sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Dia de Laura Vicuña

Nascimento e fuga do Chile

Nasceu em 5 de abril de 1891 em Santiago. Foi a primeira filha do matrimónio de José Domingo Vicuña e Mercedes Pino. No final do século XIX, devido à Guerra Civil em que o Chile se encontrava mergulhado, toda a família Vicuña foi perseguida e obrigada a fugir do país!

Em 1894, logo após o nascimento da segunda filha do casal, Júlia Amanda, José Domingo faleceu, deixando a sua esposa e filhas sem dinheiro, sem um futuro claro ou horizontes que pudessem seguir, além do risco decorrente de carregar o sobrenome Vicuña. Como uma medida desesperada, as três decidem ir à Argentina para esconder-se por um tempo, enquanto os conflitos no Chile continuassem.

Primeiros anos na Argentina

Mercedes e suas filhas estabeleceram-se nas proximidades de Neuquén, Argentina. No princípio, Mercedes procurou trabalho para pagar os estudos das meninas, chegando à estância de Quilquihué, propriedade de Manuel Mora. Este não tardaria a aproximar-se da mãe de Laura, pressionando-a para que o atendesse como uma esposa de forma a que ele pagasse os estudos de suas filhas e que as três pudessem permanecer na estância.

É assim que Laura ingressa no colégio "Las Hijas de María Auxiliadora", pertencente à Congregação Salesiana, onde foi instruída tanto cultural como religiosamente.

Vocação cristã

Laura realizou sua primeira comunhão em 2 de junho de 1901, onde manifesta a sua vocação de amor a Deus e expressa a sua vontade de servi-lo, demonstrando-se inclusive disposta a entregar sua vida em vez de pecar. A sua profunda ligação com Deus levava a que passasse recreios completos rezando na capela do colégio.

Apesar de sua pouca idade, já possuía uma grande maturidade, a qual permitiu perceber os problemas da sua mãe e notar o quão distante se encontrava de Deus. Isto motivou-a a rezar todos os dias pela conversão da sua mãe e para que esta abandonasse Manuel Mora.

Problemas em casa

Durante uma das suas férias escolares, Laura sofreu dois violentos ataques por parte de Manuel, que pretendia obdiência completa. Como não alcançou o seu objectivo, Manuel deixou de pagar os estudos das meninas. Imediatamente, o colégio resolveu o problema e permitiu que Laura continuasse a estudar. Apesar disto, Laura sentia que a situação da sua mãe não havía melhorado, sentindo que não havia feito nada para ajudá-la.

A decisão

Um dia, recordando a frase de Jesus: "Não há mostra de amor maior que dar a vida por seus amigos", Laura opta por entregar sua vida em troca da salvação da sua mãe.

Este pedido foi escutado e em poucos meses adoeceu, piorando a sua saúde conforme avançava a sua enfermidade. Numa visita com a sua mãe, Manuel Mora agride Laura, deixando-a ferida na sua cama.

Antes de morrer, Laura pede a sua mãe:
- Morro; eu mesma o pedi a Jesus. Faz dois anos que ofereci minha vida por ti, para pedir a graça de sua conversão, mamãe. Antes de morrer, terei a sorte de ver-te arrependida?

Mercedes, com os olhos molhados, lhe responde:
- Juro-te que farei o que me pedes. Deus é testemunha de minha promessa.

Finalmente, Laura sorri e diz à sua mãe:
- Graças, Jesus! Graças, María! Adeus, mamãe! Agora morro contente!

Assim, em 22 de janeiro de 1904, morreu Laura Vicuña Pino, entregando a sua vida para a conversão da sua mãe.

Sem comentários: