quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

História do grupo




Olá pessoal!

Hoje vamos dedicar o nosso blog à história do nosso Centro Juvenil.


Decorria o ano de 1985.

No Externato Nª Sra. de Fátima, mais conhecido como Colónia, estava perto de fim mais um ano lectivo. E, como em tantos outros anos, as crianças que terminavam a 4ª classe iriam deixar o Externato e os amigos para sempre. Mas a Irmã Isilda e a Irmã Ermelinda pensavam que, este ano, talvez pudessem mudar algo. Talvez, este ano, as crianças não tivessem de se despedir para sempre. Talvez houvesse uma forma de a ligação com D. Bosco continuar! E foi então que surgiu uma ideia: a criação de um grupo de jovens para que os alunos do Externato pudessem continuar a encontrar-se naquela casa. Um grupo de jovens que se reuniria aos Sábados e que manteria a magia de D. Bosco a que as crianças estavam habituadas. E assim, a ideia foi apresentada àquela turma do 4º ano.

A primeira pedra foi lançada, e o desafio foi aceite. Ainda não tinha nome, ainda não tinha garantias de funcionar, ainda não tinha estrutura sólida. Mas tinha a bênção de D. Bosco. E, como tal, não podia falhar.

Assim, no dia 5 de Outubro de 1985, um grupinho de cerca de 15 crianças encontrou-se na Colónia. À sua frente, a Irmã Ermelinda e a Irmã Isilda estavam um pouco nervosas: era o início de um grupo de jovens salesiano e tudo era novidade para elas.

A partir desse dia, um pequeno grupo de 15 crianças foram-se encontrando aos Sábados, semana após semana, mês após mês. O espírito de D. Bosco vivia naquelas crianças e naquelas duas Irmãs. O grupo de jovens fortalecia-se.

O primeiro ano passou, e em Junho de 1986, as crianças da 4ª classe receberam também o convite para ingressar no grupo.

Chegadas a 4 de Outubro de 1986, também estas crianças integraram o grupo. Entre elas encontra-se Alexandre, uma criança irrequieta, alegre e de baixa estatura que, mais tarde, se tornou animador.

Mais um ano começava… E o grupo ia crescendo.

Em 3 de Outubro de 1987 é a vez da turma da Irmã Isilda fazer parte do grupo. E nessa turma encontra-se Rui Pedro. Tímido, calado e de aparência frágil, Rui Pedro admira o grupo sem nunca se manifestar.

O terceiro ano do grupo tinha arrancado.

A 1 de Outubro de 1988 inicia-se o quarto ano do grupo Promotores da Paz. E é a vez de ingressarem no grupo mais uma turma; entre as crianças encontram-se Paulo Canhola e a Nisa.

O grupo crescia! Os Promotores da Paz enchiam os Sábados de alegria, vida e espírito de D. Bosco! E, no final deste ano, eram já perto de 100 jovens!

Em 1989 o nosso grupo é baptizado com o nome “Promotores da Paz”, inspirado na passagem das Bem-Aventuranças: “Felizes os Promotores da Paz, porque serão chamados filhos de Deus”.

Os anos foram passando, e entraram para o Centro Juvenil mais jovens, alguns deles que ainda permanecem no nosso grupo, e outros que saíram há bem pouco tempo: o Zé, o Vasco, a Rosarinho, o André, o Fábio, o Eduardo, o Quim, a Tânia, o Gilberto, o Zé Maria, o Paulo, o Jardel, o Paulo Jorge…

O tempo foi passando. Os jovens foram crescendo e os frutos foram surgindo, e muitas vezes a alegria que os caracterizava foi difícil de controlar.

Também estes jovens gostavam do convívio com os jovens dos outros Centros, e o ambiente era sempre animado, onde quer que fossem.

Mas é opinião unânime que os momentos mais divertidos eram os momentos de mais trabalho. Os ensaios para a Festa de Natal e para a Festa da Gratidão eram sempre de presença obrigatória e as recordações resultantes desses encontros ainda hoje suscitam longas e sentidas gargalhadas!

O grupo tem continuado esta grande caminhada e tem-se fortalecido muito. O que começou em 1985 com aquele pequeno grupo, continua hoje com os nossos jovens, e o nosso Centro Juvenil Salesianas Promotores da Paz está aqui para durar por muitos, muitos, e muitos anos!

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

6 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito do video, pena que metade das fotos sejam da escola e não do grupo.O grupo tem imensas fotos para fazer um bom video com todas as pessoas que ao longo desta caminhada contribuíram para o seu crescimento, desde o primeiro aos de agora...Abraços e beijos

Anónimo disse...

Obrigado pela partilha!!! Tantos e tão bons momentos aqui lembrados... Só me resta pedir-vos que continuem com esta "pequenina" tarefa de reunirem e partilharem o material do passado do Grupo Promotores da Paz, não para que estejamos sempre a viver nesse passado (os desafios do presente e do futuro não nos deixam estagnar), mas sim para que não se percam esses registos da história do Centro Juvenil, e para que os mesmos se tornem acessíveis a todos os que viveram esses momentos. As tecnologias do passado não são as mesmas de hoje, e alguns álbuns fotográficos estão ainda tão vazios... Um abraço a todos!!

Alexandre Silva disse...

Esqueci-me no comentário anterior de dar também os parabéns pelo texto que resume a história do grupo!! Gostei muito da parte que me toca: de baixa estatura... ;)
E desta feita aqui me identifico, já que no anterior fiquei como anónimo.
Um abraço... sempre Salesiano!!

Anónimo disse...

Não me posso esquecer nunca que pertenci a esse 1º pequeno grupo, aluna da irmã Ermelinda. Orgulho-me de pertencer ao inicio deste grupo de jovens maravilhoso. Sinceramente a memória já me falha, mas comigo iniciaram o clemente, o Vasco,o Valter, a Sónia, a Cláudia, a Carla canhola, a Teresa, enfim tantos outros mas, grande parte desses jovens deixou o caminho a meio, a Anabela (agora irmã salesiana), penso que entrou alguns anos mais tarde, confesso que para grande desespero meu porque perdi a minha melhor amiga da altura. Foi de facto nos anos seguintes que o grupo começou a ficar mais forte, alguns iniciados continuaram tal como eu e outros novos foram aparecendo, como é o caso dos meus grandes amigos Alexandre, Nisa, Raquel, Fatinha, Sérgio, Carla, Tiago, Pedro, Gonçalo, Zé etc, etc. Tornamo-nos de facto num grande grupo, enchíamos salas nos encontros, éramos os maiores, o máximo, a juventude em todo o seu esplendor. Nunca me esquecerei do meu 1º retiro da Páscoa em Mirandela onde foram celebrados laços de amizade com os jovens de lá. Alguém se lembra? Fui a única rapariga do grupo a participar no meio de meia dúzia de rapazes. Foi o máximo.
No meio de toda esta conversa não referi o meu nome, sou a Carla Teresa, para alguns certamente que reconhecerão, a das pipocas. Um grande beijinho para todos.

Anónimo disse...

São tantas as imagens que surgem na memória que não as consigo enumerar, foram tantos dias, anos, encontros ao sábado que partilhei todas essas experiências com amigos que ainda hoje guardo na recordação desses dias de juventude, para eles todos o meu abraço.Nas fotos do vídeo revejo rostos e situações guardadas num passado já distante no somatório dos anos, e de certo que alguns como eu comungam a emoção da saudade tão propria de quem viveu ntensamente esses momentos em comum nas nossas vidas, a juventude é na verdade a primavera das idades.
O grupo foi semente a partir daquele primeiro grupinho em que surgem nomes como a Anabela( hoje irmã salesiana), a Carla Teresa, o Valter (é verdade! só não somem os anos, davam muitos...), e com o passar do tempo reuniram-se outros: Sergio, Alexandre; Nisa; Paulo Canhola; Zé, Rosário; Vasco; Andre e tantos que seriam mais de cem, acreditem.Mas de todos estes gostaria de dar relevância a algumas pessoas que tornaram possivel que este cantinho para os jovens na "Colónia da Aguda" e depois externato se torná-se realidade: Irmã Ermelinda e Irmã Isilda; Nuno,Irmã Adélia,Irmã Lurdes Gomes; Rui Pedro e mais um.As pessoas que em alturas importantes deram vida e ajudaram a crescer, a cultivar e a emancipar este projeto da pastoral juvenil, lhe deram nome, "Promotores da Paz" (ainda me lembro desse momento em que no ano se 1989 escolhemos este nas Bem Aventuranças), e através do espírito do ideal salesiano e carisma de D.Bosco foi ano após ano fazendo história. Um cantinho que do sonho de João Bosco se torna realidade ainda nos nossos dias.
Decerto que muitos da minha geração, devem recordar o que é fazer caminho de um pequenino grupo de encontro e catequese se tornar num centro juvenil com muitas atividades, enriquecidas pelas carateristicas próprias e dons de cada um, como ono teatro,ánimação musical, Boas tardes, desporto,festas, e tantos outros projetos e realizações feitas em cada ano desde aquele primeiro encontro em 1985.É verdade, já são uns anitos.
O texto já vai longo, e havia tanto para contar, mas como é em estilo de recordação e homenagem q quem ajudou tanto em espírito de serviço, esperança e Amor para dar sentido e vida a muitos jovens que passarm e levaram consigo a boa influência de D.Bosco que ilumina por Nossa Senhora Auxiliadora o caminho para Jesus, seja sempre esse mundo novo que com Ele querenmos construir. Aos jovens de hoje que continuem a construção, estimem esta herança que é tão valiosa como um lindo albúm ilustrado que ainda tem páginas que vocês podem preencher, sendo como os primeiros jovens "Promotores" deste caminho e obra que só aos jovens pertence, ser testemunho do Amor de Deus no mundo, e isso pode se concretizar em algo simples, como um grupo de jovens.
Assim, ainda hoje o sábado não é um è "um dia como outro qualquer", continua a ser o dia do grupo desde há 27 anos!!!
Em cada Boa Tarde alguém grite "GRUPO!!!PROMOTORES DA PAZ!!!
Vem Sorrir!Sê o melhor!
Abraço de todo o coração aos partilharam este caminho de viver em grupo.

Anónimo disse...

São tantas as imagens que surgem na memória que não as consigo enumerar, foram tantos dias, anos, encontros ao sábado que partilhei todas essas experiências com amigos que ainda hoje guardo na recordação desses dias de juventude, para eles todos o meu abraço. Nas fotos do vídeo revejo rostos e situações guardadas num passado já distante no somatório dos anos, e decerto que alguns como eu comungam a emoção da saudade tão própria de quem viveu intensamente esses momentos em comum nas nossas vidas, a juventude é na verdade a primavera das idades.
O grupo foi semente a partir daquele primeiro grupinho em que surgem nomes como a Anabela (hoje irmã salesiana), a Carla Teresa, o Valter (é verdade! só não somem os anos, davam muitos...), e com o passar do tempo reuniram-se outros: Sérgio, Alexandre; Nisa; Paulo Canhola; Zé, Rosário; Vasco; André e tantos que seriam mais de cem, acreditem. Mas de todos estes gostaria de dar relevância a algumas pessoas que tornaram possível que este cantinho para os jovens na "Colónia da Aguda" e depois externato se torna-se realidade: Irmã Ermelinda e Irmã Isilda; Nuno, Irmã Adélia, Irmã Lurdes Gomes; Rui Pedro e mais um. As pessoas que em alturas importantes deram vida e ajudaram a crescer, a cultivar e a emancipar este projeto da pastoral juvenil, lhe deram nome, "Promotores da Paz" (ainda me lembro desse momento em que no ano de 1989 escolhemos este nome nas Bem Aventuranças), e através do espírito do ideal salesiano e carisma de D.Bosco foi ano após ano fazendo história. Um cantinho que do sonho de João Bosco se torna realidade ainda nos nossos dias.
Decerto que muitos da minha geração, devem recordar o que é fazer caminho de um pequenino grupo de encontro e catequese se tornar num centro juvenil com muitas atividades, enriquecidas pelas características próprias e dons de cada um, como no teatro, animação musical, Boas tardes, desporto, festas, e tantos outros projetos e realizações feitas em cada ano desde aquele primeiro encontro em 1985.É verdade, já são uns anitos.
O texto já vai longo, e havia tanto para contar, mas como é em estilo de recordação e homenagem a quem ajudou tanto em espírito de serviço, esperança e Amor para dar sentido e vida a muitos jovens que passaram e levaram consigo a boa influência de D.Bosco iluminada por Nossa Senhora Auxiliadora o caminho para Jesus, seja sempre esse mundo novo que com Ele queremos construir. Aos jovens de hoje que continuem a construção, estimem esta herança que é tão valiosa como um lindo álbum ilustrado que ainda tem páginas que vocês podem preencher, sendo como os primeiros jovens "Promotores" deste caminho e obra que só aos jovens pertence, ser testemunho do Amor de Deus no mundo, e isso pode se concretizar em algo simples, como um grupo de jovens.
Assim, ainda hoje o sábado não é um è "um dia como outro qualquer", continua a ser o dia do grupo desde há 27 anos!!!
Em cada Boa Tarde alguém grite "GRUPO!PROMOTORES DA PAZ!!!
Vem Sorrir! Sê o melhor!
Abraço de todo o coração aos que partilharam este caminho de viver em grupo.
(Versão corrigida) :)