em Genebra, em 1599, tendo, posteriormente, sucedido como bispo em 1602.

A sua diocese tornou-se conhecida pela organização e pela formação do seu clero e leigos, uma grande realização para a Igreja daquela época. Fundou várias escolas, e estabilizou a Igreja da sua região. Era famoso enquanto guia espiritual, e pela sabedoria dos seus escritos. Foi uma figura líder na Reforma Católica e ficou conhecido pela sua sabedoria e ensinamentos.

Em 1609, os seus escritos foram reunidos e publicados com o título de “Introdução à Vida Devota” ou “Filotéia”, sendo esta a sua obra mais importante e mais conhecida, nos dias de hoje. Para além deste, outro livro também editado e que, juntamente com o anterior, é considerado um clássico espiritual, é “Tratado do Amor de Deus”, fruto da sua oração e trabalho. A popularidade e o valor destes escritos, em conjunto com as suas cartas, pregações e palestras, tornaram-no o padroeiro dos escritores católicos.

Faleceu em 1622, em Lyon, e os seus restos mortais encontram-se na Igreja da Visitação, em Annecy.

Foi beatificado, ainda, no ano da sua morte, sendo, a sua, a primeira beatificação a ser formalizada, na Basílica de S. Pedro. Foi canonizado em 1655, pelo Papa Alexandre VII e, em 1867, foi declarado Doutor da Igreja, pelo Papa Pio IX. Por fim, em 1923, foi declarado patrono da imprensa católica, pelo Papa Pio XI.

Ao contrário de muitos santos, cujas vidas, repletas de acontecimentos maravilhosos, parecem estar fora do alcance de cristãos comuns, a vida de Francisco de Sales não apresenta nada de sensacional. Os seus ideais de moderação e caridade, de gentileza e humildade, de alegria e entrega à vontade de Deus são expressos com uma sensatez que anima os fracos e alimenta os fortes, ocasionando-lhe a reputação como o Santo Cavalheiro.

Como conclusão do retiro que D. Bosco fez, para a sua primeira missa, escreveu 9 propósitos que seguiria na sua vida de padre. O 4º item diz: “A caridade e a doçura de S. Francisco de Sales me guiem em todas as coisas.”.

D. Bosco denominou a sua sociedade de Salesiana, em homenagem a este santo. O nome oficial da Congregação Salesiana é Pia Sociedade de S. Francisco de Sales sendo popularmente conhecida como Salesianos de Dom Bosco (SDB). O lema da Congregação é “Da mihi animas coetera tolle” (“Dai-me as almas e ficai com o que sobrar.”), lembrando S. Francisco de Sales que “procurava salvar somente as almas”.

A importância que este santo tem para os salesianos relaciona-se intimamente com os seus valores, a sua vida e a mensagem que procurava transmitir a todos aqueles que quisessem ouvi-la. Assim, seguindo as pegadas de S. Francisco, procuramos viver com a sua mansidão e o seu zelo pastoral, junto dos jovens.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Parábola - Janeiro

O Arco-íris da Promessa

Certo dia, Deus olhou para o Mundo e ficou muito decepcionado, porque os homens já não O amavam e tinham-se tornado maus. Então, falou com Noé e disse-lhe que iria mandar um dilúvio à Terra. Depois, ordenou-lhe que construísse um grande barco, para poder salvar todos aqueles que ainda O amavam e também os animais. Quando tudo estava pronto, começou a cair muita água do céu. Choveu durante quarenta dias e quarenta noites.

Quando as águas do Dilúvio baixaram, os animais começaram a ficar irrequietos. Eles estavam ansiosos para sair da arca. Assim, Deus enviou um anjo que abriu a pesada porta. Os animais saíram a correr. Noé e a sua família estavam contentes por saírem da arca, mas, ao mesmo tempo, tristes porque a Terra tinha sido completamente destruída.

Contudo, Deus fez-lhes uma promessa. Prometeu nunca mais destruir a Terra e deixou um sinal: o arco-íris.
- Sempre que vocês virem o arco nas nuvens -disse Deus – poderão ter a certeza de que cumprirei a minha promessa.

Noé e a sua família confiaram em Deus, e Ele está a cumprir, até hoje, a sua promessa do arco-íris.

Moral da História - Janeiro

Este texto aplica-se a todos os tipos de amor...


Uma mãe e a sua filha estavam a caminhar pela praia. A certa altura, a menina disse:
- Como se faz para manter um amor?

A mãe olhou para a filha e respondeu:
- Pega num pouco de areia e fecha a mão com força...

A menina assim fez e reparou que, com quanto mais força apertava a areia com a mão, com mais velocidade a areia se escapava.
- Mãe, mas assim a areia cai!!!
- Eu sei, agora abre completamente a mão...

A menina assim fez, mas veio um vento forte e levou consigo a areia que restava na sua mão.
- Assim também não consigo mantê-la na minha mão!

A mãe, sempre a sorrir, disse-lhe:
- Agora pega outra vez num pouco de areia e mantém-na na mão semi-aberta como se fosse uma colher... bastante fechada para protegê-la e bastante aberta para lhe dar liberdade.

A menina experimenta e vê que a areia não escapa da mão e está protegida do vento.
- É assim que se faz durar um amor... Se quiseres muito alguma coisa, deixa-a livre. Se ela voltar será tua para sempre, se não, é porque nunca foi tua de verdade.


D.Bosco aconselha:

“A liberdade é o espaço de que a felicidade precisa.
Às vezes as pessoas que mais nos decepcionam são as que mais amamos, justamente porque as julgamos perfeitas e nos esquecemos de que são humanas!”

Anedotas - Janeiro

A esposa:
- Ó Fernando! Ajuda-me a calar o bebé! Ele é tanto meu como teu!
O marido (virando-se para o outro lado cheio de sono):
- Cala a tua metade e deixa chorar a minha.


Era meia-noite e o sol raiava; As andorinhas pastavam, enquanto as vacas pulavam de galho em galho; Um velho ancião, de apenas 14 anos; Sentado em pé, numa pedra arredondada com quatro esquinas; Calado, assim dizia: "Os quatro maiores profetas eram 3: Abraão e Jeremias!"


O Manuel sofria de um mal singular. Sempre que tomava um cafezinho sentia uma forte pontada no olho. Um dia, um amigo dele disse:
- Ó, Manuel, porque não tiras a colherzinha antes de tomar o café?


A Ritinha fazia anos e convidou todos os amigos para o seu aniversário, e disse:
- Quando chegarem a minha casa tocam à campainha com a testa!
Ficou tudo intrigado...
- Com a testa?! Porquê?
- Com certeza que não estão a pensar vir de mãos a abanar, pois não?


Nova geração
Duas meninas:
- Eu nunca vou ter filhos. - Porquê? - pergunta a outra.
- Ouvi dizer que o download demora 9 meses!

domingo, 9 de janeiro de 2011

Nova sondagem - Avaliação do Natal

Olá!

Ao longo deste Advento, falou-se, muitas vezes, em preparar o coração para o Nascimento de Jesus. Porque só estando atento e ajudando os outros podemos compreender este amor profundo do Natal, o momento em que Deus se faz homem como nós, através de uma pequena criança. Uma criança que não precisa de riquezas, nem palácios para ser rei. Uma criança que é, para nós o Rei do Amor, este sentimento que Deus oferece, incondicionalmente aos homens.

Sabemos que fizeste o esforço de preparar o teu coração para este Natal, e por isso perguntamos-te: “Deixaste Jesus ser a personagem principal da tua festa?”

Respostas:
  • Não. Só liguei às prendas.
  • Podia ter sido melhor.
  • Sim, ajudei os meus pais e fiz a família feliz.
Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Sondagem: Resultados


Na última sondagem verificámos que a maioria de vocês utiliza o carro como meio de transporte mais frequente (54%). Logo em segundo lugar podemos observar que também existe bastante gente a utilizar o metro e o comboio (25%) e poucos utilizam os meios mais ambientais como a bicicleta ou andar a pé. Estes últimos, juntamente com as camionetas, receberam apenas 6% dos votos, cada.

Temos de mudar estas mentalidades!