quinta-feira, 28 de maio de 2009

Culpado ou Inocente


Conta uma antiga lenda que, na Idade Média, um homem muito religioso foi injustamente acusado de ter assassinado uma mulher. Na verdade, o autor do crime era uma pessoa influente do reino e, por isso, desde o primeiro momento se procurou um "bode expiatório" para acobertar o verdadeiro assassino. O homem foi levado a julgamento, já temendo o resultado: a forca.

Ele sabia que tudo iria ser feito para condená-lo e que teria poucas hipóteses de sair vivo desta história. O juiz, que também foi comprado para levar o pobre homem à morte, simulou um julgamento justo, fazendo uma proposta ao acusado para que este provasse sua inocência:
- Sou de uma profunda religiosidade e por isso vou deixar a sua sorte nas mãos do Senhor: vou escrever num pedaço de papel a palavra INOCENTE e no outro pedaço a palavra CULPADO. Você sorteará um dos papéis e aquele que sair será o veredicto. O Senhor decidirá o seu destino - determinou o juiz.

Sem que o acusado percebesse, o juiz preparou os dois papéis, mas em ambos escreveu CULPADO de maneira que, naquele instante, não existia nenhuma hipótese do acusado se livrar da forca. Não havia alternativas para o pobre homem. O juiz colocou os dois papéis numa mesa e mandou o acusado escolher um. O homem pensou alguns segundos e, pressentindo que o estavam a enganar, aproximou-se confiante da mesa, pegou um dos papéis e rapidamente colocou-o na boca e engoliu-o.

Os presentes ao julgamento reagiram surpresos e indignados com a atitude do homem:
- Mas o que foi que você fez? E agora? Como vamos saber o seu veredicto?
- É muito fácil. - respondeu o homem - Basta olhar para o pedaço que sobrou e saberemos que engoli o contrário.

Imediatamente o homem foi libertado.

D.Bosco aconselha:

“Por mais difícil que seja uma situação, não deixes de acreditar até o último momento. Sabes que, para qualquer problema, há sempre uma saída. Não desistas, não entregues os pontos, não te deixes derrotar. Vai em frente apesar de tudo e de todos, crê que podes conseguir.”

3 comentários:

Ir. Lourdes disse...

Mas que rica aplicação! Dos fracos não reza a história. Gostei. Está com bom ritmo o nosso blog. Força!

André disse...

Esta história mostra que na vida são os mais fortes que vencem, e nbós todos no grupo temos tudo para vencer xD

Ricky disse...

Aqui está uma história gira com muito para ensinar! =) Sabem como se diz: anda meio mundo a tentar tramar a outra metade!

Temos que ser espertos e estar sempre atentos!