sábado, 29 de agosto de 2009

Ninguém tem maior amor do que este: morrer por seus amigos. - Jo 15,13

Decidimos juntar estes dois Santos Salesianos, devido à história que partilham…

Versiglia, nasceu em Pavoa no dia 05 de Junho de 1873 e aos doze anos foi recebido por Dom Bosco.


Ordenado sacerdote em 1895, foi mestre de noviços durante dez anos em Genzano, Roma. Em 1906 chefiou a primeira expedição salesiana à China, realizando assim uma repetida profecia de Dom Bosco.
Sábio e incansável, verdadeiro pastor inteiramente dedicado ao seu rebanho, deu ao Vicariato uma sólida estrutura com um seminário, casas de formação, várias residências, orfanato, asilo para idosos. Demonstrando ser mais pai do que homem de autoridade, dava o exemplo do trabalho e da caridade que nada ordena sem antes ter medido as forças dos co-irmãos.

Caravario, nasceu em Turim no dia 18 de Junho de 1903.


Ordenado sacerdote, foi sempre fidelíssimo à sua consagração religiosa e animado por uma caridade sempre mais ardente. Em 1921, encontrando-se com Dom Versiglia em Turim disse-lhe: "Irei ao seu encontro na China". Cumpriu a palavra, dois anos depois.

Quando estavam os dois na China, numa visita pastoral ao distrito de Lin Chow, juntamente com dois professores, duas catequistas e uma aluna, no dia 25 de Fevereiro de 1930, foram assaltados por piratas comunistas num trecho isolado de um rio. Na tentativa de proteger as jovens, os dois missionários foram brutalmente espancados e depois fuzilados, por ódio à fé cristã que exalta a virgindade.

Foram proclamados Santos por João Paulo II a 1 de Outubro de 2000. A 30 de Junho de 2005, a Congregação para o Culto Divino decidiu elevar ao grau litúrgico de "festa" em sua "memória" o dia 25 de Fevereiro, que é a data do seu martírio.

Sem comentários: