quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Apresentação do Lema 2011 (Fátima, 15 de Janeiro)
Pe. Pascual Chavez Villanueva

Eis o Cordeiro de Deus!
Que procurais?
Mestre, onde moras?

“Vinde e vede”

É uma tarde de Janeiro, envolta em nevoeiro sob o frio incisivo do inverno, na Cova da Iria onde a presença de Maria é ainda mais intensa que o ambiente gelado que nos aperta, ao meu lado um amigo se encontra, o diálogo desperto no acolhimento fraterno do encontro:

V.- Então, meu amigo, que acabaste por ver neste dia de hoje na apresentação do lema?

A.- Nem imaginas o vasto movimento de pessoas que comungam um mesmo propósito do Espírito Salesiano: SDB, FMA, Salesianos Cooperadores, ADMA, AA, MJS, Canção Nova, estiveram presentes para participarem neste apelo do Reitor-Mor no seu lema “ Vinde e Vede”, pela uma necessidade de convocar para uma cultura vocacional nos nossos ambientes educativos.


V.- Muito bem! Um lema muito extenso e profundo esse do Reitor-Mor que está editado num pequeno livro, e todos devemos ler e reflectir para clarificar a nossa acção como elementos activos nos diversos grupos da Família Salesiana, em particular os ” três pilares” erguidos por D. Bosco: SDB, FMA e os Salesianos Cooperadores que se reuniram para apresentar o seu novo concelho nacional, e anunciar a sua convicta parceria com a associação espanhola dos SC, representada pelo seu coordenador, delegado e respectivo concelho, existindo desde já um espírito de união ibérica em crescimento.


A.- Este foi um dia significativo para os Salesianos Cooperadores e toda a Família Salesiana, que unidos ao redor dos novos desafios que o lema apresenta, e estes são aspectos mais pertinentes a considerar:

1) Os ambientes educativos salesianos, são porventura, espaços propícios para a implantação da cultura vocacional.
a) Que condições possibilitam esta cultura vocacional.
b) Elementos que dificultam a cultura vocacional.
2) Apontar estratégias para uma cultura vocacional autêntica:
a) Nos ambientes salesianos;
b) Nos grupos da Família Salesiana;
Esta é a bagagem que levamos para casa e ser motivo de reflexão em relação ao nosso campo de acção com os jovens, uma cultura vocacional em si mesma, uma nova esperança dentro de um projecto de vida juvenil.

V.- Um projecto de vida juvenil! É de facto no campo da vocação que ele surge, e sei que os Salesianos Cooperadores estão empenhados em divulgar a todos os grupos da Família Salesiana, a sua forte identidade e vocação consagrada dos leigos empenhados na obra de D.Bosco, não é assim?


A.- É verdade, numa atitude própria do “Vinde e Vede”, os Salesianos Cooperadores seguindo o desejo do seu fundador, apresentam uma identidade e vocação aberta e aglutinadora a todos os elementos dos vários grupos da Família Salesiana, sejam professores, catequistas, animadores do MJS, antigos alunos, e mesmo até quem não esteja ligado directamente a estes grupos pode aderir a esta vocação, porque se identifica com o carisma e estilo educativo salesiano.
É uma cultura vocacional salesiana fortemente vincada na vida de cada um, que une e cria sinergia e impulsiona a obra sempre viva de D.Bosco.

V.- Compreendo…como já o afirmava S.Paulo (1 Cor 1, 10-17), recorda que independentemente de quem anuncia “nós somos todos de Cristo”, assim também “somos todos de D.Bosco”, salesianos unindo-nos mais a ele como leigos consagrados, sendo cooperadores na obra, para deste modo “sermos todos salesianos”, continuando a crescer a cultura vocacional no grupo em que estamos inseridos, sendo um Salesiano Cooperador.


A.- É isso mesmo, eis o objectivo primordial do novo concelho nacional dos Salesianos Cooperadores, através da divulgação esclarecedora em encontros de formação e encontros vocacionais (em particular na formação embrionária de grupos de cooperadores jovens aspirantes a Salesianos Cooperadores), e no envolvimento dos demais grupos da Família Salesiana neste pilar enraizado nas origens da obra do nosso fundador.

O ponto de partida passa por dar a conhecer a nossa cultura vocacional expressa nos Estatutos do Projecto de Vida Apostólica (PVA, capt. I, 1-6; capt. III, 13-14-17-18; capt. V), que sublinham a nossa identidade e vocação de serviço do ser Salesiano Cooperador.

V.- A necessidade de convocar motiva a Família Salesiana no “Vinde e Vede” porque queremos todos “ser salesianos”, colaboradores activos na missão da Igreja no mundo para “sermos todos de Cristo”.


A.- E em Cristo estamos, e desse modo o revelamos na Eucaristia que encerrou o encontro do lema, animados e enviados a “ser salesianos no mundo”.


V.- Meu amigo, é já a despedida, obrigado pela tua partilha imensa que me enriqueceu bastante.


A.- Até breve, até ao próximo encontro da Família Salesiana, quando os nossos caminhos se voltarem a cruzar, até lá…DA MIHI ANIMAS!


DA MIHI ANIMAS
Valter Santos Silva S.C.

Sem comentários: