sábado, 13 de agosto de 2011

Ricky a caminho da Profissão Perpétua do Luís Almeida

Conheci o Luís Almeida no Acampamento Nacional MJS que se realizou em Pedrógão em 2008. Eu era animador e o Luís era o coordenador dos adolescentes. Era cá uma responsabilidade tomar conta de todos os adolescentes e guiar esse grupo numa caminhada de fé, seguindo os trilhos de S. Paulo... E eu só pensava: "Quem é este rapaz que eu nunca vi antes e que de repente aparece como coordenador?!"

Na minha ingenuidade, pensei que já conhecia todo o mundo salesiano português depois de todos os encontros em que tinha participado, e não me lembrava de ver o Luís antes... Agora que penso nisto, tenho a certeza que já nos tínhamos cruzado antes, como estranhos que se cruzam na rua, sem saber que um dia ele se tornaria um querido amigo.

Esta amizade, que começou nesse acampamento, consolidou-se no CampoBosco 2010. Aqui apercebi-me que a personalidade do Luís era incontornável. Basta que vos diga que ele estava sempre rodeado de pessoas, atraídas pela sua conversa fácil e pelo seu humor, bem como pelo conhecimento histórico dos lugares que visitávamos e a solenidade com que encarava os momentos sagrados. O meu pensamento neste ponto tinha mudado: "Olha que homem interessante que aqui temos!"

Tudo isto serviu para vos dizer que este ano fui ao Festival Super Bock Super Rock. Ainda que pareça que me estou a gabar de ter engolido e respirado o pó do Meco, chamo a vossa atenção para outro pormenor interessante: o festival começou a 14 de Julho (quinta-feira) e terminou no dia 17 (domingo) de madrugada, dia da Profissão Perpétua do Luís em Mogofores.

O meu plano era simples: durmo umas horas, vou para Lisboa, apanho um comboio até Coimbra, troco para um regional que me leva a Mogofores e estou no Santuário de Maria Auxiliadora mesmo a tempo do início da Profissão Perpétua do meu amigo Luís Almeida!

"Vais onde?! Fica mais uns dias aqui no sul!" dizia o meu pessoal festivaleiro. "Não, quero estar presente na Profissão Perpétua do meu amigo Luís Almeida!" E assim parti para cumprir o meu plano simples...que falhou logo em Lisboa... O único comboio que me faria estar a horas em Mogofores estava esgotado...

Com o meu plano genial deitado por terra, as hipóteses de estar em Mogofores a tempo pareciam nulas... De comboio não dava, de camioneta também não, de taxi...não sou rico... Eis que me ocorre que, concerteza, toda a Família Salesiana vai querer estar presente nesta festa tão importante! Alguém haveria de estar a sair de Lisboa rumo ao mesmo destino que o meu.

Com a ajuda da Irmã Lourdes, da Irmã Cecília e do Padre Aníbal, fui guiado até à Praça de S. João Bosco onde viria a conhecer o Padre Artur Pereira que energeticamente me indicou o meu lugar à mesa do almoço e me advertiu que partíamos em 15 minutos!

O sentimento de cumprir um objectivo a que nos propomos é algo muito agradável. Naquela sala de refeições da Casa D. Bosco, rodeado de Salesianos, já me conseguia ver em Mogofores a partilhar um marco emocionante da vida do meu amigo Luís Almeida.

Eu fui!

3 comentários:

André disse...

quando for grande quero ser como tu :)

Ricky disse...

Não apontes tão para baixo xD
Podes ser muito mais!

André disse...

amo-te :)