terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dia de S. João Bosco

Hoje celebramos o dia de S. João Bosco, o grande criador de toda a obra Salesiana.




São João Bosco,
Pai e Mestre da juventude,
Dócil aos dons do Espírito
E aberto às realidades do seu tempo,
Foste para os jovens humildes e pobres
Um sinal do amor e da predileção de Deus.

Sê o nosso guia
No caminho da amizade com Jesus,
Para podermos ver n'Ele
E no seu Evangelho
O sentido da vida
E a fonte da autêntica felicidade.

Ajuda-nos
A corresponder generosamente
À vocação que recebemos de Deus,
Para sermos no dia-a-dia
Construtores de comunhão
E, unidos em Igreja,
Edificarmos com entusiasmo
A civilização do amor.

Obtém-nos
A graça da perseverança na vida cristã
Segundo o espírito das bem-aventuranças;
E faz com que, guiados por Maria Auxiliadora
Possamos encontrar-nos um dia contigo
Na grande família do céu.

Amén

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

"Quero fazer-me santo"

Olá pessoal!
A actividade de jornalismo publica aqui o 4º e último episódio sobre a vida de S. João Bosco. Desta vez, a escolha e o comentário são da autoria da Ana Guedes do 10º ano.

"Sávio chega ao Centro Juvenil em Outubro de 1854. À noite, diz a D. Bosco:
- É a primeira vez que estou longe do meu pai e da minha mãe. Mas não estou triste porque o senhor me ajudará.
Domingos não fazia coisas extraordinárias. Quando se tratava de estudar, era um bom aluno. E como todos os rapazes, gostava de jogar.
Um dia, D. Bosco falou aos seus jovens da santidade. Domingos desde esse dia pensou seriamente em ser santo.
No dia 24 de Junho de 1855, dia onomástico de D. Bosco, os rapazes são convidados a escrever num bilhete o presente que desejam receber dele.
Domingos escreve: «Ajude-me a fazer-me santo.» Então D. Bosco chama-o à parte e oferece-lhe a fórmula da santidade. Diz-lhe:
«Presta atenção. Primeiro: alegria. Aqui que perturba e tira a paz não vem do Senhor. Segundo: deveres de estudo e oração. Não os cumpras para seres elogiado mas para te tornares num bom cidadão e num bom cristão. Terceiro: fazer o bem aos outros. Ajuda sempre os teus companheiros, mesmo que exija esforço. A santidade está toda aqui."

Comentário da Ana Guedes:
"Este episódio ensina que a verdadeira santidade é conseguida por pequenos gestos no dia-a-dia e que para sermos felizes temos de fazer o bem. Ensina-nos também que às vezes pode ser difícil fazer as coisas que o Senhor destinou para nós."

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

"A receita de D. Bosco"

Olá pessoal!
A actividade de jornalismo publica aqui o 3º episódio sobre a vida de S. João Bosco. Desta vez, a selecção e o comentário foram feitos pela Maria João Lopes do 10º ano e pelo Henrique Aguiar do 9º.


"D. Bosco perguntava às vezes a algum rapaz:
- Queres ser amigo de D. Bosco? - a resposta era geralmente sempre a mesma:
- Oh, sim!
- Então deves ser a+b-c. Sabes o que significa a+b-c?
- Não!
- Vou explicar-te. Deves ser a, isto é, allegro (alegre); mais b, isto é, mais buono (bom); menos c, isto é, menos cattivo (mau). É esta a receita para ser amigo de D. Bosco.
E, falando aos seus rapazes, dizia:
- Deixai que vos diga (e que ninguém se ofenda): vós sois todos ladrões. Roubastes-me o meu pobre coração. Agora não tenho senão o vivo desejo de vos amar."

Comentário da Maria João e do Henrique:
"Considerámos este um episódio importante porque tem o segredo para sermos amigos de D. Bosco."

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

S. Francisco de Sales e a obra de D. Bosco

Hoje celebramos o dia de S. Francisco de Sales, Santo do qual deriva o nome da congregação fundada por D. Bosco.

São Francisco de Sales nasceu no em Saboia, em 1567. Foi educado no Colégio de Clermont, dirigido pelos jesuítas, em Paris, estudou em Annecy e na Universidade de Pádua, em Itália, onde recebeu o doutoramento em Direito Canónico com 24 anos. Recusou uma brilhante carreira e resolveu estudar para ser sacerdote, apesar da oposição da família. Foi ordenado em

1593, tornando-se reitor em Genebra, na Suíça.

Em 1602 torna-se Bispo em 1602.

Com Santa Joana Francisca de Chantal, criou a Ordem da Visitação, uma Ordem religiosa contemplativa. Tornou-se uma figura líder da Reforma Católica também chamada de "Contra-reforma" e ficou famoso pela sua sabedoria e ensinamentos.

Em 1609, as suas cartas e pregações foram reunidas e publicadas com o título "'Introdução à vida devota" ou "Filoteia", que é a sua obra mais importante editada até hoje. A popularidade e o valor dos seus escritos fez com que fosse considerado padroeiro dos escritores católicos.

Faleceu em Lyon em 1622.

Foi beatificado no ano em que faleceu e foi a primeira beatificação a ser formalizada na Basílica de São Pedro. Foi canonizado em 1655 pelo Papa Alexandre VII e em 1867 foi declarado Doutor da Igreja pelo Papa Pio IX.

Em 1923 foi declarado patrono da imprensa católica pelo Papa Pio XI.

Recordemos então o episódio que marcou a criação da congregação sonhada por S. João Bosco:

"No ano de 1859, no quarto de Dom Bosco, reúnem-se com ele 18 pessoas dispostas a fazer parte da nova congregação destinada a dedicar-se aos jovens pobres e abandonados. Pedem que D. Bosco seja o Superior.

Passados três anos, os membros da nova sociedade reúnem-se de novo no mesmo lugar. Na mesa um crucifixo e duas velas acesas. Oito sacerdotes, treze seminaristas e dois leigos, de joelhos, recitam a fórmula da consagração a Deus mediante votos de pobreza, castidade e obediência.

Em seguida, D. Bosco fala com firmeza:

- Meus caros, vivemos tempos difíceis e parece quase uma presunção fundar uma nova comunidade religiosa. Mas é vontade de Deus que a nossa sociedade comece e prossiga.

A nova congregação foi aprovada pelo bispo. D. Bosco teve grandes dificuldades para que fosse aprovada pela Santa Sé. Mas, graças à sua grande paciência e ao apoio encorajador do Papa Pio IX, foi aprovada a 1 de Março de 1869.

Ficou a chamar-se Sociedade de S. Francisco de Sales ou Salesianos."


Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Flash Bosco 2012 - Zona Norte

Nos dias 7 e 8 de Janeiro, os adolescentes do 7º, 8º e 9º anos foram ao Flash Bosco em Poiares da Régua.
Quando chegámos fomos muito bem recebidos pelas pessoas de lá e entrámos logo no espírito que nos despertou ainda mais a vontade de conhecermos melhor D. Bosco.
Apesar do frio, ficámos muito bem alojados!
Para iniciar o encontro, formámos os grupos com o jogo do "pedra, papel e tesoura". Conhecemos os temas e fizemos actividades sobre os mesmos com o respectivo grupo. À noite tivemos jogos nocturnos onde nos divertimos imenso! Quando os jogos terminaram, assistimos à Boa-noite, que marcou o final do primeiro dia.
No dia seguinte, tivemos direito ao Bom-dia e à Eucaristia.
Gostámos muito das refeições e do convívio com pessoas de outros lugares!

Bruna Soares e Sofia Henriques - 8º ano

domingo, 22 de janeiro de 2012

O que sabem os jovens do nosso CJS sobre Laura Vicuña?

Olá pessoal!
A actividade de jornalismo foi descobrir o que sabem os jovens do nosso Centro Juvenil sobre a vida de Laura Vicuña!


Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazarello!

Laura Vicuña

Olá pessoal!

Hoje celebramos os 108 anos da morte de Laura Vicuña, uma jovem de referência para todos os salesianos.

Laura Vicuña nasceu a 5 de Abril de 1891 em Santiago do Chile. Filha de um alto militar e chefe político José Domingo Vicuña e Mercedes Pinto.

O Chile estava em guerra civil na altura do seu nascimento, e com a queda do governo a família é obrigada a fugir para longe da cidade. O pai vem a falecer e deixa a família na miséria quando Laura tem apenas 2 anos.

A mãe, viúva com duas filhas, vai viver para a Argentinas e junta-se com um homem muito bruto e violento, Manuel Mora.

Em 1900, entra como interna do colégio das Irmãs Salesianas de Maria Auxiliadora em Junin de Los Andes na Argentina.

Enquanto se preparava para fazer a sua 1ª comunhão, toma conhecimento, nas aulas de moral, que a sua mãe vive contra a vontade de Deus, ou seja, em união de facto. Resolve então, no dia da sua primeira comunhão, oferecer a sua vida em sacrifício para a salvação da alma da sua mãe.

Depois de muita insistência, consegue finalmente ser admitida como “Filha de Maria” onde consagra a sua pureza à Santíssima Virgem.

Quando vai passar as férias do Natal a casa da mãe, Manuel Mora tenta abusar dela e, como não consegue, bate-lhe brutalmente. Esta vê-se obrigada a fugir, mas a sua saúde começa a debilitar-se.

Na sua agonia final, conta à mãe o seu sacrifício e obtém dela a promessa de deixar definitivamente aquele homem.

Laura Vicuña morre a 22 de Janeiro de 1904, com apenas 12 anos. A mãe, cumprindo a sua promessa consegue fugir daquela região.

Após muitos milagres por sua intercepção, Papa João Paulo II beatifica-a em 1988. Laura Vicuña torna-se a padroeira das vítimas de incesto e maus-tratos por parte dos pais.

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazarello!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

"Sociedade da Alegria"

Olá pessoal!
A actividade de jornalismo publica aqui o 2º episódio sobre a vida de S. João Bosco. A selecção e o comentário desta vez foram feitos pelo Nuno José Silva do 8º ano.


"João funda a Sociedade da Alegria, um clube de amigos. Os seus estatutos têm apenas dois artigos. Se tivessem muitos, os sócios não os leriam e também não os praticariam. Apenas dois artigos, mas mais claros que o sol.
Primeiro: «Cada membro do grupo deve evitar qualquer palavra ou acção indigna de um cristão».
Os sócios frequentam a igreja dos jesuítas para a instrução religiosa e reúnem-se todas as semanas na casa de um ou de outro. João organiza jogos e passeios. Um dia, apenas com um pedaço de pão no bolso, vão até Turim. João Bosco já se manifesta como um apaixonado pelos jovens, procurando que eles sejam felizes."

Comentário do Nuno José Silva:
"Eu acho que este episódio é muito importante porque João Bosco fundou a Sociedade da Alegria, algo essencial na sua obra."

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

"Não tens pai"

Olá pessoal!
Durante este mês de Janeiro, a redacção da actividade de jornalismo do nosso Centro Juvenil traz até o nosso blog alguns episódios da vida de S. João Bosco, aos quais juntaram um pequeno comentário a justificar a escolha por aquele episódio em particular.
Aqui publicamos o 1º episódio de quatro escolhidos. Esta primeira escolha foi feita pelo André Pereira do 10º ano.


"João tem 2 anos. Uma tarde, o seu pai vai trabalhar para uma cave húmida. Sente-se mal e o médico diz que é uma grave pneumonia.
Francisco Bosco, antes de morrer, chama a mulher e diz-lhe:
- Recomendo-te os nossos filhos, de modo particular o Joãozinho.
Depois morreu. A mãe, acariciando os cabelos de Joãozinho, convida-o a sair do quarto. Ele balbucia:
- Se o pai não vem, eu não vou.
Mãe Margarida chora e diz-lhe:
- Pobre criança... Já não tens pai!
Joãozinho chora porque vê a mãe a chorar. Era o dia 11 de Março de 1817."

Comentário de André Pereira:
"Acho que este conto é importante porque nos mostra que com força de vontade podemos ultrapassar as dificuldades da vida."

sábado, 14 de janeiro de 2012

Animando do mês

Nome: Carlos Daniel França Oliveira
Ano:
Actividade: Teatro
Cor favorita: Verde lima
Comida favorita: Esparguete à bolonhesa
Programa de TV favorito: Charlot
Pessoa que mais admira: André Pereira porque me apoia sempre quando preciso. É um grande amigo!