segunda-feira, 4 de maio de 2009

Avaliação dos JNS 2009

Bom dia…

Agora que temos blog podemos dar-vos a conhecer as avaliações que nós fazemos das actividades. Desta vez é dos JNS 2009.

Como coordenador do Desporto penso que me cabe a mim a função e queria fazê-la antes de ler as opiniões dos atletas participantes. Vou tentar ser sucinto para vocês não terem de ler muito. Não gosto de individualizar elogios ou criticas, mas penso que desta vez tenho de o fazer.

Vamos começar pelo Ténis de Mesa, modalidade que participamos pela primeira vez. O Bruno conseguiu chegar ás meias-finais e superou as expectativas de todos nós. O Zé Pedro teve a infelicidade de na Sexta ficar doente, mas mesmo assim atingiu os quartos-final, o que também é de relevar mediante a condição quase febril em que se encontrava.

A Natação, a modalidade em que somos mesmo bons!!!! Tivemos alguns pódios e aqui, desculpem os outros membros da comitiva de natação, mas tenho de realçar a Bárbara que conseguiu por duas vezes o lugar mais alto do pódio e finalmente teve direito a medalhas! De realçar na comitiva de natação a crescente participação de membros do Centro Juvenil e a juventude dos mesmos, o que nos permite dizer que nos próximos anos teremos sempre participantes de alto nível para continuarmos a disputar lugares de respeito na classificação!

Agora o Futsal.. Aqui tivemos alguma infelicidade nos resultados, com a falta de eficácia a ser determinante, assim como a condição física e o facto de não estarmos devidamente preparamos para o piso que encontramos. Mas temos de referir que discutimos os jogos até ao final, apesar de os resultados serem enganadores das exibições da equipa.

Por fim, o Voleibol. Vou começar pelas Iniciadas, onde 3 eram ainda Infantis. Demonstramos que apesar de não termos muito tempo de treino, de sermos mais novos, de termos tido várias dificuldades com atletas no hospital e com dores conseguimos rivalizar com as melhores escolas do país, o que, acreditem nos deixa felizes e agradados. Com a vossa postura perante as dificuldades físicas que tivemos, com o pensamento nas amigas que estavam no hospital durante os jogos, vocês provaram que no próximo ano seremos ainda melhores e mais competitivos!
As Juvenis, não começaram nada bem e elas sabem isso. Muito devido a algumas situações caricatas: a Bia estava doente e até houve alguém que não tinha equipamento para jogar! Depois conseguíram “acordar” e jogaram (sim, conseguíram jogar). Embora os resultados finais sejam claros em relação à superioridade das outras equipas, as exibições, a entrega e disponibilidade das atletas foi muito positiva! Até conseguímos irritar treinadores adversários, fazendo a equipa adversária esforçar-se mais do que pensaria necessário!
Já agora, achei gira a parte do Zé nas camisolas, e também a Bu transformada em peluche!

Agora que as modalidades foram avaliadas, resta dizer o melhor de tudo… As Boscolíadas! Não ganhámos é certo, mas fomos elogiados pela nossa imaginação e capacidade de fazer a festa em qualquer momento. De referir o trabalho de algumas participantes, da Andreia no teatro e da Susana, Vanessa e Kristina na Pintura.

De resto, só falta dizer que: Ganhamos o Prémio D. Bosco!

O que é isso?!? - perguntam vocês! Sucintamente, é o Prémio que distingue a Delegação que melhor exprime a pedagogia de D. Bosco. Ou seja, somos os “mais salesianos” do país, por isso estamos todos de parabéns!

Para terminar, despeço-me deste texto, do Voleibol e da coordenação do Desporto com a certeza que a frase de um dos nossos maiores poetas contemporâneos (Jorge Palma) faz sentido: “enquanto houver estrada para andar a gente vai continuar” e a estrada caros animadores e animandos, no que diz respeito ao Desporto, leva-vos a Évora para os JNS 2010…

Parabéns a todos os participantes e obrigado a todos que trabalharam e participaram neste projecto desde 2003!


10 comentários:

Quintas disse...

És o maior treinador!:D
CJSA:P

Zé Suu. disse...

podes ter a certeza, que nunca me vou esquecer de todas as coisas que me ensinas-te, pois aquela jogadora que nao dava praticamente nada,acho que conseguis-te que se tronasse numa grande jogadora, agradeço-te todo o apoio que me deste, a mim e a nossa equipa, obrigado por todos os momentos.
és sim o MELHOR treniador.
Beijinhos grandes, tenho pena em saires, mas cada um faz as suas escolhas.

e no que depender de mim, o desporto, e principalmente o voleibol, vai continuar :D

Marlene Soutelo disse...

Relativamente às equipas está tudo dito. Reforço o esforço das Iniciadas porque, estive com elas e realmente entregaram-se de corpo e alma até ao último minuto de jogo.
Agradecer a colaboração da Irmã Lourdes, Irmã Cecília e da Carolina Pinto na maratona de oração, enquanto estavamos nas Boscolídas. Agradecer igualmente a colaboração do Valter, que não só participou nas Boscolíadas (Música), como animou a malta com a sua guitarra. Por fim, salientar que isto tudo só foi possível graças ao trabalho e entrega dos animadores - Zé, Marlene, Tiago, Gilberto, Andreia e Rita.

P.S. - Obrigada ao RickY que nos últimos dias foi incansável divulgando no blog as novidades que nos iam chegando relativamente aos JNS.

Tiago Soutelo disse...

Para quem não acreditou nos resultados das nossas equipas no ano passado, aqui fica a resposta. Este ano estiveram presentes os "pesos pesados" dos jogos salesianos, visto não haver jogos internacionais. Mas aquilo que nos distingue das restantes comitivas não é os resultados é sim a forma de ser e de estar, sempre com o verdadeiro Espírito Salesiano. Como o Zé referiu este é o fim de um ciclo, e como tal é altura de renovar as pessoas, mas quero deixar uma palavra ao Zé Carlos. Acredita que nos últimos tempos tens sido o alicerce do centro juvenil, onde tudo e todos se apoiam em ti. Respeito a tua opção de saires da coordenação do desporto, mas gostaria apenas de te dizer obrigado, obrigado pelo apoio que me deste, onde sempre que necessitei de algo tu estavas sempre lá. Antevejo algumas dificuldades no próximo ano, mas sempre disse que independentemente das pessoas saem ou deixam de ter tanta relevância no Centro Juvenil Salesianas Promotores da Paz, este não pára ou morre. Outros virão que continuarão e começarão um novo ciclo. Sempre foi e sempre será desta forma que os ciclos acontecem no Centro Juvenil. Mais uma vez obrigado por tudo, e aproveito para dizer que também abandono o cargo de treinador do Centro Juvenil, estando disponível para auxiliar os meus amigos animadores, jovens e irmãs, no que necessitarem. Foram 2 anos muito bons onde ajudei e vi crescer os meus atletas, para eles o meu obrigado e tenham juízo nessas cabeças. Até qualquer dia...

Tiago Soutelo

Patrícia disse...

Obrigada pelo esforço de todos os meus colegas participantes nos jogos, e desculpem mas, principalmente a ti Zé, pelo teu empenho em nos levares a ganhar o prémio mais importante desta competição.
Quero também dizer que, para o ano não é leva-vos a Évora, mas sim, leva-nos, porque és a peça fundamental para isso acontecer.
Já agora, FDN na prova de natação da Sara Lopes, quer dizer que ela faltou à referida prova.
Beijos para todos
p.s. Zé NÃO DESISTAS DA NOSSA LONGA CAMINHADA QUE AINDA AGORA COMEÇOU!

Patrícia disse...

p.s. Desculpem, não é FDN, mas sim DNF...

Anónimo disse...

Queridos Jovens! Todos estamos gratos pelo trabalho desinteressado e constante do Zé ao longo destes anos na coordenação do Desporto. Deu-lhe um impulso único sem fazer pesar e sempre com uma dedicação sem reservas. Criou laços que não podem ser cortados. A passagem do testemunho está a ser difícil mas se a obra é de Deus irá para a frente. De certeza que o Zé não nos vai abandonar. Apenas quer passar a coordenação a outros por razões obvias .
Eu quero expressar a minha gratidão pelo que realizou assim como ao Tiago Soutelo. Foram muitos os treinos que tiveram de realizar noite após noite, saindo do quentinho do sofá ou do conforto da família que era justo ou da cavaqueira dos amigos. Um trabalho realizado em perfeito e desinteressado voluntariado. Que D. Bosco vos continue a animar e não deixe morrer a paixão pelos jovens.Bem-hajam vós e todos os outros animadores a quem o Centro Juvenil deve o dinamismo existente. Ir. Lourdes

Pipas disse...

Obrigada por tudo Zé :D
acredita que nada disto (e nao me estou so a referir aos jogos nacionais) era possivel sem a tua presença, disponibilidade e entrega total! :) ES O MELHOR TREINADOR DO MUNDO !

Anónimo disse...

Que grandes despedidas fazem-me ficar triste...
Mas vou continuar a ver o Zé e o Soutelo aos Sábados à tarde...
Mas claro que fazem imensa falta de manh nos treinos...
O Soutelo com o seu: "Já aqui 10 flexões"...
O Zé que anda manquinho mas que todas as manhãs está lá batido...xD

Zé e Soutelo são 5*, e peço-vos um favor fiquem mais um ano eu quero ser vosso "pupilo" vá lá

André xD

@nit@ =) lool disse...

0i malta! n vnh ao blog mts vexes por ixo vou ja deixar u meu comentario: Ta altamente! pena q ad n tnh mts fotos no hi5...