terça-feira, 30 de julho de 2013

Comunidade Salesiana de Arcozelo no “Rio in Douro”



Olá pessoal!

No passado fim-de-semana - dias 27 e 28 de julho - decorreu no Cabedelo o "Rio in Douro", no qual a nossa casa marcou presença.

A Marlene Soutelo esteve lá, e contou-nos um pouco mais acerca deste fim-de-semana de acompanhamento das Jornadas Mundiais da Juventude!

A Pastoral Juvenil da Diocese do Porto promoveu, este sábado e domingo, o encontro de jovens “Rio in Douro” para todos que não foram ao Rio de Janeiro e quiseram viver e experimentar, em clima de festa, de alegria, de oração e de partilha, o espírito das Jornadas Mundiais da Juventude.
Estávamos noutro rio que não o Rio de Janeiro, mas também tínhamos um Cristo-Rei!



O “Rio in Douro” acolheu mais de 2200 jovens, a maioria da Diocese do Porto, mas também acolheu jovens de outras dioceses.

O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e o Movimento Juvenil Salesiano estiveram representados no encontro por algumas FMA, Animadoras do Centro Juvenil, Professoras e Educadoras do Externato e dois Salesianos Cooperadores, de forma a divulgar e dar a conhecer D. Bosco e M. Mazzarello – Ir. Zélia, Ir. Alice, Ir. Adélia, Ir. Anabela, Marlene Soutelo, Salomé Fonseca, Sofia Inácio, Ana Sofia, Sofia Ribeiro, Helena Durães, Joaquim Santos e Sofia Fonseca.




Este encontro incluiu workshops, momentos de catequese, uma celebração de reconciliação na praia (um cenário incrível, entre o rio e o mar), um concerto da Tunífica e da Banda Missio, uma vigília, a missa de envio e o mesmo “flashmob” com que no Rio de Janeiro três milhões de jovens acolheram o Papa Francisco.




D. Pio Alves, o administrador apostólico da Diocese do Porto, presidiu à missa de encerramento do “Rio in Douro”, juntamente com os bispos auxiliares D. António Taipa e D. João Lavrador.

No final, recebemos um cartão de embarque com o código “IDE Mt28,19”, simbolizando o envio de cada jovem a anunciar o Evangelho.

Apesar da chuva, do frio, do cansaço, das dores nas costas e nas pernas... Vivia tudo outra vez! Para além das experiências e do cansaço, regressei a casa com uma vontade maior de seguir Jesus e de continuar a dá-lo a conhecer aos jovens. 

Próximo porto de embarque… JMJ de 2016 em Cracóvia, na Polónia.
E tu, embarcas neste porto?


Marlene Soutelo

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

domingo, 28 de julho de 2013

Acantonamento Nacional MJS 2013


Olá pessoal!

Na semana passada, entre os dias 22 e 26 de julho, o nosso Centro Juvenil marcou presença no Acantonamento Nacional do Movimento Juvenil Salesiano que decorreu no Colégio dos Salesianos do Estoril.

Partimos cerca de 70 jovens (entre animadores e participantes) pelas 10h do dia 22. Animação não faltou na viagem, e foi com grande emoção que chegámos ao destino!

Durante estes dias, os pré-adolescentes tiveram como tema "Ser protagonistas... como David", os adolescentes viveram a aventura dos "Piratas do Tesouro" na descoberta do grande tesouro da alegria, e os jovens puderam refletir acerca da sua fé com o tema "Pela fé irás mais longe".

Aqui vão alguns testemunhos dos participantes do nosso Centro Juvenil:

"O maior tesouro da vida é a felicidade e nela vêm os amigos e a família." - Marta Pinto, Adolescentes

"Foi, sem dúvida, o melhor acampamento de sempre!" - Pedro Santos, Jovens

"O melhor encontro MJS de sempre, amizades foram feitas e outras reforçadas, recebemos ferramentas para toda a vida em apenas 5 dias. Uma escola, uma casa mas acima de tudo uma família." - Beatriz Mello, Adolescentes

"Foi uma semana inesquecível e muito divertida!" - Patrícia Pinto da Costa, Pré-adolescentes

"Foi fantástico. Para o ano queremos mais!" - Sofia Henriques, Adolescentes

"O acantonamento foi espetacular!" - Adriana Silva, Pré-Adolescentes

"Muitas pessoas desistiram ao saber que seria acantonamento e não acampamento, mas para mim foi o melhor até agora graças aos meus «manos»  e às pessoas que conheci e que me ensinaram alguma coisa." - Diogo Prado, Jovens

"Melhor semana do meu Verão!" - Ana Dominguez, Adolescentes

"Foram uns dias  muito divertidos! Aprendi coisas novas e fiz novas amizades. Espero para o ano estar presente!" - Pedro Cunha, Pré-Adolescentes

"Estava um pouco receosa por este ano o acampamento ser diferente, mas foi tudo otimo! As condições do colégio eram excelentes, desde as refeições, às orações, atividades e animadores. Estava tudo muito bem organizado! Foi muito bom rever e conhecer novos amigos, relembrar valores que talvez estivessem um pouco esquecidos e trazer na «mala» tudo isso e muito mais!" - Bruna Soares, Adolescentes

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Acantonamento 2013



Olá pessoal!

O acantonamento está a chegar e, por isso, para que não se esqueçam de nada, publicamos aqui no blog a lista com tudo aquilo que devem levar:


  • Lenço do MJS
  • Colchão, saco-cama e mochila pequena (para usar nas saídas e caminhadas)
  • Roupa necessária para os dias de acampamento (roupa prática (T-shirts, meias, agasalho e impermeável)
  • Objectos de higiene pessoal
  • Fato de banho, toalha de praia, chinelos, chapéu e protector solar
  • Finistil ou outro para picadelas e Repelente 
  • Lanterna com pilhas
  • Cantil 
  • Caneta
  • Sacos de plástico em número suficiente para a roupa suja, sapatos… de modo a haver alguma ordem! …
  • Lenços de papel suficientes para uma semana
  • Algum medicamento que ache necessário
  • Alimentos?...  só se…algo que não seja deteriorável e… ai as formigas……  nada de enlatados nem chocolates…
  • Toucas (só para os pré-adolescentes)

Atenção: Não nos responsabilizamos pelos aparelhos electrónicos que por acaso pensarem levar: telemóvel ou outros.

Partida na 2ª feira, do Externato, às 10h. Levar almoço!

(Nota: os jovens - 10º e 11º - devem estar no Externato às 9h30 porque vão no autocarro de Viana e do Porto)

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!