terça-feira, 30 de outubro de 2012

Hino Oficial do Ano da Fé

Olá pessoal!

Já foi publicado o hino do Ano da Fé! Vejam!



Fiquem bem, com D. Bosco e M.Mazzarello!

domingo, 28 de outubro de 2012

Feirinha Missionária

Olá pessoal!

Na passada 6ª feira, o nosso Centro Juvenil marcou presença na Feirinha Missionária que se realizou no Externato.

Na banca do nosso CJ estavam à venda alguns trabalhos realizados por animadores e jovens da atividade do "Cantinho das Artes" e algumas compotas e trabalhos manuais feitos por pais de alunos da escola. Os lucros obtidos na venda reverteram a favor das missões.

Aqui vão algumas fotos!









Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Animando do mês



Nome: David

Idade: 10 anos

Ano:

Atividade: Teatro

Animais de estimação: Um cão (Jacke), três gatos (a Kitty, o Gub e a Lili)

Programa de televisão favorito: Tudo o que passa na SIC

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Rubrica do Pedro Cunha

Olá pessoal!

Hoje temos a estreia das rubricas individuais! O primeiro elemento da atividade de jornalismo a estrear-se neste desafio é o Pedro Cunha do 5º ano. Vamos ver o que ele quis partilhar connosco!



As missões é a altura em que um grupo de pessoas que se chamam missionários parte para outras terras para ajudar os mais pobres.

Eles são muito corajosos, porque para as terras onde eles vão não há grandes condições de vida.  

Todos nos fazemos parte das missões não sendo missionários mas também ajudando aqueles que mais precisam.

Vamos todos ajudar.
Para o mundo melhor ficar
Só temos que dar as mãos
E boa vontade para partilhar

Pedro Cunha

Fiquem bem! Com D. Bosco e M. Mazzarello!

domingo, 21 de outubro de 2012

Dia Mundial das Missões

Olá pessoal!

Hoje celebramos o Dia Mundial das Missões. Para assinalarmos a data no nosso blog, a atividade de jornalismo fez um vídeo intitulado "Ser Missionário", que pretende mostrar aos outros como vivem e como são estas pessoas tão especiais!



Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

sábado, 20 de outubro de 2012

Rubricas individuais




Olá pessoal!

Com a chegada do novo ano, chegam também as novidades ao nosso blog!

A partir de agora, os membros da atividade jornalismo vão ter a oportunidade de partilhar vídeos, textos, músicas, imagens e muitas outras coisas de forma individual no nosso blog. Assim, durante cada mês,  há um dia destinado para as publicações de rubricas individuais dos nossos pequenos jornalistas.

O calendário definido hoje à tarde foi o seguinte:

Dia 1 - Nuno, 5º ano

Dia 3 - Joana, 5º ano

Dia 5 - André, Grupo de Crisma

Dia 7 - Vasco, 6º ano

Dias 9 - Henrique, 5º ano

Dia 12 - Pedro Soutelo, 8º ano

Dia 15 - Diogo, 5º ano

Dia 17 - Henrique Aguiar, 10º ano

Dia 19 - Ana, 5º ano

Dia 22 - Pedro, 5º ano

Dia 24 - Carolina, 10º ano

Dia 26 - Diogo Tomás, 8º ano

Dia 28 - Martim, 8º ano

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Início do "Ano da Fé"

Olá pessoal!

Na homilia da Eucaristia do último sábado, o Padre Sílvio fez referência ao arranque do "Ano da Fé", proclamado pelo Papa Bento XVI.

Para que possamos perceber melhor quais os desafios que nos são propostos para este ano, aqui publicamos um excerto da Carta Apostólica de Bento XVI.


O Ano da Fé terá início a 11 de Outubro de 2012, no cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II, e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, a 24 de Novembro de 2013. Na referida data de 11 de Outubro de 2012, completar-se-ão também vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, texto promulgado pelo meu Predecessor, o Beato Papa João Paulo II, com o objectivo de ilustrar a todos os fiéis a força e a beleza da fé. [...]

Não é a primeira vez que a Igreja é chamada a celebrar um Ano da Fé. O meu venerado Predecessor, o Servo de Deus Paulo VI, proclamou um ano semelhante, em 1967, para comemorar o martírio dos apóstolos Pedro e Paulo no décimo nono centenário do seu supremo testemunho. Idealizou-o como um momento solene, para que houvesse, em toda a Igreja, «uma autêntica e sincera profissão da mesma fé»; quis ainda que esta fosse confirmada de maneira «individual e colectiva, livre e consciente, interior e exterior, humilde e franca». [...]

Sob alguns aspectos, o meu venerado Predecessor viu este Ano como uma «consequência e exigência pós-conciliar», bem ciente das graves dificuldades daquele tempo sobretudo no que se referia à profissão da verdadeira fé e da sua recta interpretação. Pareceu-me que fazer coincidir o início do Ano da Fé com o cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II poderia ser uma ocasião propícia para compreender que os textos deixados em herança pelos Padres Conciliares, segundo as palavras do Beato João Paulo II, «não perdem o seu valor nem a sua beleza. [...]

A renovação da Igreja realiza-se também através do testemunho prestado pela vida dos crentes: de facto, os cristãos são chamados a fazer brilhar, com a sua própria vida no mundo, a Palavra de verdade que o Senhor Jesus nos deixou.  [...]

Nesta perspectiva, o Ano da Fé é convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo. No mistério da sua morte e ressurreição, Deus revelou plenamente o Amor que salva e chama os homens à conversão de vida por meio da remissão dos pecados (cf. Act 5, 31). Para o apóstolo Paulo, este amor introduz o homem numa vida nova: «Pelo Baptismo fomos sepultados com Ele na morte, para que, tal como Cristo foi ressuscitado de entre os mortos pela glória do Pai, também nós caminhemos numa vida nova» (Rm 6, 4). Em virtude da fé, esta vida nova plasma toda a existência humana segundo a novidade radical da ressurreição. Na medida da sua livre disponibilidade, os pensamentos e os afectos, a mentalidade e o comportamento do homem vão sendo pouco a pouco purificados e transformados, ao longo de um itinerário jamais completamente terminado nesta vida. A «fé, que actua pelo amor» (Gl 5, 6), torna-se um novo critério de entendimento e de acção, que muda toda a vida do homem (cf. Rm 12, 2; Cl 3, 9-10; Ef 4, 20-29; 2 Cor 5, 17).

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Musical "Alegria"


Olá pessoal!

No próximo dia 12 de Outubro a nossa Casa vai receber o musical "Alegria".

O espetáculo é feito pelos Jovens Boa Nova que pretendem com este musical responder ao apelo do Papa Bento XVI que, na sua mensagem para o Dia Mundial da Juventude deste ano «Alegrai-vos sempre no Senhor!» (Fl 4, 4), desafia os jovens a serem Missionários da Alegria.

Ao estabelecer uma ponte entre as JMJ em Madrid sob o tema «Enraizados e edificados n’Ele... firmes na fé» (cf. Cl 2, 7) e as próximas JMJ no Rio de Janeiro com o tema «Ide, fazei discípulos de todas as nações!» (cf. Mt 28, 19), o Papa Bento XVI quer dizer-nos muito claramente que só se pode viver a Fé como filhos de Deus e discípulos de Cristo na construção do seu Reino se nos deixarmos encher e preencher pela Alegria. Como afirma o próprio Papa, na sua mensagem deste ano: «A Igreja tem a vocação de levar ao mundo a alegria, uma alegria autêntica e duradoura […] a mensagem cristã é uma mensagem de alegria e de esperança! […] Porque, a aspiração pela alegria está impressa no íntimo do ser humano.»

Mais do que se tratar de uma vocação e uma missão, a Alegria é a nossa origem, como podemos ler no recente catecismo para os jovens “YOUCAT” nos números 1 e 2: «Nós vimos de Deus, do qual provem toda a felicidade. Ele que nos criou do “excesso” do seu amor, queria partilhar a sua infinita alegria connosco.» O mesmo que dizer, a Alegria é o “ADN” do Cristão, porque é-nos conatural, intrínseco. O cristão é portador da Alegria.

Esta Alegria que perpassa toda a escritura está bem presente no Novo Testamento. Evangelho significa isso mesmo “Feliz Notícia”, “Boa Nova”, “Alegria”. Por isso, poderíamos dizer que a seguinte afirmação “O Evangelho da Alegria…” é um pleonasmo, ou seja, a repetição da mesma realidade.

Com este musical pretendemos testemunhar e transmitir que este Evangelho ou esta Alegria tem um rosto e uma história, tem um nome: Jesus de Nazaré, a revelação plena e definitiva da Palavra e do Projecto de Deus como Alegria. 

Através da cor e do canto, da música e da dança, de palavras e da Palavra, demonstramos neste musical que a Alegria esteve sempre presente nos principais momentos e mistérios da vida de Cristo, e continua naqueles que querem viver ao seu jeito, pela força do seu Espírito, na comunhão, na paz, na verdade, na justiça, no bem, isto é, no amor. Quem acredita no Amor, acredita em Deus, porque Deus é Amor (1 Jo 4, 16). Quem acredita na Alegria, acredita em Deus, porque Deus é Alegria (Jo 15, 11).

Compra o teu bilhete no Externato e traz amigos! Contamos com a presença de todos!

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!