segunda-feira, 22 de março de 2010

Queremos ver Jesus - Parte III

(Anterior - Parte II)

"Ele é aquele a quem procuramos. Vá lá, leve-lhe o nosso pedido"

Não é preciso. Ele sabe o que vocês querem. Às margens do lago, o povo rodeia-o e pergunta-lhe: "Qual é a sua mensagem?". Jesus contempla os pescadores que estão a lançar as suas redes. A resposta é muito diferente de quanto poderíamos esperar. Não faz um comício nem uma conferência, mas diz: "Venham! Por que continuam a pescar? Salvem aqueles que se estão a afogar, homens e mulheres, com a água ao pescoço! Preciso de vós! Quero fazer de vós, pescadores de homens".

Deixam as redes, a barca, os pais, mulheres e filhos. Vão com ele. "Querem saber realmente quem sou eu? Caminhem comigo e terão a resposta!" diz Jesus. É preciso coragem para remar contra a corrente. É desagradável deixar a tranquilidade preguiçosa dos dias sempre iguais e iniciar uma nova caminhada.

Certo dia, um jovem como vós vai à procura de Jesus e pergunta-lhe: "Mestre, o que devo fazer para ser como Deus me quer? Conte-me o segredo da felicidade!".

Jesus responde: "Conhece os mandamentos de Deus: Não matar. Não cometer adultério. Não roubar. Não jurar em falso. Honrar o seu pai e a sua mãe".

"Mestre – replicou o jovem – tudo isso eu tenho respeitado rigorosamente desde a minha mais tenra infância". Jesus olha-o com amor e diz: "Só lhe falta uma coisa para chegar à meta: vá até sua casa, venda todos os seus bens e dê o que lucrar aos pobres. Depois, venha e siga-me". O jovem, porém, ficou triste e foi embora.

Seguir Jesus não significa tomar "uma" decisão. Significa tomar "a" decisão. Significa arriscar tudo tendo apenas uma cartada em vista. Significa assumir como própria a decisão tomada por ele a nosso respeito: "Garanto-lhes que não há amor maior do que este: dar a vida pelos amigos".

E para deixar tudo muito claro, tudo muito concreto, Jesus dá a sua explicação com duas parábolas: "O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo; um homem encontra-o e esconde-o; vai depois, cheio de alegria, vende todos os seus bens e compra aquele campo. O reino dos céus é também semelhante a um mercador que procura pérolas preciosas; quando encontra uma pérola de grande valor, vai, vende todos os seus bens e a compra".

Jesus chega ao paradoxo: noutra parábola, ele elogia um administrador infiel e desonesto, culpado de falsidade em acto público, fraude, apropriação indébita e corrupção. Só para fazer notar que aquele homem é previdente: esforça-se para garantir o próprio futuro. É desonesto, mas segue com coerência uma linha muito recta: mira sem escrúpulos ao próprio proveito.

Caros jovens, Amigos meus e de Dom Bosco, não podeis viver sem saber o que realmente tem valor, sem saber qual é o sentido da vida. Porque a vida é tudo o que tendes.

A única cartada segura que podeis ter em vista, arriscando tudo, é justamente Ele, Jesus.

(Continua - Parte IV)

Sem comentários: