quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Musical "Alegria"


Olá pessoal!

No próximo dia 12 de Outubro a nossa Casa vai receber o musical "Alegria".

O espetáculo é feito pelos Jovens Boa Nova que pretendem com este musical responder ao apelo do Papa Bento XVI que, na sua mensagem para o Dia Mundial da Juventude deste ano «Alegrai-vos sempre no Senhor!» (Fl 4, 4), desafia os jovens a serem Missionários da Alegria.

Ao estabelecer uma ponte entre as JMJ em Madrid sob o tema «Enraizados e edificados n’Ele... firmes na fé» (cf. Cl 2, 7) e as próximas JMJ no Rio de Janeiro com o tema «Ide, fazei discípulos de todas as nações!» (cf. Mt 28, 19), o Papa Bento XVI quer dizer-nos muito claramente que só se pode viver a Fé como filhos de Deus e discípulos de Cristo na construção do seu Reino se nos deixarmos encher e preencher pela Alegria. Como afirma o próprio Papa, na sua mensagem deste ano: «A Igreja tem a vocação de levar ao mundo a alegria, uma alegria autêntica e duradoura […] a mensagem cristã é uma mensagem de alegria e de esperança! […] Porque, a aspiração pela alegria está impressa no íntimo do ser humano.»

Mais do que se tratar de uma vocação e uma missão, a Alegria é a nossa origem, como podemos ler no recente catecismo para os jovens “YOUCAT” nos números 1 e 2: «Nós vimos de Deus, do qual provem toda a felicidade. Ele que nos criou do “excesso” do seu amor, queria partilhar a sua infinita alegria connosco.» O mesmo que dizer, a Alegria é o “ADN” do Cristão, porque é-nos conatural, intrínseco. O cristão é portador da Alegria.

Esta Alegria que perpassa toda a escritura está bem presente no Novo Testamento. Evangelho significa isso mesmo “Feliz Notícia”, “Boa Nova”, “Alegria”. Por isso, poderíamos dizer que a seguinte afirmação “O Evangelho da Alegria…” é um pleonasmo, ou seja, a repetição da mesma realidade.

Com este musical pretendemos testemunhar e transmitir que este Evangelho ou esta Alegria tem um rosto e uma história, tem um nome: Jesus de Nazaré, a revelação plena e definitiva da Palavra e do Projecto de Deus como Alegria. 

Através da cor e do canto, da música e da dança, de palavras e da Palavra, demonstramos neste musical que a Alegria esteve sempre presente nos principais momentos e mistérios da vida de Cristo, e continua naqueles que querem viver ao seu jeito, pela força do seu Espírito, na comunhão, na paz, na verdade, na justiça, no bem, isto é, no amor. Quem acredita no Amor, acredita em Deus, porque Deus é Amor (1 Jo 4, 16). Quem acredita na Alegria, acredita em Deus, porque Deus é Alegria (Jo 15, 11).

Compra o teu bilhete no Externato e traz amigos! Contamos com a presença de todos!

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

Sem comentários: