sábado, 31 de maio de 2014

Torneio de xadrez

Olá pessoal!

Nas últimas semanas, no nosso centro juvenil, tem decorrido o Torneio de Xadrez, organizado pela atividade de Xadrez e Ténis de Mesa.
A atividade do Jornalismo foi saber o que levou os participantes a aceitar o desafio e a inscreverem-se no torneio.

"Porque gostamos de jogar xadrez" Gonçalo Gomes (5.º ano) Henrique Rocha (6.º ano)

"Foi um torneio que, desde o primeiro minuto, me entusiasmou e no qual vi uma excelente forma de competir num ambiente salesiano." (Tiago, animador)

"Gosto de participar nestas atividades do grupo e gosto de jogar xadrez." (Ricky, animador)

"Este torneio foi criado com o intuito de motivar e cativar os animandos da minha atividade para o xadrez. Além disso, foi uma maneira de preparar um dos meus animandos para a participação nos jogos nacionais deste ano." (André, animador da atividade do xadrez)




 




Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello

quarta-feira, 21 de maio de 2014

"Na órbita da santidade" - Dia MJS 2014



Olá pessoal!

No passado fim-de-semana decorreu mais uma peregrinação da Família Salesiana a Fátima e, por isso, mais um dia nacional do Movimento Juvenil Salesiano.

"Na órbita da santidade", foi este o tema deste ano, que convidou todos os jovens a refletir um pouco acerca dos pilares da espiritualidade juvenil salesiana. A presença da Madre Ivonne Reungoat (madre-geral das Filhas de Maria Auxiliadora) e de D. Angel Artime (reitor-mor dos Salesianos), tornou este encontro ainda mais especial.

A manhã de sábado foi preenchida pela realização de algumas atividades de acolhimento no exterior do Paulo VI, seguida de um momento de acolhimento de todos os participantes acompanhada de muita música, mas também de oração.




Depois de almoço, os jovens foram divididos em pequenos grupos, e puderam realizar um peddypaper por Fátima, cujo objetivo era descobrir mais acerca da espiritualidade juvenil salesiana. Ao longo do percurso, os jovens iam completando uma caderneta de cromos com muitos dos santos salesianos. Jogos de mímica, entrevistas, fotografias, oração... Houve tempo para tudo neste início de tarde.



Por volta das 16h30, participámos na saudação a Nossa Senhora e seguimos para o Paulo VI para assistir a mais um "Arte e Fé". Neste espetáculo cheio de música, luz, cor e muitas selfies com nariz de palhaço (símbolo da alegria), houve o grande encontro entre os jovens e o Reitor-Mor e a Madre-Geral. Foi, sem dúvida, o momento alto do dia.






A noite seguiu com o terço e a procissão das velas e a boa-noite, na qual também participaram D. Angel e a Madre Yvonne.

O dia de Domingo foi marcado pela tradicional Eucaristia no recinto do Santuário.

Na viagem de regresso, todos os jovens do nosso autocarro foram convidados a criar uma história. A I. Alice escreveu a primeira frase, e a folha foi passando por toda a gente. O resultado final foi este texto que revela muito acerca desta fim-de-semana:

Era uma vez o dia MJS.
Nesse dia, houve alguém que fez algo diferente. Como estava um dia lindo de sol, o grupo de Arcozelo assou. Fizeram coisas muito divertidas como partir uma pulseira para a pôr a brilhar no escuro.
Este foi o dia mais feliz da minha vida. Somos o melhor grupo de sempre!
Nem tudo corre sempre bem mas, apesar de tudo, o que interessa é o que aconteceu de bom: a união dos grupos, o encontro com outros amigos, etc.
Depois destes dois dias, descobrimos que cheiramos todos bem, independentemente das camisolas suadas. Descobrimos também que a água nunca soube tão bem como quando passamos uma infinidade de horas ao sol.
Fizemos muitas amizades novas, e foi ótimo reencontrar amigos e sorrir muito. Foi tudo excelente, e o pior é que já acabou, mas haverá mais no futuro, pois o presente não é tudo.
Adoramos também estar com o Reitor-Mor e a Madre-Geral, uma vez que eles são demais!
Gostei principalmente do torneio de futebol que o André organizou.
Foi tudo divertido, desde a abertura até à missa. Deparamo-nos com um novo Paulo VI, completamente diferente.
Foi tudo muito bom porque temos os melhores animadores do mundo. 
Adorei a companhia de todos e volto para o ano!
Em suma, foi mais um encontro em que estivemos sempre (con)Bosco!

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!