segunda-feira, 28 de junho de 2010

Festa das Promessas 2010

Olá!

Este fim de semana vai ser muito especial para o nosso Grupo de Jovens. Trata-se da Festa das Promessas 2010! E será diferente do habitual.

Para nos prepararmos convenientemente, teremos a Celebração do Perdão na sexta-feira, dia 2 de Julho, pelas 21:15. Todos os jovens devem estar presentes, e toda a comunidade está convidada a participar (nomeadamente, os pais e a restante Família Salesiana).

No Sábado, dia 3 de Julho, reuniremos no salão pelas 15h para o acolhimento e preparação da Eucaristia. Assim, por volta das 16h iniciaremos a Festa das Promessas na capela.

Logo após a cerimónia, está preparado o Grande Convívio – Festa das Promessas. Será uma festa para toda a família com churrascada, música e jogos tradicionais! Venham todos! Estarão também a ajudar os jovens que vão ao CampoBosco a angariar fundos para a viagem.

Contamos com todos!
Fiquem bem e com D. Bosco!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Rifas de S. João

Olá!

Foram ontem sorteados os prémios das rifas de S. João que os jovens que vão ao CampoBosco organizaram. Assim, os números vencedores são:

1º prémio - nº 888
2º prémio - nº 879
3º prémio - nº 695


Muitos parabéns aos vencedores. Irão ser contactados em breve para receberem os prémios.

Resta agradecer a todos os que contribuíram para a viagem do CampoBosco comprando uma rifa e agradecer também a todos que ajudaram a vender as rifas.

Fiquem bem e com D. Bosco!

domingo, 20 de junho de 2010

Beatriz Coutinho - Finalista no Externato Nª Srª Fátima

Para todos os que visitam o "Boscolândia" eu queria dizer:

Quando a minha mãe me perguntou se eu queria ir para o centro Juvenil, eu fiquei um pouco indecisa. Já muitas pessoas me tinham dito que era muito fixe mas eu não me acreditei. O que eu pensava era que o Centro Juvenil era só... Catequese! Por isso disse-lhe que tinha de pensar...(o que era mentira pois eu não queria ir).

Até que a Nisa me disse que eles faziam muitas actividades, brincavam, e também tinham catequese. Também disse que quando lá estivesse não iria querer sair mais. Claro que eu não acreditei. A que propósito eu queria ficar lá? Mesmo que gostasse depois queria ir para casa.

A Nisa convidou-me para ir no sábado (dia 19 de Junho) lá à escola para ver como funcionava o Centro Juvenil. Então eu fui. Mas convidei uns amigos. A Madalena, o Tiago, a Helena e o Gonçalo, todos meus colegas do 4º ano. Só o Gonçalo pôde vir. Fomos então os dois ver como "era" o Centro Juvenil.

A verdade é que quando a missa acabou ,e a minha mãe e a dele chegaram nós não queríamos ir embora. Foi tão divertido!!! as actividades, a catequese mas sinceramente eu tenho de falar de uma turma de catequese que lá anda. A turma do 6º ano. Se com ela estiverem vão sair de lá contagiado de risos!

O Centro Juvenil é mesmo fixe!
Eu escrevi esta mensagem a ver se contagiava colegas meus e mais pessoas a virem para o Centro Juvenil, porque a maior parte pensa que é uma seca e nem por um dia vem experimentar. Mas eu juro que se cá forem vão adorar!!!
Eu não vos minto...

Beatriz Coutinho

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Sondagem - O Sacerdote

Olá!

Será que alguma vez nos questionamos sobre o papel do Padre na sociedade de hoje? É uma figura activa na comunidade? Será que a sua acção se limita às celebrações na igreja? Esta sondagem pretende alargar a nossa visão sobre este assunto.


Por isso perguntamos: Qual ou quais são para ti as funções de um Padre? Imitar Cristo nos dias de hoje? Orientar a população? Bom ouvinte? Guia das famílias? Celebrar sacramentos? Converter e evangelizar?

Contamos com a tua participação.
Fica bem e com D. Bosco!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Parábola - Junho


A Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém

Uma tarde no Monte das Oliveiras Jesus surpreendeu dois dos Seus discípulos com um pedido:
- Vão à aldeia e, quando encontrarem um burro amarrado, tragam-no. Vou entrar em Jerusalém montado nele.

Os discípulos ficaram muito contentes, pensando que era agora que Jesus Se ia coroar rei de Israel. Cobriram o burrinho com as suas vestes e Jesus montou-o. À medida que Ele avançava, a multidão clamava: “Hossana!” Estendiam as suas vestes pelo caminho e cortavam ramos que espalhavam pelo chão. Foi um grande dia para todos os que O seguiam, como Ele era muito diferente dos reis da Terra, que apareciam montados em esbeltos e luxuosos cavalos!

Quando os discípulos foram buscar o burrinho, disseram ao seu dono: “O Senhor precisa dele.” Sim, foi de um animal humilde que Jesus precisou para cumprir uma profecia que estava escrita há muitos anos.

Moral da História - Junho

Cicatrizes de Amor

Num dia quente de verão, no sul da Florida, um menino decidiu ir nadar na lagoa atrás da sua casa. Saíu pela porta traseira, atirou-se à água e nadava feliz. Enquanto nadava, o menino não percebeu que um crocodilo de tamanho grande se aproximava dele bem de mansinho.

A sua mãe, na casa aproximou-se da janela e viu o que estava para acontecer, sendo que o seu filho nada percebia. Imediatamente gritou o mais alto que podia para alertá-lo e, olhando para a sua mãe apesar da distância, ele percebeu o que estava a acontecer, mudou então o lado em que nadava para a direção oposta do crocodilo. Mas era demasiado tarde.

A mãe no seu desespero de acudir o filho atirou-se à lagoa na direção do mesmo, e quando o crocodilo atacou o menino, a mãe agarrou-o pelos braços com muita força sem soltar, enquanto o crocodilo atacava as pernas do menino. A mãe, pela força do seu coração, lutou como pôde para salvar o seu filho. O crocodilo não soltava o menino, mas a mãe era muito mais forte em amor e não deixou de lutar.

Por providência de Deus, um homem que passava por ali, presenciou aquela luta, e apressando-se sacou uma pistola e matou o crocodilo, isto já bem perto da margem do lago. O menino sobreviveu embora os seus pés, pernas e braços tenham sofrido muitos ferimentos.
O menino ficou vários dias hospitalizado. Foi então que um jornalista soube do facto e foi conversar com o menino, que lhe contou o ocorrido. O jornalista pediu para ver os ferimentos, então o menino levantou a colcha e mostrou os ferimentos dos pés e pernas, que deixariam cicatrizes profundas, mas fez questão também de mostrar com muito orgulho e gratidão as marcas e cicatrizes dos seus braços, dizendo "estas são as marcas que você deve ver".

Eram as marcas das mãos da sua mãe que ao segurá-lo com tanta força para tirá-lo do crocodilo havia-lhe ferido. Disse o menino "eu tenho estas marcas porque a minha mãe não me largou e assim salvou a minha vida".


D. Bosco aconselha:

“Lembra-te se alguma vez te doeu a alma, foi porque Deus te agarrou com toda a força para que não caísses”

Anedotas - Junho

Três europeus são apanhados por uma tribo de canibais, que concede um último desejo a cada um :
Inglês: - Quero fumar o meu cachimbo uma última vez.
O chefe da Tribo: - Ok, sem problema
Francês: - Quero comer bem pela última vez.
O chefe da Tribo: - Ok, sem problema
Português: - Quero comer morangos.
O chefe da Tribo: - Mas nesta época do ano não há morangos...
Português: - Não faz mal, eu espero!


A mulher acaba de comprar um conjunto de cosméticos caros que garantem que a farão rejuvenescer vários anos. Ela senta em frente ao espelho e passa horas aplicando os produtos milagrosos. Finalmente, vira-se para o marido e diz:
- Querido, fala honestamente, que idade me dás agora?
Ele balança a cabeça pensativamente e responde com cuidado:
- Bem, a julgar pela pele, 20. Pelo cabelo, hmmm, 18. Pelo rosto, 25.
- Ah, és um querido - responde a mulher.
- Calma, ainda não somei tudo!


Nos Estados Unidos da América foi inventada uma máquina que descobre ladrões!
Testaram em Chicago : 5 minutos apanhou 150 ladrões,
Levaram para China e em Pequim: 3 minutos apanhou 350,
Na África do Sul em Joanesburgo : 2 minutos apanhou 600 ladrões,
Trouxeram para Portugal... 1 minuto, ROUBARAM a MÁQUINA!!!
Devem funcionar!!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Acampamento Nacional MJS 2010


O Acampamento Nacional do Movimento Juvenil Salesiano vai decorrer este ano entre os dias 26 e 30 de Julho no Parque de Campismo Municipal da Praia do Pedrógão.

Objectivos
- Continuar, em contexto de acampamento, a experiência formativa realizada ao longo do ano nos grupos MJS.
- Oferecer a possibilidade de realizar uma experiência de vida em grupo mais intensa.
- Continuar a aprendizagem prática dos valores de partilha, da interajuda e do serviço.
- Reforçar o sentido de pertença ao MJS.
- Encontrar-se com Deus por meio da natureza, da reflexão e da oração.

Destinatários
Grupos em caminhada de fé, catequese, ADS, acólitos, escuteiros, grupos dos Centros Juvenis.

É necessário
- Saco cama, lanterna, toalha, fato de banho, objectos de higiene pessoal, roupa necessária para os dias do acampamento.
- Tenda, se tiver e de acordo com o coordenador de pastoral local.
- O lenço ADS ou MJS, outros elementos de identificação do grupo de fé.
- Guitarra ou outro instrumento musical que saiba tocar.
- Copos e prato de plástico, não descartáveis, e talheres.
- Material para escrever, caderno e caneta.
- Levar almoço para o primeiro dia.

Datas e horários
Dia 26 - 14h30 - montagem das tendas e abertura do
Acampamento.
Dia 30 - depois do almoço - conclusão do acampamento.

Custos
Inscrição por participante: 30 € (inclui estadia, alimentação, seguro e materiais para actividades)
Falta o preço do transporte.

IMPORTANTE
- Cuidados de saúde: é de toda a conveniência levar o cartão de assistência sanitária ou, pelo menos, fotocópia do mesmo. Alergias ou outros problemas de saúde devem ser comunicados aos responsáveis logo desde o início da actividade.
- Materiais desaconselháveis: leitor de mp3, rádio, CDs, telemóveis. O uso destes materiais está estritamente proibido durante as actividades. A organização não se responsabiliza pelo extravio ou danos que os mesmos possam sofrer.

Para mais informações, consulta aqui o desdobrável com a ficha de inscrição.

Fica bem e com D. Bosco!

domingo, 6 de junho de 2010

Tudo pelo CampoBosco

São sete os jovens do Centro Juvenil Salesiano de Arcozelo, que vão participar no Campo Bosco 2010. O objectivo é conhecer e visitar todos os locais essenciais ao surgimento da obra salesiana. Para angariar alguns fundos para a nossa viagem, organizamos um Sarau Cultural onde não faltou muita música, tal como é habitual nos ambientes salesianos.

No salão do Externato Nossa Senhora de Fátima, deu início por volta das 21:30 o Sarau CampoBosco 2010. As 16 mesas acolheram cerca de 120 pessoas, num ambiente intimista e familiar à luz de velas.

O Ricky introduziu a noite e deu as boas-vindas ao público. É ele um dos principais responsáveis pelo sarau e, ao mesmo tempo, um dos principais interessados nele, pelo que se apressa a dizer “como qualquer evento que não é ensaiado, o Sarau vai ser descontraído. Espero que todos se divirtam e que façam despesa no CJSCafé pois o objectivo da noite é angariar fundos para atenuar a despesa da viagem ao CampoBosco”.

Pelo palco passaram inúmeros amigos nossos: o Valter, o Rui Pedro, a Idália e o João Pedro do COP, a Patrícia do 10º ano, o Bruno do 9º ano e a Cláudia para além do coro de pequenos jovens do Centro Juvenil que cantaram a versão portuguesa da canção “I gotta feeling” - “Tenho um pressentimento que esta noite vai ser uma boa noite!”.

Também alguns da organização contribuíram artisticamente: a Carolina declamou um poema escrito por si: “Era uma vez uma história…” e a Salomé, "em estreia absoluta a solo e a iniciar a sua digressão", tocou primeira vez guitarra em público. Foram momentos de natural nervosismo, mas divertidos e cativantes para todos.

Enquanto se ouviam as actuações, um grupo de cinco jovens ajudavam no CJS Café. Todos de t-shirt laranja registavam os pedidos de cada mesa: “- Deseja alguma coisa?” “-É uma água por favor”. Do corredor para o refeitório era levado o pedido. Cinco dos jovens que vão participar no CampoBosco estão atarefados. Uns preparam o café, outros o chá, outros fazem tostas-mistas e outros ainda lavam a louça.

Apesar do intenso calor que se fazia sentir no salão, o ambiente era descontraído, fortes salvas de palmas acompanhadas de assobios terminavam cada actuação, pessoas que riem, outras que contam histórias, outras que comentam o sarau.

À meia noite, o espectáculo chegou ao fim. O público começou a sair vagarosamente das mesas e do salão e juntou-se à entrada do colégio. Uns vão embora, outros ficam e ajudam a arrumar as mesas, as cadeiras e o bar.

No fim, a satisfação era geral e todos saíram do Centro com um sorriso. E a todos que nos ajudaram para que assim fosse, um muito obrigado.

Adaptado dum trabalho de Salomé Fonseca