domingo, 29 de dezembro de 2013
Janeiras
Olá pessoal!
Ontem as atividades do Desporto e da Banda Bosco juntaram-se para cantar as janeiras! Durante os próximos dias, estes dois grupos andarão a animar as casas de Arcozelo desejando as Boas Festas a todos!
Quem quiser pode-se juntar!
Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!
quarta-feira, 25 de dezembro de 2013
Natal
Olá pessoal!
Hoje é dia de Natal. Mais do que as prendas e os doces, queremos celebrar o nascimento de Jesus. Por isso, relembramos a passagem do Evangelho que nos conta como tudo aconteceu:
"Aconteceu que, naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra.
Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam registar-se cada um na sua cidade natal.
Por ser da família e descendência de David, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davdi, chamada Belém, na Judeia, para registar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu filho primogénito. Ela enfaixou-o e colocou-o na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria.
Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho.
Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor envolveu-oos em luz, e eles ficaram com muito medo. O anjo, porém, disse aos pastores: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de David, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”.
E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da corte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados”. (Evangelho (Lc 2,1-14)
Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!
domingo, 22 de dezembro de 2013
Animando do Mês - Dezembro
Nome: Alexandre Moreira
Alcunha: Alex
Aniversário: 20 de Abril
Idade: 14 anos
Ano de catequese: 9.º
Atividade: Jornalismo
Porque razão andas no Centro Juvenil?
Para saber mais sobre a vida.
Banda/estilo de música favorito:
Música Portuguesa - Rui Veloso.
Qual o último filme que viste? Dá a tua opinião.
Miúdos e Graúdos – gostei porque é uma comédia bem conseguida.
Qual o último livro que leste? Dá a tua opinião.
O Diário de Anne Frank – retrata como era o Homem e como é. Também o li porque gosto de livros verídicos.
Tens animais de estimação? Se sim, como se chamam?
Tenho uma cadela chamada Xara.
Qual é a tua comida favorita?
Bife com arroz.
Qual a pessoa que mais admiras?
Jesus.
domingo, 15 de dezembro de 2013
Reportagem - Festa de Natal
Depois mais uma Festa de Natal no Centro Juvenil Salesianas e uma tarde muito animada, a equipa do Jornalismo quis saber o que achou o nosso público. Para isso, recolhemos algumas opiniões sobre a tarde passada e sobre as atuações dos anos de catequese a atividades.
Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!
domingo, 8 de dezembro de 2013
2ª Semana do Advento
Olá pessoal!
Hoje iniciamos a segunda semana do Advento, neste dia que coincide com a celebração da Imaculada.
Na Liturgia deste Domingo, escutamos no Evangelho como Maria acolhe a proposta de ser a Mãe de Jesus. Por isso, ontem acrescentámos ao nosso presépio a figura de Maria.
Assim, esta semana lançamos-te um novo desafio: procura perceber o que a tua Mãe sente por ser tua Mãe! Pergunta-lhe como se sentiu quando ficou grávida, como te acolheu e preparou o teu nascimento, o que sentiu quando te viu pela primeira vez, o que é que ela deseja para ti, e o que espera de ti.
Não te esqueças de levar o desafio no próximo sábado, para que este seja entregue na Eucaristia!
Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!
quinta-feira, 5 de dezembro de 2013
1ª Semana do Advento
Olá pessoal!
Já iniciámos uma época especial para nós, o Advento.
Advento significa "Há-de vir" e é ao longo destas quatro semanas que antecedem o Natal que nos devemos preparar para a chegada de Jesus.
No sábado passados, na Eucaristia, começámos a construir o nosso presépio. A cabana foi o primeiro elemento que colocamos, símbolo do acolhimento. Esta semana preparemos o nosso coração para receber bem Jesus.
Este ano, somos convidados a viver esta época em Família.
Assim, nesta primeira semana na qual Jesus nos diz para estarmos atentos, temos um desafio especial: procurar descobrir quais são os principais valores que te fazem viver feliz em família. Escreve-os e pensa um pouco sobre eles.
Ainda esta semana, arranja um tempinho para fazeres esta oração em família:
"Abençoa, ó Jesus, a nossa família
Para que guarde, revele e transmita sempre o Teu amor.
Ajuda-nos a estar atentos, a respeitar e perdoar-nos uns aos outros.
Ámen."
Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!
quarta-feira, 4 de dezembro de 2013
Correspondência Internacional: Finlândia
Olá pessoal!
A animadora Carolina Ferreira está desde Setembro (e já volta para Portugal dia 18 deste mês) na Finlândia.
Parece que as saudades apertaram e ela quer-nos dizer algo!
Olá a todos!
Antes de mais quero dizer-vos que tenho muitas saudades de passar a minha tarde de sábado no Centro Juvenil. Às vezes, nós, animadores, queixamo-nos do trabalho que dá preparar a catequese, do tempo que nos rouba quer ao sábado, quer durante a semana, mas, lá no fundo, a verdade é que não conseguimos viver sem isso, sem vocês, jovens!
Bem, chega de lamechice! Estava no meu quarto, aqui em Oulu, sem nada para fazer (vá, excepto estudar, mas isso não conta), e achei que seria uma excelente ideia partilhar um pouco da minha experiência por cá, convosco.
Tudo aqui é diferente. Em Portugal, estamos habituados à barulheira das ruas, a carros sempre a passar, a vendedores que gritam os seus produtos nas ruas do Porto. Pois o meu primeiro choque aqui no Norte, foi a calma. Mesmo nos aeroportos, ou nas ruas mais movimentadas, as pessoas são extremamente silenciosas e os carros são poucos. O maior barulho será, talvez, o das rodas das bicicletas, e ocasionalmente, uma campainha que toca para que não atropelem um transeunte no meio de uma rua pedonal. Todas as pessoas são muito bem-educadas, apesar de sempre um pouco tímidas, pelo menos as pessoas nativas (porque os espanhóis no meu prédio fazem uma barulheira que não se aguenta!).
No entanto, aquilo que acho mais importante e que mais queria partilhar convosco, é a diversidade cultural que estou a experimentar aqui. Conheci pessoas de diferentes religiões ou que, simplesmente, vivem a religião de forma diferente. E, ironicamente, este intercâmbio de experiências fortalece as minhas crenças a cada dia. Sinto que estou a vivenciar o respeito aos outros de que tanto falamos nas catequeses. O respeito pelas identidades de cada um e por aquilo em que acreditam. Os finlandeses, em geral, pelo que percebi até agora, são maioritariamente cristãos, mas achei-os um tipo de cristão muito estranho… Não costumam ir à eucaristia, catequese, ou rezar. Apenas festejam o Natal e a Páscoa. E, apesar de respeitar esta vivência, fiquei a sentir-me muito sortuda! Por ter uma vivência tão rica da minha fé, por fazer parte desta família salesiana e por saber que agora vou encarar tudo isto com importância redobrada, para mim.
Tenho amigos hindus, e muçulmanos. Ensinaram-me acerca de partes das suas religiões, também. E foi importante para mim aprender a respeitar essas coisas que fazem de nós diferentes. Por exemplo, se quiser fazer um jantar que inclua o Yalcin, não posso fazer nada que contenha carne de porco, porque ele não o come na sua religião (já desisti de tentar fazer francesinha, à custa disso). Também tenho amigos que simplesmente não acreditam, mas que estão dispostos a ouvir quem o faz. Apesar de sermos todos diferentes, são pessoas maravilhosas, e estar com eles, partilhar estas experiências é algo fenomenal. Já lhes falei de todos vocês e de como vivemos a nossa fé e, mais uma vez, apesar de não acreditarem no mesmo que nós, adoraram aprender um pouco mais sobre os Salesianos e sobre o Centro Juvenil.
Esta convivência com diferentes estilos de vida, foi uma pequena prova para mim, e representou um crescimento da minha fé. E espero que um dia também vocês possam experimentar esta sensação.
Resta-me dizer que tenho muitas saudades e que, quando em Estocolmo entrei numa capela ao fim de tanto tempo sem ir à eucaristia, só a forte presença de Deus naquele lugar emocionou-me e fez-me desejar ardentemente voltar aos meus sábados habituais. No entanto tento fazer uma pequena oração todos os dias, nem que seja só a cantar uma das nossas músicas!
Beijinhos finlandeses,
Carolina
Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!
segunda-feira, 25 de novembro de 2013
Mãe Margarida
Olá pessoal!
Hoje é um dia muito especial para a Família Salesiana. Celebramos Mãe Margarida, aquela que foi a mãe de D. Bosco e a mãe de tantos jovens que ele acolheu. Foi a primeira Salesiana Cooperadora, vivendo também ela para os jovens.
Aqui fica um vídeo com algumas frases ditas por Mãe Margarida ao longo da sua vida!
E não te esqueças que hoje, pelas 21h30, na Capela do Externato, esperamos por ti e pela tua família para celebrarmos Mãe Margarida!
Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!
Hoje é um dia muito especial para a Família Salesiana. Celebramos Mãe Margarida, aquela que foi a mãe de D. Bosco e a mãe de tantos jovens que ele acolheu. Foi a primeira Salesiana Cooperadora, vivendo também ela para os jovens.
Aqui fica um vídeo com algumas frases ditas por Mãe Margarida ao longo da sua vida!
E não te esqueças que hoje, pelas 21h30, na Capela do Externato, esperamos por ti e pela tua família para celebrarmos Mãe Margarida!
Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!
sábado, 16 de novembro de 2013
Animando do Mês
Nome: Ana Miguel
Alcunha: Anocas
Aniversário: 30 de Dezembro
Idade: 9 anos
Ano de catequese: 5.º
Atividade: Fazer a diferença
Porque razão andas no Centro Juvenil?
Quando saí daqui da escola, quis continuar a conviver com os meus amigos e por isso escolhi o Centro Juvenil.
Banda/estilo de música favorito:
Gosto muito de Rock, mas a minha banda favorita são os “One direction”.
Qual o último filme que viste? Dá a tua opinião.
“Artur e os minimeus”, e achei que era muito divertido.
Qual o último livro que leste? Dá a tua opinião
Já não leio livros há muito tempo.
Tens animais de estimação? Se sim, como se chamam?
Tenho dois, um cão chamado “Daf” e uma gata chamada “Fanny”.
Qual é a tua comida favorita?
Lasanha
Qual a pessoa que mais admiras?
Eu admiro-me muito a mim própria.
Magusto no Centro Juvenil
Olá a todos!
No passado fim-de-semana, dia 9 de Novembro, festejou-se o São Martinho no Centro Juvenil e, para cumprir a tradição do magusto, houve castanhas, convívio e muita animação.
Logo após a catequese, fomos todos, com muito entusiasmo (e com a barriga a dar horas!), para o salão, onde nos esperava um verdadeiro banquete. Trouxemos de tudo: rissóis, pipocas, batatas fritas, bolos e uma pizza – que não durou os primeiros dez minutos do lanche. A comida chegou e sobrou, não só para os jovens do grupo mas também para os pais, as irmãs, salesianos cooperadores, antigos alunos e para os futebolistas mais novos, do 4.º ano.
Já de barriga cheia, começamos, pouco a pouco, a ir para o recreio, onde demos continuidade a toda uma tarde de diversão.
E, por fim, por volta das 18h, acabámos o dia como não poderia deixar de ser: com a eucaristia. De capela cheia, todos comemoramos a paz do Senhor num dia que, acima de tudo, está relacionado com a generosidade cristã tão presente em São Martinho.
As impressões acerca desta festa foram muito positivas, de acordo com a Arianna, a Catarina Maia, a Maria Francisca e a Inês Freitas do 5.º ano, que afirmam que “foi muito divertido, a comida estava muito boa”. Penso que, tal como disse a Sofia do 10.º ano, “só faltou mesmo a fogueira e pintar a cara com carvão”.
Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!
No passado fim-de-semana, dia 9 de Novembro, festejou-se o São Martinho no Centro Juvenil e, para cumprir a tradição do magusto, houve castanhas, convívio e muita animação.
Logo após a catequese, fomos todos, com muito entusiasmo (e com a barriga a dar horas!), para o salão, onde nos esperava um verdadeiro banquete. Trouxemos de tudo: rissóis, pipocas, batatas fritas, bolos e uma pizza – que não durou os primeiros dez minutos do lanche. A comida chegou e sobrou, não só para os jovens do grupo mas também para os pais, as irmãs, salesianos cooperadores, antigos alunos e para os futebolistas mais novos, do 4.º ano.
Já de barriga cheia, começamos, pouco a pouco, a ir para o recreio, onde demos continuidade a toda uma tarde de diversão.
E, por fim, por volta das 18h, acabámos o dia como não poderia deixar de ser: com a eucaristia. De capela cheia, todos comemoramos a paz do Senhor num dia que, acima de tudo, está relacionado com a generosidade cristã tão presente em São Martinho.
As impressões acerca desta festa foram muito positivas, de acordo com a Arianna, a Catarina Maia, a Maria Francisca e a Inês Freitas do 5.º ano, que afirmam que “foi muito divertido, a comida estava muito boa”. Penso que, tal como disse a Sofia do 10.º ano, “só faltou mesmo a fogueira e pintar a cara com carvão”.
Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!
quarta-feira, 23 de outubro de 2013
Animando do mês
Nome: Inês Marques Duarte
Idade: 11
Ano: 6.º
Atividade: Banda Bosco
Prato favorito: Lasanha
Cor favorita: Roxo
Animais de estimação: Cão
Pessoa que mais admira: Mãe
Programa de TV favorito: Cante se Puder
O que acharam os jovens da abertura do ano no Centro Juvenil?
O Centro Juvenil Salesianas Promotores da Paz iniciou o ano no passado dia 12 de outubro. Neste dia, os jovens, animadores e irmãs, juntos e em grande festa, deram as boas vindas aos novos colegas do 5.º ano, com a alegria que caracteriza a nossa casa Salesiana.
A atividade de Jornalismo quis saber quais foram as opiniões sobre esta primeira tarde de atividades no Centro e o que os nossos jovens esperam deste novo ano que começa. Para tal, fomos recolher respostas junto dos diferentes anos de catequese.
Que achaste da abertura do centro?
Gostei de ver os vídeos do canal do Youtube do Centro Juvenil na atividade de jornalismo.
Cláudia, 5.º ano
Foi fixe inventar a frase para o cartaz.
David, 6.º ano
Gostei das músicas que cantamos e de conviver.
João Pedro, 7.º ano
Muito bonita, especialmente a apresentação dos cartazes.
Isabel, 8.º ano
Achei interessante e cómico e deu para o grupo se reunir e relembrar porque estamos aqui. Bárbara, 9.º ano
Achei muito giro porque serviu de incentivo para o novo ano.
Beatriz, 10.º ano
Surgiram ideias muito criativas nos cartazes.
Diogo, Grupo do Crisma
As atividades de receção foram produtivas e permitiram que eles criassem laços de união como um verdadeiro grupo.
André, Animador 5.º ano
Como achas que vai ser este ano?
Penso que vai ser uma aventura porque falar sobre D. Bosco é muito giro e interessante.
Cláudia, 5.º ano
Vai ser fixe como o anterior e, tal como diz no meu cartaz, vou promover a Fé.
David, 6.º ano
Vai ser divertido conviver uns com os outros. Vamos ser os Incríveis, como está no cartaz, com o superpoder de animar com música.
João Pedro, 7.º ano
Mais divertido. Somos poucos no 8º ano, por isso por um lado não é lá muito bom mas por outro é mais fácil dar a catequese.
Isabel, 8.º ano
Vai ser um ano espetacular e vamos tentar responder ao tema do 9º ano que tem a ver com o porquê de estarmos aqui.
Bárbara, 9.º ano
Como o anterior, divertido, interessante e vamos espalhar amor pelo grupo, como está no nosso cartaz.
Beatriz, 10.º ano
Cheio de surpresas.
Diogo, Grupo do Crisma
Espero que o grupo consiga crescer com os jovens através do dinamismo e do espírito salesiano próprios de D. Bosco.
André, Animador 5.º ano
Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!
domingo, 20 de outubro de 2013
"Os Diamantes da Vida": Encontro de jovens da Zona Norte
Olá pessoal!
