segunda-feira, 29 de março de 2010

Queremos ver Jesus - Parte IV

(Anterior - Parte III)

"Padre Pascual, o Reino de Deus não é para nós. É algo muito elevado e difícil"

Se Jesus te ama e te chama, tu podes levantar-te, podes caminhar! Podes mudar de direcção, iniciar um novo caminho. Basta saberes que és amado por Ele, sentires-te amado e quereres ser amado. Basta mudares os teus hábitos, repensar as tuas convicções. Assim fizeram os primeiros discípulos: chamados um a um pelo nome, eles seguiram-no sem demora.

Há na vida de todo homem um dia, uma hora que deixa uma lembrança inesquecível. É o momento em que acontece alguma coisa de novo, é o momento em que a vida muda radicalmente. "Era por volta das quatro horas da tarde", recorda João, quando encontraram Jesus.

Deus – e a Escritura dá-nos muitos testemunhos disso – faz as suas escolhas sem olhar para bens, dotes ou qualidade pessoais; antes, paradoxalmente, ele escolhe muitas vezes os mais fracos, os pobres, os ignorantes do mundo. Às vezes, ele chama de modo impetuoso, quase violento: é o caso de Paulo, lançado à terra na estrada de Damasco. Com frequência, porém, ele fá-lo de forma simples e persuasiva.

Na maioria das vezes, quando Deus quer chamar alguém, ele serve-se da mediação humana: o Baptista para André e João, André para o seu irmão Simão, Filipe para Natanael. Foi assim naquele tempo...! E hoje? Hoje, ele serve-se de mim para te chamar! Convido-te, pois, a conhecê-lo!

É verdade: não foi fácil para os discípulos entender a "lógica" do Mestre, mas afinal tomaram consciência de que fora dele não haveriam de encontrar palavras capazes de iluminá-los e dar forças para chegarem à plenitude de vida que Jesus lhes indicara.

E não só eles. Zaqueu, um publicano, isto é, colector de impostos, era um cobrador que recebia as taxas para os romanos. Aos olhos do povo, um "colaboracionista", um traidor, desprezado e odiado pelos judeus "verdadeiros". Pois bem, esse Zaqueu, traidor e desonesto, ouve dizer que Jesus está a entrar em Jericó. Tinha ouvido falar desse homem. Sente no seu interior uma forte atracção: gostaria de conhecer ou, ao menos, ver Jesus. Deixa a banca dos impostos e corre para onde a multidão se aglomera ao redor do Mestre. Há muita gente e ele, pequeno de estatura, mesmo saltando, não consegue ver realmente nada. Corre, então, mais à frente e sobe numa árvore. O rico, poderoso e certamente odiado Zaqueu, vai empoleirar-se entre os ramos de um sicómoro. Seu grande desejo fez com que deixasse a dignidade de lado e se tornasse ridículo aos olhos do povo. Todos riem dele; também Jesus deve ter sorrido, mas depois, perscrutando a fundo o seu coração, diz-lhe: "Zaqueu, desce daí, porque hoje devo ficar em tua casa". Zaqueu desce e corre para casa.

As autoridades religiosas de Jericó e os judeus tradicionalistas ficam aborrecidos, furiosos e ofendidos. Todos murmuram e dizem: "Foi à casa de um pecador!". Estão chocados e têm a impressão de nada entender. O mundo está revirado: o Messias na casa de pecadores!

Jesus, porém, sempre age assim. Revira o nosso mundo egoísta e hipócrita, baralha tudo e não se importa com a ordem constituída. Revolve os valores estabelecidos, para pôr em seu lugar uma ordem social inteiramente nova.

Jesus está na casa de Zaqueu e não lhe pede para deixar a mulher, ou vender a casa, ou distribuir os bens aos pobres e segui-lo. Só diz: "Hoje devo ficar contigo".

Os chamamentos de Jesus são de dois tipos. Ao jovem rico, ele diz: "Volta a tua casa, vende todos os teus bens e segue-me. Não leves bagagem, ela de nada te servirá, eu pensarei em ti. Eu serei o teu Bem". A Zaqueu, porém, diz: "Hoje devo ficar contigo". Este chamamento não é mais fácil do que o primeiro. De facto, transforma todo o modo de ser e viver de Zaqueu.

Quando Jesus diz querer viver connosco, e nós o recebemos em nossa casa, então muitas coisas mudam em nós e o nosso modo de viver se revoluciona. Quando acolhemos Jesus na nossa vida, Ele livra-nos de tudo o que não seja Deus.

Só uma coisa importa: acolhê-lo! Por isso, é preciso estar preparado e vigilante: no momento em que recebes o seu chamamento, tens a possibilidade de ser uma pessoa livre, capaz de dispores de ti mesmo para pores a tua vida ao serviço dele e dos outros.

(Continua - Parte V)

quinta-feira, 25 de março de 2010

Irena Sendler - A Mãe das crianças do Holocausto

Cada um de nós tem um testemunho de vida. Um caminho que percorre, um “dar uso” aos dons que Deus nos dá. D. Bosco deu a sua vida pelos jovens e, tal como ele, a mulher de quem vamos falar deu a sua vida pelas crianças judias, durante a Segunda Guerra Mundial.

Nascida em 1910 na Polónia, Irena Sendler era enfermeira. Quando a Alemanha Nazi invadiu o país criaram um gueto, onde se sobrevivia em condições deploráveis. Como os alemães invasores tinham medo que pudesse ocorrer uma epidemia de tifo, deixavam que fossem os polacos a tomar conta do recinto e esta mulher uniu-se ao Conselho de Ajuda aos Judeus.

Entrou em contacto com as famílias judias, às quais propôs levar as crianças para fora do gueto. Não podia garantir-lhes que conseguiria, mas ficarem lá significaria morte certa. Assim, escondendo os pequenos em sacos, cestos de lixo, caixas de ferramentas, carregamentos de mercadorias, entre outros ou retirando-os em ambulâncias como vítimas de tifo, conseguiu resgatar mais de 2.500 crianças. Por fim, para que estas não perdessem as suas identidades, fez um registo com os seus nomes, histórias pessoais e famílias, registando ainda as suas novas identidades.

Quando os nazis descobriram, Irena foi presa e torturada. Suportou a tortura e negou-se a trair os seus colaboradores e as crianças ocultas. Quebram-lhe os ossos dos pés e das pernas, mas não a sua determinação. Condenada à morte, conseguiu fugir com a ajuda de um soldado polaco e continuou a viver com uma identidade falsa.

Escondeu os seus registos em potes de vidro, que enterrou no jardim de uma vizinha, entregando-os, posteriormente, ao primeiro presidente do comité de salvação dos judeus sobreviventes, que procurou juntar as crianças salvas com os seus familiares.

Foi-lhe concedido o título de Justa entre as Nações e foi nomeada para o Prémio Nobel da Paz, apesar de não o ter ganho. Em 1979, entregou ao Papa João Paulo II uma pequena figura que a acompanhara, com a inscrição: “Jesus, em Vós confio.”

Fiquem bem e com D. Bosco!

(Clica na Imagem para a veres ampliada)

quarta-feira, 24 de março de 2010

Torneio de PES - 1ª Eliminatória

Jogos da primeira eliminatória do Torneio de PES 2009:

Alexandre - Tiago França
André Pereira - Pedro
Manuel Ventura - Guilherme Pinto
Bento - Manuel Rocha
Nuno Sá - Luís
Bruno Pinho - Ricky
Vasco - João Oliveira
Rúben Duarte - Nuno Pereira
Zé - Simão Silva
Ricardo Fontoura - Rafael Ferreira

O torneio de PES 2009 começa já este Sábado, dia 27 de Março. Terá inicio depois da Via Sacra até à altura das actividades. Vamos, primeiro, organizar uma fase para ver quem se apura para os oitavos de final. Como temos 20 participantes, os quatro piores, pela diferença entre os golos marcados e sofridos, serão eliminados. Haverão duas mãos, por isso vão jogar com o mesmo adversário duas vezes. Pedimos a que os 12 primeiros não faltem Sábado, pois estamos a contar em fazer os 6 primeiros jogos nesse dia.

A Organização

segunda-feira, 22 de março de 2010

Queremos ver Jesus - Parte III

(Anterior - Parte II)

"Ele é aquele a quem procuramos. Vá lá, leve-lhe o nosso pedido"

Não é preciso. Ele sabe o que vocês querem. Às margens do lago, o povo rodeia-o e pergunta-lhe: "Qual é a sua mensagem?". Jesus contempla os pescadores que estão a lançar as suas redes. A resposta é muito diferente de quanto poderíamos esperar. Não faz um comício nem uma conferência, mas diz: "Venham! Por que continuam a pescar? Salvem aqueles que se estão a afogar, homens e mulheres, com a água ao pescoço! Preciso de vós! Quero fazer de vós, pescadores de homens".

Deixam as redes, a barca, os pais, mulheres e filhos. Vão com ele. "Querem saber realmente quem sou eu? Caminhem comigo e terão a resposta!" diz Jesus. É preciso coragem para remar contra a corrente. É desagradável deixar a tranquilidade preguiçosa dos dias sempre iguais e iniciar uma nova caminhada.

Certo dia, um jovem como vós vai à procura de Jesus e pergunta-lhe: "Mestre, o que devo fazer para ser como Deus me quer? Conte-me o segredo da felicidade!".

Jesus responde: "Conhece os mandamentos de Deus: Não matar. Não cometer adultério. Não roubar. Não jurar em falso. Honrar o seu pai e a sua mãe".

"Mestre – replicou o jovem – tudo isso eu tenho respeitado rigorosamente desde a minha mais tenra infância". Jesus olha-o com amor e diz: "Só lhe falta uma coisa para chegar à meta: vá até sua casa, venda todos os seus bens e dê o que lucrar aos pobres. Depois, venha e siga-me". O jovem, porém, ficou triste e foi embora.

Seguir Jesus não significa tomar "uma" decisão. Significa tomar "a" decisão. Significa arriscar tudo tendo apenas uma cartada em vista. Significa assumir como própria a decisão tomada por ele a nosso respeito: "Garanto-lhes que não há amor maior do que este: dar a vida pelos amigos".

E para deixar tudo muito claro, tudo muito concreto, Jesus dá a sua explicação com duas parábolas: "O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo; um homem encontra-o e esconde-o; vai depois, cheio de alegria, vende todos os seus bens e compra aquele campo. O reino dos céus é também semelhante a um mercador que procura pérolas preciosas; quando encontra uma pérola de grande valor, vai, vende todos os seus bens e a compra".

Jesus chega ao paradoxo: noutra parábola, ele elogia um administrador infiel e desonesto, culpado de falsidade em acto público, fraude, apropriação indébita e corrupção. Só para fazer notar que aquele homem é previdente: esforça-se para garantir o próprio futuro. É desonesto, mas segue com coerência uma linha muito recta: mira sem escrúpulos ao próprio proveito.

Caros jovens, Amigos meus e de Dom Bosco, não podeis viver sem saber o que realmente tem valor, sem saber qual é o sentido da vida. Porque a vida é tudo o que tendes.

A única cartada segura que podeis ter em vista, arriscando tudo, é justamente Ele, Jesus.

(Continua - Parte IV)

sexta-feira, 19 de março de 2010

Dia do Pai

O Dia do Pai teve origem na antiga Babilónia, quando um jovem, Elmesu moldou em argila o primeiro cartão no qual desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

Foi criado efectivamente em 1909 nos EUA por Sonora Luise, com o objectivo de homenagear e demonstrar a admiração que sentia pelo seu pai. Desde então a data tem sido comemorada em todo o mundo, mas em dias diferentes. Em Portugal, este dia está ligado ao dia de S. José (19 de Março). No Brasil por exemplo a data é celebrada a 14 de Agosto ser dia de São Joaquim. Noutros países como África do Sul, França, Japão, Macau e outros é comemorado no 3º domingo de Junho.

Se bem que o dia se tenha tornado bastante interessante para o comércio, o verdadeiro sentido desta comemoração é permitir aos filhos expressar a sua gratidão e admiração aos pais. e fortalecer os laços da família. O dia da Mãe foi criado com o mesmo propósito.

Deixa nos comentários a tua mensagem ao teu Pai, neste dia especial.

Fiquem bem e com D. Bosco (Pai e Mestre dos Jovens)!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Páscoa Jovem 2010

Olá!

Nos dias 17 e 18 de Abril, vais se realizar em Fátima o encontro da Páscoa Jovem 2010.

Como já é hábito, haverá divisão dos participantes entre a Páscoa Jovem I (jovens no ensino secundário) e a Páscoa Jovem II (jovens no ensino superior ou trabalhadores com mais de 18 anos).

O material necessário para este Encontro é o seguinte:

- Símbolo de pertença (lenço MJS);
- Bíblia pessoal ou Novo Testamento (IMPORTANTE)
- Material para escrever
- Artigos pessoais
- Saco-cama (os da Páscoa Jovem I) e artigos de higiene
- Almoço para Sábado

O preço é de 45€.

Mais informações serão aqui actualizadas quando confirmadas (tal como a hora a que parte a camioneta, hora de regresso, etc).

Fiquem bem e com D. Bosco!

quarta-feira, 17 de março de 2010

Noite XP - ComPaixão

Olá!

Na noite de 26 para 27 de Março (Sexta para Sábado), a Pastoral Universitaria do Porto e o Centro de Reflexão e Encontro Universitário organizam a 'Noite XP - Directa com Deus nas ruas do Porto'. Este evento é dirigido a ti desde que sejas estudante universitário (ou tenhas sido há pouco tempo ou vás ser em breve) ou tenhas entre os 18 e os 30 anos.

As inscrições abriram a 1 de Março. Na inscrição vão pedir a tua data de nascimento e o teu e-mail. A participação na Noite XP custa 6 euros. Receberás uma Pulseira-Passe e um Manual da Noite XP. As inscrições fazem-se presencialmente, a não ser que combines de outro modo. Os locais de inscrição são os seguintes:
  • Seminário de Vilar
  • Creu
  • Franciscanos
  • P.U.Saúde
  • Capelania Lusíada
  • Capelania Católica
  • Livraria Franciscana
O programa é o seguinte:

21h30 Encontro: Praça Sandeman (Gaia)
  • Última ceia: 1000 à volta de uma mesa
  • O Jardim das Oliveiras num Armazém de Gaia
  • Jesus no banco dos réus
  • Vigília de apoio a Jesus
  • A Festa da Música imprevista
  • Etc
7h00 regresso: Trindade (Metro)

O que precisas de levar na noite é a Pulseira-Passe no pulso, roupa quente (e impermeável, se estiver a chover*) e algo para a ceia [por exemplo: 1L de bebida, 1 bolo, bolachas, etc (**)].

* Embora a Noite XP se passe quase sempre em locais fechados, o caminho entre os locais faz-se a pé
** Entregar à organização à chegada


Para mais informações vai ao site do evento.

terça-feira, 16 de março de 2010

Próximo Fim-de-Semana

Olá!

O próximo fim-de-semana, dias 20 e 21 de Março, será bem diferente do habitual.

No Sábado, o grupo terá início às 14:45 com uma Boa Tarde especial. Depois, o resto da tarde será para ensaiar a participação do nosso Centro Juvenil na Festa da Gratidão do dia seguinte. Não haverá Eucaristia neste dia. O grupo de Animadores que vai ao Campo Bosco continua a levar todas as semanas um bolo para o bar. Estas receitas são para ajudar nos custos de inscrição no Campo Bosco.

No Domingo, haverá Eucaristia na Paróquia às 10:15. É destinada ao Externato, bem como a toda a Família Salesiana de Arcozelo. Da parte da tarde, a partir das 15h, a Festa da Gratidão prosseguirá no Externato Nossa Senhora de Fátima. Desta vez, o grupo de Animadores que vai ao Campo Bosco irá realizar uma Quermesse, também para ajudar nos custos da inscrição. Todas as 'senhas' têm prémio, por isso esperamos que comprem muitas.

Contamos com a participação de todos os Jovens do grupo neste fim-de-semana de festa.

Fiquem bem e com D. Bosco!

segunda-feira, 15 de março de 2010

Queremos ver Jesus - Parte II

(Anterior - Parte I)

"Padre Pascual, queremos ver Jesus!"

Se o querem, realmente, devem ter bons pés e ouvidos atentos. Porque Jesus caminha. E nunca se detém! Para encontrá-lo, devem ouvir o canto dos grãos de areia levantados pelos seus pés. Tudo se torna novo à sua mensagem, e a sua passagem não tem fim.

Ele está sempre um passo à frente, e a sua palavra é como ele: está sempre em movimento, ilimitado no acto de dar tudo, de dar a conhecer tudo de si mesmo. Passaram-se dois mil anos, mas parece que foi há pouco tempo que ele passou. A história ainda estremece pela sua passagem, como depois da explosão de uma bomba. E o mundo já nunca mais é o mesmo. Ninguém jamais falou de Deus como este homem, ninguém nos amou como ele, ninguém se entregou totalmente como ele, até aniquilar-se. Ninguém como ele deu ordens ao vento e ao mar, aos espíritos maus que atormentam e destroem no homem a melhor parte da sua humanidade; ninguém como ele derrotou a morte e venceu o pecado. Ele é diferente de todos os outros.

Por isso, muitos o odeiam como são odiados os que não se acomodam ao pensamento dominante.

"Eu não tenho onde dormir quando desce a noite. Não tenho um esconderijo se alguém me persegue. As raposas têm suas tocas, os pássaros, o seu ninho; eu vivo sem protecção, entre perigos e ameaças. Quem anseia caminhar segundo os métodos usuais, não encontra em mim o que procura".

Àqueles a quem encontra, ele diz: "Chegou a hora de mudar!".

"Deus está aqui entre vós, e nada e ninguém mais poderá detê-lo".

(Continua - Parte III)

quinta-feira, 11 de março de 2010

A Vida é uma Aventura - Encontro de Pré-Adolescentes 2010 Arcozelo

No dia 6 de Fevereiro, o Centro Juvenil estava à pinha! Mas, afinal, por que raio é que apareceu tanta gente, e logo às 9h da manhã?! Ah, pois! O Encontro de Pré-Adolescentes! Desta vez era em Arcozelo! Quase me esquecia…

Compareceram cerca de 150 jovens da parte Norte do país, para se juntarem à aventura de Abrãao e Lot na sua aliança com Deus.

O dia tornou-se um verdadeiro desafio, entre responder a perguntas e reflectir um pouco, passando por fazer cartazes, e, claro!, com muitos jogos e brincadeiras intermináveis. Todo o trabalho se concentrou numa oração final em que cada grupo teve uma participação muito importante, mostrando o que aprendeu e quanto cresceu ao longo deste encontro tão especial. As despedidas são sempre o mais difícil, mas as amizades permanecem, e, da próxima vez, será bom rever os amigos e os animadores. Para além disso, as músicas viajam connosco, num CD-recordação deste dia diferente.

Participar é uma forma de crescer, quer em nós mesmos, quer na fé. Obrigada a todos os participantes e aos animadores que tanto ajudaram nesta pequena mas frutífera missão!

Aqui fica o testemunho da Ir. Fernanda Luz sobre este dia:

"Após tantos dias de chuva, o dia 6 de Fevereiro amanheceu com um sol radioso em Arcozelo (...). Foi um presente de Deus para cada pré-adolescente, os seus animadores e várias FMA e SDB que viveram o “Encontro de pré-adolescentes” Norte (...).

(...) o Centro de Arcozelo tem uma longa e bonita caminhada de participação no MJS e de organização de encontros (...). (...) a alegria salesiana reinou, já que os jovens animadores do Norte se esmeraram em preparar tudo com muito pormenor (...).

(...) houve duas personagens, Abraão e Lot, que iam guiando os participantes. Foram eles que deram o ponto de partida para a reflexão da manhã e para o jogo da tarde.

A aventura de fé de Abraão e o desafio lançado, pelo testemunho de jovens SDB (Pd. Juan Freitas) e FMA (Ir. Anabela Silva) (...) ajudaram os pré-adolescentes a interiorizar a mensagem e a tornar a participação nos grupos mais criativa.

Um agradecimento especial à Comunidade de Arcozelo e ao Centro Juvenil pela qualidade e ritmo que imprimiram a todo o encontro.

Parabéns aos Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora que não se limitam a entusiasmar à distância mas conseguem tempo para estarem activamente presentes nestes encontros de animação geral. Esperamos que o trabalho de Pastoral Juvenil, que há-de ser sistemático, vocacional e missionário continue, com mais entusiasmo neste tempo de Quaresma."

O artigo completo pode ser consultado no site das Filhas de Maria Auxiliadora e no Boletim Salesiano.

Fiquem bem e com D. Bosco!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Nova Sondagem

Olá!

A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, de preparação para a grande festa da Páscoa. Durante este período, somos convidados à oração, penitência e caridade, como um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que pretendem viver como filhos de Deus.

Em jeito de auto-avaliação, perguntamos-te na nova sondagem: "Como estás a viver a Quaresma?"

Não pretendemos julgar. Apenas alertar as consciências mais distraídas para a importância da Quaresma.

Fiquem bem e com D. Bosco!

terça-feira, 9 de março de 2010

Parábola - Março

Anedotas - Março


- Pai hoje fui expulso da aula - diz o filho.
- Porquê? - pergunta o pai.
- Pus uma dinamite debaixo da cadeira da professora - responde o filho com muita calma.
- Vais já à escola pedir desculpas à tua professora - ordenou o pai.
- Hmm... Qual escola?


Filho para o pai:
- Hoje não quero ir à escola e tenho 3 razões:
  1. Os meninos não brincam comigo;
  2. Estou cansado da escolinha;
  3. As professoras gozam-me.
Responde o pai:
- Pois eu tenho 3 razões para tu ires:
  1. Já faltaste 5 vezes este ano;
  2. Já tens 43 anos;
  3. És o director da escolinha.


O Joãozinho estava a lutar na rua, com um menino que deveria ter metade da sua idade.
Um senhor que passava por eles aproximou-se e separou-os.
- Não tens vergonha? - diz ele ao Joãozinho. - Bater num menino bem mais pequeno do que tu? Seu covarde!!
- O senhor queria o quê? - respondeu ele. - Que eu ficasse à espera que ele crescesse?

Moral da História - Março

Certa vez, um homem caminhava pela praia, numa noite de lua cheia…
Ele pensava desta forma:
se tivesse um carro novo, seria feliz;
se tivesse uma casa grande, seria feliz;
se tivesse um excelente trabalho, seria feliz;
se tivesse uma parceira perfeita, seria feliz…

Até que ele tropeçou num saquinho cheio de pedras.
Então, ele começou a atirar as pedrinhas, uma a uma, ao mar, de cada vez que dizia:
Seria feliz se tivesse…

Assim fez até que ficou com uma pedrinha no saco e decidiu guardá-la. Ao chegar a casa, percebeu que aquela pedrinha era, afinal, um diamante muito valioso.
Imagina quantos diamantes ele atirou ao mar sem parar para pensar.

Assim são as pessoas…
Atiram fora os seus tesouros preciosos por estarem à espera do que acreditam ser perfeito ou sonhando e desejando o que não têm, sem dar valor ao que têm perto delas.
Se olhassem ao redor, parando para observar, perceberiam quão afortunadas são.
Cada pedrinha deve ser observada… pode ser um diamante valioso!
Cada um dos nossos dias pode ser considerado um diamante precioso e insubstituível.
Depende de cada um aproveitá-lo ou lançá-lo ao mar do esquecimento.

D.Bosco aconselha:

Olha bem à tua volta, pois por vezes temos de olhar com atenção para vermos as nossas pedras preciosas.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Queremos ver Jesus - Parte I

Olá!

No passado dia 31 de Janeiro, o Reitor-Mor Pd. Pascual Chávez escreveu uma mensagem para o Movimento Juvenil Salesiano. Ou seja, escreveu uma carta a cada jovem, a cada um de nós.


Como é um bocado extensa, vamos coloca-la aqui por partes durante as próximas semanas. Comecemos pela Parte I:

"No centenário da morte do padre Miguel Rua

Caríssimos Jovens,

Aqui estou, fiel ao nosso encontro, por ocasião da festa de Dom Bosco, "pai e amigo dos jovens". O nosso encontro deste ano, que lamento seja apenas virtual, embora não menos verdadeiro e autêntico, coincide com o início do centenário da morte do padre Rua, primeiro sucessor de Dom Bosco e, sem dúvida, o seu discípulo mais fiel e mais bem sucedido.

Esta é, de facto, uma das principais motivações para a escolha do tema do Lema, oferecida a toda a Família Salesiana para 2010: "À imitação do Padre Rua, como discípulos autênticos e apóstolos apaixonados, levemos o Evangelho aos jovens".

Pois bem, quero ser o primeiro a acolher o programa espiritual e pastoral do Lema e, por meio desta mensagem, à maneira de diálogo entre nós, oferecer-vos o evangelho com o desejo de fazer-vos ver Jesus, para que também vós possais ser seus discípulos, testemunhas e apóstolos.

Quando nos encontramos, percebo, com frequência, o grande desejo que vós tendes de encontrar o Senhor. Talvez não consigais exprimir esse desejo com clareza, mas, em todo caso, percebo esse mais profundo anseio, que mora no vosso coração. Tomo-vos, então, pela mão e levo-vos ao meu Mestre, ao meu Senhor e meu Deus."

(Continua - Parte II)

Próximo Sábado

Olá!

No próximo Sábado, dia 13 de Março, o Grupo de Jovens vai funcionar de modo diferente.

Com o aproximar da Festa da Gratidão do Externato, temos que preparar a nossa participação. Por isso, às 14:45 devemos estar todos presentes para o ensaio da coreografia com a Cláudia.

Neste tempo Quaresmal, e como preparação para a Páscoa, teremos às 16:45 a Celebração do Perdão. A Eucaristia continuará na capela logo de seguida. Toda a Família Salesiana está convidada, bem como os pais dos Jovens.

Fiquem bem e com D. Bosco.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Campo Bosco 2010

Olá!

Este ano irá realizar-se o Campo Bosco 2010 e um grupo de animadores do Centro Juvenil está a preparar a sua participação nesta experiência única.


Neste Encontro:

• Vamos ao encontro de Dom Bosco e do seu espírito para fazer uma experiência de salesianidade, percorrendo os lugares onde viveu e começou a sua obra educativa.
• Aproximamo-nos de Maria Mazzarello para descobrir a sua personalidade e as origens da sua obra educativa.
• Deixamo-nos surpreender por Deus na contemplação dos sonhos de Dom Bosco e Madre Mazzarello tornados realidade, para projectar a nossa vida enquanto cristãos na sociedade em que vivemos.

Documentos:

Cartaz
Desdobrável
Inscrição
Consentimento de captação de imagens

O calendário/itinerário é o seguinte:

Contudo, o preço de inscrição é bastante elevado. Por isto, iremos realizar uma série de iniciativas para angariar dinheiro e diminuir o peso da despesa. Começando já este sábado, dia 6 de Março, haverá fatias de bolo à venda no bar.

Contamos com o apoio de todos.

Para mais informações:

Delegação Nacional Salesiana de Pastoral Juvenil – Salesianos
Pe. José Aníbal Mendonça
Rua Saraiva de Carvalho, 275
1399-020 Lisboa
Tel: 210 900 600
Fax: 213 966 472
e-mail: pastoral.juvenil@salesianos.pt
www.salesianos.pt/mjs

Coordenação de Pastoral Juvenil – Filhas de Maria Auxiliadora
Ir. Maria Fernanda Luz
Externato Maria Auxiliadora
Av. S. João Bosco, 365
4900-035 Areosa
Tel: 258 839 060
Fax: 258 839 069
e-mail: auxiliadora-areosa@mail.telepac.pt
www.salesianas-por.net

Fiquem bem e com D. Bosco!

quinta-feira, 4 de março de 2010

Clube dos Poetas Salesianos


Aqui estou eu fechada
À janela do meu quarto,
A ouvir pássaros a cantar
A ver a vida passar.

E quando dou por ela
Esta vida à janela,
É como um desenho inacabado
É uma tela com uns traços pintados.

Não! Então não quero sair desta tela,
Esta tela com cores quentes
Esta tela de descrentes.

Sim, é isso que sou!
Uma descrente,
Que tem medo do futuro...
Uma fraca!
Uma luz perdida no escuro.

E agora os pássaros param de cantar...
A luz deixa de brilhar...
E eu à janela,
No quarto fechada,
Acordo. A vida...

Patrícia Afonso (Areosa)

Resultados da Sondagem "Vídeos Favoritos"

Olá!

Obtivemos, recentemente, os resultados da nossa última sondagem sobre os vídeos do Centro Juvenil.

Em terceiro lugar, bem… houve um enorme empate, entre: não um, não dois, mas três vídeos!! São eles:


“Pedro – Era uma vez o Saulo”


“Festa da Gratidão 2009 – Participação do Cjs Promotores da Paz”


“Festa de Natal 2009 – Vamos esmiuçar o Natal”
(Bem escolhido gente!)

Para um brilhante segundo lugar (e por mais incrível que pareça), temos a:


“Canção do Pinheiro – Transformação da Madeira”
(Não faz sentido!)

E, como não podia deixar de ser, atribuímos um primeiro lugar. Custou-nos porque achávamos que o segundo já estava bem, mas… Cá vai: O primeiro lugar do pódio desta sondagem vai para…


“Campanha Abraços Grátis – Centro Juvenil Salesianas de Arcozelo”

Agradecemos a participação na sondagem! E contamos com todos na próxima!

Fiquem bem e com D. Bosco!

terça-feira, 2 de março de 2010

Um Pouco de Ti - The Dhaka Project

“Há sempre alguém por quem dar a vida”, e há sempre alguém que a dá pelos outros.

O The Dahka Project surgiu pela mão de uma jovem portuguesa de 29 anos: Maria do Céu, hospedeira em aviões e residente no Dubai, criou esta ONG (Organização Não Governamental) destinada a ajudar os habitantes do Bangladesh.

Inúmeras crianças e jovens como nós, encontram no Dhaka Project uma forma de saciar a fome por que passam diariamente, bem como cuidados médicos e vacinação contra a malária. Por outro lado, esta organização responsabiliza-se por fazer passar o conhecimento, através, por exemplo, da aprendizagem primária das letras.

Tudo isto, esta jovem conseguiu com o seu salário de hospedeira e os donativos que tem vindo a angariar na rica cidade onde habita.

Nesta Quaresma, vamos tomar o modelo de uma jovem como nós, que abdicou de parte do que tinha, para que também outros pudessem usufruir dos bens básicos e essenciais que todos tomamos como garantidos. Fazendo pequenos sacrifícios, simbólicos, que nos custem talvez um pouco, estaremos também a dar um pouco de nós!

Aqui fica o site do The Dhaka Project.

Fiquem bem e com D. Bosco!

Proposta Pastoral FMA/SDB

Março-Abril (Quaresma-Páscoa): Jesus faz-se encontrar na encruzilhada de caminhos

Ele fala-nos pelo caminho!

Somos companheiros de um caminho que nos faz crescer na experiência de comunidade reunida no amor de Jesus, de relações interpessoais construídas a partir do primado do amor. Nas encruzilhadas de caminhos, apenas podemos tomar uma de duas direcções: ou optamos de tal modo que a nossa liberdade seja libertadora das possibilidades de vida e de liberdade dos outros, ou optamos de maneira arbitrária, no privilégio do “eu” e em claro contraste com os outros e o seu viver. A opção é radical e sabemos qual foi a de Jesus: uma vida entregue por amor.
Deixemos que Jesus se encontre connosco e ilumine o nosso olhar. Foi esta a experiência dos discípulos de Emaús, num encontro fulgurante que inverteu a rota do medo e da tristeza em anúncio de Vida autêntica. A Via de Emaús é um caminho que nos leva da Palavra à Pessoa de Jesus na Eucaristia e dela à comunidade. É encontrar Cristo, redescobrindo a vida e o testemunho na Igreja.

Acção: Descobrir o rosto de Jesus nos caminhos que percorremos no mundo, cultivar a interioridade, fruto de um encontro transformador, reforçar o empenho de sermos companheiros de caminhos de esperança, façamo-nos próximos de quem se encontra cansado ou dá passos na sombra das incertezas…Aprofundar a experiência de encontro com Jesus na celebração dos sacramentos.