sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Rubrica Radiofónica - Especial Natal

Olá pessoal!
A actividade de jornalismo preparou uma Rubrica Radiofónica - Especial Natal - de 30 minutos para vocês! Com o programa, o jornalismo traz até vocês algumas das mais bonitas músicas e histórias de Natal!

Programa Especial Natal by CJSpromotoresdapaz

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazarello!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal do Bispo D. Manuel Clemente



Mais um Natal à porta... É assim que costumamos dizer, mas neste ano de 2011 ainda tem de ser com mais força e convicção. Tanto mais quanto não teremos muitas possibilidades de nos distrair do verdadeiro Natal, nós e os outros...
Haverá lugar para presentes e lembranças, mas sobretudo no sentido autêntico destas palavras. Às "lembranças", havemos de as ter, mas lembrando-nos dos outros, especialmente dos que são menos lembrados, visitados, e acompanhados no dia a dia. Os "presentes" seremos nós, que também queremos estar onde for preciso, para que haja Natal a sério. E são tantos os lugares e as situações a requererem a nossa presença.
Natal é "nascimento", Deus a nascer no mundo, como sabemos que aconteceu em Cristo, o Menino Jesus de há dois mil anos e de sempre. É ele o grande presente de Deus e a sua permanente lembrança de nós.
Os cristãos sabem que é assim e que, realmente, nunca estão sós, pois não há momento das suas vidas em que não possam acolher e sentir essa presença de Deus. - São ainda crianças? Jesus Menino nasce, chora, ri, brinca e cresce com eles! - São adolescentes? Jesus vai com eles ao templo, como foi a Jerusalém aos doze anos, para indicar "a casa do Pai", Pai que quis partilhar connosco! - São jovens a escolher um rumo, uma vocação? Jesus ensina-os que a verdadeira realização da vida está em descobrir e cumprir a vontade do Pai, ou seja, o que Deus quer de nós e quer realizar no mundo com a colaboração de cada um! - Sentimo-nos pequenos e fracos perante a imensidão de coisas a fazer, lutas a travar, objectivos a alcançar? - Jesus ensina-nos, juntando cruz a cruz, a sua à nossa, para nos transmitir aquela força que vence a própria morte!
Tudo isto é particularmente importante de acolher neste Natal e nas presentes dificuldades da vida de tantos. - Recebamo-lo então, a Jesus nas nossas vidas, para nos tornarmos presépios vivos em que Ele nasça e sorria a todos, casa a casa, escola a escola, hospital a hospital, trabalho a trabalho!
- Aceite o presente de Deus e torne-se presente para alguém, para toda a gente!

Consigo, no presépio do mundo,
Manuel Clemente, Bispo do Porto

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Fazer a diferença



“ Fazer a diferença” é uma “actividade” do Centro Juvenil Salesianas Promotores da Paz e pretende alertar e envolver os jovens em acções de solidariedade social, fomentar o voluntariado e divulgar campanhas solidárias.

Sentes que podes contribuir com o teu tempo para ajudar os outros…

Faz como nós…

Não fiques indiferente!

Marlene Soutelo

sábado, 17 de dezembro de 2011

Animando do mês


Nome: Gabriel Machado Santos Rebelo
Idade: 10 anos
Ano: 5º ano
Actividade: Cantinho das artes
Animais de estimação: 2 gatas, Tobias e Emma e uma cadela, a Bega
Cor favorita: Azul
Programa de TV favorito: Morangos com Açúcar
Pessoas que mais admira: O pai e a mãe porque são simpáticos
Comida favorita: Massa à bolonhesa
Livro favorito: Uma aventura na Mina
Música favorita: "Closer to the edge" dos 30 Seconds to Mars

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

8 de Dezembro de 1841

Hoje é um dia muito especial para a Família Salesiana. Foi neste dia, mas em 1841, que D. Bosco iniciou a sua obra.Quando se preparava para a missa na igreja de S. Francisco de Assis, entrou na sacristia um rapazinho. O sacristão, julgando tratar-se de um ladrão, correu-o da Igreja à vassourada.

D. Bosco, ouvindo barulho, interveio:

— Que modos são esses? Arruma a vassoura!

— Porquê reverendo?

— Porque ele é meu amigo.

— Se assim é... — resmungou o sacristão —, e foi chamar o rapaz.

O jovem regressou, com ar comprometido. Tinha o cabelo rapado e o casaco sujo de cal. Era um rapaz da província. Ao sair de casa, os pais tinham-lhe recomendado que em Turim não deixasse de ir à Missa. Mas ele sentia-se envergonhado em ir para o meio das pessoas bem vestidas. Ao ouvir isto, D. Bosco dirigiu-lhe umas palavras amáveis e pediu-lhe que esperasse um pouco depois da Missa, porque tinha uma coisa muito importante a dizer-lhe. Terminada a Missa, levou-o a um canto da igreja e, de sorriso nos lábios, perguntou-lhe:

— Meu bom amigo, como te chamas?

— Bartolomeu Garelli, de Asti.

— Ainda tens pai?

— Não, já morreu.

— E mãe?

— Já morreu também.

— Quantos anos tens?

— Dezasseis.

— Sabes ler e escrever?

— Nem uma coisa nem outra.

— Sabes cantar?

— Não.

— E assobiar?

— Isso sei — e sorriu.

D. Bosco continuou:

— Já fizeste a primeira comunhão?

— Ainda não.

— E já te confessaste alguma vez?

— Sim, quando era pequeno.

— E vais à doutrina?

— Não me atrevo. Os rapazes mais pequenos fazem troça de mim…

— E se fosse eu a explicar-te a doutrina, vinhas?

— Com todo o gosto.

— Pode ser aqui mesmo?

— Sim, desde que não me batam!

— Fica descansado, agora és meu amigo, e ninguém te fará mal. Quando vamos começar?

— Quando o senhor quiser.

— Agora mesmo?

— É só o senhor querer!

D. Bosco ajoelhou-se e rezou uma Avé-Maria. Naquele momento nasceu o Oratório, e começou o grande apostolado de D. Bosco entre os jovens.


quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Um Natal mais solidário

Amigos,

Chegou o tempo de caminhar rumo ao Natal.

Já vemos à nossa volta sinais de preparação: luzes nas ruas, nas montras, lojas bem iluminadas, anúncios na televisão…

Mas, se olharmos bem à nossa volta nem tudo é assim tão colorido...

O Centro Juvenil Salesianas Promotores da Paz, através do seu projecto “Fazer a diferença” vem junto de vós, fazer o apelo àqueles que puderem e quiserem partilhar algo do que têm com quem precisa, ajudando a dar cor ao Natal de outros.