Hoje, dia 20 de outubro, realizou-se o encontro de jovens da zona Norte na Areosa (Viana do Castelo).
Neste dia, cerca de 50 jovens de casas salesianas (Porto, Areosa, Poiares e Arcozelo) puderam conhecer mais profundamente "Os diamantes da Vida" que D. Bosco viu num dos seus sonhos. Eram eles os diamantes da Fé, Esperança, Caridade, Temperança, Trabalho, Castidade, Pobreza, Obediência, Jejum e do Prémio.
Por volta das 10h, os diferentes centros começaram a chegar a Areosa. Nessa altura, cada participante era convidado a decorar a capa do caderno que os iria acompanhar durante o dia e no qual foram escrevendo algumas ideias principais acerca de cada um dos diamantes.
Depois de uma breve oração e da visualização de um vídeo no qual se explicava um pouco melhor este sonho de D. Bosco dos dez diamantes, os jovens dividiram-se em pequenos grupos e trabalharam os cinco primeiros diamantes (Fé, Esperança, Caridade, Temperança e Trabalho).
Nesta primeira parte do dia, os jovens foram convidados a refletir um pouco acerca da forma como vivem a sua fé e de que modo podem melhorar esta sua vivência, perceber um pouco melhor o que é a esperança o que é necessário para um caminho baseado nesse valor, e aprofundar o conceito de caridade. Os diamantes da temperança e do trabalho foram apresentados de forma mais sucinta mas convidaram igualmente os jovens à reflexão.
Após uma hora de almoço muito animada - como já é habitual - seguiu-se a parte da tarde que iniciou com a apresentação do sexto diamante da vida: a castidade. Com a ajuda da visualização de um pequeno vídeo que apresentava um testemunho de uma jovem noiva, os jovens puderam perceber um pouco melhor de que forma se pode viver este valor da castidade.
A tarde continuou com o diamante da pobreza, da obediência e do jejum, e terminou com uma breve reflexão acerca do décimo diamante: o Diamante do Prémio.
O encontro terminou com a Eucaristia na qual os jovens participaram ativamente e entregaram os seus diamantes.
E aqui ficam alguns testemunhos dos nossos participantes de Arcozelo:
- "Este dia muito muito interessante pois fez-me aprender a valorizar mais os 'diamantes' da minha vida." (Marta Gomes)
- "Este foi o meu primeiro ano num encontro MJS no campo dos jovens. Para além de educativo foi muito divertido, fomos muito bem acolhidos. Espero que sejam organizados mais encontros destes pois cada vez que vou a algo organizado pelos Salesianos chego a casa muito mais completa e feliz. Até á próxima!" (Beatriz Mello)
- "Este encontro fez-me refletir muito sobre as minhas atitudes, valores e forma de pensa. Percebi que não posso esperar que as oportunidades venham ter comigo, mas que tenho de ser eu a conquistá-las." (Fábio Vida)
- "Foi um encontro brutal como sempre! Com o espírito salesiano acreditamos que tudo é possível!" (Pedro Santos)
domingo, 13 de outubro de 2013
Abertura do Centro Juvenil
Ontem, dia 12 de outubro, iniciámos mais um ano no nosso Centro Juvenil.
A tarde começou bem animada no salão, às 15h. A primeira boa-tarde do ano ia começar, a grande abertura do ano foi feita com a canção "Vem sorrir". Depois, a Irmã Zélia dirigiu a todos os jovens algumas palavras que ficaram certamente bem gravadas no coração de muitos.
E como já é habitual, a primeira boa-tarde do ano é sempre marcada pela apresentação de cada um dos grupos, dando particular destaque ao 5º ano, que é sempre a principal novidade!
Assim, cada grupo foi convidado a fazer um cartaz onde iria escrever um nome que descrevesse o seu grupo!
A tarde seguiu com a já habitual sessão de fotos e com muita música e alegria à mistura! Houve ainda tempo para cada grupo se reunir individualmente.
Depois de um intervalo maior, por volta das 17h15 todos os jovens participaram na apresentação da sua atividade.
A tarde culminou da melhor maneira com a Eucaristia.
E que este tenha sido o primeiro de muitos sábados alegres este ano no nosso Centro Juvenil!
Um bom ano a todos!
Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!
sexta-feira, 11 de outubro de 2013
segunda-feira, 23 de setembro de 2013
Inscrições
Olá pessoal!
No próximo sábado, dia 28 de setembro, são as inscrições no nosso Centro Juvenil. Certifica-te que não te esqueces de nada!
Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!
segunda-feira, 16 de setembro de 2013
Formação: "Catequese com qualidade"
Olá pessoal!
No passado domingo, dia 15 de setembro, os animadores, irmãs e colaboradores do nosso Centro Juvenil participaram na formação "Catequese com qualidade" guiada pelo Padre Rui Alberto das Edições Salesianas.
Tal como o próprio nome indica, nesta formação os participantes puderam aprender um pouco mais acerca da finalidade da catequese, do público-alvo, do modo como deve ser preparado cada encontro e das estratégias a utilizar para se captar a atenção dos catequizandos.
Foi, sem dúvida, uma mais-valia para todos os que estiveram presentes! Aqui vão algumas fotos:
Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!
No passado domingo, dia 15 de setembro, os animadores, irmãs e colaboradores do nosso Centro Juvenil participaram na formação "Catequese com qualidade" guiada pelo Padre Rui Alberto das Edições Salesianas.
Tal como o próprio nome indica, nesta formação os participantes puderam aprender um pouco mais acerca da finalidade da catequese, do público-alvo, do modo como deve ser preparado cada encontro e das estratégias a utilizar para se captar a atenção dos catequizandos.
Foi, sem dúvida, uma mais-valia para todos os que estiveram presentes! Aqui vão algumas fotos:
Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!
segunda-feira, 9 de setembro de 2013
Oração pela Síria
Olá pessoal!
Ontem, dia 8 de Setembro, foi dia de festa e de oração no nosso colégio.
Em resposta ao pedido que o Papa Francisco nos lançou, foi rezado o terço na nossa Capela pela Síria. Irmãs, jovens, professores, ADMA e Salesianos Cooperadores juntaram-se em oração pela paz.
De seguida, como se celebrava um ano da passagem das relíquias de D. Bosco na nossa casa, e por ser o dia da Natividade - aniversário de Nossa Senhora - houve um pequeno convívio entre todos!
Aqui vão algumas fotos!
Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!
Ontem, dia 8 de Setembro, foi dia de festa e de oração no nosso colégio.
Em resposta ao pedido que o Papa Francisco nos lançou, foi rezado o terço na nossa Capela pela Síria. Irmãs, jovens, professores, ADMA e Salesianos Cooperadores juntaram-se em oração pela paz.
De seguida, como se celebrava um ano da passagem das relíquias de D. Bosco na nossa casa, e por ser o dia da Natividade - aniversário de Nossa Senhora - houve um pequeno convívio entre todos!
Aqui vão algumas fotos!
Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!
quinta-feira, 5 de setembro de 2013
Mensagem do Reitor-Mor à Família Salesiana
Olá pessoal!
As férias começam a chegar ao fim e, com este novo início, começam também novos desafios, novas etapas.
É neste início de Setembro que o Reitor-Mor envia uma mensagem a toda a Família Salesiana. Aqui vai ela!
CARÍSSIMOS IRMÃOS E IRMÃS DA FAMÍLIA SALESIANA,
a todos uma caríssima saudação, com o mesmo afeto que nutria Dom Bosco por todos os seus Filhos e Filhas.
O motivo desta minha Mensagem a toda a Família Salesiana é propor à sua atenção quanto o Santo Padre nos comunicou por ocasião da reza do Ângelus, domingo passado, 1º de setembro. Dirigiu-se Ele à Igreja e ao mundo com estas palavras:
"Hoje, queridos irmãos e irmãs, queria fazer-me intérprete do grito que se ergue, com crescente angústia, em todos os cantos da terra, em todos os povos, em cada coração, na grande única família que é a humanidade: o grito da paz! É um grito que diz com força: queremos um mundo de paz, queremos ser homens e mulheres de paz, queremos que nesta nossa sociedade, dilacerada por divisões e conflitos, possa irromper a paz! Nunca mais guerra! Nunca mais guerra! A paz é um dom tão precioso que deve ser promovido e tutelado".
Como veem, é um apelo agoniado que se refere em primeiro lugar à dolorosa situação da Síria envolvida há muito numa guerra civil; e é, em segundo lugar, um convite a não esquecermos os numerosos outros conflitos que flagelam tantas regiões e populações, nos diversos Continentes. Para sensibilizar a Igreja e todos os homens de boa vontade sobre este importante tema da paz, o Papa Francisco concluiu o seu apelo dizendo:
«Por isso, irmãos e irmãs, decidi convocar toda a Igreja, no dia 7 de setembro, para um dia de jejum pela paz na Síria e no mundo inteiro. Das 19 às 24h nos reuniremos em oração e espírito de penitência para invocar este dom de Deus. A humanidade precisa ver gestos de paz. Peço a todas as comunidades organizar algum ato litúrgico segundo esta intenção. Espero-vos sábado próximo, às 19h, na Praça de São Pedro».
Caríssimos, animados pelo mesmo espírito do nosso Pai comum, Dom Bosco, exorto-os vivamente a que acolham este desejo do Santo Padre, como um mandato a ser atuado com convicção e amor. Todos nós cremos que a paz é um bem extraordinariamente necessário para o desenvolvimento e o progresso das comunidades nacionais e da comunidade mundial. Ela se nutre do respeito aos direitos fundamentais que devem ser garantidos a povos e a pessoas e, contemporaneamente, edifica-se pela observância de deveres igualmente importantes, que brotam desses mesmos direitos.
Desejo portanto convidar todos os Grupos da Família Salesiana a acolherem de modo concreto a exortação do Santo Padre a fazer, do dia 7 de setembro, um dia de oração, de reflexão, de jejum, com que testemunhar ao mundo a nossa crença no grande valor da paz e para invocar este mesmo dom do "Príncipe da Paz", Cristo Ressuscitado, Vencedor da morte!
Concretamente, a quantos puderem, no âmbito da Região de Roma, convido a estarem materialmente presentes na Praça de São Pedro para esse grande momento de oração e jejum; e, a quantos vivam em outros contextos, a participarem ativamente nas diferentes iniciativas que certamente serão promovidas em cada uma das Igrejas locais.
Cada comunidade e cada realidade educativa, nos limites do possível, procure animar três momentos:
Um momento de oração pela paz, a ser vivido sobretudo como Adoração eucarística, preparada por um jejum particular, alimentando ao depois a oração com textos bíblicos ou textos tomados de documentos da Igreja sobre o tema da paz.
Um momento de educação à paz. Nas escolas, nos oratórios, nos demais contextos educativos, proporcionar aos jovens um encontro sobre o tema da paz, propondo uma reflexão a partir de notícias de atualidade sobre o tema, valorizando o texto da Encíclica de João XXIII "Pacem in terris"; outros documentos da Igreja; e também textos significativos de Autores leigos. Proponhamo-nos ajudar os jovens a convencer-se de que a paz se constrói sobre quatro valores fundamentais: a verdade, a justiça, o amor, o perdão.
Um momento de testemunho de paz. E' possível celebrar comunitariamente um momento de reconciliação comunitária, a que convidar também os nossos leigos e os jovens, durante o qual se peça perdão a Deus pelas próprias divisões e conflitos, pequenos e grandes. E' possível também convidar os leigos a nós ligados para um encontro de reflexão e aprofundamento sobre o tema da paz. Todos devem saber que a paz nos está muito a peito, a cada um dos grupos e às comunidades, da FS.
Caríssimos, agradeço-lhes, a todos! Sei que acolherão este meu convite com generosidade e empenho. Estou certo de poder expressar-lhes o agradecimento do Santo Padre e o obrigado do nosso amado Pai, Dom Bosco!
Saúdo a todos! Maria, Rainha da Paz e Auxílio dos Cristãos, acompanhe também o nosso caminhar: de todos e de cada um.
Roma, 3 de setembro de 2013.
P. PASCUAL CHÁVEZ V., SDB
Reitor-Mor
Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!
Subscrever:
Mensagens (Atom)