domingo, 23 de agosto de 2009

"Antes morrer que pecar"


Domingos nasceu no dia 2 de Abril de 1842 numa província de Turim (Itália). Crescido numa família rica de valores, o pai era ferreiro e a mãe costureira. Assumiu a vida com seriedade, tanto que elaborou o seu projecto de vida com apenas 7 anos:

“Lembranças da minha 1° Comunhão:
01. Confessar-me-ei com muita frequência e farei a comunhão todas as vezes que o confessor permitir.
02. Quero santificar os Dias Santos.
03. Meus amigos serão Jesus e Maria.
04. Antes morrer que pecar”

Encontrou-se com Dom Bosco quando tinha 12 anos, e pediu-lhe para ser admitido no Oratório de Turim, porque desejava ardentemente estudar para ser padre. Dom Bosco, admirado, disse-lhe: "Parece-me que temos aqui um bom tecido".
Domingos respondeu: "Eu serei o tecido; o senhor então, seja o alfaiate".

Mãe Margarida sobre Domingos: "Tens muitos jovens bons, mas nenhum supera o belo coração e a bela alma de Domingos Sávio. Vejo-o sempre rezando, fica na igreja mesmo depois dos outros; sai todos os dias do recreio para fazer uma visita ao Santíssimo Sacramento... Na igreja, está como um anjo que mora no Paraíso".

Domingos dizia: “Os olhos são a janela da alma. Pela janela passa o que se deixa passar. Por ela podemos deixar passar um anjo ou um demónio, e fazer com que um deles se torne dono do nosso coração”.

Morreu em Mondonio no dia 9 de Março de 1857 com apenas 14 anos. A sua festa é celebrada no dia 6 de Maio. É patrono das mães grávidas, e por sua intercessão, registam-se todos os anos um surpreende número de graças. Pio XI definiu-o como "pequeno, ou melhor, grande gigante do espírito".

São Domingos Sávio viveu o ideal da santidade, deixando o exemplo para todos os jovens independentemente do seu tempo.

Sem comentários: