quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Um Natal mais solidário

Amigos,

Chegou o tempo de caminhar rumo ao Natal.

Já vemos à nossa volta sinais de preparação: luzes nas ruas, nas montras, lojas bem iluminadas, anúncios na televisão…

Mas, se olharmos bem à nossa volta nem tudo é assim tão colorido...

O Centro Juvenil Salesianas Promotores da Paz, através do seu projecto “Fazer a diferença” vem junto de vós, fazer o apelo àqueles que puderem e quiserem partilhar algo do que têm com quem precisa, ajudando a dar cor ao Natal de outros.

Bem sabemos que os tempos que correm são díficeis para todos, mas quando todos ajudam, o pouco tranforma-se em muito. Hoje eles, amanhã poderemos ser nós!

A partir do próximo dia 3 de Dezembro recolhemos:

  • Brinquedos - Novos ou usados
  • Roupas - dos 0 aos 16 anos
  • Géneros alimentícios - arroz, massa, leite, bolachas, cereais
  • Cobertores e agasalhos - para um grupo que presta apoio aos sem abrigo

Agradecemos a todos a colaboração!


Fiquem bem, com D. Bosco e Maria Mazzarello!

sábado, 26 de novembro de 2011

Quem é Mãe Margarida?

Olá pessoal!
A actividade de jornalismo foi tentar descobrir nos corredores do nosso Centro Juvenil, o que é que os jovens acham sobre Mãe Margarida.


Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazarello!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Mãe Margarida


Hoje celebramos o dia de Mãe Margarida, a mãe de S. João Bosco que também foi mãe de todos os jovens que ele acolheu.

Margarida Occhiena nasceu no dia 1 de Abril de 1788, em Capriglio, onde morou até se casar com Francisco Bosco. Depois, mudou-se para Becchi. Com a morte prematura do marido, Margarida, com 29 anos, teve de enfrentar sozinha a condução da família numa época muito complicada, em que faltava tudo. Ao seu cuidado, ficou a sua sogra, António, filho de um primeiro casamento de Francisco Bosco, e os seus dois filhos, José e João.

Mulher forte, de ideias claras, determinada nas escolhas, era severa na educação cristã, mas doce e compreensiva. Obrigada a fazer escolhas às vezes dramáticas, conduziu com fé, sabedoria e coragem o desenvolvimento das habilidades dos filhos, ajudando-os a crescer na generosidade e no espírito de iniciativa. Acompanhou com particular amor o seu filho João até ele se tornar sacerdote. Depois, deixou a sua casa e seguiu-o na sua missão entre os jovens pobres e abandonados de Turim. Durante dez anos, Margarida fez da obra de D. Bosco um objectivo de vida, ajudando na criação da Obra Salesiana.

Foi ela a primeira e principal Cooperadora de Dom Bosco. Graças à sua bondade, Margarida tornou-se a mãe de todos os jovens que procuravam D. Bosco. Analfabeta, mas cheia daquela sabedoria divina, Margarida colocou sempre Deus acima de tudo, entregando-se a Ele numa vida de pobreza, oração e sacrifício.

Mãe Margarida morreu aos 68 anos, em Turim, há precisamente 155 anos. Na altura, a sua morte foi chorada por todos aqueles a quem ela chamou de "filhos".

sábado, 19 de novembro de 2011

Concurso de Fotografia "Aqui vejo Jesus"

Olá pessoal!
A actividade de multimédia está a organizar um Concurso de Fotografia cujo tema é "Aqui vejo Jesus". Clica na imagem e descobre como podes participar e ganhar!



Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Animando do mês

Nome: Inês Fernandes
Ano:
Idade: 13
Animais de estimação: uma cadela, a Preta
Comida favorita: Francesinha
Programa de Tv favorito: The Simpsons
Cor favorita: laranja
Pessoas que mais admira no mundo: Pais

domingo, 13 de novembro de 2011

S. Martinho nos dias de hoje

No último Sábado, dia 12 de Novembro, a actividade "Fazer a diferença" preparou uma pequena encenação para celebrar o dia de S. Martinho, na qual adaptaram a lenda aos dias de hoje.O objectivo foi transmitir uma mensagem a todos: devemo-nos dar sempre ao outros, e olhar mais para quem está ao nosso lado, pois há muita gente que precisa de nós.
Vejam ou revejam a apresentação desta actividade que continua realmente a querer fazer a diferença no nosso grupo. Parabéns por mais esta iniciativa! ;)

Fiquem bem, com D. Bosco e Maria Mazarello!

sábado, 12 de novembro de 2011

Ferinha Missionária

No passado dia 28 de Outubro algumas jovens do Centro Juvenil que integram o projecto “Fazer a diferença” colaboraram na “Feirinha Missionária” levada a cabo pelo Externato Nossa Senhora de Fátima.

Esta feirinha tinha como objectivo a angariação de fundos que reverterão a favor da construção de uma sala de aula da nova escola primária de Oyem, no Gabão, onde existe uma comunidade de FMA.


Todos foram convidados a colaborar e a contribuir com alguma coisa para vender, enriquecendo a “Feirinha” e envolvendo-se neste gesto de solidariedade e partilha.

Havia de tudo um pouco… desde a tradicional compota, aos trabalhos artesanais, a bela da bijutaria e apetitosos petiscos e bolos.

Por volta das 15:00 horas foi a abertura oficial com uma pequena encenação realizada pelos alunos. De seguida, instalou-se a confusão! Os miúdos, com um espírito crítico e um olhar encantado, observavam todos os objectos expostos.

Desde miúdos que queriam trocar uma moeda de vinte cêntimos por uma moeda de dois euros, até aos miúdos que “vamos primeiro comer e o dinheiro que sobrar gastamos aqui”, e até meninas que pareciam verdadeiras árvores de Natal com tanta bijutaria (toda ela comprada cá, claro!), vimos de tudo um pouco. Fizeram-se encomendas, trocas e reduções (lá mais para o final.)

Parecíamos uma verdadeira feira!

Já para não falar dos bolos, preparados com todo o carinho dos pais, amigos, tios, avós, vizinhos e etc., que estavam deliciosos! (Os bolinhos de feijão estavam muito bons, diz a Ana!).

No final do dia o Ginásio estava vazio, mas as caixinhas estavam cheias de donativos.

Foi uma experiência diferente, enriquecedora e divertida.

Ana Carolina Reis e Marta Vida

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Dia de S. Martinho


Olá Pessoal!

Hoje é dia 11 de Novembro, data em que se celebra o S. Martinho. Conta a lenda que num dia tempestuoso, ia S. Martinho, um valoroso soldado, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, tremendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante e gelada.
S. Martinho não hesitou: parou o cavalo, pousou a sua mão carinhosamente na do pobre e, em seguida, com a espada cortou a meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo.

E, apesar de mal agasalhado e de chover torrencialmente, preparava-se para continuar o seu caminho, cheio de felicidade, mas, subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e um sol de Estio inundou a terra de luz e calor.
Diz-se que Deus, para que não se apagasse da memória dos homens o acto de bondade praticada pelo Santo, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a benção de um sol quente e miraculoso.

E para assinalar o dia de S. Martinho, amanhã teremos no nosso Centro Juvenil o tradicional magusto por volta das 17h00! Não te esqueças de trazer algo para partilhar no lanche!

Fiquem bem, com D. Bosco e Maria Mazarello!