terça-feira, 20 de novembro de 2012

SYM Europe



Olá pessoal!

Gostava de partilhar com vocês a experiência fantástica que tive estes dias 16, 17 e 18 de novembro em Lyon (França), na Assembleia Europeia do MJS.

Como novo a recente membro do Conselho Nacional do MJS tive a oportunidade de participar juntamente com o Sílvio (animador dos Salesianos do Porto e atual coordenador do Conselho Nacional MJS), com a Ir. Fernanda Luz e com o Padre Aníbal na VIII Assembleia Europeia do MJS.

Este grande encontro decorreu no Centre Jean Bosco e contou com a participação de 15 países (Portugal, Espanha, Áustria, República Checa, Eslovénia, Eslováquia, Hungria, Inglaterra, Itália, França, Croácia, Irlanda, Polónia, Bélgica e Bielorrussia), num total de cerca de 50 participantes.

O momento de acolhimento foi feito por volta das 18h de 6ª feira com uma dinâmica muito animada e que nos colocou logo mais à-vontade uns com os outros. Depois disso, cada um foi convidado a apresentar-se. A vida de Madre Mazzarello foi o grande tema de formação deste encontro.

Na noite de 6ª feira, pudemos ver o recente filme “Maìn – a casa da felicidade”, que serviu de base à formação que tivemos acerca da vida de Madre Mazzarello no sábado de manhã dada pela Irmã Runita.

Depois desse momento de formação, dividimo-nos em pequenos grupos de trabalho onde pudemos reflectir acerca das qualidades de Maìn, da sua obra, e de que forma poderíamos adaptar a sua espiritualidade aos nossos tempos.

Ainda durante a manhã de sábado houve tempo para saber um pouco mais acerca da obra Salesiana no Médio Oriente através de um vídeo com várias fotografias da obra Salesiana lá.

Na tarde de sábado, a grande Assembleia foi dividida em três grandes grupos: Europa do Norte, do Sul e Central. Assim, cada região pode pensar em estratégias para melhorar a comunicação entre o MJS de cada país e sugerir algumas ideias concretas para serem levadas a cabo por parte da equipa representante da Europa.

D. Bosco esteve durante estes dias em Lyon, por isso no final da tarde de sábado todos os participantes da Assembleia participaram na Eucaristia celebrada na Catedral de Fourvière.

À noite assistimos ao espectáculo preparado pelos alunos dos Salesianos de Lyon na Catedral. Depois do espetáculo, houve tempo para estarmos um bocadinho com D. Bosco.

Depois regressámos ao Centro João Bosco onde tivemos uma oração da noite preparada pelos nossos companheiros da Áustria.

O domingo foi o dia do regresso de cada um às suas casas de origem.

Esta foi realmente uma experiência muito enriquecedora para mim enquanto membro do MJS. Foi interessante contactar com as realidades do Movimento Juvenil Salesiano nos vários países europeus e conhecer animadores, Salesianos e Salesianas tão dedicados à causa de D. Bosco e M. Mazzarello.

O MJS é realmente uma família muito grande, e é bom saber que do outro lado do mundo existem pessoas que acreditam no mesmo que tu e que têm Maín e D. Bosco como grandes exemplos de vida!

Estes dias foram, sem dúvida, um “recarregar de baterias” e ainda me deram mais ânimo para continuar com muito entusiasmo esta missão enquanto animadora e membro deste novo Conselho. :)

D. Bosco e Maín contam com cada um de nós para continuar com muita força a levar para a frente o nosso MJS! :D

Salomé


Portugal e as representantes da Eslovénia.



Num dos momentos de formação! :D


Eu e o Sílvio no nosso discurso final de despedida. :)

Sem comentários: