terça-feira, 30 de abril de 2013

Curta metragem: "Não é o fim do mundo"

Olá pessoal!

Já está no canal do youtube da Pastoral Juvenil Salesiana a curta que o nosso Centro realizou para o Festival Clip D. Bosco com o tema "Olhares de esperança".

Para os que não tiveram oportunidade de ver, aqui vai!



Em 1º lugar ficou a curta feita pelos jovens de Poiares:
http://www.youtube.com/watch?v=c15uB5tLqCU

E aqui vão as três curtas que ficaram em 2º lugar, ex-aequo connosco!
http://www.youtube.com/watch?v=rls7KMalG60
http://www.youtube.com/watch?v=D3eVfIEKtwA
http://www.youtube.com/watch?v=AJ8vCythPGo

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

domingo, 28 de abril de 2013

Animando do mês



Nome: Isabel Alves Soutelo

Idade: 12 anos

Ano:

Atividade: Cantinho das artes

Animais de estimação: 3 gatos, 1 cão, 1 tartaruga e pássaros

Pessoa que mais admiras: Salgueiro Maia

Programa de TV favorito: Casos Arquivados

Cor: Roxo

Comida favorita: Cozido à portuguesa

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Festival de curtas "Clip D. Bosco"




Olá pessoal!

Durante a tarde do passado dia 25 de abril, o nosso Centro Juvenil marcou presença na 1ª edição do Festival de curtas-metragens Clip D. Bosco, com o tema "Olhares de esperança", realizada no Colégio dos Salesianos do Porto.

No total, foram os 12 elementos que representaram e apoiaram a curta-metragem "Não é o fim do mundo" feita pela atividade de jornalismo, com a colaboração das atividades de multimédia e da dança.

Chegados ao Porto por volta das 14h, fomos muito bem recebidos pela organização (da qual fazia parte o Fred, animador do nosso Centro).

Por volta das 14h30 iniciou-se o Festival, que foi introduzido pelas boas-vindas de dois dos apresentadores/organizadores do evento: a Idália e o Sílvio Monteiro. Também o Padre Taveira (diretor do Colégio dos Salesianos do Porto) e o Padre Aníbal fizeram um discurso inicial de boas-vindas!

A concurso apresentaram-se 5 curtas metragens, visualizadas logo de seguida:

1 - "Não é o fim do mundo" do Centro Juvenil Salesiano Promotores da Paz

2 - "Os lírios do campo" - grupo de jovens de Recarei

3 - "Olhares de esperança" - aluna dos Salesianos de Lisboa

4 - "Capuchinho Vermelho" - Grupo de alunos das Salesianas de Cascais

5 - "Jovens de hoje, adultos de amanhã" - Grupo de jovens dos Salesianos de Poiares

Depois da visualização das 5 curtas, houve um intervalo ao qual se seguiu um pequeno momento de formação dado pelo Padre Rui Alberto (diretor das Edisal), acerca da importância da comunicação social no tempo de D. Bosco, da forma como ele o fez, e da importância desta neste momento.

Entretanto, eis que chega o grande momento da entrega do prémio! A curta vencedora foi "Jovens de hoje, adultos de amanhã", realizada pelos jovens de Poiares. Em 2º lugar ficaram as restantes 4 curtas.

Foi uma boa participação e uma tarde muito bem passada em família, bem ao espírito salesiano!

Brevemente iremos disponibilizar a nossa curta-metragem!

Entretanto, aqui vão algumas fotos!


Cá estão todos os apoiantes da nossa curta!



A Idália e o Sílvio, apresentadores do Festival.


A animadora Salomé, realizadora da curta do nosso CJ e representante da mesma, numa breve entrevista realizada antes da visualização do "Não é o fim do mundo"



Alguns dos participantes e apoiantes das outras curtas-metragens.



A mesa do júri do Festival.



Momento de formação proporcionada pelo Padre Rui Alberto das Edisal.



O Pde. Taveira a entregar o prémio à realizadora da curta-metragem vencedora.



Os 5 realizadores das curtas-metragens a concurso juntamente com o júri do Festival.



E aqui está o grupo representante do nosso Centro!


Fiquem bem, com D. Bosco e M Mazzarello!

domingo, 21 de abril de 2013

Rubrica do Pedro Cunha




Olá!

No passado dia 20 de abril, os infantis da equipa de futsal do nosso Centro Juvenil participou na Liga Zon Kids, no estádio Rei Ramiro, em Vila Nova de Gaia.

A Liga ZON Kids é um torneio de futebol de 5, para crianças dos 5 aos 12 anos, e tem como objetivos promover o espírito desportivo, o fair play entre os mais novos e proporcionar uma experiência inesquecível em família.

A viagem foi feita de comboio e autocarro. Partimos às 8h10 da estação da Aguda.

A nossa equipa era composta pelos seguintes elementos: eu e o Henrique Rocha do 5º ano e o Diogo Ribeiro, o Sérgio Cunha, o Luís Rocha, o Vasco Pereira e o João Duarte do 6º ano.

Nesta competição, a nossa equipa fez 4 jogos e ficou em 3º lugar. Os resultados foram os seguintes: 

  • Centro Juvenil 1 - 1 Boavista FC (1-0 nos pénaltis)
  • Centro Juvenil 3 - 0 Marca d’Água 3-0
  • Centro Juvenil 3 - 2 Escola de Futebol Paulo Lima
  • Centro Juvenil 3 - 1 Fiães SC

Chegámos ao Centro Juvenil às 18h30 onde fomos recebidos pelos pais e alguns membros do CJ!

Pedro Cunha





terça-feira, 16 de abril de 2013

Festa da Gratidão

Olá pessoal!

No passado domingo, dia 14 de abril, festejámos na nossa casa a "Festa da Gratidão".

De manhã, o Centro Juvenil marcou presença na animação da Eucaristia com a sua Banda Bosco. Da parte da tarde os jovens ajudaram na organização e fizeram uma quermesse com vista para a angariação de fundos.

Cá vão algumas fotos!







Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Ensaio da Banda Bosco

Olá pessoal!

Como sabem é o nosso Centro Juvenil que vai animar a Eucaristia do próximo domingo, na Festa da Gratidão.

Os ensaios da Banda Bosco - e de todos os que a ela se quiseram juntar para ajudar - já começaram há alguma tempo!

Aqui vão algumas fotos de um desses ensaios!








Amanhã, às 18h há o ensaio geral. Esperamos por todos!

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

domingo, 7 de abril de 2013

Mensagem do Reitor-Mor aos jovens do MJS - Parte II



Olá pessoal!

Tal como prometido, cá vai a segunda parte da mensagem do Reitor-Mor aos jovens para este ano!

Muitos jovens, sabeis bem, não “moram no seu próprio coração”, vivem “distraídos”. São atraídos por mil coisas; percorrem mil carreiros e, sobretudo, são tiranizados e escravizados por mil senhorios. Moram “algures”, em toda a parte, mas não no coração, com a consequência de não tornar possível o encontro com Deus que, ao invés, se realiza mesmo neste lugar tão precioso, tão pessoal e tão secreto: o coração. No coração de cada pessoa, com efeito, há uma ferida, uma grande dor que precisa de ser escutada, compreendida e curada. Por isso Jesus tem necessidade também hoje de discípulos capazes de escutar o coração das pessoas, especialmente dos jovens. Discípulos capazes de compreender nas suas alegrias e nos seus medos, uma vontade, nem sempre expressa, de se aproximar d’Ele e de se encontrar com Ele. Só o discípulo que tem uma relação profunda com o Senhor Jesus pode distinguir, entre aqueles que O buscam, quem verdadeiramente deseja compartilhar a sua experiência de Deus. 

O discípulo que segue Jesus é chamado a facilitar o encontro com Ele a quantos O querem ver, conhecer e amar. Esta é uma missão delicada e maravilhosa e, se vós o não fizerdes, queridos Jovens, quem apresentará a Jesus os sonhos e as necessidades dos vossos companheiros, dos vossos amigos? Quem os levará a ver Jesus? Compete-vos indicar Jesus aos vossos amigos como a luz que ilumina de sentido a sua busca, como o caminho que conduz ao coração do Pai, como a verdade que aquece o coração para viver a vida com paixão. Vós sois o fogo de um novo Pentecostes, que queima e contagia tantos outros vossos amigos. Juntos, podeis lutar pela liberdade onde ela falta, pela paz onde está ameaçada, pela justiça onde ela é espezinhada, pela solidariedade onde é mais necessária. Vós podeis ser a consciência crítica da sociedade em que viveis. Levantai-vos, portanto, saí do cenáculo e ide, porque o mundo precisa de vós. 

Mas lembrai-vos sempre de que só Cristo é capaz de curar e de preencher as lacerações profundas e dolorosas do coração dos jovens. Portanto, para que este encontro se torne fecundo, deve aceitar-se fazer um caminho especial: é necessário passar da admiração ao conhecimento e do conhecimento à intimidade, da intimidade ao enamoramento, do enamoramento ao seguimento e à imitação. 

O encontro inicial transforma-se por fim em verdadeiro encontro, quando Jesus “se deixa ver” e a sua Palavra põe a nu o coração do homem, libertando-o de percepções de Deus mascaradas e falseadas, de uma visão incorrecta de si mesmo, dos outros e dos acontecimentos. É o que aconteceu aos dois discípulos de Emaús (Lc, 24, 13-35). Caminhavam, cheios de tristeza e desalento, porque tinham vivido com Jesus e a convivência tinha despertado neles as melhores esperanças. Ao invés, a sua morte na cruz tinha sepultado todas as suas esperanças e a sua fé. Ao longo do caminho, Jesus faz-se companheiro de viagem compartilhando tristeza e amarguras e, ao mesmo tempo, desvelando o sentido do que acontecera, relendo-lhes as Escrituras. Acerta o seu passo com uma paciente e sofrida busca, abrindo gradualmente os olhos da sua mente e do seu coração à compreensão do mistério, da história e do mundo. A sua busca é sincera, mas os seus olhos para contemplar o Ressuscitado apenas se abrem quando Ele repete o gesto que melhor O identifica: “partir o pão”. Tal descoberta é fruto da sua busca, mas teria sido impossível sem a explicação das Escrituras e sem a oferta de um sinal da parte de Jesus. Sobretudo é um dom: eles “reconheceram-n’O”, porque Jesus “se deu a conhecer”. Reconhecer Jesus no hóspede é o momento culminante do encontro, mas não é o último. Há um passo ulterior que manifesta a fecundidade do encontro pessoal com Jesus, o que nos leva da comunhão à missão, da experiência pessoal – “ardia-nos cá dentro o coração” – ao testemunho – “regressaram a Jerusalém onde encontraram os Onze reunidos”. Os discípulos voltam ao lugar onde decorria habitual-mente a sua vida, mas com olhos novos e um coração novo.

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!