domingo, 29 de dezembro de 2013

Janeiras


Olá pessoal!

Ontem as atividades do Desporto e da Banda Bosco juntaram-se para cantar as janeiras! Durante os próximos dias, estes dois grupos andarão a animar as casas de Arcozelo desejando as Boas Festas a todos!

Quem quiser pode-se juntar!

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!


quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Natal



Olá pessoal!

Hoje é dia de Natal. Mais do que as prendas e os doces, queremos celebrar o nascimento de Jesus. Por isso, relembramos a passagem do Evangelho que nos conta como tudo aconteceu:

"Aconteceu que, naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra.
Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam registar-se cada um na sua cidade natal.
Por ser da família e descendência de David, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davdi, chamada Belém, na Judeia, para registar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu filho primogénito. Ela enfaixou-o e colocou-o na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria.
Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho.
Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor envolveu-oos em luz, e eles ficaram com muito medo. O anjo, porém, disse aos pastores: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de David, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”.

E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da corte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados”. (Evangelho (Lc 2,1-14)

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

domingo, 22 de dezembro de 2013

Animando do Mês - Dezembro




Nome: Alexandre Moreira
Alcunha: Alex
Aniversário: 20 de Abril
Idade: 14 anos
Ano de catequese: 9.º
Atividade: Jornalismo

Porque razão andas no Centro Juvenil?
Para saber mais sobre a vida.

Banda/estilo de música favorito:
Música Portuguesa - Rui Veloso.

Qual o último filme que viste? Dá a tua opinião.
Miúdos e Graúdos – gostei porque é uma comédia bem conseguida.

Qual o último livro que leste? Dá a tua opinião.
O Diário de Anne Frank – retrata como era o Homem e como é. Também o li porque gosto de livros verídicos.

Tens animais de estimação? Se sim, como se chamam?
Tenho uma cadela chamada Xara.

Qual é a tua comida favorita?
Bife com arroz.

Qual a pessoa que mais admiras?
Jesus.

domingo, 15 de dezembro de 2013

Reportagem - Festa de Natal


Olá a todos!

Depois mais uma Festa de Natal no Centro Juvenil Salesianas e uma tarde muito animada, a equipa do Jornalismo quis saber o que achou o nosso público. Para isso, recolhemos algumas opiniões sobre a tarde passada e sobre as atuações dos anos de catequese a atividades.



Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

domingo, 8 de dezembro de 2013

2ª Semana do Advento



Olá pessoal!

Hoje iniciamos a segunda semana do Advento, neste dia que coincide com a celebração da Imaculada.

Na Liturgia deste Domingo, escutamos no Evangelho como Maria acolhe a proposta de ser a Mãe de Jesus. Por isso, ontem acrescentámos ao nosso presépio a figura de Maria.

Assim, esta semana lançamos-te um novo desafio: procura perceber o que a tua Mãe sente por ser tua Mãe! Pergunta-lhe como se sentiu quando ficou grávida, como te acolheu e preparou o teu nascimento, o que sentiu quando te viu pela primeira vez, o que é que ela deseja para ti, e o que espera de ti.

Não te esqueças de levar o desafio no próximo sábado, para que este seja entregue na Eucaristia!

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!


quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

1ª Semana do Advento



Olá pessoal!

Já iniciámos uma época especial para nós, o Advento.

Advento significa "Há-de vir" e é ao longo destas quatro semanas que antecedem o Natal que nos devemos preparar para a chegada de Jesus.

No sábado passados, na Eucaristia, começámos a construir o nosso presépio. A cabana foi o primeiro elemento que colocamos, símbolo do acolhimento. Esta semana preparemos o nosso coração para receber bem Jesus.

Este ano, somos convidados a viver esta época em Família.

Assim, nesta primeira semana na qual Jesus nos diz para estarmos atentos, temos um desafio especial: procurar descobrir quais são os principais valores que te fazem viver feliz em família. Escreve-os e pensa um pouco sobre eles.

Ainda esta semana, arranja um tempinho para fazeres esta oração em família:

"Abençoa, ó Jesus, a nossa família
Para que guarde, revele e transmita sempre o Teu amor.
Ajuda-nos a estar atentos, a respeitar e perdoar-nos uns aos outros.
Ámen."

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!




quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Correspondência Internacional: Finlândia



Olá pessoal!

A animadora Carolina Ferreira está desde Setembro (e já volta para Portugal dia 18 deste mês) na Finlândia.

Parece que as saudades apertaram e ela quer-nos dizer algo!

Olá a todos!

Antes de mais quero dizer-vos que tenho muitas saudades de passar a minha tarde de sábado no Centro Juvenil. Às vezes, nós, animadores, queixamo-nos do trabalho que dá preparar a catequese, do tempo que nos rouba quer ao sábado, quer durante a semana, mas, lá no fundo, a verdade é que não conseguimos viver sem isso, sem vocês, jovens!

Bem, chega de lamechice! Estava no meu quarto, aqui em Oulu, sem nada para fazer (vá, excepto estudar, mas isso não conta), e achei que seria uma excelente ideia partilhar um pouco da minha experiência por cá, convosco.

Tudo aqui é diferente. Em Portugal, estamos habituados à barulheira das ruas, a carros sempre a passar, a vendedores que gritam os seus produtos nas ruas do Porto. Pois o meu primeiro choque aqui no Norte, foi a calma. Mesmo nos aeroportos, ou nas ruas mais movimentadas, as pessoas são extremamente silenciosas e os carros são poucos. O maior barulho será, talvez, o das rodas das bicicletas, e ocasionalmente, uma campainha que toca para que não atropelem um transeunte no meio de uma rua pedonal. Todas as pessoas são muito bem-educadas, apesar de sempre um pouco tímidas, pelo menos as pessoas nativas (porque os espanhóis no meu prédio fazem uma barulheira que não se aguenta!). 

No entanto, aquilo que acho mais importante e que mais queria partilhar convosco, é a diversidade cultural que estou a experimentar aqui. Conheci pessoas de diferentes religiões ou que, simplesmente, vivem a religião de forma diferente. E, ironicamente, este intercâmbio de experiências fortalece as minhas crenças a cada dia. Sinto que estou a vivenciar o respeito aos outros de que tanto falamos nas catequeses. O respeito pelas identidades de cada um e por aquilo em que acreditam. Os finlandeses, em geral, pelo que percebi até agora, são maioritariamente cristãos, mas achei-os um tipo de cristão muito estranho… Não costumam ir à eucaristia, catequese, ou rezar. Apenas festejam o Natal e a Páscoa. E, apesar de respeitar esta vivência, fiquei a sentir-me muito sortuda! Por ter uma vivência tão rica da minha fé, por fazer parte desta família salesiana e por saber que agora vou encarar tudo isto com importância redobrada, para mim.

Tenho amigos hindus, e muçulmanos. Ensinaram-me acerca de partes das suas religiões, também. E foi importante para mim aprender a respeitar essas coisas que fazem de nós diferentes. Por exemplo, se quiser fazer um jantar que inclua o Yalcin, não posso fazer nada que contenha carne de porco, porque ele não o come na sua religião (já desisti de tentar fazer francesinha, à custa disso). Também tenho amigos que simplesmente não acreditam, mas que estão dispostos a ouvir quem o faz. Apesar de sermos todos diferentes, são pessoas maravilhosas, e estar com eles, partilhar estas experiências é algo fenomenal. Já lhes falei de todos vocês e de como vivemos a nossa fé e, mais uma vez, apesar de não acreditarem no mesmo que nós, adoraram aprender um pouco mais sobre os Salesianos e sobre o Centro Juvenil.

Esta convivência com diferentes estilos de vida, foi uma pequena prova para mim, e representou um crescimento da minha fé. E espero que um dia também vocês possam experimentar esta sensação.

Resta-me dizer que tenho muitas saudades e que, quando em Estocolmo entrei numa capela ao fim de tanto tempo sem ir à eucaristia, só a forte presença de Deus naquele lugar emocionou-me e fez-me desejar ardentemente voltar aos meus sábados habituais. No entanto tento fazer uma pequena oração todos os dias, nem que seja só a cantar uma das nossas músicas!

Beijinhos finlandeses,

Carolina


Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!