Há alguns meses atrás conheci um seminarista da Diocese de Vila Real, a frequentar os últimos anos de Teologia, natural de Jou, uma das freguesias do meu Concelho. A certa altura, perguntei-lhe como tinha surgido nele a ideia de ser padre, como despertara a sua vocação. Disse-me que, sendo ainda criança, tinha participado numa missa nova dum padre do Concelho, em Murça, e que esse facto o tinha marcado profundamente, cativando-o para a vocação sacerdotal. Pelos dados que me referiu, apercebi-me emocionado que tinha sido a minha Missa Nova!
A ordenação do Padre Zé Cordeiro, no Domingo do Bom Pastor, dia 25 de Abril, foi motivo para convocarmos alguns adolescentes e jovens para preparar e viver este maravilhoso acontecimento. Realizou-se assim um encontro vocacional, nesse fim-de-semana, que juntou 29 participantes provenientes da Madeira, Galiza do Estoril, Mogofores, Porto e Poiares. Estiveram também presentes os dois pré-noviços e os aspirantes da Casa Imaculada Conceição (Porto). As actividades foram animadas pelos salesianos P. David Teixeira, P. João Chaves e P. Juan Freitas, e o acolhimento pertenceu às três comunidades do Estoril, Manique e Lisboa, onde se realizaram os momentos de reflexão e convívio, as refeições e a dormida.
Muito especial para eles foi certamente o testemunho do Zé Cordeiro, durante a vigília de oração, preparada pelo P. Álvaro Lago, e a participação na sua ordenação, acompanhando-a dos bancos da frente e com o sentimento de serem parte desta grande família em festa.
Continuemos a proporcionar aos nossos jovens a possibilidade de viver estas experiências que os possam aproximar de Cristo, o Bom Pastor, e serem assim ajudados a descobrir e abraçar a sua vocação!
Pe. Aníbal Mendonça
2 comentários:
Olá!
No sábado há cateqquese?
BJSoffiz
Olá!
Não há! Amanhã só há o ensaio às 10h para o Dia MJS! ;)
bjnhs
Enviar um comentário