domingo, 14 de dezembro de 2008

Liturgia


Esta actividade surge da necessidade da preparação da Eucaristia todos os sábados. É uma actividade que requer a ajuda dos grupos do nosso centro, nomeadamente do grupo responsável pela música, até porque só com a colaboração de todos é possível preparar a festa de encontro e comunhão com Deus.

Todas as semanas é atribuída intercaladamente uma leitura a cada um dos grupos, da seguinte forma:

- Introdução: Animadores e Pré- Animadores de cada um dos grupos;
- 1ª Leitura: grupos do 8º e 9ºanos;
- 2ª Leitura: grupos do 10 e 11 º anos;
- Oração dos fiéis: grupos do 5º ao 7ºanos.

Todos os leitores comparecem na capela por volta das 17 horas para se proceder a um ensaio.
Ocasionalmente, quando o calendário litúrgico assim o convida, embelezamos as nossas Eucaristias através da elaboração de um Ofertório ou de uma Acção de Graças.

O grupo da liturgia não é só composto por leitores, mas também por acólitos, normalmente jovens provenientes dos grupos dos 5º ao 7º anos que auxiliam o sacerdote ao longo da celebração e jovens mais velhas que cantam e tocam o salmo. Estes jovens têm igualmente ensaios ao sábado durante à tarde.

Os responsáveis por esta actividade são a Irmã Lourdes e o Vasco no que respeita às leituras e a Salomé Fonseca pelos acólitos e Salmos.

Todos em conjunto trabalhamos para que semanalmente a nossa Eucaristia seja verdadeiramente a Festa do Senhor.

1 comentário:

Anónimo disse...

E eu acho que as Eucaristias têm sido vida a jorrar e a prolongar-se pela semana. Estão de parabéns animadores e animandos pelo envolvimento alegre na preparação e vivência da Liturgia. D. Bosco orgulha-se de vós, jovens... e nós também! Sempre convosco, Ir. Lourdes