Olá pessoal!
Aqui vai uma carta da Irmã Maria del Carmen Canales, Conselheira Geral para a Pastoral Juvenil. É uma mensagem dirigida a todos os jovens do mundo na qual nos é feito um pedido: ser construtores e mediadores da paz. Sem dúvida um convite interessante para nós, CJS Promotores da Paz!
Queridos amigos e amigas,
Decidi escrever-vos e recorrer a vós vendo tantas situações de guerra e de conflito social e político e tantos povos e nações a sofrer em todo o mundo. Os adultos, alguns os mais poderosos da terra, não conseguem assinar acordos que tragam uma PAZ estável e duradoira e entretanto crianças e jovens morrem injustamente, perdem os seus pais, são obrigados a fugir da sua terra, abandonando tudo e a viver escondidos, esquecidos, por vezes em campos de refugiados ou noutros Países. É um sofrimento muito duro para tantas famílias, tantos povos… Queridos amigos, devemos terminar com esta situação e é este o motivo por que vos escrevo : venho pedir-vos que vos convertais em CONSTRUTORES E CONSTRUTORAS DE PAZ, em MEDIADORES e MEDIANEIRAS de PAZ. Vou sugerir-vos três gestos, mas vós, que sois criativos e entusiastas, sabereis com certeza inventar muitos mais. O que interessa é fazermo-nos ouvir, porque, como crentes, não podemos ficar em silêncio perante tanta violência e injustiça. A proposta é esta:
1.- Criai nos vossos Oratórios-Centros juvenis, nas Escolas e Centros profissionais que frequentais, nas Instituições Universitáeias onde estudais, nas casas-família e onde quer que vos encontreis, um tempo específico e quotidiano de oração pela PAZ. Os vossos centros educativos, que já exprimem uma harmoniosa convivência intercultural e interreligiosa, são um belo testemunho de paz. Anunciai-o a todos !
2.- Sede solidários com tantas outras crianças, preadolescentes, adolescentes e jovens que não podem seguir como vós o ritmo normal de estudo, jogo e crescimento sereno… Inventai juntamente com os vossos educadores – porque não vos falta fantasia! – gestos concretos e úteis que possam fazer sentir aos vossos contemporâneas que estais próximos deles, que pensais em tudo o que eles sofrem. Comunicai entre vós e com tantos outros amigos estes gestos de amor… até que um dia os possais contar – por carta ou quem sabe, até de viva voz - aos vossos amigos nas nações em guerra.
3.- A vossa voz seja a voz daqueles que “não tem voz”! Fazei-vos ouvir escrevei para os jornais, ou para os seus social networks, falai na radio, na TV local ou regional, pedindo a união de todos a fim de que acabem as guerras e os conflitos, porque as crianças e jovens como vós precisam de crescer em Paz e na contemplação da beleza da vida e não no horror e na violência, da destruição e da morte.
Escrevei os vossos testemunhos para o Espaço jovem ou no O pequeno muro no site web www.cgfmanet.org ou no blog de Pastoral juvenil http://pgfma.wordpress.com/ e tudo o que fazeis de belo e bom A FAVOR DA PAZ: a vossa comunicação vai contagiar e encorajar outras pessoas, mesmo os adultos.
Dirijamo-nos com confiança ao Pai comum tornando-nos “próximos”, como nos dizia o Papa Francisco na Mensagem do Dia Mundial da Paz, e cuidemos uns dos outros.
CONSTRUAMOS UMA REDE DE PAZ entre todas as casas das FMA do mundo e acreditemos juntos que com a nossa oração, os nossos gestos de amor e a nossa voz, podemos acabar com as guerras.
A Mãe de Deus que nos deu o autor da Paz vos acompanhe e sustente nesta luta contra as situações de não-paz .
Com o afeto que sabeis que vos tenho.
Maria del Carmen Canales fma
Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!