Bem sabemos que os tempos que correm são díficeis para todos, mas quando todos ajudam, o pouco tranforma-se em muito. Hoje eles, amanhã poderemos ser nós!

A partir do próximo dia 3 de Dezembro recolhemos:

  • Brinquedos - Novos ou usados
  • Roupas - dos 0 aos 16 anos
  • Géneros alimentícios - arroz, massa, leite, bolachas, cereais
  • Cobertores e agasalhos - para um grupo que presta apoio aos sem abrigo

Agradecemos a todos a colaboração!


Fiquem bem, com D. Bosco e Maria Mazzarello!

sábado, 26 de novembro de 2011

Quem é Mãe Margarida?

Olá pessoal!
A actividade de jornalismo foi tentar descobrir nos corredores do nosso Centro Juvenil, o que é que os jovens acham sobre Mãe Margarida.


Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazarello!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Mãe Margarida


Hoje celebramos o dia de Mãe Margarida, a mãe de S. João Bosco que também foi mãe de todos os jovens que ele acolheu.

Margarida Occhiena nasceu no dia 1 de Abril de 1788, em Capriglio, onde morou até se casar com Francisco Bosco. Depois, mudou-se para Becchi. Com a morte prematura do marido, Margarida, com 29 anos, teve de enfrentar sozinha a condução da família numa época muito complicada, em que faltava tudo. Ao seu cuidado, ficou a sua sogra, António, filho de um primeiro casamento de Francisco Bosco, e os seus dois filhos, José e João.

Mulher forte, de ideias claras, determinada nas escolhas, era severa na educação cristã, mas doce e compreensiva. Obrigada a fazer escolhas às vezes dramáticas, conduziu com fé, sabedoria e coragem o desenvolvimento das habilidades dos filhos, ajudando-os a crescer na generosidade e no espírito de iniciativa. Acompanhou com particular amor o seu filho João até ele se tornar sacerdote. Depois, deixou a sua casa e seguiu-o na sua missão entre os jovens pobres e abandonados de Turim. Durante dez anos, Margarida fez da obra de D. Bosco um objectivo de vida, ajudando na criação da Obra Salesiana.

Foi ela a primeira e principal Cooperadora de Dom Bosco. Graças à sua bondade, Margarida tornou-se a mãe de todos os jovens que procuravam D. Bosco. Analfabeta, mas cheia daquela sabedoria divina, Margarida colocou sempre Deus acima de tudo, entregando-se a Ele numa vida de pobreza, oração e sacrifício.

Mãe Margarida morreu aos 68 anos, em Turim, há precisamente 155 anos. Na altura, a sua morte foi chorada por todos aqueles a quem ela chamou de "filhos".

sábado, 19 de novembro de 2011

Concurso de Fotografia "Aqui vejo Jesus"

Olá pessoal!
A actividade de multimédia está a organizar um Concurso de Fotografia cujo tema é "Aqui vejo Jesus". Clica na imagem e descobre como podes participar e ganhar!



Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Animando do mês

Nome: Inês Fernandes
Ano:
Idade: 13
Animais de estimação: uma cadela, a Preta
Comida favorita: Francesinha
Programa de Tv favorito: The Simpsons
Cor favorita: laranja
Pessoas que mais admira no mundo: Pais

domingo, 13 de novembro de 2011

S. Martinho nos dias de hoje

No último Sábado, dia 12 de Novembro, a actividade "Fazer a diferença" preparou uma pequena encenação para celebrar o dia de S. Martinho, na qual adaptaram a lenda aos dias de hoje.O objectivo foi transmitir uma mensagem a todos: devemo-nos dar sempre ao outros, e olhar mais para quem está ao nosso lado, pois há muita gente que precisa de nós.
Vejam ou revejam a apresentação desta actividade que continua realmente a querer fazer a diferença no nosso grupo. Parabéns por mais esta iniciativa! ;)

Fiquem bem, com D. Bosco e Maria Mazarello!

sábado, 12 de novembro de 2011

Ferinha Missionária

No passado dia 28 de Outubro algumas jovens do Centro Juvenil que integram o projecto “Fazer a diferença” colaboraram na “Feirinha Missionária” levada a cabo pelo Externato Nossa Senhora de Fátima.

Esta feirinha tinha como objectivo a angariação de fundos que reverterão a favor da construção de uma sala de aula da nova escola primária de Oyem, no Gabão, onde existe uma comunidade de FMA.


Todos foram convidados a colaborar e a contribuir com alguma coisa para vender, enriquecendo a “Feirinha” e envolvendo-se neste gesto de solidariedade e partilha.

Havia de tudo um pouco… desde a tradicional compota, aos trabalhos artesanais, a bela da bijutaria e apetitosos petiscos e bolos.

Por volta das 15:00 horas foi a abertura oficial com uma pequena encenação realizada pelos alunos. De seguida, instalou-se a confusão! Os miúdos, com um espírito crítico e um olhar encantado, observavam todos os objectos expostos.

Desde miúdos que queriam trocar uma moeda de vinte cêntimos por uma moeda de dois euros, até aos miúdos que “vamos primeiro comer e o dinheiro que sobrar gastamos aqui”, e até meninas que pareciam verdadeiras árvores de Natal com tanta bijutaria (toda ela comprada cá, claro!), vimos de tudo um pouco. Fizeram-se encomendas, trocas e reduções (lá mais para o final.)

Parecíamos uma verdadeira feira!

Já para não falar dos bolos, preparados com todo o carinho dos pais, amigos, tios, avós, vizinhos e etc., que estavam deliciosos! (Os bolinhos de feijão estavam muito bons, diz a Ana!).

No final do dia o Ginásio estava vazio, mas as caixinhas estavam cheias de donativos.

Foi uma experiência diferente, enriquecedora e divertida.

Ana Carolina Reis e Marta Vida

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Dia de S. Martinho


Olá Pessoal!

Hoje é dia 11 de Novembro, data em que se celebra o S. Martinho. Conta a lenda que num dia tempestuoso, ia S. Martinho, um valoroso soldado, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, tremendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante e gelada.
S. Martinho não hesitou: parou o cavalo, pousou a sua mão carinhosamente na do pobre e, em seguida, com a espada cortou a meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo.

E, apesar de mal agasalhado e de chover torrencialmente, preparava-se para continuar o seu caminho, cheio de felicidade, mas, subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e um sol de Estio inundou a terra de luz e calor.
Diz-se que Deus, para que não se apagasse da memória dos homens o acto de bondade praticada pelo Santo, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a benção de um sol quente e miraculoso.

E para assinalar o dia de S. Martinho, amanhã teremos no nosso Centro Juvenil o tradicional magusto por volta das 17h00! Não te esqueças de trazer algo para partilhar no lanche!

Fiquem bem, com D. Bosco e Maria Mazarello!

domingo, 30 de outubro de 2011

O que achas do Centro Juvenil?

Olá pessoal!
A actividade de jornalismo saiu da sala e foi descobrir o que é que os jovens acham acerca do centro juvenil!
Vamos ouvir a primeira rubrica radiofónica do nosso CJS!


Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazarello!

Animando do mês

Nome: Carolina Costa
Ano:
Idade: 10 anos
Animais de estimação: não tem
Actividade: Cantinho das artes
Comida favorita: Lasanha
Programa de tv favorito: Morangos com Açúcar
Cor favorita: Verde
Pessoa que mais admira no mundo: família e amigos

sábado, 22 de outubro de 2011

Colaboração para o Banco Alimentar

Olá pessoal!
Nos dias 26 e 27 de Novembro vai realizar-se o Banco Alimentar. O nosso centro juvenil, tal como tem vindo a ser hábito desde há alguns anos, vai ajudar nesta iniciativa. Para tal, precisamos da colaboração do máximo de pessoas possível. Apelamos por isso à vossa disponibilidade! ;)
Apontem na vossa agenda esse fim-de-semana para que possam ceder uma hora ou duas a esta causa! ;)

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazarello!


sábado, 15 de outubro de 2011

Início de mais um ano no nosso grupo!

Olá pessoal!

No sábado passado tivémos o arranque do nosso ano no centro juvenil. A recepção foi feita com muita alegria. Houve tempo para recordar, para cantar, para reencontrar os colegas de grupo, para ver caras novas... Cada grupo de catequese teve um momento para se dar a conhecer, mas também para escutar uma mensagem que cruzava a caminhada de fé no grupo de jovens, com a experiência vivida pelos animadores nas Jornadas Mundiais da Juventude 2011. Vamos então conhecer os grupos de catequese do nosso Centro Juvenil, e as mensagens que lhes foram transmitidas!

5º ano
Animadores: Fred, Joana, Zé, Patrícia e Tiago

No dia 16 de Agosto chegámos a Madrid. Muitos de nós não conheciam a cidade, nem o colégio onde ficámos. Apesar de tudo, com a ajuda de todos conseguimo-nos adaptar muito bem. Vimos muita gente de todo o mundo, mas nem por isso nos sentimos perdidos em nenhum momento. Sabíamos que tínhamos chegado àquela cidade para começar a cumprir uma caminhada de alguns dias, onde certamente iríamos crescer como cristãos.
Vocês, que chegam agora ao grupo pela primeira vez, vão também iniciar uma nova etapa da vossa caminhada enquanto cristãos. O que esperamos, é que nunca se sintam perdidos nesta casa, e neste Centro Juvenil. À vossa volta estão muitos outros jovens que vos ajudarão a crescer e a serem jovens diferentes, dominados pelo espírito da Santidade Juvenil Salesiana.


6º ano
Animadores: Marlene, Inês Pinto e Ricardo Fontoura

O dia 17 de Agosto foi um dia muito especial para nós que participámos nas JMJ 2011. Neste dia, O Movimento Juvenil Salesiano de todo o mundo esteve em festa no Colégio Salesiano em Atocha. Lá, contactámos com milhares de jovens salesianos de todo o mundo. Éramos todos diferentes, vindos de partes muito diferentes, mas uma coisa nos unia: o espírito salesiano.
O ano passado vocês, jovens do 6º ano, ficaram a perceber melhor o que era ser um jovem pertencente ao MJS. Esperamos que este ano consigam pôr em prática tudo aquilo que aqui aprenderam, e ajudar os mais novos a iniciar a sua caminhada. Que Laura Vicuña e Domingos Sávio continuem a ser para vocês um exemplo de vida.


7º ano
Animadores: Carolina Ferreira, Filipa e Ricardo Dias

Foi no dia 18 de Agosto que o Papa Bento XVI chegou a Madrid. No seu discurso aos jovens, o Papa perguntou: "Esta multidão de jovens que veio a Madrid... porque e para que vieram?" É também esta pergunta que vos fazemos a vocês, jovens do 7º ano: Porque e para que vêm todos os Sábados ao Centro Juvenil? Se continuam aqui connosco, é porque certamente se sentem parte desta grande família, gostam de cá estar, e sentem-se bem connosco. Esperamos que este ano consigam dar uma resposta pessoal a esta pergunta, e perceber de que forma podem marcar a diferença junto dos vossos amigos.


8º ano
Animadores: Quim e Salomé

No dia 19 de Agosto, todos os jovens que foram às JMJ 2011 participaram na Via Sacra, juntamente com o Papa Bento XVI. Neste dia, o Papa dirigiu-se aos jovens dizendo "Queridos jovens, que o amor de Cristo por nós aumente a vossa alegria e vos anime a permanecer junto dos menos favorecidos. Vós que sois tão sensíveis à ideia de partilhar a vida com os outros, não passeis ao largo quando virdes o sofrimento humano, pois é aí que Deus vos espera para dardes o melhor de vós mesmos: a vossa capacidade de amar e de vos compadecerdes."
Jovens do 8º ano, este é já o quarto ano que a maioria de vocês está aqui no nosso grupo. O desafio que vos lançamos é o mesmo que o Papa lançou aos jovens das JMJ: continuem a ser jovens alegres, sempre atentos à realidade que vos rodeia, e prontos a amar e a ajudar os outros.


9º ano
Animadores: Rosa Maria, Daniela, Luís

No dia 20 de Agosto os jovens dirigiram-se a Cuatro Vientos e à noite participaram na Vigília com o Papa Bento XVI. Apesar da chuva, os jovens permaneceram junto do Papa.
Vocês, jovens do 9º ano, já percorreram uma parte muito significativa da vossa caminhada enquanto jovens pertencentes ao MJS. Sabem que nem sempre a caminhada foi fácil, pois encontraram algumas adversidades. Apesar de tudo, têm conseguido superá-las. Esperamos que continuem a participar com empenho no grupo, e que estejam sempre atentos aos mais novos, mostrando-lhes o caminho mais certo, e sendo um exemplo para eles.


10º ano
Animadores: Carolina e Inês Cardoso

No dia 21 de Agosto, os jovens celebraram a Eucaristia que encerrou as Jornadas Mundiais da Juventude. No discurso final, o Papa Bento VI disse aos jovens: "Convido-vos agora a difundir por todos os cantos do mundo a feliz e profunda experiência de fé que vivestes neste nobre País. (...) Com a vossa solidariedade e testemunho, ajudai os vossos amigos e companheiros a descobrirem que amar Cristo é viver em plenitude."
Jovens do 10º ano, já pertencem a este grupo há alguns anos, e ao longo da vossa caminhada têm aprendido a amar a Cristo. O desafio que vos lançamos é semelhante ao que o Papa lançou aos jovens das JMJ 2011: ser testemunhas de Cristo todos os dias. Esperamos que sejam jovens diferentes fora do Centro Juvenil, que se destaquem dos outros pela positiva, e que lhes mostrem que amar a Cristo, é também amar os outros.


11º ano
Animadores: Vasco e Sofia


Chegamos das JMJ na madrugada do dia 22 de Agosto. Vínhamos com o coração cheio, e com grande vontade de partilhar com os outros tudo aquilo que aprendemos neste grande encontro mundial de jovens.
Vocês, jovens do 11º ano, estão a entrar na recta final da vossa caminhada enquanto animandos deste Centro Juvenil. Este ano vai exigir de vocês alguma reflexão. Até agora têm recebido dos vossos animadores, e começa a chegar a altura de serem vocês a dar aos outros aquilo que receberam. Que este ano consigam fazer crescer e amadurecer a vossa fé, para que se possam tornar testemunhas fortes de Jesus.


Desejamos a todos um bom ano no nosso Centro Juvenil!

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazarrello!

domingo, 25 de setembro de 2011

Projecto Borgoalto

O Projecto Borgoalto é uma proposta sistemática de acompanhamento, integrada no Plano Vocacional CIEP, que pretende ajudar os jovens e as jovens a fortalecer a sua fé num encontro mais profundo com Cristo, oferecendo-lhes meios para que possam descobrir e dar resposta ao projeto que Deus tem sobre eles.

Os objectivos deste projeto passam por:

  • Desenvolver uma atitude de discernimento e de escuta da Palavra de Deus, para responder à vontade do Senhor, segundo um projeto pessoal de vida cristã.
  • Descobrir o dom de se sentir acompanhado/a e comprometer-se num processo sistemático de acompanhamento.
  • Aprofundar a mensagem do Evangelho e descobrir como a proposta de vida de Jesus leva à escolha de um caminho de compromisso na Igreja e no mundo.
  • Viver a oração como experiência quotidiana de encontro com Deus.
  • Conhecer, de forma mais aprofundada, os distintos caminhos de seguimento de Jesus, num projeto de vida cristã na Igreja, a partir da espiritualidade salesiana.
  • Viver sempre que possível, uma experiência de acompanhamento de grupo, com outros/outras jovens que partilham o mesmo desejo de responder ao chamamento de Deus.
Os destinatários do Borgoalto são os jovens a partir dos 20 anos que já fizeram uma opção pela vida Cristã e querem aprofundar a sua fé, numa atitude de busca da própria vocação, através do acompanhamento espiritual e do discernimento.
- Jovens que estão ligados à nossa realidade local e provincial e procedem de outros ambientes cristãos
- Jovens que viveram um processo de caminhada na fé e que estão dispostos a comprometer-se, com perseverança, neste projecto.
- Jovens que acolhem uma avaliação sistemática, por um adulto na fé e pela Coordenadora de Pastoral Juvenil.

O projecto tem a duração de 1 ano, e conta com:
  • Encontro inicial
  • Encontro de grupo uma vez por mês
  • Exercícios espirituais CIEP (Conferência inter-provincial Espanha e Portugal)
  • Encontro pessoal do jovem com o seu acompanhante uma vez por mês
Os conteúdos teórico-espirituais do Borgoalto são:
- A oração cristã
- O chamamento de Deus
- O discernimento vocacional
- A maturidade humana
- A maturidade cristã
- A missão na Igreja
- O carisma salesiano



domingo, 18 de setembro de 2011

Inscrições

Olá a todos!

Vimos, por este meio, informar-vos de que as inscrições no centro juvenil irão realizar-se nos próximos sábados, dias 24 de Setembro e 1 de Outubro.
Podem aparecer por volta da hora habitual, 14h45.

Não se esqueçam de vir e de chegar cedo! Temos novidades!

 Fiquem bem e com D. Bosco e M. Mazzarello!

sábado, 17 de setembro de 2011

Mensagem da Irmã Maria del Carmen Canales, conselheira geral para a Pastoral Juvenil


Numa mensagem dirigida às coordenadoras inspectoriais da pastoral juvenil e aos participantes das Jornadas Mundiais da Juventude 2011, a Irmã Maria del Carmen Canales quis transmitir todo o seu agrado e gratidão a todos os que se empenharam em tornar estas  JMJ numa experiência forte de Igreja e de Salesianidade.

A grande presença que o MJS teve nas Jornadas 2011 com os seus 10 000 participantes, significou, nas palavras da Ir. Maria del Carmen, que “o MJS está vivo e que estamos a caminho para que sempre mais jovens vivam e comuniquem a Santidade Juvenil Salesiana. Tanto na manhã do dia 17 no miniforum, como de tarde na festa-vigília criou-se um ambiente de família inesquecível, animado pelos jovens, dos salesianos e das FMA que, com e entre os jovens, manifestavam a sua alegria e surpresa pela numerosa presença.”

A Irmã Maria del Carmen realçou também a força que os jovens de todo o mundo transmitiram ao Papa Bento XVI em todos os momentos. Mesmo “quando a chuva os apanhou de surpresa”, os jovens não deixaram de cantar com ânimo “Esta é a juventude do Papa”.

Nesta mensagem, somos também convidados a não esquecer as palavras de Bento XVI, que devem voltar a ser relidas e postas em prática.

No ano em que se inicia a celebração dos 140 anos da Fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, a Irmã Maria del Carmen deixa um agradecimento especial a todas as irmãs, e convida-as a “dar testemunho de fé nos ambientes mais diferentes, e até naqueles onde há recusa ou indiferença”, tal como disse o Papa Bento XVI aos jovens.

Para que possamos todos partilhar as experiências vividas nas JMJ 2011, somos convidados a aceder ao blog da Pastoral Juvenil  http://pgfma.wordpress.com/ que “ poderá ser para nós um lugar de meditação” e de abertura a “caminhos pastorais muito interessantes.”


Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Animando do mês




Nome: Bernardo Jales Ferreira Gomes
Ano: 10º ano
Idade: 17anos

Quantos animais de estimação tens? Como se chamam?
Tenho 2: uma cadela, a Spidi e uma gata, a Fisga.

Qual é a tua actividade?
Teatro

Qual a tua comida favorita? 
Panados de frango com massa.

Qual é o teu programa de televisão favorito? 
Não tenho .

Qual é a tua cor preferida? 
Azul

Quais as pessoas que mais admiras no mundo?
Entre outros admiro o Rui Veloso porque um dos meus maiores sonhos é ser como ele e cantar com ele. 

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Testemunhos - CJS Arcozelo nas Jornadas

Valter Silva

Ele vive!

Um longo caminho sob intenso calor, multidões vindas de todos os cantos do mundo se congregam num único lugar, respondem a um só apelo: “Firmes na fé” seguimos a Jesus Cristo. Uma jornada que teve várias etapas, encontros, reuniões ao longo de 10 meses de preparação, para que a fé criasse raízes mais fortes e profundas, para juntos sentirem a firme convicção de afirmar em quem depositamos todo o nosso acreditar, na pessoa de Jesus, Aquele que o Papa vem proclamar através da cruz que acompanha as J.M.J. desde o seu inicio, a nossa esperança representada na dádiva de vida e amor por todos nós.

O caminho faz-se caminhando, de forma concreta no dia-a-dia, ao encontro uns dos outros, no reconhecer do termo Igreja na sua dimensão universal, na multiplicidade de culturas, no imenso colorido de jovens provenientes de povos e nações diversas que professam um mesmo credo, uma mesma identidade: “Eu sou de Cristo.” Somente o tempo de recolhimento permite reflectir melhor sobre o significado da presença de mais de um milhão de jovens neste acontecimento mundial: com o Papa em Cibeles; na festa M.J.S. e a animação do coro internacional; na reunião com os bispos portugueses; no imenso mar de gente em “Quatro Vientos” e em todos os momentos de convívio. E para recordá-los temos os filmes e as fotos para recordar…

Começo a compreender que não fiz só uma experiência de massas e do fenómeno das multidões; mas sim uma peregrinação, um caminho a dois, um percurso único onde todos os que estiveram presentes foram importantes e tornaram mais firme este sentimento…

“Ide por todo o mundo a anunciar a Boa-Nova (…) Eu estarei sempre convosco.” (Mt 28, 19-20)
“Onde dois ou três estiverem em meu nome, Eu estarei no meio deles.” (Mt 18-20)

Escuto a voz que nos chama a segui-lo, e apesar de tanto que fica por contar sobre o que passamos nas jornadas, procuro relembrar o que se torna essencial: a mudança de atitude. Por viver o Seu evangelho, o ponto em comum que uniu os jovens representantes de tantos outros jovens do mundo inteiro, escolhendo o caminho mais árduo e intenso, o mais autêntico e verdadeiro, o Seu Amor vive em todos nós. Em várias ocasiões pudemos não ter reparado, mas Ele esteve sempre presente, e por vezes não o cremos…”Felizes os que acreditam sem terem visto.” (Jo 20,29) Provavelmente, não sentimos mais próxima a presença do Papa, mas ele estava lá por nós, não sentimos a mesma empatia em todos que encontrávamos, mas todos a procuramos. Provavelmente, houve alguém que esteve sempre ao meu lado, em todos os que estavam à tua volta, e não o viste, no entanto…Ele está connosco. Ele vive! Esta é a afirmação que todos anunciamos, a verdade constantemente representada na cruz que guia o caminho peregrino das Jornadas Mundiais da Juventude.”Eu venci o mundo.” (Jo 17,31-33).

Um abraço do tamanho do amor que D.Bosco tinha pelos seus jovens, a todos os que participaram nestas jornadas, em especial, os que cantaram no coro internacional M.J.S.

DUC IN ALTUM!


Marlene Soutelo

Não é fácil explicar em poucas palavras a vivência de uma semana rodeada de milhares de jovens de todos os cantos do mundo.

Nas JMJ em Madrid de 16-21 de Agosto vivi a experiência de uma Igreja cheia de jovens que querem radicar as suas vidas em Cristo e ser firmes na fé, sem vergonha de o demonstrar perante um mundo que tantas vezes não compreende ou respeita as nossas convicções.

Mas, nem tudo foi fácil: as temperaturas acima dos 40ºC, as poucas horas de sono diário, o acumular do cansaço, a tempestade em plena vigília com o Santo Padre, etc., fizeram-me perceber que as dificuldades na nossa vida são uma constante. Cabe-me a mim saber lutar perante estas mesmas dificuldades, estando consciente de que nada me separará do Amor de Deus. É com esta certeza de que não estou sozinha, que sou enviada de volta à minha comunidade, à minha família, ao meu grupo, como testemunha daquilo que vivi na Jornada Mundial da Juventude.

Quero realçar dois momentos que foram, para mim, um marco nesta vivência:
  • Coro Internacional MJS
Foi uma experiência única!
Juntar cerca de 200 jovens de vários cantos do mundo, sem se conhecerem, e fazer com que cantassem todos a uma só voz…
O padre Rafa, que esteve à frente deste projecto foi incansável, quer na gravação das músicas, enviando-as por email, quer nos ensaios. A sua paciência e dedicação são de louvar. A ele e a todos os participantes, o meu obrigado, jamais esquecerei esta experiência.


  • Encontro com o Santo Padre em Cuatro Vientos
O aeródromo de Cuatro Ventos, espaço do tamanho de 50 campos de futebol foi o local escolhido. Apesar de toda a estrutura montada, o local era empoeirado e a temperatura devia rondar os 40ºC, tivemos que enfrentar um mar de gente para chegar ao lugar reservado para o nosso grupo, onde ficamos amontoados. Com o passar das horas cada vez chegava mais gente, por momentos coloquei-me de pé e deparei-me com uma multidão que eu jamais havia visto - entre 1,5 e 2 milhões de jovens esperavam o Santo Padre. Não consigo explicar o que senti!...

Com o final do dia, uma verdadeira tempestade aproximava-se. O céu estava carregado de nuvens. Quando o Papa chegou, também veio uma grande ventania. O Papa começou o seu discurso e começou a chover como senão houvesse amanhã. Protegido por guarda-chuvas, o Papa continuou, enquanto nós, nos protegíamos conforme era possível, tentando escutar as palavras que ele tinha para nos dizer. A ventania aumentou de tal forma que foi necessário interromper o discurso. Enquanto isso os jovens gritavam “Esta es la juventud del Papa”, “Benedicto! Benedicto!”. Li algures que lhe perguntaram se gostaria de deixar o local, ao que ele respondeu : “Se os jovens resistem, eu também!”. Mais alguns minutos e a chuva deu tréguas para que fosse possível o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. O Santo Padre despediu-se dizendo que os seus pensamentos ficavam com os jovens que alí iriam pernoitar. Acomodamo-nos da melhor forma possível para dormir algumas horas.

O dia de domingo começou cedo, ultimavam-se os ultimos preparativos para a chegada do Papa, ele havia prometido passar por entre os caminhos de Cuatro Vientos, junto dos jovens. Passou tão pertinho que pudemos vê-lo.
Sem palavras… Não por ver um “velhinho” de 84 anos, tão humano quanto nós, mas por ver o representante de Cristo, capaz de convocar todos estes jovens.
Sem palavras… Por ver uma Igreja jovem, viva, que atendeu ao chamamento de Cristo.



Recebemos todos uma cruz que o Santo Padre abençoou para levarmos como sinal da nossa pertença a Cristo. Bento XVI disse: “É impossível encontrar Cristo, e não O dar a conhecer aos outros. Por isso, não guardeis Cristo para vós mesmos. Comunicai aos outros a alegria da vossa fé. O mundo necessita do testemunho da vossa fé; necessita, sem dúvida, de Deus. Penso que a vossa presença aqui, jovens vindos dos cinco continentes, é uma prova maravilhosa da fecundidade do mandato de Cristo à Igreja: «Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura» (Mc 16, 15).

Finalizada a missa, o Papa comunicou que a próxima JMJ será no Rio de Janeiro em 2013. Foi uma explosão de alegria por parte dos nossos amigos Brasileiros que estavam alí mesmo ao nosso lado.

Quero manifestar o orgulho que senti por um grupo de jovens que em 2009/2010 enquanto eu era animadora deles mostrou vontade de participar nas JMJ de Madrid e conseguiram manter-se fieis até ao último momento, vivendo as dificuldades e emoções do fim-de-semana em Cuatro Vientos. Continuem assim…

Quero agradecer à Irmã Lourdes por ter estado presente nesta última actividade com o CJS de Arcozelo. Bem haja!

Próximo destino: Rio de Janeiro.

Ricky

A minha ida às JMJ trouxe-me experiências riquíssimas que nunca imaginei viver. Nem o facto de ter estudado o programa oficial das Jornadas com algum cuidado na véspera da viagem para Madrid me preparou para o que me esperava.

O momento que destaco é o Fórum MJS que decorreu na manhã do dia 17 de Agosto. Não era suposto eu ter participado neste encontro, mas assim aconteceu e acabou por ser marcante. Vi pela primeira vez, pessoalmente, o sucessor de D. Bosco: o Pd. Pascual Chavez! Juntamente com a Madre Yvonne (sucessora da Madre Mazzarello, e que já tinha tido o prazer de encontrar por duas vezes) responderam a questões apresentadas por jovens de todo o mundo. O discurso destas pessoas é, no mínimo, inspirador. Citam com frequência D. Bosco, provando assim a actualidade do pensamento desse pioneiro sonhador, e ao mesmo tempo procuram novos caminhos de evangelização da juventude de hoje, buscando soluções para os seus problemas reais.


Na fotografia, a Madre Yvonne tinha acabado de me oferecer o símbolo do encontro – a cruz das JMJ 2011. Depois de lhe dizer que tinha estado em Valponasca onde, durante o CampoBosco 2010, a Madre se encontrou connosco, ela simplesmente perguntou-me o meu nome.

Nesta mesma semana, D. Policarpo viria a falar da importância de conhecer e reconhecer as pessoas pelo seu nome. Lembrei-me imediatamente da pergunta da Madre: “Qual é o teu nome?”. Será que o decorou? Quase de certeza que não, mas senti naquele momento que ela me queria conhecer – Amorevolezza.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Arcozelo em Madrid - JMJ 2011

Olá!

Vinte e seis elementos compunham a comitiva do CJS Arcozelo que rumou a Madrid para as JMJ 2011! Em breve contamos ter aqui relatos na primeira pessoa dessa experiência rara. Para já aqui ficam algumas das centenas de fotos tiradas ao longo das Jornadas:


Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

sábado, 13 de agosto de 2011

Ricky a caminho da Profissão Perpétua do Luís Almeida

Conheci o Luís Almeida no Acampamento Nacional MJS que se realizou em Pedrógão em 2008. Eu era animador e o Luís era o coordenador dos adolescentes. Era cá uma responsabilidade tomar conta de todos os adolescentes e guiar esse grupo numa caminhada de fé, seguindo os trilhos de S. Paulo... E eu só pensava: "Quem é este rapaz que eu nunca vi antes e que de repente aparece como coordenador?!"

Na minha ingenuidade, pensei que já conhecia todo o mundo salesiano português depois de todos os encontros em que tinha participado, e não me lembrava de ver o Luís antes... Agora que penso nisto, tenho a certeza que já nos tínhamos cruzado antes, como estranhos que se cruzam na rua, sem saber que um dia ele se tornaria um querido amigo.

Esta amizade, que começou nesse acampamento, consolidou-se no CampoBosco 2010. Aqui apercebi-me que a personalidade do Luís era incontornável. Basta que vos diga que ele estava sempre rodeado de pessoas, atraídas pela sua conversa fácil e pelo seu humor, bem como pelo conhecimento histórico dos lugares que visitávamos e a solenidade com que encarava os momentos sagrados. O meu pensamento neste ponto tinha mudado: "Olha que homem interessante que aqui temos!"

Tudo isto serviu para vos dizer que este ano fui ao Festival Super Bock Super Rock. Ainda que pareça que me estou a gabar de ter engolido e respirado o pó do Meco, chamo a vossa atenção para outro pormenor interessante: o festival começou a 14 de Julho (quinta-feira) e terminou no dia 17 (domingo) de madrugada, dia da Profissão Perpétua do Luís em Mogofores.

O meu plano era simples: durmo umas horas, vou para Lisboa, apanho um comboio até Coimbra, troco para um regional que me leva a Mogofores e estou no Santuário de Maria Auxiliadora mesmo a tempo do início da Profissão Perpétua do meu amigo Luís Almeida!

"Vais onde?! Fica mais uns dias aqui no sul!" dizia o meu pessoal festivaleiro. "Não, quero estar presente na Profissão Perpétua do meu amigo Luís Almeida!" E assim parti para cumprir o meu plano simples...que falhou logo em Lisboa... O único comboio que me faria estar a horas em Mogofores estava esgotado...

Com o meu plano genial deitado por terra, as hipóteses de estar em Mogofores a tempo pareciam nulas... De comboio não dava, de camioneta também não, de taxi...não sou rico... Eis que me ocorre que, concerteza, toda a Família Salesiana vai querer estar presente nesta festa tão importante! Alguém haveria de estar a sair de Lisboa rumo ao mesmo destino que o meu.

Com a ajuda da Irmã Lourdes, da Irmã Cecília e do Padre Aníbal, fui guiado até à Praça de S. João Bosco onde viria a conhecer o Padre Artur Pereira que energeticamente me indicou o meu lugar à mesa do almoço e me advertiu que partíamos em 15 minutos!

O sentimento de cumprir um objectivo a que nos propomos é algo muito agradável. Naquela sala de refeições da Casa D. Bosco, rodeado de Salesianos, já me conseguia ver em Mogofores a partilhar um marco emocionante da vida do meu amigo Luís Almeida.

Eu fui!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Informações Úteis - JMJ

Olá!

Daqui a 96h as Jornadas Mundiais da Juventude têm início oficial! Estás preparado(a)? Aconselhamos vivamente que consultes a secção de Info Útil do site oficial das JMJ 2011 Madrid! Poderás perceber:
  • como funcionam os transportes da cidade,
  • onde irás recolher a mochila de peregrino e o que contém,
  • como costuma ser a Meteorologia em Agosto em Madrid bem como outras indicações muito úteis,
  • qual o esquema montado em relação à alimentação.
Além disto, podes encontrar as últimas notícias, a agenda completa e apoios multimédia e de leitura para a tua caminhada de fé. Visita o site www.madrid11.com.

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Recepção ao 4º ano

Olá!

No dia 11 de Junho, o nosso Centro Juvenil realizou uma actividade que já é uma tradição: a recepção ao 4º ano!

Depois de uma visita do Zé e da Salomé Pinto a convidá-los, os alunos do 4º ano do Externato Nª Srª de Fátima apareceram em número considerável para conhecer o Grupo e para experimentarem um pouco da festa que os espera a partir de Setembro, altura em que abrimos as inscrições!

Apostamos que eles são o futuro do Grupo de Jovens e incentivamos que cada um traga um amigo para partilhar connosco a alegria característica da santidade juvenil!

Nesse dia, entrevistámos o Gonçalo de 9 anos que nos contou que quer vir para o Centro Juvenil porque o primo dele anda lá. Disse ter gostado do dia que preparámos e que a parte favorita foi jogar futebol! No fim, garantiu-nos que se ia inscrever em Setembro.

Aqui ficam as fotos desse dia (também disponíveis no Facebook):



Fiquem bem, com D. Bosco e M. mazzarello!

sábado, 6 de agosto de 2011

Acampamento Nacional MJS 2011

Olá!

O Movimento Juvenil Salesiano organizou mais um Acampamento Nacional, que este ano teve lugar no Parque de Campismo Municipal da Tocha, Cantanhede, entre os dias 17 e 21 de Julho de 2011.

Os objectivos deste encontro eram:
  • Continuar, em contexto de acampamento, a experiência formativa realizada ao longo do ano nos grupos MJS;
  • Continuar a aprendizagem prática dos valores de partilha, da interajuda e do serviço;
  • Reforçar o sentido de pertença ao MJS;
  • Encontrar-se com Deus por meio da natureza, da reflexão e da oração;
  • Reflectir sobre o tema "Vinde e Vede", descobrindo a vida como vocação.
Participam neste encontro Pré-Adolescentes (5.º e 6.º Ano) e Adolescentes (7.º ao 9.º Ano), os grupos em Caminhada de Fé, Catequese, Amigos de Domingos Sávio, Acólitos, Escuteiros e grupos dos Centros Juvenis.

Arcozelo esteve presente, como habitualmente. Aqui ficam as fotos dessa semana:



Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Clube dos Poetas Salesianos

A CONTA E O TEMPO

Deus pede estrita conta do meu tempo,
E eu vou, do meu tempo, dar-lhe conta;
Para dar minha conta feita a tempo,
O tempo foi-me dado, e não fiz conta.

Mas, como dar, sem tempo, tanta conta,
Eu que gastei sem conta, tanto tempo?
Não quis, sobrando tempo, fazer conta,
Hoje quero dar conta, e não tenho tempo.

Ó vós, que tendes tempo sem ter conta,
Não gasteis vosso tempo em passatempo.
Cuidai, enquanto é tempo, em vossa conta.

Pois aqueles que, sem conta, gastam tempo,
Quando tempo chegar de prestar conta,
Chorarão, como eu, o não ter tempo.

Frei António das Chagas
(Frade Franciscano e poeta português do século XVII)

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Mês das Jornadas Mundiais da Juventude

Olá!

Finalmente... Chegou o mês das Jornadas Mundiais da Juventude!

Há quanto tempo esperavas por isto? O grupo de Arcozelo, juntamente com o Colégio dos Órfãos do Porto, com Areosa, e com muitos outros, tem preparado este momento ao longo do último ano. 10 catequeses e inúmeras acções de angariação de fundos foram levadas a cabo. A preparação espiritual e financeira está, por isso, concluída.

Agora resta-nos saborear uma semana intensa de vivência cristã com Jovens de TODO O MUNDO!!! Jovens que, como nós, procuram estar enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé!

Para saberes tudo sobre o que vai acontecer em Madrid, consulta o Programa Geral em Português e o site oficial das JMJ.

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Festa das Promessas - Parte 3

Olá!

Finalmente, damos conta do último momento da Festa das Promessas 2011! A tarde terminou no campo de jogos onde os Jovens foram divididos em quatro equipas e se divertiram com alguns jogos.

Porque nem tudo é brincadeira, aqui ficam as pontuações atribuídas às equipas participantes:
  • Unidos ao Garrafão (Mé) – 14 pontos
  • Unidos ao pé descalço (Fred) – 19 pontos
  • Os amigos do Tiago – 14 pontos
  • Loco motion (Daniela) – 9 pontos
Aqui ficam as fotos deste momento muito Salesiano, no campo de jogos (também disponíveis no Facebook):



Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

sábado, 23 de julho de 2011

Made in Portugal

Olá!

O MJS Europeu realizou um concurso, para descobrir um logótipo que nos pudesse representar fielmente. Uma portuguesa, a professora Sara Silva, da Escola Salesiana do Estoril, ganhou este concurso, representando o MJS de Portugal!

Cada peça deste fantástico símbolo tem um significado, que a autora, prontamente, esclareceu:

Na base:
Clave de sol – simboliza a festa, a alegria, a música, o desporto;
Coração – fala-nos da “amorevolezza”, a relação de amizade e confiança, o “faz-te amar”, e a disponibilidade para o serviço;
Maria – representa a devoção a Maria, a mãe e auxiliadora;
Cruz – é a fé, o amor a Jesus e à sua Igreja.

No centro:
Arcos e formação de círculos – simbolizam o movimento, a vibração, a acção humana;

No topo:
Simbolicamente, estão representados indivíduos/pessoas/países, com identidade cristã, vindos da mesma origem, que emergem por caminhos diversos, com cor e optimismo. São os frutos do movimento: a espiritualidade cristã, a santidade.

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Reunião do Acampamento

Olá a todos!

Como devem saber, estamos próximos de um evento muito importante! O Acampamento Nacional MJS!
É uma oportunidade para conhecer muitos dos jovens que partilham esta amizade por D. Bosco, e para crescer enquanto cristãos, na proximidade com a Natureza e com o próprio Deus!

A todos os que se inscreveram deixamos o aviso, para que não se esqueçam de informar os vossos pais de que a reunião de preparação para o acampamento é HOJE, às 21h15.
Apareçam pois é importante!

Fiquem bem, e com D. Bosco!

domingo, 3 de julho de 2011

Festa das Promessas - Parte 2

Olá!

O dia da Festa das Promessas não se limitou à Eucaristia de manhã! Após um almoço partilhado e cheio de convívio, todos se juntaram no salão para que fossem explicadas as regras dos jogos que iriam ser jogados da parte da tarde.

Acontece que os Animadores tinham preparado uma pequena surpresa, e por isso tomaram um pouco de tempo para agradecer a todas as Irmãs, especialmente a Irmã Lourdes, por todo o apoio ao Centro Juvenil! Expressámos essa gratidão oferecendo uma flor a cada uma e um ramo à Irmã Directora. Quiseram deixar bem clara a importância da Irmã Lourdes na vida do Grupo e na vida de cada um. Por sua vez, a Irmã Lourdes não perdeu a oportunidade para dar uma palavra a todos os Jovens presentes e uma lembrança a cada Animador!

Foi um momento emotivo, mas acima de tudo uma oportunidade para olhar para trás e perceber toda a felicidade gerada pelo encontro de todos no nosso Centro Juvenil.

Aqui ficam as fotos, que também estão no Facebook:


Fiquem bem, com D. Bosco e com M. Mazzarello!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Festa das Promessas - Parte 1

Olá!

As férias estão a arrancar, o acampamento vem aí (por falar nisso, entreguem as fichas de inscrição e o pagamento até dia 3 de Julho sem falta!), mas ainda está na nossa mente a grande Festa das Promessas que vivemos no passado dia 19 de Junho!

Aproveitamos para dar os parabéns a todos os que receberam lenço, sinal do compromisso feito perante a comunidade! Usem esse símbolo! No acampamento e durante o próximo ano no Grupo de Jovens para mostrarem quem são e a quem pertencem!

Aqui ficam as fotos da Eucaristia, que podem ser encontradas também no Facebook do Grupo:


Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

50,000 visitas!


Olá!

Mais uma conquista deste meio de comunicação do nosso Centro Juvenil Salesianas - Promotores da Paz! O Boscolândia ultrapassou as 50,000 visitas!

Parabéns a todos os envolvidos, principalmente a actividade de Jornalismo!
Continuem a visitar-nos e a deixar os vossos comentários!

Para comemorar este marco histórico e em homenagem à Madre Maria Mazzarello, passaremos a terminar as nossas publicações do seguinte modo:

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Animando do Mês


Nome: José Ricardo Malheiro Fontoura
Ano: 12º ano
Idade: 18 anos

Quantos animais de estimação tens? Como se chamam?
Tenho 2, um cão chamado Rex e uma tartaruga que ainda não tem nome.

Qual é a tua actividade?
Multi-jogos

Qual a tua comida favorita?
Massa à bolonhesa

Qual é o teu programa de televisão favorito?
Sport tv

Qual é a tua cor preferida?
Azul

Quais as pessoas que mais admiras no mundo?
André Villas-Boas e José Mourinho porque no futuro gostava de alcançar a sua profissão.

terça-feira, 17 de maio de 2011

O Futebolista Negro

Olá!

Recebemos na nossa redacção um mail muito estranho de alguém que se intitula o Futebolista Negro... Aqui está o que ele nos enviou:

"7 de Maio de 2011 - Treino de Futsal

Eu, Futebolista Negro, estive a ver o treino sem eles perceberem. Reparei que todos se esforçaram mas no fim, não sei porquê escolheram só dois para jogar no jogo amanhã de manhã: um tal de Nuno, e um tal de Pedro.

Fizeram vários exercícios e os jogadores pareciam cansados.
Houve um jogo que estavam a jogar 3 contra 3, os restantes estavam a tentar encestar bolas mas não tem lá muito jeito para o basquete.

No final fizeram um jogo de futebol. Não sei quem ganhou pois perdi a conta aos dez (até porque só sei contar até dez).

Futebolista Negro

PS: Qualquer informação confidencial aqui revelada provem de fontes anónimas."

Não sabemos quem escreveu isto. Continuaremos a publicar o que ele nos enviar, porque pode conter pistas para descobrirmos a sua identidade. Se tiverem alguma informação, comentem por favor.

Fiquem bem e com D. Bosco!

domingo, 17 de abril de 2011

Clube dos Poetas Salesianos

Para aqueles que estiveram no CampoBosco do ano passado, lembram-se deste poema?

Os nossos amigos de Moçambique declamaram este poema, com uma encenação de costumes típicos da sua terra. Foi um momento cultural de grande valor que marcou a presença da comitiva africana.

Quero Ser Tambor

Tambor está velho de gritar
Oh velho Deus dos homens
deixa-me ser tambor
corpo e alma só tambor
só tambor gritando na noite quente dos trópicos.


Nem flor nascida no mato do desespero
Nem rio correndo para o mar do desespero
Nem zagaia temperada no lume vivo do desespero
Nem mesmo poesia forjada na dor rubra do desespero.


Nem nada!


Só tambor velho de gritar na lua cheia da minha terra
Só tambor de pele curtida ao sol da minha terra
Só tambor cavado nos troncos duros da minha terra.


Eu
Só tambor rebentando o silêncio amargo da Mafalala
Só tambor velho de sentar no batuque da minha terra
Só tambor perdido na escuridão da noite perdida.


Oh velho Deus dos homens
eu quero ser tambor
e nem rio
e nem flor
e nem zagaia por enquanto
e nem mesmo poesia.
Só tambor ecoando como a canção da força e da vida
Só tambor noite e dia
dia e noite só tambor
até à consumação da grande festa do batuque!
Oh velho Deus dos homens
deixa-me ser tambor
só tambor!


José Craveirinha

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dia MJS!

Este ano, o Dia MJS realiza-se a 14 de Maio. Realiza-se, como sempre, em Fátima, e vai juntar casas salesianas de todo o país, unidas num lema: “Vinde e Vede”.

Apesar de, desta vez, Arcozelo só ficar um dia, vai ser um dia de festa, cheio de actividades e convívio, à boa maneira salesiana.
Estão todos convidados! E não se esqueçam de entregar a ficha de inscrição!


Custo: 20 euros
(Não se esqueçam de levar os lenços, o nosso símbolo.)


Fiquem bem, e com D. Bosco!