quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Madalena Morano



Olá pessoal!

Hoje celebramos o dia da Beata Madalena Morano, um exemplo de santidade salesiana que deve servir de inspiração para cada um de nós.

Para os que sabem pouco acerca dela, aqui vai uma pequena biografia!

Madalena Catarina Morano nasceu em Chieri, na província de Turim, Itália, no dia 15 de novembro de 1847. Aos 8 anos, perdeu o pai, Francisco, e começou a ajudar a mãe no trabalho. Retomou os estudos graças ao tio, que era padre.

Entretanto, encontrou-se pela primeira vez com Dom Bosco, que estava de passagem por Buttigliera d' Asti. Madalena sentiu-se inclinada ao magistério e, aos 17 anos, conseguiu o diploma de professora. Com 19 anos, começou a lecionar em Montaldo Rotinese, o que faria com uma grande competência durante 14 anos. Depressa conquistou e respeito e amizade de todo o povoado.

Madalena aconselhou-se com o seu diretor espiritual. Com as suas economias decidiu comprar uma casa para a mãe. Em seguida, foi conversar com Dom Bosco, que a encaminhou a Mornese, onde Madre Mazzarello a acolheu com festa. Foi imediatamente encarregada de ensinar. Em 1880 consagrou-se a Deus com os votos perpétuos e pediu a Deus a graça de "permanecer na sua vida enquanto não completasse a medida da santidade".

Em 1881, a pedido do arcebispo de Catania, Madalena foi enviada para dirigir a nova obra de Trecastagni. Durante quatro anos, dirigiu, ensinou, lavou, cozinhou. Era catequista, mas, sobretudo, testemunha, a ponto de as meninas começarem a bater à sua porta, dizendo: "Queremos ser como a senhora".

Depois de uma pausa de um ano em Turim, onde dirigiu a casa das Filhas de Maria Auxiliadora de Valdocco, voltou à Sicília como Visitadora, diretora e mestra das noviças. Tinha a missão de fundar novas casas e formar irmãs santas. Voltando constantemente "um olhar para a terra e dez para o céu", abriu escolas, oratórios, internatos e oficinas em muitos lugares da ilha.

Surgiram numerosas vocações, atraídas pelo seu zelo apostólico. O seu múltiplo apostolado era apreciado e encorajado pelos bispos. Em Catania, confiaram-lhe a Obra dos Catecismos, a fundação de novos oratórios e o Internato Magisterial.

Muito devota de São José e de Maria Auxiliadora, que a guiaram nas novas fundações, conseguiu assimilar fielmente o carisma de Dom Bosco e o Sistema Preventivo. Com a saúde minada por um tumor, morreu em Catania no dia 26 de março de 1908. À sua morte, as casas da Sicília eram 18, as irmãs 142, as noviças 20, as postulantes 9.

A 1 de Setembro de 1988 João Paulo II declarou-a venerável e a 5 de novembro de 1994 beatificou-a.

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!


Sem comentários: