sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Liturgia

Semanalmente, toda a família Salesiana de Arcozelo, Irmãs Salesianas - Filhas de Maria Auxiliadora, MJS, Cooperadores Salesianos, Antigas Alunas e ADMAS, se reúne para celebrar a Eucaristia. Habitualmente é o Sr. Pe Carlos, um sacerdote Claretiano que, com alegria, se junta a nós para presidir a esta grande festa.

Assim, a actividade da liturgia surge da necessidade de preparar esta festa semanal. É uma actividade que congrega toda a família Salesiana uma vez que, só com a colaboração de todos, é possível preparar a festa de encontro e comunhão com Deus.

Todas as semanas é atribuída intercaladamente uma leitura, da seguinte forma:
  • Introdução: Animadores e Pré-Animadores de cada um dos grupos;
  • 1ª e 2ª Leitura: grupos do 8º, 9º, 10º, Grupo Crisma e Cooperadores Salesianos;
  • Oração Universal: grupos do 5º ao 7ºanos.
Todos os leitores comparecem na capela por volta das 17 horas para se proceder a um ensaio, pois o serviço litúrgico não pode ser improvisado.

Ocasionalmente, quando o calendário litúrgico assim o convida, revestimos de maior solenidade as nossas Eucaristias através da elaboração de um Ofertório ou de uma Acção de Graças.

O grupo da liturgia não é só composto por leitores, mas também por acólitos, normalmente jovens provenientes dos grupos dos 5º ao 7º anos, que acolitam o sacerdote na celebração e jovens mais velhas que cantam o Salmo. Estes jovens têm igualmente ensaios ao sábado durante à tarde.

Não podemos esquecer o precioso e indispensável contributo do grupo da música liderado pelo Valter e o Ricky que, de forma decisiva, contribui para que a Eucaristia se torne um momento de oração e de encontro com o Pai.

Ir. Lourdes
Vasco
Salomé Fonseca
Salomé Pinto

Sem comentários: