quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Cartaz 2010/2011

Olá!

Apresentamos aqui o Cartaz 2010/2011 do Grupo de Jovens!

(clica na imagem para a veres ampliada)

Além das fotos dos "grupos do grupo", estão presentes fotos daqueles que foram ao CampoBosco e fotos do sábado de abertura do ano 2010/2011.

"Vinde e vede!!!" é o slogan do Lema que o Reitor-Mor propôs à Família Salesiana, incluindo o MJS, para este ano.

Fica bem e com D. Bosco!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

V Encontro de Preparação JMJ


Hoje vamos participar no 5º encontro de preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude! O encontro, como sempre começa por volta das 8h30, no Colégio dos Órfãos do Porto.

Vai ser divertido, e aprenderemos um pouco mais sobre este caminho que temos vindo a percorrer em direcção a Madrid. O que nos chama e motiva? Quais os nossos objectivos? O que iremos aprender nesta caminhada?

O Papa Bento XVI fala-nos das Jornadas, no seu livro “Luz do Mundo”, dedicando algumas palavras aos jovens:

“Quando penso nos numerosos jovens que encontram em tais jornadas um novo ponto de partida e vivem depois espiritualmente a partir dele, quanta alegria fica depois do evento, mesmo também quanto recolhimento há durante as Jornadas, tenho que dizer que ali sucede algo que não é feito por nós”.

Deixamos os jovens com esta mensagem, e com a fé de que este caminho nos vai deixar mais próximos de Deus e da juventude que, connosco, faz esta caminhada. E quem desejar pode se juntar a nós nestas catequeses, porque são uma excelente oportunidade de crescimento pessoal e comunitário!

Fiquem bem e com D. Bosco!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Tabelas Litúrgicas

Olá!

De modo a organizar a participação mais activa dos Jovens na Eucaristia do nosso grupo, o Vasco e a Salomé criaram tabelas de rotação para as leituras e os acólitos, respectivamente.

Podem consultar essas tabelas aqui no Boscolândia, na barra lateral em "Leitores da Eucaristia" e "Acólitos da Eucaristia" ou nos seguintes links:

Leitores - 19.02 a 9.04
Acólitos - Fevereiro a Abril

Fiquem bem e com D. Bosco!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Parábola - Fevereiro

A oferta da viúva pobre

Um dia em que Jesus foi ao Templo, passou algum tempo a observar as pessoas, na altura em que davam as suas ofertas.

Havia muitos ricos em Jerusalém. Moravam em casas enormes e vestiam roupas luxuosas. Tinham abundância de tudo, por isso eram orgulhosos. Quando iam ao Templo, olhavam em volta para confirmar que todas as pessoas presentes os estavam a ver e então, com grande ruído, depositavam um pouco do seu dinheiro na caixa das ofertas.

A certa altura, Jesus reparou numa viúva que se aproximava da caixa. Vinha pobremente vestida e tentava passar despercebida. Timidamente, colocou no cofre duas moedas, esperando que ninguém tivesse visto.

Jesus, chamando a atenção dos discípulos, disse:
-Esta senhora deu mais do que todos os outros. -Como? – perguntaram eles, espantados.
-É que ela deu tudo o que tinha e os outros deram apenas o que lhes sobrava.

Moral da História - Fevereiro

Os amigos são para se guardar

Um filho pergunta à mãe:
- Mãe, posso ir ao hospital ver o meu amigo? Ele está doente!
- Claro, mas o que é que ele tem?

O filho, com a cabeça baixa, diz:
- Tumor no cérebro.

A mãe, furiosa, diz:
-E tu queres ir lá para quê? Para o ver morrer?

O filho vira-lhe as costas e vai...
Horas depois volta vermelho de tanto chorar, e diz:
- Ai mãe, foi tão horrível, ele morreu à minha frente!

A mãe, com raiva:
- E agora?! Estás feliz?! Valeu a pena teres visto aquela cena?!

Uma última lágrima cai dos seus olhos e, com um sorriso ele diz:
- Muito, pois cheguei a tempo de o ver sorrir e dizer: “Eu tinha a certeza que tu vinhas!”


D.Bosco aconselha:

A amizade não se resume só em horas boas, alegrias e festas.
Um amigo é para todas as horas, boas ou más, tristes ou alegres.
CONSERVA OS TEUS AMIGOS!
O VALOR QUE ELES TÊM NÃO TEM PREÇO...

Anedotas - Fevereiro

- Onde está o João? - Internado no hospital. - Não pode ser! Ainda hoje o vi num baile de Carnaval com uma super loira! - Pois é! A mulher dele também viu!


Qual é a semelhança entre um peixe e um pássaro?
Ambos voam, menos o peixe.


O marido ao despedir-se da esposa:
-Querida, enquanto eu estiver em viagem, como queres que te mande noticias? Por telefone, telegrama ou fax?
-De preferência, por transferência bancária.


Um advogado recém-formado abriu um escritório num luxuoso prédio no centro da cidade. Depois de alguns dias, irritou-se com a falta de clientes. Finalmente viu um homem entrar e rapidamente pegou no telefone, fingindo estar a falar com alguém:
- Ah, foi? E o que é que lhe disseram? Que somos os melhores? Bom, talvez tenham exagerado um pouco. Muito bem, mas não vamos comparecer à sala de tribunal; confiamos esses assuntos à nossa equipa de auxiliares. Está tudo providenciado. Pode deixar que uma das nossas secretárias fica em cima do assunto.
O advogado desligou e voltou-se para o homem.
- Em que posso servi-lo?
- Em nada. Sou técnico da Portugal Telecom e vim ligar o telefone.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Musical "Wojtyla"


Este projecto nasceu na Paróquia de Cascais e é feito por jovens que merecem todo o nosso apoio.

Um musical enérgico e comovente sobre testemunhos de pessoas que se cruzaram nas suas vidas com o Papa João Paulo II e como isso as influenciou decisivamente. É sobre a vida de alguém que vai ser beatificado, que todos conhecemos, e que, de uma maneira ou de outra, tocou também as nossas vidas.

Este espectáculo esteve em cena sete noites, sempre com lotação esgotada, em Maio passado. Mais de 4.000 pessoas o viram em Lisboa. Muitos ficaram com pena de não ter visto e imensos foram os pedidos para o voltar a levar aos palcos. O "Wojtyla" vai estar no Porto no Teatro Sá da Bandeira nos dias 24, 25 e 26 deste mês de Fevereiro.

Os eventuais lucros revertem para a ATT / Farol, IPSS amplamente reconhecida e credível na recuperação de pessoas com problemas de drogas e álcool. Não percam esta oportunidade e façam-na chegar a outros.

Mais informações em http://www.musicalwojtyla.net

Os bilhetes podem ser comprados online em http://www.ticketline.pt/ ou em qualquer loja Fnac, Worten e ainda no Teatro Sá da Bandeira.

Fiquem bem e com D. Bosco!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Apresentação do Lema 2011 (Fátima, 15 de Janeiro)
Pe. Pascual Chavez Villanueva

Eis o Cordeiro de Deus!
Que procurais?
Mestre, onde moras?

“Vinde e vede”

É uma tarde de Janeiro, envolta em nevoeiro sob o frio incisivo do inverno, na Cova da Iria onde a presença de Maria é ainda mais intensa que o ambiente gelado que nos aperta, ao meu lado um amigo se encontra, o diálogo desperto no acolhimento fraterno do encontro:

V.- Então, meu amigo, que acabaste por ver neste dia de hoje na apresentação do lema?

A.- Nem imaginas o vasto movimento de pessoas que comungam um mesmo propósito do Espírito Salesiano: SDB, FMA, Salesianos Cooperadores, ADMA, AA, MJS, Canção Nova, estiveram presentes para participarem neste apelo do Reitor-Mor no seu lema “ Vinde e Vede”, pela uma necessidade de convocar para uma cultura vocacional nos nossos ambientes educativos.


V.- Muito bem! Um lema muito extenso e profundo esse do Reitor-Mor que está editado num pequeno livro, e todos devemos ler e reflectir para clarificar a nossa acção como elementos activos nos diversos grupos da Família Salesiana, em particular os ” três pilares” erguidos por D. Bosco: SDB, FMA e os Salesianos Cooperadores que se reuniram para apresentar o seu novo concelho nacional, e anunciar a sua convicta parceria com a associação espanhola dos SC, representada pelo seu coordenador, delegado e respectivo concelho, existindo desde já um espírito de união ibérica em crescimento.


A.- Este foi um dia significativo para os Salesianos Cooperadores e toda a Família Salesiana, que unidos ao redor dos novos desafios que o lema apresenta, e estes são aspectos mais pertinentes a considerar:

1) Os ambientes educativos salesianos, são porventura, espaços propícios para a implantação da cultura vocacional.
a) Que condições possibilitam esta cultura vocacional.
b) Elementos que dificultam a cultura vocacional.
2) Apontar estratégias para uma cultura vocacional autêntica:
a) Nos ambientes salesianos;
b) Nos grupos da Família Salesiana;
Esta é a bagagem que levamos para casa e ser motivo de reflexão em relação ao nosso campo de acção com os jovens, uma cultura vocacional em si mesma, uma nova esperança dentro de um projecto de vida juvenil.

V.- Um projecto de vida juvenil! É de facto no campo da vocação que ele surge, e sei que os Salesianos Cooperadores estão empenhados em divulgar a todos os grupos da Família Salesiana, a sua forte identidade e vocação consagrada dos leigos empenhados na obra de D.Bosco, não é assim?


A.- É verdade, numa atitude própria do “Vinde e Vede”, os Salesianos Cooperadores seguindo o desejo do seu fundador, apresentam uma identidade e vocação aberta e aglutinadora a todos os elementos dos vários grupos da Família Salesiana, sejam professores, catequistas, animadores do MJS, antigos alunos, e mesmo até quem não esteja ligado directamente a estes grupos pode aderir a esta vocação, porque se identifica com o carisma e estilo educativo salesiano.
É uma cultura vocacional salesiana fortemente vincada na vida de cada um, que une e cria sinergia e impulsiona a obra sempre viva de D.Bosco.

V.- Compreendo…como já o afirmava S.Paulo (1 Cor 1, 10-17), recorda que independentemente de quem anuncia “nós somos todos de Cristo”, assim também “somos todos de D.Bosco”, salesianos unindo-nos mais a ele como leigos consagrados, sendo cooperadores na obra, para deste modo “sermos todos salesianos”, continuando a crescer a cultura vocacional no grupo em que estamos inseridos, sendo um Salesiano Cooperador.


A.- É isso mesmo, eis o objectivo primordial do novo concelho nacional dos Salesianos Cooperadores, através da divulgação esclarecedora em encontros de formação e encontros vocacionais (em particular na formação embrionária de grupos de cooperadores jovens aspirantes a Salesianos Cooperadores), e no envolvimento dos demais grupos da Família Salesiana neste pilar enraizado nas origens da obra do nosso fundador.

O ponto de partida passa por dar a conhecer a nossa cultura vocacional expressa nos Estatutos do Projecto de Vida Apostólica (PVA, capt. I, 1-6; capt. III, 13-14-17-18; capt. V), que sublinham a nossa identidade e vocação de serviço do ser Salesiano Cooperador.

V.- A necessidade de convocar motiva a Família Salesiana no “Vinde e Vede” porque queremos todos “ser salesianos”, colaboradores activos na missão da Igreja no mundo para “sermos todos de Cristo”.


A.- E em Cristo estamos, e desse modo o revelamos na Eucaristia que encerrou o encontro do lema, animados e enviados a “ser salesianos no mundo”.


V.- Meu amigo, é já a despedida, obrigado pela tua partilha imensa que me enriqueceu bastante.


A.- Até breve, até ao próximo encontro da Família Salesiana, quando os nossos caminhos se voltarem a cruzar, até lá…DA MIHI ANIMAS!


DA MIHI ANIMAS
Valter Santos Silva S.C.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Blogue do Externato

Olá!

Hoje trazemos uma notícia muito importante! O Externato Nossa Srª de Fátima, em Arcozelo, que nos acolhe enquanto Centro Juvenil, todos os sábados, criou um blogue!

O Externato disponibiliza a educação pré-escolar, e o 1º ciclo do ensino básico, e aposta numa educação cristã, e no ensino de valores, através da implementação do “Sistema Preventivo”, de D. Bosco.

As Irmãs Salesianas, responsáveis pela comunidade, dedicam toda a sua vida às crianças e aos jovens, procurando criar uma escola em que o ambiente é familiar e repleto de amizade.

Por estas razões, este blogue é importante, pois cede informações acerca da escola, das actividades organizadas, do ambiente lá vivido, e da forma como as crianças crescem em espírito e valores neste meio. Visitem-no!

http://externatonossasenhoradefatima.blogspot.com

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Animando do mês


Nome: Filipa Faria Amorim
Ano: 6º ano
Idade: 11 anos

Quantos animais de estimação tens? Como se chamam?
3 gatos, Mimi, Romeu e Julieta. 40 peixes.

Qual é a tua actividade?
Teatro

Qual a tua comida favorita?
Lasanha

Qual é o teu programa de televisão favorito?
Malucos do Riso

Qual é a tua cor preferida?
Rosa

Quais as pessoas que mais admiras no mundo?
Pais, porque foram eles que me criaram e que me ensinaram tudo.