terça-feira, 24 de janeiro de 2012

S. Francisco de Sales e a obra de D. Bosco

Hoje celebramos o dia de S. Francisco de Sales, Santo do qual deriva o nome da congregação fundada por D. Bosco.

São Francisco de Sales nasceu no em Saboia, em 1567. Foi educado no Colégio de Clermont, dirigido pelos jesuítas, em Paris, estudou em Annecy e na Universidade de Pádua, em Itália, onde recebeu o doutoramento em Direito Canónico com 24 anos. Recusou uma brilhante carreira e resolveu estudar para ser sacerdote, apesar da oposição da família. Foi ordenado em

1593, tornando-se reitor em Genebra, na Suíça.

Em 1602 torna-se Bispo em 1602.

Com Santa Joana Francisca de Chantal, criou a Ordem da Visitação, uma Ordem religiosa contemplativa. Tornou-se uma figura líder da Reforma Católica também chamada de "Contra-reforma" e ficou famoso pela sua sabedoria e ensinamentos.

Em 1609, as suas cartas e pregações foram reunidas e publicadas com o título "'Introdução à vida devota" ou "Filoteia", que é a sua obra mais importante editada até hoje. A popularidade e o valor dos seus escritos fez com que fosse considerado padroeiro dos escritores católicos.

Faleceu em Lyon em 1622.

Foi beatificado no ano em que faleceu e foi a primeira beatificação a ser formalizada na Basílica de São Pedro. Foi canonizado em 1655 pelo Papa Alexandre VII e em 1867 foi declarado Doutor da Igreja pelo Papa Pio IX.

Em 1923 foi declarado patrono da imprensa católica pelo Papa Pio XI.

Recordemos então o episódio que marcou a criação da congregação sonhada por S. João Bosco:

"No ano de 1859, no quarto de Dom Bosco, reúnem-se com ele 18 pessoas dispostas a fazer parte da nova congregação destinada a dedicar-se aos jovens pobres e abandonados. Pedem que D. Bosco seja o Superior.

Passados três anos, os membros da nova sociedade reúnem-se de novo no mesmo lugar. Na mesa um crucifixo e duas velas acesas. Oito sacerdotes, treze seminaristas e dois leigos, de joelhos, recitam a fórmula da consagração a Deus mediante votos de pobreza, castidade e obediência.

Em seguida, D. Bosco fala com firmeza:

- Meus caros, vivemos tempos difíceis e parece quase uma presunção fundar uma nova comunidade religiosa. Mas é vontade de Deus que a nossa sociedade comece e prossiga.

A nova congregação foi aprovada pelo bispo. D. Bosco teve grandes dificuldades para que fosse aprovada pela Santa Sé. Mas, graças à sua grande paciência e ao apoio encorajador do Papa Pio IX, foi aprovada a 1 de Março de 1869.

Ficou a chamar-se Sociedade de S. Francisco de Sales ou Salesianos."


Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

Sem comentários: