sábado, 8 de novembro de 2014

Jovens querem "dar vida ao sonho"



Nos dias 25 e 26 de outubro, decorreu em Mogofores o encontro nacional de jovens, sob o tema “Dar vida ao sonho” e, como sempre, Arcozelo marcou presença.

Cerca de 25 jovens provenientes de várias pontos do país tentaram, durante estes dois dias, reconhecer a missão que lhes era confiada a acolher e desenvolver com alegria.

O sábado começou bem animado, ao final da manhã, com tempo para refletir acerca da fé e da forma como ela é vivida junto dos outros.

Durante a tarde, todos os participantes puderam pensar um pouco acerca de si próprios: quem sou eu? Que desafios lança Jesus para a minha vida? Além desta relação com consigo mesmos, também as relações com os outros foram postas à prova. A parábola do bom pastor serviu como mote para uma reflexão sobre a vida em abundância e o espelho da existência dela no mundo ou não.

 O final da tarde deste primeiro dia foi marcado pela participação em quatro ateliês de missão que davam a receita para a construção de um mundo melhor: serviço na caridade, comunidade, testemunho e liturgia e oração.

À noite, os jovens puderam fazer uma pequena caminhada na qual viveram o sonho de Jacob em Betel, e estabeleceram uma relação com os seus próprios sonhos. A caminhada terminou no Santuário de Maria Auxiliadora, com uma adoração.

No domingo, dia 26, o início da manhã ficou reservada para o tema “O meu sonho”. Todos os jovens pensaram acerca dos seus sonhos, da sua importância, e das razões para as quais, por vezes, esses sonhos ficam adiadas ou não chegam a ser concretizados.

Este encontro, uma vez que se realizou no fim-de-semana reservado para a tradicional peregrinação da Família Salesiana ao Santuário de Maria Auxiliadora, proporcionou aos jovens do MJS a oportunidade de marcarem uma presença forte junto da FS.

Desde sempre que os encontros dos jovens do MJS nos deixam uma marca espiritual, e este ano não foi exceção. Levou-nos a refletir sobre nós próprios, sobre as relações com os outros e a nossa missão no mundo. Foi uma experiência fantástica e muito enriquecedora. Posso considerar que foi um dos melhor encontros em que participei! - Sara Granja, 11º

Todos os jovens saíram, assim, deste encontro, com o coração mais cheio e com mais dicas que os ajudarão a viver o sonho que Deus tem para cada um deles.

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!








Sem comentários: