quinta-feira, 15 de abril de 2010

Queremos ver Jesus - Parte VI

(Anterior - Parte V)

"Padre Pascual, Jesus pretende isso tudo de nós?"

Servir a Deus é muito simples. Deus não é um tirano. Deus fala com vocês como pai e amigo.

"Não foram vocês que me escolheram por amigo; fui eu que vos escolhi e vos fiz meus amigos. Assim, o vosso trabalho crescerá e produzirá frutos que haverão de durar para a eternidade. Se seguirdes o caminho indicado por mim – diz Jesus – vereis que é belo pertencer a Deus e o fardo que a fé vos pede para carregar não é pesado".

É preciso retomar o fôlego, levantar-se, sentir-se gente livre. A minha mensagem é um convite à festa. A vossa vida é feita para a festa, e todos nós estamos a caminhar para uma festa. O futuro é uma mesa cheia de alegria entre amigos, e Deus fará a festa connosco.

Jesus diz que a sua palavra é semeada dentro de vós, como num campo, mas o coração humano é um terreno árido e complicado, marcado pela dureza e sufocado por matagais cheios de espinhos.

Contudo, o campo sois vós. Se começardes a dar ouvidos à Palavra, podereis encontrar algo de precioso.

Podereis encontrar, antes de tudo, a vós mesmos. E encontrareis Deus dentro de vós. "Não tenhais medo, contudo nada podereis fazer sem ele. E ele precisa de vós".

Ele conhece-nos muito bem, precisamente como somos. Conhece o mundo singular de trevas e de luz que vive dentro de nós. Conhece melhor do que nós a misteriosa mistura de que somos feitos.

Ele sabe do que somos capazes. Os outros podem desiludir-se, porque tiveram sonhos a nosso respeito e nos projectam no seu ideal. Deus, porém, jamais se desilude. Porque eu sou aquele a quem Ele ama, como sou hoje...!

Deus não vive no futuro, nem no passado, mas no presente. Ele é o presente e vê-me na minha realidade actual.

Também os amigos de Jesus pensavam que fosse preciso ser grandes e poderosos para construir o Reino de Deus; ele, entretanto, disse: "Para serdes úteis a Deus, deveis ser pequenos, como uma criança".

A criança é um ser que ainda tem o próprio futuro diante de si. A criança é feita de sonhos e de confiança.

Caminhai íntegros, de cabeça erguida. Tendes um futuro à frente e vale a pena ir ao encontro dele. As crianças são frágeis: o que mais lhes falta é, sobretudo, a força. Entretanto, elas têm confiança. E quando tudo vai bem, sabem que são amadas.

Tendes diante de vós o futuro. Vós tendes uma palavra a dizer nas vossas vidas e com as vossas vidas. Uma palavra de consolação, uma palavra libertadora, uma palavra de esperança, aberta ao futuro. Tende a coragem de pronunciá-la. Tende a coragem de ser o que sois e sede-o integralmente: pessoas autênticas, livres, com uma vocação.

Não tenhais medo! Vamos com coragem para a outra margem.

O oceano de perigos e ameaças é realmente muito grande e a nossa barca é pequena e frágil. Na nossa barca, porém, levamos Jesus, o Filho de Deus. Quem nos pode causar medo?

Caros jovens, eu quero-vos bem e ouço o vosso pedido de vos fazer conhecer Jesus. Eu fiz com que o vísseis e levei-vos até ele. Desejo agora que possais confessar como os discípulos do Baptista: "Encontrámos o Cristo", e vos esforceis para levar outros até Jesus.

(Continua - Parte VII)

Sem comentários: