terça-feira, 29 de março de 2011

D. Ximenes Belo em Arcozelo

No passado dia 19 de Março tivemos o prazer de acolher, no nosso centro juvenil, D. Ximenes Belo, que veio celebrar a Eucaristia connosco.


Carlos Filipe Ximenes Belo é um bispo católico timorense a quem foi atribuído o Nobel da Paz em 1996, pela sua incansável dedicação a uma causa: uma solução justa e pacífica para o conflito vivido, naquela altura, em Timor-Leste.

Entre 1969 e 1981, repartiu o seu tempo entre Portugal e Roma, onde se tornou membro da congregação salesiana, e estudou para vir a ser ordenado padre, em 1980.

Em 1989, Ximenes Belo escreveu ao presidente de Portugal, Mário Soares, ao papa João Paulo II e ao secretário-geral das Nações Unidas, Javier Pérez de Cuellar, reclamando por um referendo sob as ideias da ONU sobre o futuro de Timor-Leste e pela ajuda internacional ao povo timorense que estava "a morrer como povo e como nação".

No entanto, quando a carta à ONU se tornou pública em Abril, Ximenes Belo tornou-se uma figura pouco querida pelas autoridades indonésias. Situação que piorou quando o bispo deu abrigo na sua própria casa a jovens que tinham escapado ao massacre de Santa Cruz, e denunciou os números das vítimas mortais.

A sua obra corajosa, em prol dos timorenses e em busca da paz e da reconciliação, foi internacionalmente reconhecida quando, em conjunto com José Ramos-Horta, lhe foi entregue o prémio tão afamado e merecido.

Tivemos muito prazer em tê-lo connosco a celebrar a Eucaristia, e esperamos que possa voltar, para nos ensinar muito mais acerca dos ideais que o movem.

Fiquem bem e com D. Bosco!

terça-feira, 22 de março de 2011

Jogo do Dia do Pai

Olá!

No passado dia 19 de Março, aproveitando o facto de ser o Dia do Pai (e Dia de S. José), a actividade de Futsal convidou os pais dos seus atletas e organizou uma manhã diferente com jogos de pais contra filhos.

Vários pais compareceram, tornando a iniciativa num sucesso. O ambiente estava muito agradável e as interacções familiares contribuíram para uma manhã bem passada.


Os jogos decorreram com tranquilidade e os árbitros tiveram pouco trabalho, o que é sempre positivo. No final, os resultados eram o menos importante. O convívio superava qualquer rivalidade.

Os animadores responsáveis pela actividade agradecem a presença de todos e esperam repetir iniciativas como esta em breve.

Fiquem bem e com D. Bosco!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Carnaval


No próximo sábado, dia 5 de Março, vamos festejar o Carnaval no nosso centro.
A festa terá início às 15h, e haverá um desfile de máscaras. Quanto aos prémios, serão atribuídos da seguinte forma:

1º prémio: Ida ao Acampamento paga (para pré-adolescentes e adolescentes); Ida à Páscoa Jovem paga (para os jovens);

2º prémio: T-shirt ou pólo do grupo;

3º prémio: Lanche oferecido no bar;

Apareçam! E boa sorte para o desfile. Que ganhe a melhor máscara!!


Fiquem bem e com D. Bosco!