domingo, 22 de janeiro de 2012

Laura Vicuña

Olá pessoal!

Hoje celebramos os 108 anos da morte de Laura Vicuña, uma jovem de referência para todos os salesianos.

Laura Vicuña nasceu a 5 de Abril de 1891 em Santiago do Chile. Filha de um alto militar e chefe político José Domingo Vicuña e Mercedes Pinto.

O Chile estava em guerra civil na altura do seu nascimento, e com a queda do governo a família é obrigada a fugir para longe da cidade. O pai vem a falecer e deixa a família na miséria quando Laura tem apenas 2 anos.

A mãe, viúva com duas filhas, vai viver para a Argentinas e junta-se com um homem muito bruto e violento, Manuel Mora.

Em 1900, entra como interna do colégio das Irmãs Salesianas de Maria Auxiliadora em Junin de Los Andes na Argentina.

Enquanto se preparava para fazer a sua 1ª comunhão, toma conhecimento, nas aulas de moral, que a sua mãe vive contra a vontade de Deus, ou seja, em união de facto. Resolve então, no dia da sua primeira comunhão, oferecer a sua vida em sacrifício para a salvação da alma da sua mãe.

Depois de muita insistência, consegue finalmente ser admitida como “Filha de Maria” onde consagra a sua pureza à Santíssima Virgem.

Quando vai passar as férias do Natal a casa da mãe, Manuel Mora tenta abusar dela e, como não consegue, bate-lhe brutalmente. Esta vê-se obrigada a fugir, mas a sua saúde começa a debilitar-se.

Na sua agonia final, conta à mãe o seu sacrifício e obtém dela a promessa de deixar definitivamente aquele homem.

Laura Vicuña morre a 22 de Janeiro de 1904, com apenas 12 anos. A mãe, cumprindo a sua promessa consegue fugir daquela região.

Após muitos milagres por sua intercepção, Papa João Paulo II beatifica-a em 1988. Laura Vicuña torna-se a padroeira das vítimas de incesto e maus-tratos por parte dos pais.

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazarello!

Sem comentários: