domingo, 4 de outubro de 2009

SONHO OU REALIDADE?

Sim, pareceu-nos um sonho e ainda estamos sob esse maravilhoso sonho que se tornou realidade: A Madre esteve entre nós.

Nos dias que antecederam a sua visita uma verdadeira azáfama animou toda a escola. Os pequenitos iam para casa a contar e recontar o que se estava a perspectivar: a vinda da Madre que mandava nas Irmãs de todo o mundo e que fazia de Madre Mazzarello - assim se expressavam.

Pois! Mas a Madre veio e esteve mesmo connosco. Chegou pelas treze e vinte. À chegada tinha os alunos que a aguardavam com uma impaciência plausível. A Madre dirigiu-se à Capela onde se deteve num silêncio profundo e num recolhimento que manifestava o Grande Encontro que realiza em cada capela das muitas casas do Instituto. Admirou a beleza da Capela, o Crucifixo, a beleza das flores, da toalha… tudo a pormenor, como se tivesse uma semana para estar connosco!

Satisfeita por poder fazer uma foto com a Comunidade, passou ao almoço onde teve imenso gosto em escutar cada Irmã, saber a sua proveniência e escutar a origem da vocação salesiana de algumas. Quis se inteirar dos alunos que tínhamos, do trabalho realizado no Centro Juvenil e ficou muito feliz por sabê-lo tão dinâmico e com a quantidade de animadores voluntários empenhados em tão nobre missão. Parecia-nos um sonho sentir esta proximidade na Madre quando nós nunca tínhamos tido na nossa Casa a presença de nenhuma Geral. Foi confortante e de estímulo na nossa Missão Educativa salesiana.

Pelas 15.00 horas as crianças aguardavam impacientes no pavilhão, onde a aclamaram vigorosamente, cantaram o hino da escola e expressaram pela dança e movimento a alegria salesiana. Um aluno dirigiu-lhe uma saudação seguida pela de uma Educadora em nome de toda a Comunidade Educativa, família Salesiana e Movimento Juvenil Salesiano. Fê-lo em francês, língua materna da Madre. Foi com visível comoção que a Madre a escutou. No final a Madre dirigiu-se aos pequeninos e:
  • Agradeceu o tom de unidade da festa porque todos entraram e estavam activos;
  • Declarou-lhes que faziam parte duma grande família espalhada por todos os continentes;
  • Interrogou-os sobre o que significava ter um coração bom e grande e como o podiam aumentar;
  • Agradeceu a unidade que se respira em todo o corpo docentes e em todos os trabalhadores da nossa casa e da Comunidade educativa;
  • Afirmou ter encontrado aqui crianças muito alegres, acolhedoras e afectuosas;
  • Admirou a nossa Escola como sendo muto bonita, agradável, limpa e funcional.
Entregámos-lhe um Barco Rabelo que queria expressar a alegria, o trabalho e o espírito missionário do povo português. Sentimos que apreciou muito!

Após ter distribuído uns doces, o cartão com o convite e uma medalha aos adultos passou a visitar toda a escola, apreciando tudo o que encontrava nas salas por onde passou: 1º Ciclo, Pré-escolar, pátios, tudo com o prazer de em todo o lado ser abordada constantemente pelos pequeninos que já a sentiam familiar.


Deixou-nos uma grande mensagem – “…O amor é a força que tem maior poder de transformação. Juntos podemos fazer brotar vida e esperança” É o que desejamos para as nossas vidas com um sentido: OBRIGADA, MADRE!

Comunidade de Arcozelo

Vejam fotos deste acontecimento no Hi5 do grupo e na página das Filhas de Maria Auxiliadora.

Sem comentários: