quinta-feira, 30 de maio de 2013

Laboratório de Fotografia: "Maria"

Olá pessoal!

Estamos no mês de Maio e, por isso, a atividade de jornalismo quis dedicar o "laboratório de fotografia" deste mês a Maria.

Assim, os pequenos "fotojornalistas" tiraram várias fotografias dedicadas a Maria que mostram quem é Ela para eles.













Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Animando do mês



Nome: João Maia

Ano:

Idade: 14 anos

Atividade: Jornalismo

Prato favorita: Arroz de marisco

Cor favorita: Vermelho

Animais de estimação: Não tem

Pessoa que mais admira: Mãe

Programa de TV favorito: Curto-circuito

domingo, 26 de maio de 2013

Rubrica do Pedro Cunha - "Mês de Maria"



Olá!


Este mês é muito importante para todos os católicos, pois todo ele é dedicado a Nossa Senhora Mãe de Deus e nossa Mãe.

As pessoas têm por costume ou mesmo promessa rezar o terço a Nossa Senhora durante todos os dias do mês.

“A devoção ao terço foi-se desenvolvendo lentamente ao longo de cerca de 500 anos. O terço é uma oração constituída pela recitação de 50 (até 200) Ave-Marias, em grupos de dez, cada grupo precedido por um Pai-Nosso e concluído com um Glória. Durante o rosário, medita-se sobre os mistérios da vida de Cristo e da sua Mãe.”

Nós, na nossa comunidade Salesiana tivemos um dia especialmente dedicado aos jovens que foi a 03-05-2013 (sexta-feira). Nesse dia meditamos os Mistérios Dolorosos que nos indicam o caminho de Jesus antes de ser crucificado.

 "O Rosário é a minha oração predileta. Oração maravilhosa. Tão simples e tão rica! A todos exorto cordialmente: rezai-o." - João Paulo II


Pedro Cunha



sexta-feira, 24 de maio de 2013

Dia de Maria Auxiliadora


Olá pessoal!

Hoje, dia 24 de Maio, é um dia muito especial: é o dia de Maria Auxiliadora.

E porque escolheu D. Bosco Maria Auxiliadora como grande referência para a nossa Família Salesiana? Ora vejam:

"O título de Maria Auxiliadora já Maria Mazzarello o  conhecia desde a infância. Tinha 6 anos de idade quando foi construída em Mornese uma Capela em honra de Maria Auxiliadora. Esteve certamente presente em muitas das festas realizadas ali todos os anos, onde o pregador explicava a origem deste título mariano.

O Papa Pio VII esteve prisioneiro de Napoleão. Como agradecimento a Nossa Senhora pela sua libertação a 24 de Maio de 1814, instituiu a festa de Nossa Senhora Auxiliadora.

Foi este o título que D. Bosco escolheu para ser divulgado pelos Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora. Maria auxilia o povo cristão nos momentos particularmente difíceis da vida da Igreja."

Para assinalarmos esta data, convidamos todos os jovens e pais a virem até ao Externato, pelas 21h15, para rezarem o Terço em honra de Nossa Senhora Auxiliadora!

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

quarta-feira, 22 de maio de 2013

"Festa da Fé"





Olá pessoal!

No passado sábado, dia 18 de maio, inserido nas celebrações do Ano da Fé da Vigararia Gaia-Sul, os jovens do 6º ano do Centro Juvenil participaram na Festa da Fé que teve lugar na Srª da Saúde, nos Carvalhos.

O encontro iniciou com a Eucaristia presidida por D. João Lavrador, bispo auxiliar do Porto. Seguiu-se um pequeno momento para os jovens lancharem e depois as apresentações dos vários personagens bíblicos.

Os jovens do Centro Juvenil, em conjunto com os jovens da Paróquia de Arcozelo, deram vida ao personagem bíblico “Abraão”. Fizeram uma pequena encenação onde contaram um pouco da sua vida e finalizaram com a música “A vida é uma aventura”.

Foi uma tarde bem passada juntamente com jovens e catequistas de outras paróquias.













 Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Vídeos do Dia MJS

Olá pessoal!

Como prometemos no post anterior, aqui vai o vídeo com a nossa actuação no Paulo VI, onde fomos convidados para apresentar o tema "Acredito na Alegria", e a mensagem do Reitor-Mor aos jovens portugueses do MJS!

Atuação do nosso Centro:




Mensagem do Reitor-Mor:





Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

domingo, 19 de maio de 2013

"Acredito na Alegria" - Dia MJS 2013



Olá pessoal!

No passado sábado, dia 18 de Maio, cerca de 40 jovens do nosso Centro Juvenil estiveram presentes no dia MJS.

O tema do dia deste ano foi "Acredito na Alegria" e foi muito especial uma vez que contou com a presença do Reitor-Mor.

O dia começou bem cedo. Partimos de Arcozelo às 7h cheios de alegria e entusiasmo.

A chegada ao Paulo VI foi marcada pela Feira de Actividades que decorreu no espaço exterior do Centro Paulo VI.

A abertura oficial do dia MJS começou por volta das 11h30 com a habitual animação onde todos cantaram e dançaram ao som do "Somos MJS", "Duc in Altum", "Hino do bicentenário" e muitas outras canções tão conhecidas dos nossos jovens!

Depois da animação, houve algum tempo para acalmar um pouco e fazer a Oração da Manhã preparada pelo Colégio de Vendas Novas.

Como já é tradição, a Banda de Poiares deu um mini-concerto, ao qual se seguiu a apresentação do tema do dia, que foi feita pelo nosso Centro Juvenil. Entre dança, música e teatro, tentámos transmitir a todos a mensagem deste ano do reitor-mor para os jovens.

Depois de uma hora de almoço cheia de reencontros e boa-disposição, à tarde voltamo-nos a reunir no Centro Paulo VI para a recepção do reitor-mor. Esse foi, sem dúvida, o grande momento do dia! O reitor-mor foi recebido pelos jovens a cantar "Salvé D. Bosco Santo", acompanhados pela Banda Juvenil de Poiares, ao mesmo tempo que levantavam os braços com lenços de várias cores. A emoção foi muito grande e muitos foram os "viva" lançados a Pascual Chavez.

Seguiu-se o momento do "Arte e Fé" preparado por alguns dos Colégios Salesianos. No fim, o Reitor-Mor foi chamado ao palco e dirigiu umas palavras a todos os jovens e grupos da Família Salesiana ali presentes. No seu discurso, começou por "reconhecer que os adolescentes e os jovens portugueses" eram "grandes artistas" e destacar como ficou impressionado com o número de pessoas que encheram o Centro Paulo VI. O reitor-mor alertou ainda os jovens dizendo que " a alegria não se pode identificar simplesmente com a diversão porque não é o mesmo divertir-se que estar alegres" porque "a alegria é um dom de Deus que vem do coração".

Por volta das 18h, iniciou-se a Eucaristia presidida pelo Reitor-Mor na Basília da Santíssima Trindade.

Infelizmente, o tempo neste dia não nos ajudou muito, e acabámos por voltar para Arcozelo antes do terço e da procissão das velas. Contudo, voltámos todos para casa com a alma cheia do espírito Salesiano porque o sentimos ali connosco em festa!

No nosso Facebook podes ver mais fotos deste dia! Brevemente iremos publicar um vídeo com a nossa actuação e com a mensagem do Reitor-Mor aos jovens!

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Dia MJS


Olá pessoal!

Amanhã é o grande dia: o dia do Movimento Juvenil Salesiano!

Não te atrases porque às 7h o autocarro sai do Externato para que possamos chegar bem a tempo de participar em tudo com calma e de fazermos o nosso pequeno ensaio.

Não te esqueças de levar:
- Almoço, lanche (meio da manhã e tarde), jantar
- Agasalho (vai estar frio à noite)
- Lenço MJS
- Calças de ganga/leggins pretas
- Muita alegria

Este é, sem dúvida, um ano especial uma vez que vamos celebrar este dia com o Reitor-Mor que estará presente connosco!

O programa para o dia é o seguinte:

10h00 - Chegada dos participantes do dia MJS e Feira de atividades (junto ao Auditório Paulo VI) 
11h30 - Abertura oficial do Dia MJS (Auditório Paulo VI) 
15h00 - Encontro do Reitor Maior com os participantes dos Encontros Com Dom Bosco e vocacionáveis (Salão do Bom Pastor) 
15h30 - Festa do MJS com o RM - Arte & Fé (Auditório Paulo VI) 
16h30 - Concentração para a saudação a Nossa Senhora 
17h00 - Desfile e saudação na Capelinha das Aparições 
17h45 - Eucaristia na basílica da Santíssima Trindade (preside o Reitor Maior) 
21h30 - Terço e procissão 
22h30 - Vigília (Santuário)

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

sábado, 11 de maio de 2013

Celebrar Maria Mazzarello em comunidade!



Olá pessoal!

Na passada sexta-feira, dia 10 de Maio, decorreu no salão da nossa casa uma sessão de cinema onde foi apresentado a toda a comunidade o filme "Maín: a Casa da Felicidade".

A adesão foi muito boa, e o salão encheu-se com cerca de 80 pessoas entre irmãs, pais, jovens, animadores, professores, antigos alunos, salesianos cooperadores, ADMA, Antigas Alunas, colaboradores, não-docentes... Enfim! Muita gente com vontade de conhecer melhor a vida de Madre Mazzarello.

A sessão iniciou-se com os alunos da escola a cantar a música "Porque tu Maín" e com umas palavras da Irmã Zélia, diretora da casa.


Durante os 90 minutos seguintes, todos os que decidiram aceder a este convite puderam ir descobrindo um pouco melhor a vida de Maín.


No final do filme, houve um breve momento de reflexão no qual todos os "espectadores" foram convidados a descrever Maín numa palavra. Amor, bondade, coragem, vida, amor, entrega, foram algumas das palavras partilhadas e escritas num cartão que foi colocado à saída num cartaz com uma imagem de Madre Mazzarello.

Além desta partilha acerca daquilo que cada um descobriu em Maín, este foi também um momento para pararmos e pensarmos: Que desafio me lança Madre Mazzarello?

Esta noite foi, sem dúvida, uma boa forma de celebrarmos Maín!


Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Dia de Madre Mazzarello: "Café com leite"



Olá pessoal!

Hoje celebramos o dia de Madre Mazzarello! Publicamos, assim, o último episódio escolhido e comentado por mais um grupo de pequenos jornalistas!

"A comunidade de Mornese sentia a necessidade de melhorar não só a alimentação do corpo mas também a do espírito.
A alimentação para o corpo era frequentemente demasiado frágil. D. Bosco não queria que passassem fome e chegou a ordenar que, ao pequeno almoço, houvesse café com leite para todas.
Felizmente, a mãe de uma das Irmãs mandou para o colégio uma das suas vacas. Ela foi dando o precioso leite, até a Madre Mazzarello arranjar dinheiro para comprar uma. Quando ela chegou foi uma festa. Entrou adornada no recreio e passou pelas meninas e pelas Irmãs entre vivas e aplausos.
A alimentação para o espírito era também necessária. De facto, algumas Irmãs eram quase analfabetas. Necessitavam de estudar, de se prepararem para serem boas educadoras e catequistas competentes. Tiveram a preciosa ajuda do Padre Costamagna que sucedeu ao Padre José Cagliero como director do Instituto. Como era músico, pôs todo o colégio a cantar.

Comentário:
Esta passagem comoveu-nos pois mostra-nos que a alimentação corporal é importante, mas que a alimentação espiritual também é muito importante para fazer com que estejamos confortados e sejamos felizes. Madre Mazzarello acreditava que um espírito alegre era fundamental para a alegria de todos.


João Maia
Cristiana Ferreira



Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Madre Mazzarello: "Nascem as FMA"



Olá pessoal!

Aqui vai o terceiro episódio da vida de Maria Mazzarello escolhido e comentado por mais um grupo de pequenos jornalistas!

"Como reagiu Maria Mazzarello à proposta de se tornar religiosa? E como reagiram as outras Filhas da Imaculada? A admiração que tinham por D. Bosco fez com que aceitassem as suas palavras como uma alegre notícia.
Para redigir as Constituições, D. Bosco já tinha pedido há tempos a colaboração da superiora das Irmãs de Santa Ana:
- Tem aqui as Constituições dos salesianos religiosos. Tenha a bondade de as adaptar a um Instituto religioso feminino. Poderá cortar e acrescentar o que achar oportuno.
Era também necessário escolher uma Superiora Geral. A 29 de Janeiro de 1872, por ordem de D. Bosco, o Padre Pestarino reuniu as primeiras 27 jovens, para que elegessem a primeira Superiora. Maria Mazzarello, 35 anos, foi eleita com 21 votos.
Assustada, pediu que escolhessem outra. As insistiram e D. Bosco teve a última palavra: confirmou-a no cargo. Ela apenas pediu que lhe dessem simplesmente o título de Vigária. Dizia:
- A verdadeira Superiora é Nossa Senhora."

Comentário:
Nós escolhemos esta passagem porque Madre Mazzarello foi uma das principais fundadoras do grupo das Filhas de Maria Auxiliadora e foi eleita a primeira superiora das FMA.
Gostámos muito deste excerto porque mostra a dedicação de Maín a este projecto que nós hoje vivemos.


Pedro Cunha
Nuno Sabença



Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!






terça-feira, 7 de maio de 2013

Madre Mazzarello: "Teremos irmãs"



Olá pessoal!

Aqui vai o segundo episódio da vida de Maín escolhida e comentada por mais um grupo de pequenos jornalistas do nosso Centro!

"No dia 24 de Junho de 1886, dia de S. João Baptista, era festa no Oratório de Valdocco. Celebrava-se o onomástico de D. Bosco.
Enquanto os rapazes brincavam felizes, o Padre Lemoyne conversava com D. Bosco, recordando os inícios da sua obra em favor dos rapazes pobres. A um certo momento, perguntou:
- E pelas raparigas não fará nada? Não acha que, se tivesse um Instituto de Irmãs fundado por si, elas fariam pelas meninas o que fazemos pelos rapazes?
D. Bosco, depois de pensar uns instantes, respondeu:
- Sim, havemos de ter também Irmãs. Por agora, ainda não.
Entretanto, em Mornese continuava a obra de Maria Mazzarello que, juntamente com outras Filhas da Imaculada ensinavam costura e acolhiam meninas órfãs. Era, desde 1867, um grupo diferente de um outro orientado por Ângela Maccagno, e chamado "novas ursulinas".
O Padre Pestarino, encorajado por D. Bosco, pôs à disposição destas quatro Filhas da Imaculada uma sua casa perto da igreja. Passaria a funcionar ali a costura, o internato e outras actividades."

Comentário:

Esta passagem demonstra a capacidade de adaptação e o modernismo de D. Bosco que estava sempre disposto a perceber aqueles que o rodeavam, tentando sempre ajudá-los.
Para além disso, evidencia, igualmente, a persistência de Maria Mazzarello que, com a sua irreverência, se tornou num modelo para milhares de raparigas.


André Pereira
Martim Fernandes
Pedro Soutelo
Diogo Tomás
Ricky






Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Domingos Sávio



Olá pessoal!

Hoje celebramos o dia de Domingos Sávio.

Domingos nasceu no dia 2 de abril de 1842 em San Giovanni di Riva, perto de Chieri, província de Turim (Itália).


Crescido numa família rica de valores, impressionou desde pequeno pela sua maturidade humana e cristã. Para servir à santa Missa, esperava o padre fora da igreja, mesmo debaixo de neve. Estava sempre alegre. Tinha assumido a vida com seriedade, tanto que – admitido com apenas sete anos à primeira Comunhão – traçou num caderninho o seu projeto de vida: "Vou me confessar muito frequentemente e farei a comunhão sempre que o confessor me permitir. Quero santificar os dias festivos. Os meus amigos serão Jesus e Maria. A morte, mas não o pecado".

Encontrou-se com Dom Bosco quando tinha 12 anos, e pediu-lhe para ser admitido no Oratório de Turim, porque desejava ardentemente estudar para ser padre.

Dom Bosco, admirado, disse-lhe: "Parece-me que temos aqui um bom tecido". Domingos respondeu: "Eu serei o tecido; o senhor então, seja o alfaiate". Acolhido no Oratório, pediu-lhe que o ajudasse a "ser santo".

Afável, sempre sereno e alegre, colocou grande empenho nos deveres de estudante e no serviço aos colegas, de todos as formas, ensinando-lhes o Catecismo, assistindo aos doentes, pacificando as brigas...

Aos colegas que chegavam ao Oratório ele dizia: "Saiba que aqui, nós fazemos consistir a santidade em estar muito alegres". Procuramos "evitar o pecado, como um grande inimigo que nos rouba a graça de Deus e a paz do coração e impede de realizar os nossos deveres com exactidão".

Fidelíssimo ao seu programa, apoiado por uma intensa participação nos sacramentos e por filial devoção a Maria, alegre no sacrifício, foi agraciado por Deus por dons e carismas.

A 8 de dezembro de 1854, proclamado o dogma da Imaculada por Pio IX, Domingos consagrou-se a Maria e começou a avançar rapidamente na santidade.

Em 1856 fundou entre os amigos do Oratório a "Companhia da Imaculada" para uma acção apostólica do grupo.

Mãe Margarida disse a Dom Bosco: "Tens muitos jovens bons, mas nenhum supera o belo coração e a bela alma de Domingos Sávio". E explicou-lhe: "Vejo-o sempre a rezar, fica na igreja mesmo depois dos outros; sai todos os dias do recreio para fazer uma visita ao SSmo. Sacramento. Na igreja, está como um anjo que mora no Paraíso".

A primeira biografía da vida de Domingos foi escrita pelo seu mestre, São João Bosco, e destas páginas nasceram muitas vocações, inclusive a do último Papa, Bento XVI que, com tanta ternura, admirava a Obra da Infância Missionária.

Domingos faleceu com apenas quinze anos de idade, no dia 9 de março de 1857.

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

domingo, 5 de maio de 2013

Madre Mazzarello: "A morte à porta"



Olá pessoal!

A partir de hoje, e até ao dia 9 deste mês (dia de Madre Mazzarello), iremos publicar no nosso blog algumas passagens da vida de Maín escolhidas pelos jovens da atividade de jornalismo e comentadas por eles mesmos.

Hoje publicamos a primeira passagem, intitulada "A morte à porta".

"Maria Mazzarello entrou em casa da família amiga atingida pelo tifo. Todos de cama e em perigo de vida. Imediatamente cuidou da ordem e da limpeza. Refeições a tempo e horas e remédios nos momentos indicados.
Porém, quando todos ficaram curados, ela foi atingida pelo tifo. Era o dia 15 de Agosto, festa da Assunção de Nossa Senhora. Contava ir à igreja mas a febre muito alta impediu-a de sair.
O médico disse-lhe que a situação era grave. Maria não se perturbou. Mandou chamar o Padre Perestrino e pediu-lhe apenas para lhe levar a Comunhão todos os dias. E abandonou-se nas mãos de Deus.
Passado pouco tempo, o médico começou a abanar a cabeça e receitou outros medicamentos. Maria, com voz débil, disse:
- Obrigada. Mas, por favor, não me faça engolir mais comprimidos. Só preciso que Deus me venha buscar.
A sua hora ainda não tinha chegado. Depois de 52 dias de cama recuperou a saúde."

Comentário:

Nós escolhemos esta passagem porque a Madre Mazzarello foi corajosa ao ponto de se entregar a Deus, pois mesmo sabendo que estava doente, não desistiu. Sabia que Deus cuidaria dela e que estaria a olhar pela sua obra e pelas pessoas de quem gostava.

Diogo Ribeiro e Vasco Guedes



Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!


quinta-feira, 2 de maio de 2013

Mês de Maria



Olá pessoal!

O mês de Maio é o mês dedicado a Maria. Assim, todos os dias deste mês, às 21h15, o terço é rezado na Capela do nosso Externato. Estamos todos convidados a aparecer sempre que pudermos!

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!