terça-feira, 13 de julho de 2010

O MJS prepara-se para as JMJ


As obras salesianas de Madrid estão a preparar-se para acolher os milhares de jovens que participarão no encontro com o Papa, em Agosto de 2011 - 4.500 os jovens do Movimento Juvenil Salesiano, provenientes de 30 países, que já se inscreveram na Jornada Mundial da Juventude.

Convidados pelo Papa Bento XVI, serão centenas de milhares os jovens que chegarão a Madrid para participar desse grande encontro programado para 16-21 de Agosto do próximo ano. Como nas anteriores edições da Jornada Mundial da Juventude, haverá também numerosos jovens dos centros salesianos, que já desde agora, a nível mundial e sobretudo de Espanha, se estão a preparar para o evento.

Desde o início as obras salesianas de Madrid puseram-se à disposição para colaborar na organização da Jornada Mundial da Juventude, oferecendo os próprios serviços e manifestando a intenção de acolher em primeiro lugar os mais de 4.500 jovens do MJS, já inscritos. Não só a eles, é claro: há outros milhares de jovens por receber e dar apoio, no interior das organizações das respectivas dioceses.

Há quase um ano que uma equipa formada pelos responsáveis da pastoral dos Salesianos e da Filhas de Maria Auxiliadora está preparando as infra-estruturas logísticas para hospedar tantos jovens. As casas salesianas de Madrid e arredores, já se preocupam com o acolhimento dos jovens peregrinos, montando para isso grupos de trabalho (secretaria, animação pastoral, voluntariado, logística, comunicação), a fim de que tudo esteja pronto para o próximo verão.

A pastoral salesiana do próximo ano, nos institutos, paróquias e centros juvenis, estará em correlação com a JMJ. Prevêem-se temas de reflexão concernentes ao lema e as catequeses da JMJ, para “incentivar os jovens a sentir-se membros da Igreja e a terem consciência da própria vocação cristã” – afirmam os responsáveis pela pastoral salesiana. Valores – como eclesialidade, comunhão, internacionalidade – farão parte das celebrações, das campanhas e do material de pastoral, ao longo de todo o próximo ano.

Para os jovens espanhóis, particularmente de Madrid, valorizar-se-á especialmente a hospitalidade, visto que são chamados a empenhar-se activamente no acolhimento fraterno dos jovens do mundo inteiro.

Publicado no ANS em 18/06/2010

Sem comentários: