terça-feira, 30 de julho de 2013

Comunidade Salesiana de Arcozelo no “Rio in Douro”



Olá pessoal!

No passado fim-de-semana - dias 27 e 28 de julho - decorreu no Cabedelo o "Rio in Douro", no qual a nossa casa marcou presença.

A Marlene Soutelo esteve lá, e contou-nos um pouco mais acerca deste fim-de-semana de acompanhamento das Jornadas Mundiais da Juventude!

A Pastoral Juvenil da Diocese do Porto promoveu, este sábado e domingo, o encontro de jovens “Rio in Douro” para todos que não foram ao Rio de Janeiro e quiseram viver e experimentar, em clima de festa, de alegria, de oração e de partilha, o espírito das Jornadas Mundiais da Juventude.
Estávamos noutro rio que não o Rio de Janeiro, mas também tínhamos um Cristo-Rei!



O “Rio in Douro” acolheu mais de 2200 jovens, a maioria da Diocese do Porto, mas também acolheu jovens de outras dioceses.

O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e o Movimento Juvenil Salesiano estiveram representados no encontro por algumas FMA, Animadoras do Centro Juvenil, Professoras e Educadoras do Externato e dois Salesianos Cooperadores, de forma a divulgar e dar a conhecer D. Bosco e M. Mazzarello – Ir. Zélia, Ir. Alice, Ir. Adélia, Ir. Anabela, Marlene Soutelo, Salomé Fonseca, Sofia Inácio, Ana Sofia, Sofia Ribeiro, Helena Durães, Joaquim Santos e Sofia Fonseca.




Este encontro incluiu workshops, momentos de catequese, uma celebração de reconciliação na praia (um cenário incrível, entre o rio e o mar), um concerto da Tunífica e da Banda Missio, uma vigília, a missa de envio e o mesmo “flashmob” com que no Rio de Janeiro três milhões de jovens acolheram o Papa Francisco.




D. Pio Alves, o administrador apostólico da Diocese do Porto, presidiu à missa de encerramento do “Rio in Douro”, juntamente com os bispos auxiliares D. António Taipa e D. João Lavrador.

No final, recebemos um cartão de embarque com o código “IDE Mt28,19”, simbolizando o envio de cada jovem a anunciar o Evangelho.

Apesar da chuva, do frio, do cansaço, das dores nas costas e nas pernas... Vivia tudo outra vez! Para além das experiências e do cansaço, regressei a casa com uma vontade maior de seguir Jesus e de continuar a dá-lo a conhecer aos jovens. 

Próximo porto de embarque… JMJ de 2016 em Cracóvia, na Polónia.
E tu, embarcas neste porto?


Marlene Soutelo

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

Sem comentários: