segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

"Quero fazer-me santo"

Olá pessoal!
A actividade de jornalismo publica aqui o 4º e último episódio sobre a vida de S. João Bosco. Desta vez, a escolha e o comentário são da autoria da Ana Guedes do 10º ano.

"Sávio chega ao Centro Juvenil em Outubro de 1854. À noite, diz a D. Bosco:
- É a primeira vez que estou longe do meu pai e da minha mãe. Mas não estou triste porque o senhor me ajudará.
Domingos não fazia coisas extraordinárias. Quando se tratava de estudar, era um bom aluno. E como todos os rapazes, gostava de jogar.
Um dia, D. Bosco falou aos seus jovens da santidade. Domingos desde esse dia pensou seriamente em ser santo.
No dia 24 de Junho de 1855, dia onomástico de D. Bosco, os rapazes são convidados a escrever num bilhete o presente que desejam receber dele.
Domingos escreve: «Ajude-me a fazer-me santo.» Então D. Bosco chama-o à parte e oferece-lhe a fórmula da santidade. Diz-lhe:
«Presta atenção. Primeiro: alegria. Aqui que perturba e tira a paz não vem do Senhor. Segundo: deveres de estudo e oração. Não os cumpras para seres elogiado mas para te tornares num bom cidadão e num bom cristão. Terceiro: fazer o bem aos outros. Ajuda sempre os teus companheiros, mesmo que exija esforço. A santidade está toda aqui."

Comentário da Ana Guedes:
"Este episódio ensina que a verdadeira santidade é conseguida por pequenos gestos no dia-a-dia e que para sermos felizes temos de fazer o bem. Ensina-nos também que às vezes pode ser difícil fazer as coisas que o Senhor destinou para nós."

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

1 comentário:

Marlene Soutelo disse...

Verdade!
Não diria melhor!... :)