sábado, 26 de abril de 2014

Voleibol Feminino


Olá a todos!

A Ana Guedes, uma das treinadoras do Voleibol Feminino do grupo, contou-nos como esta actividade se manteve activa durante as últimas semanas:

"Durante as férias da Páscoa, o grupo de Voleibol Feminino do CJS juntou-se várias vezes, fazendo treinos na praia e no Centro Juvenil. Nestes treinos, participaram as inscritas na actividade, assim como outras pessoas que quiseram aparecer e juntar-se a nós.
Os treinos foram sempre cheios de alegria e vontade de evoluir na modalidade, o que os tornou muito divertidos e que serão, sem dúvida, para repetir."

Aqui estão algumas fotos dos treinos:






Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

Animando do Mês de Abril




Nome: Filipa Neto
Alcunha: Pipa
Aniversário: 29 de abril
Idade: 11 anos
Ano de catequese: 6.º
Atividade: BoscoArte

Porque razão andas no Centro Juvenil?
Porque é divertido e para estar com os meus amigos.

Banda/estilo de música favorito:
Não tenho uma banda favorita, mas a minha música favorita é a “Timber” do Pitbull e da Ke$ha.

Qual o último filme que viste? Dá a tua opinião.
O último filme que vi foi o "Academia de Vampiros. Gostei porque é um filme divertido e com piadas.

Qual o último livro que leste? Dá a tua opinião.
Foi o Ulisses. Gostei, foi a segunda vez que o li e desta vez foi diferente.

Tens animais de estimação? Se sim, como se chamam?
Sim, um dálmata chamado  Ruca.

Qual é a tua comida favorita?
Pizza

Qual a pessoa que mais admiras?
A minha irmã, porque ela é mais velha e o que ela faz é um exemplo que quero seguir.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Páscoa Jovem - "A vida como tríduo"



Olá pessoal!

No passado fim-de-semana, dias 5 e 6 de abril, decorreu em Fátima a Páscoa Jovem.

Este encontro destinado a jovens a partir do 10º ano, teve como tema este ano "A vida como tríduo".

Ao longo destes dois dias intensos, os jovens puderam passar em pormenor pelos três dias que antecedem a Páscoa: quinta-feira, sexta-feira e sábado santo.

Durante o dia de sábado, o encontro incidiu sobre a vivência da quinta-feira santa, onde o gesto de lavar os pés, de serviço foi o grande centro.

Na noite de sábado, os jovens participaram numa vigília que pretendia recordar a sexta-feira santa, a morte de Cristo. Ao longo da noite, foram recordados em pormenor as várias fases da condenação até à morte de Jesus.

No domingo, a manhã foi destinada a recordar o sábado santo, no qual o silêncio "sepulcral" e o recolhimento foram as palavras-chave das atividades.

A Páscoa Jovem terminou no domingo à tarde, com a junção dos grupos da Páscoa Jovem I (jovens dos 15 aos 18 anos) e da Páscoa Jovem II (mais de 18 anos) a recordarem o Domingo da Ressurreição.

Aqui fica a opinião acerca desta Páscoa Jovem de alguns dos jovens participantes do nosso Centro Juvenil:

"O encontro foi espetacular! Serviu não só para encontrarmos amigos, como também para nos encontrarmos a nós próprios. Foi uma experiência espetacular que estou ansiosa por repetir!" - Beatriz Mello, 10º

"Foi um fim-de-semana de reflexão e de verdadeiro reencontro com a nossa fé." - Pedro Santos, Grupo de Crisma

"A Páscoa Jovem foi um encontro que deu para refletir no mais importante da nossa vida." - Marta Gomes, 10º

"A Páscoa Jovem não é só um encontro; é um retiro de relfexão interior que nos ajuda a amadurecer como cristãos. O objetivo era explicitar o verdadeiro sentido da Páscoa, e penso que foi muito bem conseguido!" - Carolina Reis, Grupo de Crisma

"Foi a primeira vez que fui a uma Páscoa Jovem, e foi uma experiência
diferente. Neste fim-de-semana senti-me mais próxima de Jesus, e aprendi a refletir e a pensar mais naquilo que é importante na nossa vida." - Bruna Soares, 10º

"Esta foi a minha primeira Páscoa Jovem e sinceramente acho que foi muito enriquecedora, sobretudo pela oportunidade de me conhecer melhor e conhecer melhor Deus. De facto, aprendi muito sobre a minha relação com Ele e sinto-me rejuvenescido para assumir o papel importante e ativo na sociedade como salesiano e como cristão." - André Pereira, Pré-animador

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!












terça-feira, 1 de abril de 2014

IV Domingo da Quaresma - "Amar é... Começar de novo"



Olá pessoal!

Estamos já na 4ª semana da Quaresma.

Na liturgia de domingo, escutámos o episódio da cura do cego de Siloé. Repara que nesta passagem, todos – judeus, discípulos e até os pais do cego – parecem mais interessados no pecado daquele homem do que na vida dele, no que ele é. Só Jesus sai desta lógica de preconceito, de apontar defeitos e défices. Com ternura e caridade indica-lhe o caminho da salvação. Não é um passo de magia é um salto de fé. E de repente ele deixa de ser “o cego” e percebe que Deus está sempre disposto a perdoar-nos, a começar de novo.

Assim, durante esta semana convidamos-te a lançar as seguintes questões a ti próprio:

- Se tens perguntas, por muito básicas que te possam parecer fá-las. Fá-las na tua oração para que fique claro a quem é que te diriges. O cego ficou esclarecido. Não tenhas medo. Mas á agora... Tu és indiferente à cegueira de quem está mais próximo de ti?

-  Acreditas verdadeiramente num Deus que sem preconceito aceita as vezes que és cego ao seu Amor e que te dá sempre a hipótese de recomeçar?

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!