segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Cria a tua Actividade

Olá!

Este Verão temos um desafio para ti! Tal como nós, sabemos que também já estás a pensar no recomeço do Grupo de Jovens e na Actividade que vais escolher!

Pois bem, esta é a tua oportunidade de propor uma Actividade nova para o Centro Juvenil! Pensa nas coisas que gostas de fazer e cria uma actividade com os teus amigos!


Faz download do documento word "Projecto da Actividade", preenche-o e envia para cjspromotoresdapaz@gmail.com!

Participa activamente no Grupo porque ele é 'dos Jovens, para os Jovens'!

Fica bem e com D. Bosco!

sábado, 29 de agosto de 2009

Ninguém tem maior amor do que este: morrer por seus amigos. - Jo 15,13

Decidimos juntar estes dois Santos Salesianos, devido à história que partilham…

Versiglia, nasceu em Pavoa no dia 05 de Junho de 1873 e aos doze anos foi recebido por Dom Bosco.


Ordenado sacerdote em 1895, foi mestre de noviços durante dez anos em Genzano, Roma. Em 1906 chefiou a primeira expedição salesiana à China, realizando assim uma repetida profecia de Dom Bosco.
Sábio e incansável, verdadeiro pastor inteiramente dedicado ao seu rebanho, deu ao Vicariato uma sólida estrutura com um seminário, casas de formação, várias residências, orfanato, asilo para idosos. Demonstrando ser mais pai do que homem de autoridade, dava o exemplo do trabalho e da caridade que nada ordena sem antes ter medido as forças dos co-irmãos.

Caravario, nasceu em Turim no dia 18 de Junho de 1903.


Ordenado sacerdote, foi sempre fidelíssimo à sua consagração religiosa e animado por uma caridade sempre mais ardente. Em 1921, encontrando-se com Dom Versiglia em Turim disse-lhe: "Irei ao seu encontro na China". Cumpriu a palavra, dois anos depois.

Quando estavam os dois na China, numa visita pastoral ao distrito de Lin Chow, juntamente com dois professores, duas catequistas e uma aluna, no dia 25 de Fevereiro de 1930, foram assaltados por piratas comunistas num trecho isolado de um rio. Na tentativa de proteger as jovens, os dois missionários foram brutalmente espancados e depois fuzilados, por ódio à fé cristã que exalta a virgindade.

Foram proclamados Santos por João Paulo II a 1 de Outubro de 2000. A 30 de Junho de 2005, a Congregação para o Culto Divino decidiu elevar ao grau litúrgico de "festa" em sua "memória" o dia 25 de Fevereiro, que é a data do seu martírio.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Novidades Youtube

Olá!

Temos disponibilizado todos os vídeos que temos do centro juvenil! Sempre que arranjarmos mais vamos actualizando o nosso canal Youtube!

Para já, temos as seguintes novidades para ires vendo:




Fica bem e com D. Bosco!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Acampamento dos Jovens

Acampamento 2009, Vila Flor
Jovens

Já com tantas saudades, torna-se difícil descrever o melhor acampamento de sempre. 5 dias, onde apesar de dormirmos no chão não faltou conforto e novas amizades.


As pessoas que pareciam ser menos simpáticas tornaram-se a melhor companhia, todos os que pareciam tímidos mostraram-se sentimentalistas e amigos e até os mais reguilas sentiram que, a cada dia, o nosso sentimento crescia directamente proporcional com a esperança destes dias durarem meses.

Tudo decorria às mil maravilhas. As saudades de casa pareciam não ter saído da porta, todas as experiências, todas as histórias comoventes, todas as pessoas, tudo nos tocou.

Agora, relembro cada momento, cada pessoa de cada sítio, cada despedida, cada abraço. Porque podemos já não estar em vila flor, mas, para mim, é como se Portugal tivesse encolhido e todos permanecêssemos de mãos dadas à espera do próximo encontro.

Filipa Henriques - 10º ano

domingo, 23 de agosto de 2009

"Antes morrer que pecar"


Domingos nasceu no dia 2 de Abril de 1842 numa província de Turim (Itália). Crescido numa família rica de valores, o pai era ferreiro e a mãe costureira. Assumiu a vida com seriedade, tanto que elaborou o seu projecto de vida com apenas 7 anos:

“Lembranças da minha 1° Comunhão:
01. Confessar-me-ei com muita frequência e farei a comunhão todas as vezes que o confessor permitir.
02. Quero santificar os Dias Santos.
03. Meus amigos serão Jesus e Maria.
04. Antes morrer que pecar”

Encontrou-se com Dom Bosco quando tinha 12 anos, e pediu-lhe para ser admitido no Oratório de Turim, porque desejava ardentemente estudar para ser padre. Dom Bosco, admirado, disse-lhe: "Parece-me que temos aqui um bom tecido".
Domingos respondeu: "Eu serei o tecido; o senhor então, seja o alfaiate".

Mãe Margarida sobre Domingos: "Tens muitos jovens bons, mas nenhum supera o belo coração e a bela alma de Domingos Sávio. Vejo-o sempre rezando, fica na igreja mesmo depois dos outros; sai todos os dias do recreio para fazer uma visita ao Santíssimo Sacramento... Na igreja, está como um anjo que mora no Paraíso".

Domingos dizia: “Os olhos são a janela da alma. Pela janela passa o que se deixa passar. Por ela podemos deixar passar um anjo ou um demónio, e fazer com que um deles se torne dono do nosso coração”.

Morreu em Mondonio no dia 9 de Março de 1857 com apenas 14 anos. A sua festa é celebrada no dia 6 de Maio. É patrono das mães grávidas, e por sua intercessão, registam-se todos os anos um surpreende número de graças. Pio XI definiu-o como "pequeno, ou melhor, grande gigante do espírito".

São Domingos Sávio viveu o ideal da santidade, deixando o exemplo para todos os jovens independentemente do seu tempo.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Anedotas - Agosto


Duas distintas senhoras encontram-se após um bom tempo sem se verem.

Uma pergunta à outra:
- Como vão os seus dois filhos... a Lúcia e o Francisco?
- Ah! Querida... a Lúcia casou-se muito bem. Tem um marido maravilhoso. É ele que se levanta de madrugada para trocar as fraldas do meu netinho, faz o café da manhã, lava a louças e ajuda nas limpezas. Só depois é que sai para trabalhar. Um amor de genro! Deus o abençoe!
- Que bom, amiga! E o Francisco? Casou também?
- Casou sim, querida... Mas tadinho dele, teve azar. Casou-se muito mal... Imagina que ele tem que se levantar de madrugada para trocar as fraldas do meu netinho, fazer o café da manhã, lavar a louça e ainda tem que ajudar nas limpezas! E depois de tudo isso ainda sai para trabalhar...



Pergunta a professora ao Joãozinho:

- Táxi leva acento?
_ Claro que leva Professora! Se não tivesse acento onde é que os passageiros se sentavam?



- Mãe, o que significa "reforma"?
- Olha filho, "reforma" significa aturar o teu pai o dobro do tempo por metade do dinheiro!



Na aula, o Zézinho diz ao professor:
- O meu pai este ano já fez operações à cabeça, aos intestinos, aos pulmões, ao coração, ao cérebro....
- Então deve ser muito doentinho...
- Não, é cirurgião.

História com Moral - Agosto

A História do Lápis

"Um menino olhava para a avó a escrever uma carta. A certa altura perguntou:
- Estás a escrever uma história que aconteceu comigo? É uma história sobre mim?

A avó parou de escrever a carta, sorriu e comentou com o neto:
- Estou a escrever sobre ti, é verdade. No entanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou a usar. Gostava que tu fosses como ele, quando cresceres.

O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
- Mas é igual a todos os lápis que vi na minha vida!

- Tudo depende do modo como tu olhas para as coisas. Há nele cinco qualidades que, se as conseguíres manter, farão de ti uma pessoa sempre em paz com o mundo.
A primeira qualidade: tu podes fazer grandes coisas, mas nunca te deves esquecer de que existe uma Mão que guia os teus passos. A esta mão nós chamamos Deus, e Ele deve sempre conduzir-te em direcção à Sua vontade.

A segunda qualidade: de vez em quando, é preciso parar de escrever e usar o afia-lápis. Isso faz com que o lápis sofra um bocado, mas deixa-o mais afiado. Portanto, aprende a suportar algumas dores, porque elas farão de ti uma pessoa melhor.

A terceira qualidade: o lápis permite sempre que usemos uma borracha para apagar aquilo que está errado. Percebe que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente mau, mas importante para nos manter no caminho da justiça.

A quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou a sua forma exterior, mas a grafite que está dentro. Portanto, presta sempre atenção naquilo que acontece dentro de ti.

Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele deixa sempre uma marca. Da mesma maneira, compreende que tudo o que tu fizeres na vida vai deixar traços, por isso tenta ser consciente de todas as tuas acções."

In. “Ser Como o Rio Que Flui” de Paulo Coelho

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Fotos do Acampamento

Olá!

Aqui estão as fotos do acampamento a que tivemos acesso! Apreciem!


Fiquem Bem e com D. Bosco!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Preparação para o Crisma

Olá!

Antes do Crisma houve a evidente "Preparação para o Crisma"! Os nossos Jovens reuniram-se com a Irmã Lourdes e o Valter para reflectir sobre o Sacramento da Confirmação, sobre a acção do Espírito Santo em cada um e sobre a caminhada que os trouxe até este momento!

O Info-Jornalismo esteve lá e captou o Espírito com que eles abraçaram a missão de Enviados de Deus! Aqui fica um vídeo com a música "Sou Enviado"!



Fiquem bem e com D. Bosco!

domingo, 16 de agosto de 2009

Dia da Festa do Crisma

No dia 5 de Julho de 2009, pelas 16 horas, realizou-se no Mosteiro de Grijó o Crisma, ao qual compareceram onze elementos do centro juvenil, que se juntaram a cerca de uma centena de outros jovens, provenientes de várias paróquias do concelho de Gaia.

O clima de ansiedade que se fazia sentir era notório em todos os crismandos dada a responsabilidade do compromisso que iriam assumir na celebração que prosseguiu da melhor forma possível, com a participação entusiasta de todos.

Este compromisso de fé simbolizou assim um amadurecimento da vivência Cristã dos jovens, e o culminar de uma caminhada há muito iniciada e em constante renovação.

No final da celebração, os onze crismados reuniram-se num clima de grande alegria, juntamente com os seus padrinhos e pais num jantar que decorreu de forma muito animada!

Salomé Fonseca

sábado, 15 de agosto de 2009

Acampamento dos Pré-Adolescentes

Acampamento 2009, Vila Flor
Pré-adolescentes

Foi a primeira vez que fui ao acampamento MJS e adorei. Para mim foi uma experiência espectacular passar aquela semana em Vila Flor com os meus amigos de Arcozelo e outros que ia conhecendo lá.

Um dos objectivos do acampamento era conviver e fazermos actividades com outras pessoas de modo a fazermos novas amizades, dançar, saltar, gritar, divertir, dormir, aprender, caminhar e muitas outras coisas que fizemos no acampamento, foi tudo fantástico. Adorei conhecer novas pessoas, diferentes de outros sítios. Havia momentos que gostávamos menos, mas isso também faz parte.


Também fiquei a saber mais sobre Dom Bosco, que era o tema deste ano!

Para mim o acampamento foi uma aventura fantástica! Espero que continue sempre a haver estes acampamentos!

Amei o Acampamento MJS 2009!

Sofia – 7º ano

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Bom Salesiano - Madre Mozzarella

Olá!

No dia 31 de Janeiro de 2009, na Festa de S. João Bosco, o Duarte apresentou o grande concurso sobre a vida e obra de D. Bosco! Aquilo até estava a correr bem até que ele disse, e passo a citar: "E agora, a equipa de Madre Mozzarella!"

Nós fomos para a rua e fizemos a nossa versão da rubrica "Bom Português"! Vejam!


Há mais novidades no nosso Canal Youtube! Espreitem!

Fiquem bem e com D. Bosco!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Jesus Cristo, a Estrela Polar

Olá!

Encontrei uma foto engraçada que quero partilhar convosco! Conhecem o "passeio das estrelas" em Hollywood, Los Angeles, Estados Unidos da América? Todas as grandes estrelas do cinema, da música e do entretenimento têm uma estrela com o seu nome neste "corredor da fama"! Pois bem, em frente a uma catedral desta cidade colocaram a seguinte estrela:

Aqui se lê "Jesus Cristo, o Filho de Deus"!

Parece-me bastante apropriado que Jesus seja a nossa Estrela, o nosso ídolo, alguém que admiramos e que aspiramos a seguir!

Fiquem bem e com D. Bosco!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Animando da Semana


Nome: Marta Sofia Vida Oliveira
Idade: 12 anos
Ano de catequese:
Actividade: Artes Plásticas
Número de irmãos: 1

Tens animais de estimação?
Não.

Qual é o teu prato de comida favorito?
Pizza.

Qual é o teu programa de televisão favorito?
Anatomia de Grey.

Qual é o teu livro preferido?
Bando dos Quatro.

O que fazes nos teus tempos livres? (além de ires ao grupo de jovens!lol)
Estar com os meus amigos.

O que mais gostas no grupo de jovens?
Da Boa-Tarde.

E o que menos gostas?
Gosto de tudo.

Se pudesses acrescentar uma actividade no grupo, qual seria?
A natação.

Qual a pessoa que mais admiras no mundo? Porquê?
A minha mãe porque gosto muito dela.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

10 conselhos do Papa aos Jovens

Olá!

O propósito de colocar no Blogue estes "10 conselhos do Papa aos Jovens" é aproximar Bento XVI de todos nós, porque ele fala-nos directamente e tem palavras muito sábias para nos transmitir!

Estes conselhos (que encontras na barra lateral) são uma óptima oportunidade para reflectirmos sobre a importância que damos à Religião na nossa vida e sobre como ser Cristão no meio dos nossos amigos. Aqui fica um resumo da mensagem que o Papa nos tenta transmitir:

Em resumo

"Construir a vida sobre Cristo, acolhendo com alegria a Palavra e colocando em prática a doutrina: eis aqui, jovens do terceiro milénio, aquele que deve ser o teu programa!

É urgente que surja uma nova geração de apóstolos enraizados na Palavra de Cristo, capazes de responder aos desafios de nosso tempo e dispostos a difundir o Evangelho por todo o lado. Isto é o que o Senhor vos pede, a isto vos convida a Igreja, isto é o que o mundo – mesmo sem sabê-lo – espera de vocês! E se Jesus vos ama, não tenham medo de responder-lhe com generosidade, especialmente quando vos propõe segui-lo na vida consagrada ou na vida sacerdotal. Não tenham medo, confiem Nele e não ficarão decepcionados."

Fiquem bem e com D. Bosco!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

10 conselhos do Papa aos Jovens

10) Ler a Bíblia

O segredo para ter um “coração que entenda” é formar um coração capaz de escutar. Isto é conseguído meditando sem cessar a palavra de Deus e permanecendo enraizados nela, através do esforço em conhecê-la sempre mais.


Queridos jovens, exorto a todos a adquirir intimidade com a Bíblia, a tê-la sempre ao alcance da mão, para que ela seja para vocês como uma bússola que indica o caminho a seguir. Lendo-a, aprenderão a conhecer Cristo. São Jerónimo, sobre este assunto, diz-nos: “O desconhecimento das Escrituras é desconhecimento de Cristo”.


domingo, 9 de agosto de 2009

10 conselhos do Papa aos Jovens

9) Ajudar: ser útil

Se pensarmos e vivermos em virtude da comunicação com Cristo, então abriremos os olhos. Então, não nos adaptaremos mais a viver preocupados somente por nós mesmos, mas veremos onde e como somos necessários. Vivendo e actuando assim, perceberemos logo que é muito mais belo sermos úteis e estarmos à disposição dos demais do que nos preocuparmos somente com o conforto que nos oferecem.


Eu sei que vocês, como jovens, aspiram a coisas grandes, que querem se comprometer por um mundo melhor. Demonstrem isso aos homens, demonstrem ao mundo, que esperam exactamente este testemunho dos discípulos de Jesus Cristo e que, sobretudo mediante o vosso amor, poder-se-á descobrir a estrela que, como pessoas de fé, seguimos.

sábado, 8 de agosto de 2009

10 conselhos do Papa aos Jovens

8) Conhecer a fé

Ajudem os homens a descobrir a verdadeira estrela que nos indica o caminho: Jesus Cristo. Tratemos, nós mesmos, de conhecê-lo cada vez mais para poder guiar também, de modo convincente, os outros até Ele. Por isso é tão importante o amor à sagrada Escritura e, de consequência, conhecer a fé da Igreja que nos mostra o sentido da Escritura.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

10 conselhos do Papa aos Jovens

7) Demonstrar que Deus não é triste

Quem descobriu Cristo, deve levar outras pessoas a Ele. Uma grande alegria não deve ser guardada só para a própria pessoa. É preciso transmiti-la. Em numerosas partes do mundo, existe hoje um estranho esquecimento de Deus. Parece que tudo continua do mesmo jeito sem Ele. Mas, ao mesmo tempo, existe também um sentimento de frustração, de insatisfação com tudo e com todos. Dá vontade de exclamar: não é possível que a vida seja assim! Verdadeiramente, não.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

10 conselhos do Papa aos Jovens

6) Aos domingos, ir a Missa

Não deixem de participar da Eucaristia dominical e ajudem também os outros a descobri-la. Certamente, para que dela emane a alegria que precisamos, devemos aprender a compreendê-la cada vez mais profundamente, devemos aprender a amá-la. Vamos nos comprometer com isso, vale a pena! Vamos descobrir a íntima riqueza da liturgia da Igreja e a sua verdadeira grandeza: não somos nós que fazemos festa para nós mesmos, mas, ao contrário, é o próprio Deus vivente que nos prepara uma festa.


Com o amor à Eucaristia, redescobrirão também o sacramento da Reconciliação, no qual a bondade misericordiosa de Deus permite sempre iniciar de novo a nossa vida.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

10 conselhos do Papa aos Jovens

5) Deus: tema de conversação com os amigos

“São tantos os nossos companheiros que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer o amor de Deus, ou procuram preencher o coração com substitutos insignificantes. Portanto, é urgente ser testemunhas do amor contemplado em Cristo.


Queridos jovens, a Igreja precisa de autênticas testemunhas para a nova evangelização: homens e mulheres cuja vida tenha sido transformada pelo encontro com Jesus; homens e mulheres capazes de comunicar esta experiência aos demais”.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

10 conselhos do Papa aos Jovens

4) Estar alegres: querer ser santos

“Além das vocações que implicam uma consagração especial, há também a vocação própria de todos os baptizados: trata-se de uma vocação àquele alto grau da vida cristã normal que se expressa na santidade.

Quando alguém encontra Jesus e acolhe o Seu Evangelho, a vida muda e a pessoa é levada a comunicar aos outros a própria experiência (...).


A Igreja precisa de santos. Todos estamos chamados à santidade e somente os santos podem renovar a humanidade.

Convido-os a fazer o esforço, já durante estes dias, de servir sem reservas a Cristo, custe o que custar. O encontro com Jesus Cristo lhes permitirá sentir interiormente a alegria da Sua presença viva e vivificante, para testemunhá-la depois, nos vossos ambientes”.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

10 conselhos do Papa aos Jovens

3) Não desconfiar de Cristo

“Queridos jovens, a felicidade que procuram, a felicidade que têm direito de saborear, tem um nome, um rosto: o de Jesus de Nazaré, oculto na Eucaristia. Somente Ele dá plenitude de vida à humanidade. Digam, com Maria, o vosso ‘sim’ ao Deus que quer se entregar a vocês.


Repito hoje, o que disse no princípio do meu pontificado: Quem deixa Cristo entrar na própria vida não perde nada, nada, absolutamente nada do que faz a vida livre, bela e grande. Não! Somente com esta amizade se abrem completamente as portas da vida. Só com esta amizade se abrem realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só com esta amizade, experimentamos o que é belo e o que nos liberta.

Estejam plenamente convencidos: Cristo não elimina nada do que existe de formoso e grande em vocês, mas leva tudo à perfeição, para a glória de Deus, a felicidade dos homens e a salvação do mundo”.

domingo, 2 de agosto de 2009

10 conselhos do Papa aos Jovens

2) Contar a Deus os sofrimentos e as alegrias

“Abram o vosso coração a Deus. Deixem-se surpreender por Cristo. Concedam-lhe o ‘direito de falar com vocês’ durante estes dias. Abram as portas da liberdade ao Seu amor misericordioso. Apresentem as vossas alegrias e penas a Cristo, deixando que Ele ilumine com a Sua luz a mente de todos vós e toque, com Sua graça, os vossos corações”.

sábado, 1 de agosto de 2009

10 conselhos do Papa aos Jovens

1) Dialogar com Deus

“Alguns de vocês poderiam talvez se identificar com a descrição que Edith Stein fez da sua própria juventude. Ela, que viveu depois no Carmelo de Colónia, tinha perdido, consciente e deliberadamente, o costume de rezar’. Durante estes dias, poderão recuperar a experiência vibrante da oração como diálogo com Deus, que sabemos que nos ama e que, por sua vez, queremos amar”.