terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Moral da História - Fevereiro

O FRASCO DE MAIONESE E O CAFÉ

Um professor, durante a sua aula de filosofia e sem dizer uma palavra, pega num frasco de maionese e esvazia-o...tirou a maionese e encheu-o com bolas de golfe. A seguir perguntou aos alunos se o Frasco estava cheio. Os estudantes responderam sim.

Então o professor pega numa caixa cheia de gravilha e mete-a no frasco de maionese. A gravilha encheu os espaços vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a dizer que sim.

Então, o professor pegou noutra caixa...uma caixa cheia de areia e esvaziou-a para dentro do frasco de maionese. Claro que a areia encheu todos os espaços vazios e uma vez mais o professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio. Nesta ocasião os estudantes responderam em unânime "Sim!".

De seguida o professor acrescentou 2 taças de café ao frasco e claro que o café preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes nesta ocasião começaram a rir-se...mas repararam que o professor estava sério e disse-lhes: "Quero que se dêem conta que este frasco representa a vida!
As bolas de golfe são as coisas importantes: como a família, os filhos, a saúde, os amigos, tudo o que te apaixona. São coisas, que mesmo que se perdêssemos tudo o resto, as nossas vidas continuariam cheias. A gravilha são as outras coisas que importam como o trabalho, a casa, o carro, etc. A areia é tudo o demais, as pequenas coisas.
Se pomos primeiro a areia no frasco, não há espaço para a gravilha nem para as bolas de golfe. O mesmo acontece com a vida. Se gastássemos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teríamos lugar para as coisas realmente importantes."

Um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que representava o café. O professor sorriu e disse: "...o café é só para vos demonstrar, que não importa o quanto a vossa vida esteja ocupada, sempre haverá espaço para um café com um amigo."

D. Bosco aconselha:

"Presta atenção às coisas que são cruciais para a tua felicidade: ocupa-te primeiro das coisas que realmente importam. Estabelece as tuas prioridades, o resto é só areia..."

1 comentário:

Marlene Soutelo disse...

Olá! :)

Adoro esta história...

Muitas vezes os jovens, e não só, esquecem-se das coisas importantes da vida e deixam-se "iludir" e dão valor às coisas menos importantes.
Coisas que enchem a sua vida, mas não a preenchem...