quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Visita da Ir. Maria Luísa

Olá!

Como se encontra agendado, na próxima Sexta-feira dia 26, às 21.15, os animadores terão o encontro com a Ir. Maria Luísa e representantes dos outros membros da Família Salesiana presentes em Arcozelo. Será bom que marquem presença porque ela terá alguma coisa a vos dizer. No dia seguinte - sábado - ela participará na Boa-tarde do Centro Juvenil.

Fiquem bem e com D. Bosco!

Passo a Rezar


Hoje, trazemos uma novidade que vos ajudará, talvez, a conseguir estar um pouco mais perto de Deus todos os dias.

Nos dias que correm, em geral, e como já ouvimos tantas vezes, a maioria de nós não tem tempo. Não temos tempo para dizer um “bom-dia” ou “obrigado” Àquele que é, no fim, o nosso maior amigo.

Assim, e como as nossas gerações usam tanto o computador, sugerimos um site, inaugurado pelo Apostolado da Oração: www.passo-a-rezar.net

Nesta página, todos os dias, encontrarão uma pequena prece que podem descarregar ou escutar directamente. Na confusão do dia-a-dia, tiremos 10 minutinhos do nosso tempo para Ele. No fundo, é uma boa forma de viver a Quaresma!

Fiquem bem e com D. Bosco!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Torneio de PES


Vai-se realizar no nosso centro juvenil um torneio de PES 2009 com o objectivo de incentivar o convívio entre os jovens.

Qualquer um se poderá inscrever. O preço da inscrição é de 1€ e estas estarão abertas até dia 6 de Março.

Para se inscreverem só têm que se dirigir ao grupo de jornalismo, e aí indicam os vossos dados juntamente com a equipa com que desejam jogar.

O torneio começará na semana a seguir às inscrições, nos tempos livres do centro: das 14:15 às 14:45 e das 16:20 às 16:50.

O prémio para o vencedor do torneio será surpresa.

Organização:
Bruno
André

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Actividade do Jornalismo 2010

Olá!

No dia 13 de Fevereiro, o nosso Grupo de Jovens celebrou o Carnaval com uma tarde divertida de desfiles de máscaras, jogos e muita brincadeira.

A Actividade de Jornalismo aproveitou o momento para apresentar um vídeo sobre o funcionamento da Equipa de Redacção. Esperemos que se divirtam a ver.



Este vídeo não faz parte da sondagem que estamos a realizar sobre os melhores vídeos do nosso Canal Youtube. Visitem o canal e votem nos vossos favoritos.

Fiquem bem e com D. Bosco!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Parábola - Fevereiro

A cidade de Nínive

Deus mandou o profeta Jonas avisar os habitantes de Nínive, capital do Império Assírio, de que, se no prazo de 40 dias não acabassem com a violência, a cidade seria destruída. Jonas teve medo de enfrentar aquela gente tão má e embarcou num navio em direcção contrária, para Ocidente. Entretanto, Deus mandou um grande temporal. Perante a iminência de naufragarem, Jonas contou aos marinheiros que estava a fugir e pediu que o atirassem ao mar. Assim que o fizeram, um animal marinho enorme engoliu-o, tendo-o deixado na praia passados três dias.

Depois de ter reflectido bastante sobre o modo como agira, Jonas dirigiu-se para Nínive, onde pregou com convicção.

A Bíblia conta que as pessoas reconheceram que estavam a proceder mal, e arrependeram-se incluindo o rei. Então Deus perdoou-lhes e a cidade não foi destruída.

Anedotas - Fevereiro


Um casal tinha dois filhos, um de 8 e outro de 10 anos, que eram umas pestes. Os pais sabiam que se houvesse alguma travessura na zona onde moravam, eles com certeza estariam metidos. A mãe das crianças descobriu que o novo padre da cidade tinha tido bastante sucesso em disciplinar crianças. Então ela pediu ao padre que falasse com os meninos. O padre concordou, mas pediu para vê-los separadamente. A mãe, então, mandou primeiro o filho mais novo.

O padre, um homem alto com uma voz de trovão, sentou a criança e perguntou-lhe austeramente: - Onde está Deus ?

O rapaz abriu a boca, mas não conseguiu emitir nenhum som. Ficou sentado, com a boca aberta e os olhos arregalados. Então, o padre repetiu a pergunta num tom ainda mais severo: - Onde está Deus ?

Mais uma vez, ele permaneceu de boca aberta sem conseguir emitir nenhuma resposta. Então, o padre levantou ainda mais a voz, e com o dedo no rosto da criança gritou: - ONDE ESTÁ DEUS ?

O rapaz saiu correndo da igreja directamente para casa e trancou-se no quarto. Quando o irmão mais velho o encontrou, perguntou-lhe: - O que é que aconteceu ?

O irmão mais novo, ainda tentando recuperar o fôlego, respondeu: - Desta vez estamos mesmo lixados! Deus desapareceu e acham que fomos nós!!



Duas amigas encontraram-se depois de algum tempo sem se verem:
Amiga Olga: - Queeeeerida! Há quantos séculos!!!!!
Amiga Lili: - Jooooooia! Sabes, tive um rebento!
Amiga Olga: - Ai sim e como se chama?
Amiga Lili: - Sonasol.
Amiga Olga: - Eu também tenho uma filha. Chamei-lhe Maria.
Amiga Lili; - Aaaaaaai credo, isso não é nome de bolacha?



- O meu cão é tão extraordinário que, a um quilómetro de distância, sabe logo que sou eu. Que me dizes a isto?
- Que te devias lavar mais vezes!

Moral da História - Fevereiro

O FRASCO DE MAIONESE E O CAFÉ

Um professor, durante a sua aula de filosofia e sem dizer uma palavra, pega num frasco de maionese e esvazia-o...tirou a maionese e encheu-o com bolas de golfe. A seguir perguntou aos alunos se o Frasco estava cheio. Os estudantes responderam sim.

Então o professor pega numa caixa cheia de gravilha e mete-a no frasco de maionese. A gravilha encheu os espaços vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a dizer que sim.

Então, o professor pegou noutra caixa...uma caixa cheia de areia e esvaziou-a para dentro do frasco de maionese. Claro que a areia encheu todos os espaços vazios e uma vez mais o professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio. Nesta ocasião os estudantes responderam em unânime "Sim!".

De seguida o professor acrescentou 2 taças de café ao frasco e claro que o café preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes nesta ocasião começaram a rir-se...mas repararam que o professor estava sério e disse-lhes: "Quero que se dêem conta que este frasco representa a vida!
As bolas de golfe são as coisas importantes: como a família, os filhos, a saúde, os amigos, tudo o que te apaixona. São coisas, que mesmo que se perdêssemos tudo o resto, as nossas vidas continuariam cheias. A gravilha são as outras coisas que importam como o trabalho, a casa, o carro, etc. A areia é tudo o demais, as pequenas coisas.
Se pomos primeiro a areia no frasco, não há espaço para a gravilha nem para as bolas de golfe. O mesmo acontece com a vida. Se gastássemos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teríamos lugar para as coisas realmente importantes."

Um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que representava o café. O professor sorriu e disse: "...o café é só para vos demonstrar, que não importa o quanto a vossa vida esteja ocupada, sempre haverá espaço para um café com um amigo."

D. Bosco aconselha:

"Presta atenção às coisas que são cruciais para a tua felicidade: ocupa-te primeiro das coisas que realmente importam. Estabelece as tuas prioridades, o resto é só areia..."

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Encontro Ibérico de Taizé no Porto

Olá!



Nos próximos dias 13 a 16 de Fevereiro vai se realizar o Encontro Ibérico de Taizé no Porto! Já não é possível realizar inscrição, mas todos podem participar em alguns momentos do Encontro que serão abertos à comunidade!

Assim, aqui divulgamos as Eucaristias, workshops e palestras a que podes ir. Basta consultares o documento Agenda Taizé. Aqui fica também a Carta da China redigida pelo Ir. Alois (Prior de Taizé) e que serve de base de reflexão para este encontro.

Participa nesta oportunidade única e descobre as "Fontes da Alegria"!

Fica bem e com D. Bosco!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

CARNAVAL!!!

Olá!


No próximo Sábado festejaremos o Carnaval no nosso Centro Juvenil! A todos avisamos que não haverá Eucaristia! A festa começa às 15h e termina às 17:30!

Este ano, os animadores decidiram que o tema será livre, isto é, podem mascarar-se daquilo que quiserem! Sejam criativos e engraçados, apostem em materiais recicláveis e não em fatos das lojas!

Venham para se divertirem! Contamos com a folia de todos!

Fiquem bem e com D. Bosco!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

André Pereira no FlashBosco 2010

Lá tivemos que nos levantar cedinho dia 23 de Janeiro para irmos para Famalicão. Íamos para o FlashBosco. Quando lá chegámos fomos escolher os quartos e pousar as malas… Depois fomos lá para fora conhecer o espaço enquanto os animadores tinham uma reunião. Dirigímo-nos com os animadores para um salão onde nos distribuímos por grupos (Grupo 1, 2, 3, 4…). Cada grupo tinha uma sala onde fizemos algumas actividades antes do almoço.

A seguir ao almoço tivemos direito a um pequeno intervalo, antes de reunir de novo por grupos. Desta vez tivemos de passar por 6 salas. Cada sala tinha um tema para reflexão, tínhamos de ler alguns textos e responder a algumas perguntas antes de trocar de sala.

As 19:30 fomos jantar, reunímo-nos no salão e apresentamos o que tínhamos combinado nos grupos. Depois fomos para a caminha e no dia seguinte tivemos de acordar cedinho, de novo…

Como é óbvio não podia deixar de haver Eucaristia antes do almoço… Quando já estávamos de barriga cheia fomos buscar as malas despedímo-nos dos novos amigos e voltamos para Arcozelo…

Foi um Flash magnífico!!!!!!!!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Próximo Sábado!

Olá!

No próximo Sábado, o nosso Centro Juvenil irá acolher o Encontro de Pré-Adolescentes 2010 da zona Norte! Os grupos do 5º e 6º chegarão às 9:30 e o encontro terminará às 17h!

Os restantes grupos terão o Sábado à tarde habitual! Começa às 14:45 com a Boa-Tarde e termina às 19h com a Eucaristia!

O 10º e o Grupo Crisma estão convocados a ajudar os animadores com o jogo da tarde do Encontro!

Apareçam, ajudem e divirtam-se!

Fiquem bem e com D. Bosco!