quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Dia de S. João Bosco

Olá pessoal!

Feliz dia de S. João Bosco! Pois é, mais um ano que passa, mais um dia em que se assinala a grande obra de D. Bosco, fundador da congregação dos Salesianos e eterno "Pai e Mestre dos Jovens".

O ano passado, no primeiro ano de preparação para o bicentenário de S. João Bosco, fomos todos convidados a ler as "Memórias do Oratório". Esperamos que já todos tenham lido esta obra de D. Bosco que nos ajuda a compreender melhor o percurso de vida de João Bosco.

Este ano, a atividade de jornalismo decidiu fazer um pequeno vídeo para vos apresentar neste dia. Chama-se "Onde está D. Bosco?". Olha dá lá uma olhadela!




E tu? Já viste D. Bosco hoje? Quem é D. Bosco para ti? Se te pudesses encontrar com ele, o que lhe dirias? Deixa um comentário nesta publicação onde mostres melhor o que pensas sobre o nosso "Pai e Mestre dos Jovens"!

Não te esqueças que hoje, pelas 21h15, celebramos no nosso Centro Juvenil a Eucaristia de D. Bosco. Somos TODOS convidados a participar nesta grande festa! Contamos contigo!

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Mensagem do Reitor-Mor aos Jovens do MJS - Parte I




Olá pessoal!

A partir de hoje vamos publicar a mensagem do Reitor-Mor aos jovens do Movimento Juvenil Salesiano. É D. Bosco que nos fala através dele. Aqui vai a primeira parte!


Caríssimos Jovens, 

com esta carta queria chegar junto de todos e de cada um de vós e comunicar-vos o grande afeto que sinto por vós e dizer-vos o sonho constante que guardo no coração: que possais ser plenamente felizes, levando dentro de vós toda a plenitude da humanidade do Senhor Jesus e exprimindo na vossa vida uma adesão plena e testemunhante aos valores do Evangelho. Estou a escrever-vos numa altura em que tanto se fala de Nova Evangelização. Em muitos dos nossos países, Deus parece ter-se tornado um desconhecido, uma pessoa sem a qual se pode passar. Precisamente por isso, hoje, ressoa com mais força a ordem de Jesus: «Ide e fazei discípulos de todos os povos… Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos» (Mt 28,19.20). A missão que Jesus nos indica é um terreno semeado de desafios, mas também rico de grandes oportunidades. A missão constitui um providencial anseio de colaboração entre o premente convite de Bento XVI dirigido à Igreja Universal, para que viva com intensidade este Ano da Fé, e o caminho que a nossa Família Salesiana iniciou rumo ao Bicentenário do meu nascimento.

Permiti que vos diga que então os tempos eram difíceis. Valdocco era uma verdadeira terra de missão… Todavia a presença sensível de Jesus e de Maria nas canseiras do serviço educativo cumulava de alegria o meu coração. Daquela terra de missão, como todos vós bem sabeis, partiram muitos jovens missionários para evangelizar povos e terras distantes. Jovens crescidos no oratório, que escreveram sublimes páginas de história, dando pessoalmente as suas vidas pela educação, pela promoção humana e pela evangelização de muitas gerações de jovens. Esta história de fidelidade e de generosidade, queridos Jovens, continua hoje com todos vós e é um desafio para vós. Neste livro faltam as páginas que só vós podeis escrever. Esta é a vossa hora!

Os ensinamentos de Jesus continuam a ecoar nos nossos dias, com a mesma força: “Trabalhai, não pelo alimento que desaparece, mas pelo alimento que perdura e dá a vida eterna” (Jo 6,27). A interrogação feita por aqueles que o escutavam é a mesma que ressoa dentro de nós, hoje: “Que havemos nós de fazer para realizar as obras de Deus?». Conhecemos a resposta de Jesus: «A obra de Deus é esta: crer naquele que Ele enviou» (Jo 6,29). A obra de Deus em vós é serdes discípulos que acolhem com amor a Palavra de Deus, e nela encontram Cristo Jesus. Ser apóstolos que a transmitem com alegria é a vocação de cada cristão. A fé, com efeito, cresce no momento em que nos tornamos disponíveis para a transmitir aos outros. Evangelizar é a vossa vocação, Queridos Jovens!

Evangelizar significa pôr na massa um fermento capaz de mudar a mentalidade e o coração das pessoas e, através delas, as estruturas sociais, de forma que estejam mais de acordo com o desígnio de Deus. Não se trata de uma atividade intimista; evangelizar é desencadear uma verdadeira revolução social, a mais profunda, a única eficaz. Para evangelizar é necessário ter um motivo: estar “enamorados” de Deus, ter feito experiência da sua amizade e da sua intimidade. Neste processo, a atenção deve concentrar-se antes de tudo no nosso coração. Exatamente ali onde se formam os pensamentos e as opções: o coração deve ser limpo de sujidade. Isto exige transparência, capacidade de mergulhar em si mesmo e de pôr tudo a nu, diante do Senhor, os motivos mais verdadeiros dos nossos comportamentos. A verdade dos gestos requer pureza das motivações.

A vontade de comunicar a Boa Nova nasce da superabundância do coração de uma pessoa que foi apanhada por Jesus: uma pessoa profundamente integrada e unificada em torno do único amor de Deus. Trata-se de um amor único porque é central, único porque tem a precedência sobre todos os outros afetos do coração. Puro de coração é aquele que de forma autêntica busca e testemunha Deus. Aquele que, acima de tudo, com toda a sua pessoa, busca o Reino de Deus e a sua justiça. Recordando a minha vida devo dizer-vos que, desde pequeno, uma só coisa pedia ao Senhor: “Da mihi animas! Concede-me trabalhar por Ti, pela salvação dos jovens!”. 

Por isso, antes que o Evangelho ocupe a vossa mente e seja causa das vossas fadigas, deverá ser acolhido na vossa vida e deverá tornar-se a nascente da vossa alegria. Jesus não confia o seu Evangelho a quem não Lhe deu a sua própria vida. Só discípulos autênticos podem ser apóstolos credíveis. O mundo juvenil, sabeis bem, é terra de missão exigente. Saí, portanto, da vossa minúscula, estreita e asfixiante casca. Entrai no vasto mundo de Deus. Ele escancara-vos as portas de uma grande missão, a fim de poderdes sair de vós mesmos e encontrar os grandes espaços, para que possais ir para longe, rumo a novos horizontes, para os quais fostes pensados e sonhados por Deus. Estes horizontes não são, necessariamente, longe de vós. Deus chama-vos, sobretudo, a traduzir e a incarnar a vossa fé no dia-a-dia, naquele tempo comum que, se não for atravessado pela luz da ressurreição, é capaz de esmagar o coração do homem.

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

domingo, 27 de janeiro de 2013

Animando do mês


Nome: Pedro Cunha

Idade: 10 anos

Ano: 5º ano

Atividade: Jornalismo

Animais de estimação: 2 tartarugas, 4 gatos e 1 cadela

Pessoa que mais admira: D. Bosco

Programa de Tv favorito: Fox

Cor favorita: Azul

Comida favorita: Lasanha

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Dia de S. Francisco de Sales



Olá pessoal!

Hoje celebramos o dia de S. Francisco de Sales, uma referência importante para todos nós, membros da família salesiana, uma vez que foi em homenagem a este Santo que D. Bosco criou os "Salesianos".


São Francisco de Sales nasceu no castelo da sua família, os barões de Boisy, em Thorens (Saboia) em 1567. Primogénito de treze irmãos, foi educado no Colégio de Clermont, dirigido pelos jesuítas, em Paris, estudou em Annecy e na Universidade de Pádua, em Itália, onde se doutorou em Direito Canónico com 24 anos.

Recusou uma brilhante carreira e resolveu estudar para ser sacerdote, apesar da oposição da família.

Foi ordenado em 1593, tornando-se reitor em Genebra, Suíça. Depois, foi para Chablais, na região da Sabóia, onde foi pároco, e onde trouxe 8.000 calvinistas de volta à Igreja. Ali escreveu diversos textos em defesa da fé.

Em 1599, Francisco foi indicado como bispo coadjutor em Genebra, tendo sucedido como bispo em 1602. A sua diocese tornou-se conhecida pela organização e pela formação do seu clero e leigos. Isto era uma grande realização diante da Igreja da época. Fundou várias escolas e estabilizou a Igreja na região.

Era conhecido por ser um bom diretor espiritual e pela sabedoria dos seus escritos. Ele e Santa Joana Francisca de Chantal, de quem foi diretor espiritual, criaram a Ordem da Visitação, uma Ordem religiosa contemplativa. Foi também diretor espiritual de São Vicente de Paulo. Tornou-se uma figura líder da Reforma Católica também chamada de "Contra-reforma" e ficou famoso pela sua sabedoria e ensinamentos.

Em 1609, os seus escritos (cartas, pregações) foram reunidos e publicados com o título "'Introdução à vida devota", que é a sua obra mais importante e editada até hoje. Outra obra que também é ainda editada é o "Tratado do Amor de Deus", fruto de sua oração e trabalho. Estes dois livros são considerados clássicos espirituais. Entre livros, cartas, pregações e palestras, alcança 50 volumes. A popularidade e o valor destes escritos fez com que fosse considerado padroeiro dos escritores católicos.

Faleceu em Lyon em 1622.

Foi beatificado no ano em que faleceu e foi a primeira beatificação a ser formalizada na Basílica de São Pedro. Foi canonizado em 1655 pelo Papa Alexandre VII e em 1867 foi declarado Doutor da Igreja pelo Papa Pio IX.

Em 1923 foi declarado, pelo Papa Pio XI, patrono da imprensa católica.

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Laura Vicuña



Olá pessoal!

Hoje celebramos o dia da beata Laura Vicuña.

Laura Carmen Vicuña nasce em Santiago, no Chile, a 5 de abril de 1891, filha de Giuseppe Domenico e Mercedes Pino. Os Vicuña, família aristocrática chilena, foram forçados ao exílio por causa de uma revolução.

Refugiaram-se em Temuco numa casa pobre, mas pouco depois Giuseppe Domenico morre repentinamente, e Mercedes vê-se forçada a refugiar-se com as duas filhas na Argentina.

Mercedes conhece o rico proprietário de terras Manuel Mora e aceitou mudar-se para a sua fazenda para trabalhar, mas também para viver com ele.

Em 1900 Laura foi estudar com a sua irmã Giulia Amanda no Colégio das Filhas de Maria Auxiliadora. Demonstrou ser uma aluna modelo: empenhada na oração, atenta às indicações das irmãs, disponível para ajudar os companheiros, sempre alegre e pronta para qualquer sacrifício.

No ano seguinte recebe a primeira comunhão com imenso fervor e com os mesmos propósitos que Domingos Sávio, que tinha como modelo, mas tarde entrou na Associação das Filhas de Maria.

Durante um encontro, durante a catequese, onde se explicava o sacramento do matrimónio, Laura compreende a situação de pecado da mãe, e desmaia repentinamente. Ficam na fazenda também durante as férias, a sua mãe fazia-a rezar em segredo, e assim não recebia os sacramentos. Desde então Laura aumentou as suas orações e sacrifícios pela conversão da mãe.

Nas férias de 1902 Manuel Mora, que batia na sua mãe, ameaçou a pureza de Laura; ela recusou com firmeza, dando-lhe um acesso de raiva. Regressou ao Colégio como estudante ajudante, porque não lhe pagavam mais os estudos. Deseja de todo o coração tornar-se Filha de Maria Auxiliadora, mas foi-lhe negado devido à situação irregular da mãe. Oferece a vida ao Senhor pela conversão da mãe e, com o consentimento do confessor Dom Crestanello, abraçou com votos os conselhos evangélicos.

Desgastada pelos sacrifícios e pela doença, foi perseguida por Mora por o ter recusado novamente.

Confidenciou na última noite: «Mãe, estou a morrer! Eu sou de Jesus há já algum tempo, ofereci-lhe a minha vida por ti, para conseguir a tua conversão... Mãe, será que antes da morte vou ter a alegria de te ver arrependida?». «Laura – responde Mercedes - Eu juro-te que vou fazer o que pedes».

Com aquela alegria, Laura morreu na noite de 22 de janeiro de 1904. O seu corpo repousa na capela das Filhas de Maria Auxiliadora em Bahia Bianca.

No centenário da morte de Dom Bosco, a filha preferida, que tinha dado a sua vida pela virtude mais querida ao Mestre, foi beatificada pelo Papa João Paulo II em Castelnuovo Don Bosco, na presença de milhares de jovens.

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Rubrica do Pedro Cunha


Olá!
O grupo do desporto do nosso centro juvenil Promotores da Paz está a angariar fundos para ir aos jogos nacionais salesianos, nas oficinas de são José, que se vão realizar de 07-03-13 a 10-03-13.

Para isso, há um pequeno grupo que tem andado a cantar as janeiras por algumas zonas de vila de Arcozelo. 

Obrigada a toda a equipa com um pouco de esforço por parte de todos iremos conseguir chegar a bom porto.

 Aqui vão algumas fotos:








Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

Pedro Cunha

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Laboratório de Fotografia: S. João Bosco

Olá pessoal!

Estamos no mês de S. João Bosco. Para assinalar esta altura tão especial, a atividade de jornalismo produziu uma série de fotografias dedicadas a S. João Bosco. Cá vão as primeiras!



"Uma educação eficaz apoia-se inteiramente na razão, na religião e na bondade."  (D. Bosco)


 "Diante da verdade não tenho medo de ninguém." (D. Bosco)


"Uma casa sem música é como um corpo sem alma." (D. Bosco)


"Lembrai-vos de que a educação é questão de coração, do qual somente Deus pode dar-vos as chaves." (D. Bosco)


"Os jovens não só devem ser amados, mas devem saber que são amados. A primeira felicidade de um menino é saber-se amado." (D. Bosco)


"A nossa vida é um presente de Deus e o que fazemos dela é o nosso presente para Ele."


Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

domingo, 13 de janeiro de 2013

Apresentação do Lema do Reitor-Mor



Olá pessoal!

Ontem, em Fátima, decorreu a apresentação do lema do Reitor-Mor para este ano.

A nossa casa foi convidada a levar até lá o espetáculo "D. Bosco (con)vida!", apresentado na vinda das relíquias de S. João Bosco cá a Arcozelo, em Setembro.

Assim, a nossa comunidade esteve ontem em força no Paulo VI: irmãs, cooperadores, ADMA, antigos alunos, pais, jovens, docentes e não-docentes, uniram-se para animar a tarde de sábado.

A Irmã Zélia, diretora da nossa casa, deixa uma mensagem a nós jovens:


Bom dia queridos jovens!

Parabéns pelo vosso empenho e maravilhosa atuação ontem em Fátima!!!!

Para todos os jovens do Centro Juvenil Salesianas - Promotores da Paz o meu OBRIGADA especial, os Parabéns e o desejo que continueis alegres e dinâmicos na vivência do espírito salesiano a fazer o bem que D. Bosco quer que façais a outros jovens também....sois uma força viva na Igreja e na Família Salesiana. Deus espera muito de cada um de vós. Acreditai que quem se deixa tocar pelo seu Amor, encontra o sentido da vida, renova em si mesmo a ALEGRIA e não se satisfaz com meias medidas.... Olhemos para D. Bosco e Madre Mazzarello, para os santos da Família Salesiana e façamos as opções certas. Jesus Cristo continua a chamar amigos para O seguirem. Sejamos corajosos na entrega radical e experimentaremos a força extraordinária da verdadeira alegria que liberta e nos faz felizes!

Um bom domingo e um abraço muito especial para  cada um de vós, jovens do Centro de Arcozelo!

Com muita estima por cada um e a certeza da minha oração

Ir. Zélia

Fiquem bem, com D. Bosco e M. Mazzarello!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Flash Bosco 2013




Nos passados dias 5 e 6 de Janeiro decorreu, em Poiares, um grande evento: o Flash Bosco.

Foi um bom momento para dar graças a D.Bosco, pois ele ajudou muitas pessoas e, para além disso, é o Santo padroeiro de todos nós (salesianos) que o adoramos.

Durante o encontro, o ambiente foi muito alegre e reconfortante, pois fazíamos amizades e sentíamo-nos em casa ao estarmos com os amigos e animadores que, além de tomarem conta de nós, nos ajudam e nos divertem.

As atividades que se realizaram durante o Flash Bosco foram alegres e divertidas. Quando chegámos ao colégio, na manhã de sábado, fomos muito bem recebidos pelos funcionários da casa.

Depois de algum tempo de brincadeira fomos para o salão onde fizemos um jogo chamado “Quem quer ser D. Bosco”. Nesta atividade, cada grupo pôs à prova os seus conhecimentos sobre D. Bosco.

De seguida, fomos com o respetivos animadores para as salas e apresentamo-nos uns aos outros. Nesta altura tivemos o primeiro tema de reflexão chamado “A nossa vida é um dom a acolher”, no qual pudemos falar sobre as nossas experiências de vida pessoal na escola, com os amigos, com a família, e expor algumas dúvidas normais em nós, adolescentes.

Depois de um almoço partilhado muito animado, durante a tarde fizemos uma caminhada por Poiares. Durante o percurso parávamos em pequenos “postos” para fazer diversas actividades relacionadas com a vida de D. bosco e para descansar um pouco!

Apesar do cansaço da caminhada, a noite foi cheia de animação! Houve jogos, canções, magia, e cada grupo apresentou uma pequena encenação que recriava situações da vida de D. Bosco aplicada aos jovens dos dias de hoje.

Depois da típica “Boa-noite” dada, desta vez, pela irmã Ana Carvalho, fomos ver o filme “O Panda Kung Fu I”.

O domingo foi um dia que passou muito rápido! Levantámo-nos de manhãzinha, arranjámo-nos, tomámos o pequeno-almoço, e tivemos mais um tema em grupo. Nesta hora, falámos sobre o filme a que assistimos no dia anterior e relacionámo-lo com os nossos próprios sonhos, e com o grande sonho de D. Bosco.

A Eucaristia assinalou o final do Flash Bosco 2013.

Depois do almoço tirámos a habitual foto de grupo, e despedimo-nos de todos os amigos que fizemos neste grande fim-de-semana!

João Maia






quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Mensagem da Irmã Zélia aos jovens

Queridos jovens,

É com muita alegria e entusiasmo que damos início a um novo ano de atividades pastorais.

Depois do encontro especial com D. Bosco na nossa casa, da Peregrinação das Relíquias por Portugal, da experiência única de nos sentirmos MJS envolvidos na comunhão do mesmo espírito, não ficamos indiferentes à realidade juvenil dos tempos de hoje.

Partilhamos alegrias e esperanças, somos Promotores da Paz com a vida e em cada dia. Deus conta connosco e nós queremos continuar empenhados na vivência cristã, anunciar e testemunhar Jesus a todos. Jovens missionários de outros jovens!

D. Bosco sorri de contente ao ver-vos. Os seus jovens queridos animados na vida, fortalecidos na fé em Jesus Cristo, prontos a fazer e a dar o seu melhor pela causa do Reino.

Vivemos um ano pastoral especial: o Ano da Fé, proclamado por Bento XVI com início no dia 11 de outubro até 24 de novembro de 2013. Tempo de graça para renovarmos a nossa vida em Cristo, oportunidade para crescermos na fé, no amor a Deus e aos irmãos. Vivamos este ano na profundidade do Encontro com Cristo.

Entregar-se a Jesus Cristo é experimentar a verdadeira alegria que dá sabor e sentido à vida. Somos convidados pelo Reitor Mor da Família Salesiana a aprofundar a Palavra de Deus, a viver intensamente a alegria cuja fonte de alegria é o Senhor Jesus: "Alegrai-vos sempre no Senhor! De novo vos digo: alegrai-vos!" (Fil 4,4)

A alegria é sinal de um coração que ama verdadeiramente o Senhor, dizia Madre Mazzarello. A alegria também é característica que nos identifica família salesiana.

Que Maria, Mãe e Mestra de D. Bosco, seja também a nossa Mãe e Guia no caminho da vida. Deixemos que Ela nos conduza à verdadeira felicidade que é Jesus. Demos-lhe a nossa mão para avançarmos com coragem, e para fazermos o bem que somos chamados a fazer.

Como D. Bosco e M. Mazzarello e com a sua ajuda, sejamos sinais e portadores do amor de Deus para o mundo. Ofereçamos aos jovens o Evangelho da alegria.

Caminhando convosco com carinho e dedicação,

Irmã Maria Zélia da Cunha Aires
Arcozelo, 13 de outubro de 2012