sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Mãe Margarida


Hoje celebramos o dia de Mãe Margarida, a mãe de S. João Bosco que também foi mãe de todos os jovens que ele acolheu.

Margarida Occhiena nasceu no dia 1 de Abril de 1788, em Capriglio, onde morou até se casar com Francisco Bosco. Depois, mudou-se para Becchi. Com a morte prematura do marido, Margarida, com 29 anos, teve de enfrentar sozinha a condução da família numa época muito complicada, em que faltava tudo. Ao seu cuidado, ficou a sua sogra, António, filho de um primeiro casamento de Francisco Bosco, e os seus dois filhos, José e João.

Mulher forte, de ideias claras, determinada nas escolhas, era severa na educação cristã, mas doce e compreensiva. Obrigada a fazer escolhas às vezes dramáticas, conduziu com fé, sabedoria e coragem o desenvolvimento das habilidades dos filhos, ajudando-os a crescer na generosidade e no espírito de iniciativa. Acompanhou com particular amor o seu filho João até ele se tornar sacerdote. Depois, deixou a sua casa e seguiu-o na sua missão entre os jovens pobres e abandonados de Turim. Durante dez anos, Margarida fez da obra de D. Bosco um objectivo de vida, ajudando na criação da Obra Salesiana.

Foi ela a primeira e principal Cooperadora de Dom Bosco. Graças à sua bondade, Margarida tornou-se a mãe de todos os jovens que procuravam D. Bosco. Analfabeta, mas cheia daquela sabedoria divina, Margarida colocou sempre Deus acima de tudo, entregando-se a Ele numa vida de pobreza, oração e sacrifício.

Mãe Margarida morreu aos 68 anos, em Turim, há precisamente 155 anos. Na altura, a sua morte foi chorada por todos aqueles a quem ela chamou de "filhos".

Sem comentários: