terça-feira, 30 de agosto de 2011

Arcozelo em Madrid - JMJ 2011

Olá!

Vinte e seis elementos compunham a comitiva do CJS Arcozelo que rumou a Madrid para as JMJ 2011! Em breve contamos ter aqui relatos na primeira pessoa dessa experiência rara. Para já aqui ficam algumas das centenas de fotos tiradas ao longo das Jornadas:


Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

sábado, 13 de agosto de 2011

Ricky a caminho da Profissão Perpétua do Luís Almeida

Conheci o Luís Almeida no Acampamento Nacional MJS que se realizou em Pedrógão em 2008. Eu era animador e o Luís era o coordenador dos adolescentes. Era cá uma responsabilidade tomar conta de todos os adolescentes e guiar esse grupo numa caminhada de fé, seguindo os trilhos de S. Paulo... E eu só pensava: "Quem é este rapaz que eu nunca vi antes e que de repente aparece como coordenador?!"

Na minha ingenuidade, pensei que já conhecia todo o mundo salesiano português depois de todos os encontros em que tinha participado, e não me lembrava de ver o Luís antes... Agora que penso nisto, tenho a certeza que já nos tínhamos cruzado antes, como estranhos que se cruzam na rua, sem saber que um dia ele se tornaria um querido amigo.

Esta amizade, que começou nesse acampamento, consolidou-se no CampoBosco 2010. Aqui apercebi-me que a personalidade do Luís era incontornável. Basta que vos diga que ele estava sempre rodeado de pessoas, atraídas pela sua conversa fácil e pelo seu humor, bem como pelo conhecimento histórico dos lugares que visitávamos e a solenidade com que encarava os momentos sagrados. O meu pensamento neste ponto tinha mudado: "Olha que homem interessante que aqui temos!"

Tudo isto serviu para vos dizer que este ano fui ao Festival Super Bock Super Rock. Ainda que pareça que me estou a gabar de ter engolido e respirado o pó do Meco, chamo a vossa atenção para outro pormenor interessante: o festival começou a 14 de Julho (quinta-feira) e terminou no dia 17 (domingo) de madrugada, dia da Profissão Perpétua do Luís em Mogofores.

O meu plano era simples: durmo umas horas, vou para Lisboa, apanho um comboio até Coimbra, troco para um regional que me leva a Mogofores e estou no Santuário de Maria Auxiliadora mesmo a tempo do início da Profissão Perpétua do meu amigo Luís Almeida!

"Vais onde?! Fica mais uns dias aqui no sul!" dizia o meu pessoal festivaleiro. "Não, quero estar presente na Profissão Perpétua do meu amigo Luís Almeida!" E assim parti para cumprir o meu plano simples...que falhou logo em Lisboa... O único comboio que me faria estar a horas em Mogofores estava esgotado...

Com o meu plano genial deitado por terra, as hipóteses de estar em Mogofores a tempo pareciam nulas... De comboio não dava, de camioneta também não, de taxi...não sou rico... Eis que me ocorre que, concerteza, toda a Família Salesiana vai querer estar presente nesta festa tão importante! Alguém haveria de estar a sair de Lisboa rumo ao mesmo destino que o meu.

Com a ajuda da Irmã Lourdes, da Irmã Cecília e do Padre Aníbal, fui guiado até à Praça de S. João Bosco onde viria a conhecer o Padre Artur Pereira que energeticamente me indicou o meu lugar à mesa do almoço e me advertiu que partíamos em 15 minutos!

O sentimento de cumprir um objectivo a que nos propomos é algo muito agradável. Naquela sala de refeições da Casa D. Bosco, rodeado de Salesianos, já me conseguia ver em Mogofores a partilhar um marco emocionante da vida do meu amigo Luís Almeida.

Eu fui!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Informações Úteis - JMJ

Olá!

Daqui a 96h as Jornadas Mundiais da Juventude têm início oficial! Estás preparado(a)? Aconselhamos vivamente que consultes a secção de Info Útil do site oficial das JMJ 2011 Madrid! Poderás perceber:
  • como funcionam os transportes da cidade,
  • onde irás recolher a mochila de peregrino e o que contém,
  • como costuma ser a Meteorologia em Agosto em Madrid bem como outras indicações muito úteis,
  • qual o esquema montado em relação à alimentação.
Além disto, podes encontrar as últimas notícias, a agenda completa e apoios multimédia e de leitura para a tua caminhada de fé. Visita o site www.madrid11.com.

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Recepção ao 4º ano

Olá!

No dia 11 de Junho, o nosso Centro Juvenil realizou uma actividade que já é uma tradição: a recepção ao 4º ano!

Depois de uma visita do Zé e da Salomé Pinto a convidá-los, os alunos do 4º ano do Externato Nª Srª de Fátima apareceram em número considerável para conhecer o Grupo e para experimentarem um pouco da festa que os espera a partir de Setembro, altura em que abrimos as inscrições!

Apostamos que eles são o futuro do Grupo de Jovens e incentivamos que cada um traga um amigo para partilhar connosco a alegria característica da santidade juvenil!

Nesse dia, entrevistámos o Gonçalo de 9 anos que nos contou que quer vir para o Centro Juvenil porque o primo dele anda lá. Disse ter gostado do dia que preparámos e que a parte favorita foi jogar futebol! No fim, garantiu-nos que se ia inscrever em Setembro.

Aqui ficam as fotos desse dia (também disponíveis no Facebook):



Fiquem bem, com D. Bosco e M. mazzarello!

sábado, 6 de agosto de 2011

Acampamento Nacional MJS 2011

Olá!

O Movimento Juvenil Salesiano organizou mais um Acampamento Nacional, que este ano teve lugar no Parque de Campismo Municipal da Tocha, Cantanhede, entre os dias 17 e 21 de Julho de 2011.

Os objectivos deste encontro eram:
  • Continuar, em contexto de acampamento, a experiência formativa realizada ao longo do ano nos grupos MJS;
  • Continuar a aprendizagem prática dos valores de partilha, da interajuda e do serviço;
  • Reforçar o sentido de pertença ao MJS;
  • Encontrar-se com Deus por meio da natureza, da reflexão e da oração;
  • Reflectir sobre o tema "Vinde e Vede", descobrindo a vida como vocação.
Participam neste encontro Pré-Adolescentes (5.º e 6.º Ano) e Adolescentes (7.º ao 9.º Ano), os grupos em Caminhada de Fé, Catequese, Amigos de Domingos Sávio, Acólitos, Escuteiros e grupos dos Centros Juvenis.

Arcozelo esteve presente, como habitualmente. Aqui ficam as fotos dessa semana:



Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Clube dos Poetas Salesianos

A CONTA E O TEMPO

Deus pede estrita conta do meu tempo,
E eu vou, do meu tempo, dar-lhe conta;
Para dar minha conta feita a tempo,
O tempo foi-me dado, e não fiz conta.

Mas, como dar, sem tempo, tanta conta,
Eu que gastei sem conta, tanto tempo?
Não quis, sobrando tempo, fazer conta,
Hoje quero dar conta, e não tenho tempo.

Ó vós, que tendes tempo sem ter conta,
Não gasteis vosso tempo em passatempo.
Cuidai, enquanto é tempo, em vossa conta.

Pois aqueles que, sem conta, gastam tempo,
Quando tempo chegar de prestar conta,
Chorarão, como eu, o não ter tempo.

Frei António das Chagas
(Frade Franciscano e poeta português do século XVII)

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Mês das Jornadas Mundiais da Juventude

Olá!

Finalmente... Chegou o mês das Jornadas Mundiais da Juventude!

Há quanto tempo esperavas por isto? O grupo de Arcozelo, juntamente com o Colégio dos Órfãos do Porto, com Areosa, e com muitos outros, tem preparado este momento ao longo do último ano. 10 catequeses e inúmeras acções de angariação de fundos foram levadas a cabo. A preparação espiritual e financeira está, por isso, concluída.

Agora resta-nos saborear uma semana intensa de vivência cristã com Jovens de TODO O MUNDO!!! Jovens que, como nós, procuram estar enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé!

Para saberes tudo sobre o que vai acontecer em Madrid, consulta o Programa Geral em Português e o site oficial das JMJ.

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Festa das Promessas - Parte 3

Olá!

Finalmente, damos conta do último momento da Festa das Promessas 2011! A tarde terminou no campo de jogos onde os Jovens foram divididos em quatro equipas e se divertiram com alguns jogos.

Porque nem tudo é brincadeira, aqui ficam as pontuações atribuídas às equipas participantes:
  • Unidos ao Garrafão (Mé) – 14 pontos
  • Unidos ao pé descalço (Fred) – 19 pontos
  • Os amigos do Tiago – 14 pontos
  • Loco motion (Daniela) – 9 pontos
Aqui ficam as fotos deste momento muito Salesiano, no campo de jogos (também disponíveis no Facebook):



Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!