domingo, 25 de novembro de 2012

Rubrica da Carolina



Com certeza já te sentiste em baixo por alguma razão ou por outra. De certeza que pelo menos uma vez já desesperaste ao ponto de pensares que a tua vida não fazia sentido. E sentiste-te tão mal com isso que achaste que não havia nada que te pudesse animar. Mas tu és católico. Tu entregaste a tua vida a Deus e, como tal, Ele cuida de ti como sendo teu Pai. Quando cais, é Ele quem te dá a mão e te ajuda a levantar, quando choras é Ele quem te conforta. Ele sacrificou o Seu filho por TI. Não achas que isto é mais que suficiente para esboçares um sorriso? 

Alegra-te, pois como jovem católico e promotor da paz, NUNCA ESTARÁS SOZINHO.

Carolina Reis

sábado, 24 de novembro de 2012

Irmã Maria Troncatti



Olá pessoal!

Hoje é beatificada a Irmã Maria Troncatti, uma Filha de Maria Auxiliadora que passou parte da sua vida vida no Equador, em missão.

A vida de Ir. Maria é uma vida densa e rica de experiências, uma vida cheia de aventuras. Nasceu em 16 de fevereiro de 1883, terceira de quatro filhos, em Còrteno Golgi, uma aldeia no norte da Itália.

Aos 21 anos entregou-se totalmente a Deus, tornando-se Filha de Maria Auxiliadora.

Em Itália, durante alguns anos, preparou-se para amar e para se entregar sem medida. Partiu para as missões aos 40 anos.

Em 1902 pertenceu ao grupo que iniciou as missões no Equador. Durante esse período de tempo, a Irmã Maria Troncatti, juntamente com outro grupo de Filhas de Maria Auxiliadora, atenderam a todas as necesidades dos índios Shuar.

Levantava-se todos os dias às quatro da manhã para ir para a Igreja adorar o Santíssimo, fazer a Via-Sacra, a meditação e a Eucaristia.

De 1923 a 1925 esteve em Chunchi, no Equador, como Superiora da Comunidade, mas acabou por ser enviada para Sucúa em 1933. Estes primeiros anos mostraram o seu esforço por conseguir um coração grande e generoso.  Demonstrou sempre muita sensibilidade perante as necessidades materiais e espirituais do povo.

Como missionária ajudava em tudo, e nem as arriscadas intervenções cirúrgicas e terapêuticas a assustavam.

Salvou muitas crianças da morte graças à sua paciência e grande bondade. Assim, muitos jovens cresceram e se converteram na casa das Irmãs.

Permaneceu durante 47 anos em missão na Selva Amazónica.

A sua última viagem foi feita a 25 de Agosto de 1969. Preparava-se para participar nos exercícios espirituais. A avioneta onde viajava não se elevou suficientemente e o seu corpo foi encontrado a pouca distância do avião de boca para baixo, com os braços estendidos, “como que abraçando a sua querida selva equatoriana”.

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Rubrica do Pedro

No passado domingo realizaram-se as jornadas das vigararias de Gaia- Sul que contou com a participação de alguns jovens do nosso Centro Juvenil. Aqui estão algumas fotos!








Pedro Cunha


terça-feira, 20 de novembro de 2012

SYM Europe



Olá pessoal!

Gostava de partilhar com vocês a experiência fantástica que tive estes dias 16, 17 e 18 de novembro em Lyon (França), na Assembleia Europeia do MJS.

Como novo a recente membro do Conselho Nacional do MJS tive a oportunidade de participar juntamente com o Sílvio (animador dos Salesianos do Porto e atual coordenador do Conselho Nacional MJS), com a Ir. Fernanda Luz e com o Padre Aníbal na VIII Assembleia Europeia do MJS.

Este grande encontro decorreu no Centre Jean Bosco e contou com a participação de 15 países (Portugal, Espanha, Áustria, República Checa, Eslovénia, Eslováquia, Hungria, Inglaterra, Itália, França, Croácia, Irlanda, Polónia, Bélgica e Bielorrussia), num total de cerca de 50 participantes.

O momento de acolhimento foi feito por volta das 18h de 6ª feira com uma dinâmica muito animada e que nos colocou logo mais à-vontade uns com os outros. Depois disso, cada um foi convidado a apresentar-se. A vida de Madre Mazzarello foi o grande tema de formação deste encontro.

Na noite de 6ª feira, pudemos ver o recente filme “Maìn – a casa da felicidade”, que serviu de base à formação que tivemos acerca da vida de Madre Mazzarello no sábado de manhã dada pela Irmã Runita.

Depois desse momento de formação, dividimo-nos em pequenos grupos de trabalho onde pudemos reflectir acerca das qualidades de Maìn, da sua obra, e de que forma poderíamos adaptar a sua espiritualidade aos nossos tempos.

Ainda durante a manhã de sábado houve tempo para saber um pouco mais acerca da obra Salesiana no Médio Oriente através de um vídeo com várias fotografias da obra Salesiana lá.

Na tarde de sábado, a grande Assembleia foi dividida em três grandes grupos: Europa do Norte, do Sul e Central. Assim, cada região pode pensar em estratégias para melhorar a comunicação entre o MJS de cada país e sugerir algumas ideias concretas para serem levadas a cabo por parte da equipa representante da Europa.

D. Bosco esteve durante estes dias em Lyon, por isso no final da tarde de sábado todos os participantes da Assembleia participaram na Eucaristia celebrada na Catedral de Fourvière.

À noite assistimos ao espectáculo preparado pelos alunos dos Salesianos de Lyon na Catedral. Depois do espetáculo, houve tempo para estarmos um bocadinho com D. Bosco.

Depois regressámos ao Centro João Bosco onde tivemos uma oração da noite preparada pelos nossos companheiros da Áustria.

O domingo foi o dia do regresso de cada um às suas casas de origem.

Esta foi realmente uma experiência muito enriquecedora para mim enquanto membro do MJS. Foi interessante contactar com as realidades do Movimento Juvenil Salesiano nos vários países europeus e conhecer animadores, Salesianos e Salesianas tão dedicados à causa de D. Bosco e M. Mazzarello.

O MJS é realmente uma família muito grande, e é bom saber que do outro lado do mundo existem pessoas que acreditam no mesmo que tu e que têm Maín e D. Bosco como grandes exemplos de vida!

Estes dias foram, sem dúvida, um “recarregar de baterias” e ainda me deram mais ânimo para continuar com muito entusiasmo esta missão enquanto animadora e membro deste novo Conselho. :)

D. Bosco e Maín contam com cada um de nós para continuar com muita força a levar para a frente o nosso MJS! :D

Salomé


Portugal e as representantes da Eslovénia.



Num dos momentos de formação! :D


Eu e o Sílvio no nosso discurso final de despedida. :)

domingo, 18 de novembro de 2012

Animando do mês


Nome: Sofia Henriques

Ano:

Idade: 14 anos

Atividade: Fazer a diferença

Animais de estimação: Não tem

Cor favorita: Azul

Pessoa que mais admiras: Marlene e Soutelo

Programa favorito: Casa dos Segredos 3

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Encontro de jovens - Zona Norte



No passado Sábado, dia 11 de novembro, o encontro de jovens no Norte realizou-se na nossa casa, em Arcozelo.

Quando chegamos ao colégio, deparámo-nos imediatamente com um grande cartaz com a palavra “FÉ”, onde devíamos escrever a primeira coisa de que nos lembramos quando vemos essa palavra.

Após a receção no salão e da formação dos grupos, dirigimo-nos para a capela, onde fizemos uma reflexão, relacionando a música “Fix You”, dos Coldplay, com a maneira como devemos viver este ano da fé.

De seguida, reunimo-nos com os grupos para discutirmos algumas ideias de um texto do Papa Bento XVII e outro do Evangelho de S. Mateus.

Seguiu-se o almoço e um pequeno intervalo, um período mais descontraído, em que pudemos reencontrar amigos ou criar novos laços.

Depois do intervalo, percorremos, em grupo, os ateliês que tinham sido preparados para nós com o objetivo de nos transmitirem mensagens específicas.

Concluímos o dia como é costume nos nossos encontros salesianos, com a Eucaristia.

Na minha opinião, a organização do encontro foi muito bem concebida e isso refletiu-se na forma como a mensagem passou e como cada um dos jovens a recebeu. Quero acreditar que cada jovem saiu do encontro, com muita mais fé, do que quando chegou nessa manhã. Eu sinto que sim!

André Pereira

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Madalena Morano



Olá pessoal!

Hoje celebramos o dia da Beata Madalena Morano, um exemplo de santidade salesiana que deve servir de inspiração para cada um de nós.

Para os que sabem pouco acerca dela, aqui vai uma pequena biografia!

Madalena Catarina Morano nasceu em Chieri, na província de Turim, Itália, no dia 15 de novembro de 1847. Aos 8 anos, perdeu o pai, Francisco, e começou a ajudar a mãe no trabalho. Retomou os estudos graças ao tio, que era padre.

Entretanto, encontrou-se pela primeira vez com Dom Bosco, que estava de passagem por Buttigliera d' Asti. Madalena sentiu-se inclinada ao magistério e, aos 17 anos, conseguiu o diploma de professora. Com 19 anos, começou a lecionar em Montaldo Rotinese, o que faria com uma grande competência durante 14 anos. Depressa conquistou e respeito e amizade de todo o povoado.

Madalena aconselhou-se com o seu diretor espiritual. Com as suas economias decidiu comprar uma casa para a mãe. Em seguida, foi conversar com Dom Bosco, que a encaminhou a Mornese, onde Madre Mazzarello a acolheu com festa. Foi imediatamente encarregada de ensinar. Em 1880 consagrou-se a Deus com os votos perpétuos e pediu a Deus a graça de "permanecer na sua vida enquanto não completasse a medida da santidade".

Em 1881, a pedido do arcebispo de Catania, Madalena foi enviada para dirigir a nova obra de Trecastagni. Durante quatro anos, dirigiu, ensinou, lavou, cozinhou. Era catequista, mas, sobretudo, testemunha, a ponto de as meninas começarem a bater à sua porta, dizendo: "Queremos ser como a senhora".

Depois de uma pausa de um ano em Turim, onde dirigiu a casa das Filhas de Maria Auxiliadora de Valdocco, voltou à Sicília como Visitadora, diretora e mestra das noviças. Tinha a missão de fundar novas casas e formar irmãs santas. Voltando constantemente "um olhar para a terra e dez para o céu", abriu escolas, oratórios, internatos e oficinas em muitos lugares da ilha.

Surgiram numerosas vocações, atraídas pelo seu zelo apostólico. O seu múltiplo apostolado era apreciado e encorajado pelos bispos. Em Catania, confiaram-lhe a Obra dos Catecismos, a fundação de novos oratórios e o Internato Magisterial.

Muito devota de São José e de Maria Auxiliadora, que a guiaram nas novas fundações, conseguiu assimilar fielmente o carisma de Dom Bosco e o Sistema Preventivo. Com a saúde minada por um tumor, morreu em Catania no dia 26 de março de 1908. À sua morte, as casas da Sicília eram 18, as irmãs 142, as noviças 20, as postulantes 9.

A 1 de Setembro de 1988 João Paulo II declarou-a venerável e a 5 de novembro de 1994 beatificou-a.

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Jogo entre juniores e seniores

Olá pessoal!

No passado sábado de manhã, dia 10 de novembro, decorreu um jogo de futebol entre os juniores e seniores do nosso Centro Juvenil.

O André Pereira foi um dos participantes neste jogo, e conta-nos como decorreu o jogo!

Os seniores rapidamente se colocaram em vantagem no marcador, marcando 3 golos de seguida. 

A partir daí, os juvenis dominaram todo o jogo, mantendo a maior percentagem de posse de bola, enquanto os seniores se limitavam a defender o resultado que lhes era favorável. 

Fábio Vida reduziu para os juvenis, porém os seniores responderam de imediato, com mais um golo. 

O capitão dos juvenis, André Pereira, estabeleceu, com um incrível remate, o resultado final de 4-2 a favor dos seniores. 

É de acrescentar que os golos dos “velhinhos” foram marcados por Bruno Pinho (1), Ricardo Dias (1) e, por fim, Rui Santos (2). 

Foi um jogo de preparação para os Jogos Nacionais, para que estejamos preparados para fazer boa figura, citando o Ricky: “Dentro e fora do campo”. 

André Pereira

Vejam algumas fotos!

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Digital slideshow made with Smilebox

Fotos: Daniela Santos e Leila Ferreira

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

domingo, 11 de novembro de 2012

Lenda de S. Martinho


Olá pessoal!

Hoje é dia de S. Martinho. Para assinalar a data, a atividade de jornalismo quis contar a lenda através de uma banda-desenhada!

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Rubrica do André

Olá pessoal!

Segue-se a rubrica do André da atividade de jornalismo! Vejam o que tem ele para nos dizer!



D.Bosco 

Desde pequeno que ouço falar de D.Bosco, aliás, o meu crescimento foi baseado nos seus ideais e na sua história. 

Por isso mesmo sou um sortudo. Tenho a certeza que seria uma pessoa completamente diferente se nunca tivesse ouvido falar dele, se nunca tivesse entrado no Externato Nossa Senhora de Fátima com 3 anos e com a Irmã Lourdes a dizer-me para não chorar porque a minha mãe me ia buscar depois de trabalhar. 

Na minha opinião, muitas das vezes nem paramos para pensar na coragem que ele teve em entregar-se assim aos jovens e em confiar tanto neles. E o mais importante é que ele fez isso com jovens que precisavam de alguém assim nas suas vidas, aqueles jovens que tu tens tendência para te afastar, seja na escola ou no trabalho. 

Bem, não querendo correr o risco que ninguém leia a minha primeira rubrica, vou concluir esperando que tirem um pouco do vosso tempo para pensar um pouco nisto.

André Pereira

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

sábado, 3 de novembro de 2012

Rubrica da Joana

Olá pessoal!

Desta vez é a Joana da atividade de jornalismo que nos quer dizer algo. Decidiu relembrar-nos alguns aspetos da criação!

Cá vai!



Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo. 
1º Dia – Deus fez a luz. 
2º Dia – Deus fez o céu. 
3º Dia – Deus fez a terra, os mares, as árvores e as plantas. 
4º Dia – Deus fez o sol, a lua e as estrelas. 
5º Dia – Deus fez os pássaros e peixes. 
6º Dia – Deus fez os animais e Adão! Ele fez também Eva, a primeira mulher. 
7º Dia – Deus descansou! Adão e Eva viviam num Jardim chamado Éden. Deus deu a Adão o privilégio de dar nomes aos animais. 

Joana Fortuna

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Laboratório de fotografia - "Ser Missionário"

Olá pessoal!
Ontem foi o último dia daquele que é o mês dedicado às missões.
A atividade de jornalismo quis representar em formato de fotografia aquilo que para eles significam as "Missões" e o "Ser Missionário".









Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!