domingo, 5 de agosto de 2012

140 anos do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora



Olá pessoal!

Hoje é (e foi) um dia muito importante para as Filhas de Maria Auxiliadora!

Há 140 anos atrás, precisamente neste dia, dez jovens religiosas e Madre Mazzarello fizeram a primeira profissão religiosa.

Vamos recordar esse episódio...

"A 23 de Maio de 1872, estas jovens religiosas, sob a liderança de Maria Mazzarello, mudaram para o colégio de Borgoalto. A população ficou então a saber toda a verdade. Os primeiros tempos não seria fáceis.
Maria, ajudada pela sua irmã Felicina Mazzarello, sabia qual o rumo a seguir no alto mar, ora de águas serenas, ora agitadas. Nos momentos difíceis, tinha palavras de ânimo, dava testemunho de optimismo e de alegria.
Embora fosse a superiora, não tinha gabinete. Qualquer lugar servia para dialogar com as pessoas. E tanto estava a costurar como a cozinhar ou a lavar a roupa no pequeno rio Roverno.
No dia 5 de agosto, Maria Mazzarello, juntamente com outras dez, fez perante o bispo a profissão religiosa por três anos.
O novo Instituto religioso saiu finalmente da clandestinidade. D. Bosco disse-lhes:
- Usareis o nome que há muito o meu coração vos reserva: Filhas de Maria Auxiliadora. Sereis um monumento vivo a Nossa Senhora".



Hoje, 140 anos depois, em Portugal, duas jovens irmãs renovaram a sua profissão, uma celebrou os 25 anos de Profissão,  onze assinalaram os 50 anos, e duas festejaram os 60 anos de Profissão.

Neste grupo de irmãs, estavam incluídas duas irmãs da nossa casa: a Irmã Libânia e a Irmã Conceição, que celebraram os seus 50 anos de entrega a Deus.

Por isso, o Centro Juvenil deseja não só a estas irmãs que hoje renovaram a sua profissão, mas também a todas as outras, os parabéns! Deixamos aqui um sincero OBRIGADO por nos ajudarem a crescer enquanto jovens do Movimento Juvenil Salesiano!

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

Sem comentários: