segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Madalena Morano

Olá!

Apresentamos mais um exemplo de santidade salesiana. Trata-se de Madalena Morano, nascida em Chieri (Turim) no dia 15 de novembro de 1847. Eis um pouco da sua história de vida:

Começou, aos 14 anos a trabalhar com as crianças do lugar de Buttigliera. Dedicou toda a sua vida ao Ensino, especialmente depois de ter conseguido o diploma de professora. Rica de experiência didática e catequística, já com trinta anos e aconselhada por Dom Bosco, realiza o desejo de consagração. Acolhida em Mornese por Madre Mazzarello, professou em 1879 e pediu a Deus a graça de "não morrer antes de ter completado a sua medida da santidade".

O grande Bispo salesiano missionário, D. Cagliero, mandou-a como missionária para a Sicília, em 1881 (ano da morte de D. Bosco). A Sicília, nesse tempo, sofria a influência da maçonaria e o cristianismo estava muito decaído. Ela foi para uma pequena terra e uma pequeníssima escola, mas com o seu entusiasmo e voltando continuamente "um olhar para a terra e dez para o céu", abriu escolas, oratórios, internatos e oficinas de trabalhos manuais em toda a ilha. Em Ali, terra pobre de pescadores, ia para a praia e, enquanto esperavam a chegada do peixe, ia convencendo as crianças a frequentar a catequese. Naquele tempo, ela e as outras FMA tiveram a coragem de iniciar a catequese para os rapazes. A sua obra foi tão notória que, apesar de as Irmãs estarem só em duas dioceses, os bispos confiaram-lhes a organização e animação da catequese em toda a Ilha.

Minada por um tumor faleceu a 26 de Março de 1908, depois de uma vida de plena coerência, vivida sempre no intento de "jamais impedir a acção de Deus com concessões ao egoísmo pessoal".

João Paulo II, na sua Beatificação a 05 de Novembro de 1994, referiu: "O desânimo e a amargura provocados por acontecimentos desconcertantes e esmagadores são sentimentos humanos e compreensíveis, mas não devem apagar a coragem do empenho na prática do bem, 'custe o que custar' como dizia Madalena Morano. Sustentavam-na os exemplos de S. João Bosco e de S. Maria Mazzarello. Dizia: 'Vês como é grande o mar? Maior, imensa é a bondade de Deus.'"

Como curiosidade, o autocarro que transportou os portugueses no CampoBosco 2010 foi designado de Morano.

Fiquem bem e com D. Bosco!

1 comentário:

Ir. Lourdes disse...

A mim tocaram-me estas expressões: pediu a Deus a graça de "não morrer antes de ter completado a sua medida da santidade".
PODEMOS PEDIR O MESMO, NÃO?...

A Sicília, nesse tempo, sofria a influência da maçonaria e o cristianismo estava muito decaído.
E PORTUGAL?... MEU DEUS!

"O desânimo e a amargura provocados por acontecimentos desconcertantes e esmagadores são sentimentos humanos e compreensíveis, MAS NÃO DEVEM APAGAR A CORAGEM DO EMPENHO na prática do bem, 'custe o que custar' como dizia Madalena Morano.
Força, juventude!...