“Um Só Senhor” é o título de uma obra concebida sob a égide do espírito vivido por toda a Igreja no Ano Paulino 2008/2009, esta foi mais uma forma de expressar a profundidade e a permanente influência que a pessoa de S. Paulo transmite, caracterizada pelo valor significativo das suas cartas que inspira todos nós. Deste modo, nada mais relevante do que o dizer através de um excerto de uma das suas cartas, demonstrando o verdadeiro espírito com que se pretendeu concretizar este projecto: “todos vós sois filhos de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo, não há judeu nem grego, não há servo nem livre, não há homem nem mulher, pois todos vós sois um só em Cristo”. (Gal 3, 26-28)
De facto, a nova evangelização pretende um sentido ecléctico, diversificado na igualdade, uma união na sinergia e na comunhão de recursos e dons de todos nós, membros de um mesmo corpo, numa mesma Igreja, em “Um Só Senhor”.
Este o propósito fundamental deste projecto protagonizado pelo Padre Salesiano Tarcízio Morais que estimulou, motivou e foi o eixo que fez mover toda uma enorme parceria de pessoas que com ele colaboraram para trazer um novo S. Paulo a um público mais abrangente e assim tornar mais próximo e compreensível este modelo inabalável de fé a seguir. Esse grupo de cantores, letristas, compositores, músicos, na sua maior parte amadores fizeram questão de estar presentes no concerto do lançamento oficial do livro-CD. Este conjunto veio de Norte a Sul do país, com o intuito de representar diversas casas salesianas e outros grupos católicos ligados à divulgação da música cristã, também o nosso Centro Juvenil Promotores da Paz esteve representado através do contributo do Valter. Este projecto único é percursor pelo contributo desta globalidade que se fez tão envolvente e inspirou a todos que participaram.
O espectáculo teve lugar na casa salesiana de S. António do Estoril no passado dia 13 de Novembro e contou com uma sala cheia no teatro da escola, a honrar a iniciativa repleta de vida nova para a acção pastoral salesiana do Pd. Tarcízio Morais. O ambiente de festa predominou durante a apresentação do reportório do CD, que se pautou pela variedade de estilos musicais e interpretações, sendo disso exemplo as canções: “Um Deus que eu conheci”, que abriu o concerto de forma intensa criando um sentimento comum às restantes; “Alegrar-me sempre em Ti”; “Se Deus está por nós”; “Homem novo”; e “Um Só Senhor”, dando voz e mensagem renovadas a S. Paulo. Assim, estas canções procuram criar uma relação entre o crente e toda esta obra agora divulgada como instrumento de evangelização que apela à vida de cada um. Pretende ser uma óptima contribuição para a pastoral juvenil, e em particular, como um elemento criador para envolvência de mais Jovens na Igreja, e no caminho da fé, esperança e amor que S. Paulo oferece como a identidade constante e coerente para o encontro com o nosso Deus, Jesus Cristo, para sermos todos um só com Ele, “Um Só Senhor”.
Fiquem bem e com D. Bosco!